Cortar o pelo a um Yorkshire

Cortar o pelo a um Yorkshire

Se você não sabe como cortar o pelo a um Yorkshire e não quer levá-lo a um cabeleireiro canino, nós do PeritoAnimal vamos ajudá-lo nesta tarefa.

A tosa para Yorkshire deve ser realizada com constância. Além de ser hipoalergênico, o pelo dos Yorkshire cresce muito rápido e é fácil de cuidar. É possível escolher entre vários penteados e cortes para o seu pet. Fique a par dos utensílios necessários, o que você deve ter em conta antes de fazê-lo e os cuidados que deve tomar. Lembramos que o ideal é levar esses animais a um profissional especializado, que certamente ofecerecerá os melhores cuidados para o nosso melhor amigo peludo.

O que precisa para cortar o pelo de um Yorkshire

A primeira coisa que deve ser feita antes da tosa para Yorkshire é reunir todo o material necessário que vai utilizar no processo. Veja a seguir tudo a relação de materiais:

  • Máquina elétrica: existem vários modelos à venda que lhe permitirão usar um modo ou outro dependendo da grossura e do corte do pelo que quiser, para além de conseguir chegar a certas zonas delicadas como as almofadas das patas sem machucar o seu cachorro sem querer.
  • Tesoura: a tesoura é um elemento imprescindível na hora de cortar o pelo de um cachorro, pois com ela poderá definir certas zonas do pelo ou cortar melhor as pontas. Existem vários modelos e tipos, mas as mais recomendadas são as tesouras retas para cortar o pelo do corpo e outras menores e com pontas redondas para as orelhas e cara, que são zonas mais delicadas.
  • Escova: existem vários tipos de escovas para cachorros, mas você terá que escolher uma que se adapte melhor ao comprimento do pelo do seu Yorkshire para o escovar regularmente e outra para o ajudar a cortar o pelo.
  • Shampoo e condicionador: depois da tosa para Yorkshire, é recomendável dar-lhe banho apenas com shampoo ou shampoo e condicionador específicos para cachorros, para retirar os pelos soltos que possam ter ficado no seu pelo.
  • Secador: depois de dar banho ao seu Yorkshire tosado, pode secar o seu pelo com um secador de forma rápida e cômoda sem ter que esperar que seque ao natural. Use o secador a uma temperatura e potência baixas.
  • Brilho em spray: se quer que o seu Yorkshire fique perfeito como se fosse a um concurso de beleza canino, pode utilizar este brilho como complemento depois de lhe secar o pelo, para melhorar a sua aparência e brilhar ainda mais.

O que deve ter em conta antes de cortar o pelo de um cachorro

Antes de cortar o pelo de um Yorkshire é importante saber algumas caraterísticas sobre o seu pelo e os cuidados capilares necessários:

  • O Yorkshire Terrier padrão costuma ter o pelo médio-comprido liso, é propenso a ter nós e a acumular sujeira, além de não possuir uma sub-camada de pelo, pelo que é necessário escová-lo no mínimo a cada 2 dias se o deixar com o pelo comprido. Se o deixar curto, uma vez por semana será suficiente, mas deve ter sempre cuidado com os nós.
  • O pelo do Yorkshire é fácil de cuidar e manter, mas além disso é hipoalergênico, ou seja, é ideal como cachorro para pessoas que são alérgicas, pois perde pouco pelo.
  • É recomendável dar banho a um Yorkshire a cada 2 semanas no geral, mas como sempre, tudo depende da vida que o seu pet tiver e se se suja muito ou não. É importante não lhe dar muitos banhos, caso contrário perderá as suas propriedades hipoalergênicas que estão na pele e seus óleos naturais.
  • Se não quer ter problemas na hora de escovar e dar banho ao seu cachorro é melhor habituá-lo desde bem pequeno a estas atividades.
  • Depois de cortar o pelo do seu Yorkshire é recomendável dar-lhe banho ensaboando-o e enxaguando com shampoo duas vezes e aplicando depois o condicionador. E se tiver algum nó muito grande, pode aplicar um pouco de condicionador antes do banho e deixar atuar 5 minutos, assim conseguirá tirá-lo mais facilmente.

Como realizar a tosa para Yorkshire

Se você quer cortar o pelo do seu Yorkshire comodamente, recomendamos que coloque algumas toalhas que não use em cima de uma mesa e coloque o cachorro por cima delas para que você possa alcançar todas as áreas de seu corpo. Acaricie-o para tranquilizá-lo e não faça nenhum movimento brusco, evitando que ele fique nervoso ou tente fugir.

  • Em primeiro lugar, é aconselhável começar a cortar o pelo do lombo/costas primeiro com uma tesoura para tirar comprimento e depois com a máquina para igualá-lo. Embora o pelo do Yorkshire seja liso, você pode utilizar um pouco de água em spray e um pente para o alisar ainda mais e ver mais facilmente o que tem de cortar.
  • Continue pelas patas traseiras e corte o pelo do seu pet com cuidado e mantendo sempre a tesoura com as pontas para cima para não machucá-lo, mesmo se ele se mexer muito.
  • Depois continue cortando o pelo do Yorkshire pelo pescoço, peito, barriga e as patas dianteiras. Pode usar tanto a tesoura como a máquina para tirar o comprimento e igualá-lo, o que for melhor para você. Para as almofadas das patas e a zona da barriga é melhor utilizar a máquina.
  • E, por último, as partes mais delicadas do seu pet. Para cortar o pelo das orelhas de um Yorkshire, por dentro e por fora, o melhor é fazê-lo com cuidado com uma tesoura de ponta redonda. E para cortar o pelo dos olhos, cara e cabeça, a mesma coisa. Mas tudo depende do estilo que lhe quiser dar.

Uma vez que tenha acabado, como já referimos antes, é recomendável dar um banho ao Yorkshire tosado para eliminar os restos dos pelos que ficaram e para ficar com um pelo ainda mais bonito.

Tipos de tosa para Yorkshire

Há muitos tipos de tosas para um Yorkshire e no PeritoAnimal já temos um artigo específico onde lhe explicamos cada uma delas com detalhe. Ainda assim, em seguida vamos sugerimos algumas opções para você escolher qual gosta mais:

  • Tosa filhote: ideal para os filhotes com pelo comprido. Trata-se de cortar as pontas do pelo do animal e deixar um máximo de 3 cm de comprimento no seu pelo.
  • Corte Westy: como o seu nome indica, este tipo de tosa lembra os West Highland White Terrier e trata-se de deixar o pelo do corpo mais curto que o da cara e cabeça.
  • Corte Schnauzer: trata-se de cortar o pelo do corpo e deixar o pelo das patas e da cabeça mais comprido e deixando uma barba vísivel, como a dos Schnauzers.
  • Corte pequinês: outro estilo de tosa é o corte pequinês, que se centra em deixar o pelo da cabeça e das orelhas comprido para simular as orelhas compridas e caídas desta raça.
  • Tosa tipo cão de água: para este corte deve deixar crescer o pelo do Yorkshire um pouco e não usar nenhum utensílio para o alisar, uma vez que deve parecer frisado.

Além destