Jogos e diversão

Exercício para gatos obesos

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 19 junho 2023
Exercício para gatos obesos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

São muitas as pessoas que não se apercebem que o seu gato está engordando até que já é demasiado tarde e o animal sofre de um problema de obesidade grave. Sabemos que os gatos gordinhos são uma doçura, mas a realidade é que se quer que seja um felino que tenha uma expectativa de vida maior e saudável deverá tomar alguns cuidados para ele emagrecer.

Se este é o seu caso, então este artigo do PeritoAnimal é do seu interesse pois vamos lhe oferecer várias ideias para que o seu gato comece a exercitar-se de uma forma dinâmica e divertida junto a si.

Vamos começar? Descubra que tipo de exercício para gatos obesos lhe propomos além de conselhos importantes sobre a sua alimentação.

Também lhe pode interessar: Exercícios para gatos

Índice

  1. O que devemos considerar
  2. Exercício com jogos de inteligência
  3. Exercício ativo
  4. Exercício passivo
  5. Outras ideias para o exercício dos gatos
  6. Alimentação do seu gato obeso

O que devemos considerar

Os gatos são animais com um estilo de vida muito particular, não pudemos querer que um felino sedentário de repente passe muitas horas a fazer exercício porque lhe comprou um arranhador com uma bola, o gato para se mexer precisa de ser motivado.

Devemos dedicar cerca de 20 minutos por dia a exercitar o nosso amigo de quatro patas para começar a notar os resultados em um ou inclusive dois meses. Devemos ser cautelosos e não nos excedermos, deve ser algo divertido e atrativo para o gato.

Exercício para gatos obesos - O que devemos considerar

1. Exercício com jogos de inteligência

Existe uma grande variedade de jogos de inteligência muito úteis que poderá utilizar para motivar o seu gato. Alguns expelem guloseimas, outros utilizam brinquedos ou sons, dependerá de si encontrar o que pode ser mais atrativo para ele.

Exercício para gatos obesos - 1. Exercício com jogos de inteligência

Também pode pensar em jogos de inteligência mais simples e baratos como por exemplo adquirir um kong para gatos.

Sabe o que é?

Consiste num brinquedo que devem agitar e mexer para conseguir tirar de dentro as guloseimas, além de fomentar o movimento será de grande ajuda ao ser homologado, pois é totalmente seguro, ajuda a superar a ansiedade por separação ou os momentos longos sem a nossa presença e pode ser utilizado sem supervisão.

Exercício para gatos obesos -

2. Exercício ativo

Neste tipo de exercício para gatos entra você, pois deve ser a sua principal fonte de motivação, deve agir como um treinador que tenta conseguir o melhor rendimento do seu aluno, sempre sem nos excedermos.

Faça isso com brinquedos que o motivem e que goste especialmente, no PeritoAnimal recomendamos aqueles que fazem barulho, sons ou luzes pois conseguem captar melhor a sua atenção. Como referimos anteriormente, deverá dedicar pelo menos 20 minutos a perseguir esses brinquedos e a se exercitar de forma ativa.

  • Evite utilizar luzes laser pois costumam frustrar e estressar o gato ao nunca as conseguir pegar. O melhor é utilizar um brinquedo físico que possa caçar de vez em quando.
Exercício para gatos obesos - 2. Exercício ativo

3. Exercício passivo

Pode conseguir que o seu gato se exercite sem se dar conta dentro da sua casa, para isso deverá analisar a estrutura da sua casa e dos móveis que tem nela.

Algumas ideias:

  • Tem escadas? Reparta a sua alimentação em duas e situe as porções em cada um dos extremos das escadas, deste forma subirá e descerá para comer tudo.
  • Espalhe os seus brinquedos em diferentes pontos da casa: mesas, camas, bancadas, armários... Deverá se movimentar para acessar a todos, para além disso certifique-se de que ficam um pouco à vista, caso contrário não os vai encontrar.
  • O seu gato é sociável? Pode pensar em adotar um gato de um refúgio, se se derem bem podem se converter em autênticos amigos inseparáveis e isso irá levá-lo a mexer-se mais e a brincar.

Estes são apenas alguns conselhos, deve pensar em ideias que possa funcionar com o seu gato, pois você conhece-o melhor que nós.

Exercício para gatos obesos - 3. Exercício passivo

4. Outras ideias para o exercício dos gatos

Cada vez mais pessoas dedicam parte do espaço das suas casas aos seus animais de estimação, nos caso dos gatos encontramos uma grande variedade de móveis até salas de jogos. Você também pode conseguir a sua com pontes e prateleiras fixas, experimente!

Exercício para gatos obesos - 4. Outras ideias para o exercício dos gatos

Sabia que existem rodas para gatos? A invenção de Sean Farley surpreendeu todos por ser reciclado e por oferecer benefícios evidentes nos felinos. Além de ajudar a exercitar os animais, também os relaxa e elimina o estresse. Se ainda não experimentou, do que está à espera?

Exercício para gatos obesos -

Alimentação do seu gato obeso

No nosso artigo sobre a obesidade em gatos falamos sobre a importância de uma alimentação correta. Podemos encontrar à venda uma grande variedade de rações light ou baixas em calorias, consulte o seu veterinário para saber qual é o melhor para o seu gato.

  • Os snacks e guloseimas também devem ter um teor calórico baixo.

É importante destacar que devemos oferecer ao nosso gato a quantidade adequada de ração, uma vez que em excesso não vai impedir que o nosso felino continue ganhando peso. Consulte o profissional sobre a possibilidade de adicionar uma proporção maior de comida úmida, uma ideia benéfica uma vez que contém grandes quantidades de água e melhora a depuração e hidratação do gato.

Exercício para gatos obesos - Alimentação do seu gato obeso

Se deseja ler mais artigos parecidos a Exercício para gatos obesos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Elis Bezerra - Belém do Pará
Olá!
Tenho uma gatinha obesa que sente dores em uma das pernas. Já levei ao veterinário, mas eles sempre recomendam rações cada vez mais caras e exercícios, acontece que com a dor na pata ela não consegue andar muito como é exigido. Existe algum exercício que eu possa fazer com ela em casa que não afete tanto a patinha?
Taís - São Paulo
Oii Elis, sou uma dona de gato e já ouvi outros relatos parecidos com o seu. Para gatos obesos, às vezes é recomendado fazer acupuntura para melhorar dores nas articulações e em outras áreas. Talvez seja caso de vc discutir essa possibilidade com seu veterinário de confiança e ver bons profissionais perto de vc que possam realizar esse tratamento. Melhoras para a sua gatinha!
1 de 9
Exercício para gatos obesos