Partilhar

Cuidados necessários com os gatos brancos

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 2 fevereiro 2021
Cuidados necessários com os gatos brancos

Ver fichas de  Gatos

Muita gente confunde os gatos brancos com os gatos albinos. A verdade é que nem todo gato branco é albino e há algumas características que possibilitam diferenciá-los. O gato albino tem uma alteração genética em que, após a mutação, possui pelagem branca com os dois olhos azuis ou um olho de cada cor.

Neste artigo do PeritoAnimal apresentamos os cuidados necessários com os gatos brancos, falaremos sobre as raças em que eles são comuns e suas características. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Cuidados com gato Persa

Diferenças com o gato albino

Nem todos os gatos brancos são albinos! Esta é a primeira coisa que destacamos para entender as diferenças entre albinos e os demais gatos brancos. A pelagem do gato albino é sempre branca, mas a pelagem do gato branco pode ter manchas de outras cores. Há também brancos totais que não são albinos.

O gato branco pode não ter olhos azuis ou um de cada cor, como usualmente ocorre em animais albinos. Mas isso não é uma regra, apenas algo que normalmente acontece. Por outro lado, a pele dos gatos brancos não costuma ter a tonalidade de um rosa pálido como sempre ocorre entre os albinos. Isso pode acontecer em alguns casos de felinos que tenham algum parente albino e não o sabemos, mas não é uma característica fixa como nos albinos.

O albinismo é um distúrbio causado por uma mutação genética, que afeta os níveis de melanina na pele, no pelo e nos olhos. E isso acontece quando ambos os pais do gatinho carregam o gene recessivo. A principal característica destes gatos é uma pelagem branca imaculada, com olhos azuis e pele rosa, incluindo o nariz, pálpebras, orelhas e almofadas. Além disso, os gatos com albinismo são propensos à surdez, cegueira, e são sensíveis à exposição prolongada e intensa ao sol, como detalharemos melhor ainda neste artigo.

Cuidados necessários com os gatos brancos - Diferenças com o gato albino

A pelagem dos gatos brancos

Assim como acontece com o gato preto, o gato branco esconde um grande mistério, já que a maioria dos geneticistas não consideram o branco uma cor real. O que se poderia dizer é que se trata de um gene W que esconde não apenas a cor real do gato, mas também suas possíveis manchas. Em gatos excessivamente brancos, este gene é abundante, ao contrário do gene S, que é responsável pelas cores em nossos felinos.

Para que os filhotes de gato de uma ninhada nasçam brancos, um dos pais deve ser branco. Este gene particular é conhecido entre os geneticistas como gente epistático, pois esconde qualquer cor que possa aparecer no felino. Em alguns gatinhos pode aparecer uma mancha cinza ou avermelhada na cabeça que, à medida que crescem, desaparece.

Neste outro artigo você conhecerá as raças de gatos laranjas.

Os olhos do gato branco

Outra diferença que deve ser levada em consideração entre os gatos brancos e os albinos é que os felinos brancos podem possuir olhos de praticamente todas as cores: azul, verde, amarelo, amarelo, cinza, etc.

Já os gatos albinos, como dissemos na introdução, somente possuem olhos azuis ou bicolores, ou seja, um olho de cada cor. Neste sentido, dentro dos cuidados necessários com um gato branco, se seus olhos são de uma cor bastante escura, não devemos nos preocupar. Por outro lado, se eles possuírem olhos de tonalidades claras, como acontece com os gatos albinos, devemos prestar atenção até mesmo aos tipos de lâmpadas que temos em casa, já que eles não suportam luzes muito intensas.

Cuidados necessários com os gatos brancos - Os olhos do gato branco

Cuidados com a pele de um gato branco

Devemos prestar bastante atenção no maior órgão do corpo do felino: a pele. Há gatos albinos que não possuem pigmentação no pelo e nem na pele. Também existem gatos brancos sem pigmentação em algumas áreas de seu corpo. Em ambos os casos, é necessário ter cuidados especiais para evitar o aparecimento de patologias como a que detalharemos a seguir.

Entre todas as doenças de pele existentes, a dermatite actínica é a mais comum. Se o felino não conta com pigmentos para proteger sua pele, isso quer dizer que os raios ultravioletas penetram diretamente nela, o que poderá causar a dermatite actínica ou, até mesmo, câncer. Muita exposição de sol na pele de um gato albino pode gerar uma queimadura profunda e crônica, a. Ocorre principalmente nas orelhas, nariz, patas e boca.

Sintomas da dermatite actínica em gatos

Entre os sintomas desta enfermidade, detectamos:

  • Coceira constante e em diferentes partes
  • sangue em suas extremidades ou na parte interna das orelhas
  • Surgimento de crostas em diferentes partes do corpo
  • Perda de pelo e/ou áreas com alterações de cor no pelo devido à vasodilatação causada pela inflamação da área.

Como tratamento não há nada melhor do que a prevenção. Evite deixar o gatinho exposto ao sol sem proteção (existem protetores solares para gatos) e, principalmente, nos horários com altas temperaturas.

Essa recomendação também é válida para felinos com nariz e orelhas brancas, ou gatos coloridos. O protetor solar pode ser para humanos, mas livre de óxido de zinco. Em qualquer caso, é sempre bom consultar um veterinário.

Cuidados necessários com os gatos brancos - Cuidados com a pele de um gato branco

Câncer de pele em gatos brancos

O carcinoma de células escamosas, ou simplesmente câncer de pele, é a complicação mais comum em animais com a dermatite actínica que não tenha sido tratada em tempo hábil. O local mais comum de ocorrência são as orelhas, o rosto e o nariz.

Tal câncer se trata de uma ulceração e deformação da pele e do rosto. A doença pode, inclusive, continuar avançando para os pulmões, provocando bastante desânimo no pet, e finalmente, sua morte se não for tratada a tempo.

Devemos estar atentos à prevenção e visitar o veterinário sempre que tivermos dúvidas sobre estas questões. Quanto mais cedo for diagnosticado o problema, mais chances de reverter o quadro.

Neste outro artigo você pode conhecer melhor a homeopatia para gatos.

Cuidados necessários com os gatos brancos - Câncer de pele em gatos brancos

Gatos brancos são surdos?

Tanto o gato branco quanto o gato albino sofrem constantemente de surdez. Por isso, é importante que você leve em consideração esta condição antes de adotá-lo para cuidar da melhor maneira possível do seu companheiro peludo.

A maioria dos gatos brancos com olhos azuis é surda. Mas há diversos casos de animais com essas características que ouvem normalmente e, por outro lado, gatos brancos com olhos de outras cores que também são surdos.

A origem desta anormalidade não é conhecida exatamente, mas acredita-se que ela esteja associada às estruturas nervosas da audição durante sua formação e à falta de pigmentação no pelo.

Dentro dos cuidados com gatos surdos que devemos ter, estão o controle de suas saídas para áreas externas, pois sem a audição, podem ser vítimas de outros animais ou até atropelamentos. É por isso que não recomendamos que eles não saiam sozinhos para evitar acidentes.

Destacamos que entre as características dos gatos surdos, eles são muito brincalhões, carinhosos, mais tranquilos que os demais e ficam menos nervosos que os demais.

Neste outro artigo do PeritoAnimal mostramos a você como identificar se um gato é surdo.

Cuidados necessários com os gatos brancos - Gatos brancos são surdos?

Significado dos gatos brancos

O pelo dos gatos brancos é muito marcante, pois é acompanhado por olhos cujas cores se destacam na pelagem de cor clara; o mesmo se aplica àqueles gatos brancos com manchas. Algumas pessoas acreditam que a cor do pelo desses felinos pode esconder algum significado ou presságio, então qual o significado dos gatos brancos?

Graças à sua pelagem imaculada, os gatos brancos estão relacionados à pureza, calma e relaxamento, pois a cor brilhante transmite paz e, pela mesma razão, eles estão relacionados ao mundo espiritual. Além disso, em alguns lugares eles são considerados animais que trazem boa sorte aos negócios.

Apesar disso, é importante enfatizar que não devemos adotar um gato pelo que acreditamos que significa a cor de sua pelagem, mas porque estamos verdadeiramente preparados para cuidar de um animal e compartilhar a vida com ele.

Cuidados necessários com os gatos brancos - Significado dos gatos brancos

Raças de gatos brancos

Algumas raças de gatos brancos se destacam precisamente por causa da coloração de seus olhos. Por ter uma pelagem branca, estas características se destacam muito mais, e então mostramos as raças de gatos brancos com olhos azuis:

  • Gato Selkirk rex
  • Gato Exótico de pelo corto
  • Gato American Wirehair
  • Angorá turco
  • Kurilean shorthair

Raças de gatos brancos com preto

Existem muitas raças de gatos brancos com preto, já que esta é uma combinação muito comum nestes animais. No entanto, aqui estão dois dos mais representativos:

  • Gato Devon rex
  • Gato Manx

Raças de gatos brancos com olhos verdes

    Da mesma forma que encontramos gatos brancos com olhos azuis, existem gatos brancos com olhos verdes e até mesmo com olhos amarelos. Na verdade, é bastante comum encontrar o Angorá turco com olhos amarelos.

    • Gato Siberiano
    • Gato Peterbald
    • Gato Norueguês da floresta
    • Gato comum europeu

    Raças de gatos brancos de pelo curto

    O pelo curto requer menos cuidado do que o pelo longo, porém, é necessário escová-lo todas a semana para mantê-lo em perfeitas condições. Dito isto, vamos dar uma olhada nas raças de gatos brancos de pelo curto:

    • Gato British Shorthair
    • Gato Cornish rex
    • Gato Shpynx
    • Gato Bobtail japonês

    Raças de Gatos Brancos com Cinza

    Se você ama a combinação de cinza e branco, não perca as raças de gatos brancos com cinza!

    • Gato German rex
    • Gato Balinês
    • Gato British Longhair
    • Gato Turkish Van
    • Gato Ragdoll

    Agora que você já conhece as raças de gatos brancos, talves possa te interessar o vídeo a seguir com as raças de gatos mais populares do mundo:

    Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados necessários com os gatos brancos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

    Bibliografia
    • GABRIEL PEREIRA GUEDES, Alonso; SHMITT, Isabela; LUIS PIPPI, Ney. Dermatite solar felina associada a carcinoma epidermóide. Ci. Rural, 1998. Disponível em: <https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/vti-703437>. Acesso em 1 de fevereiro de 2021.
    • PAZZA, Rubens; KAVALCO, Karine Frehner. Uma pequena introdução à genética de felinos domésticos. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Rubens_Pasa/publication/309653509_Uma_pequena_introducao_a_genetica_de_felinos_domesticos/links/581bda8108ae40da2ca9241d/Uma-pequena-introducao-a-genetica-de-felinos-domesticos.pdf>. Acesso em 1 de fevereiro de 2021.

    Escrever comentário

    Adicione uma imagen
    Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
    O que lhe pareceu o artigo?

    Cuidados necessários com os gatos brancos
    1 de 7
    Cuidados necessários com os gatos brancos

    Voltar ao topo da página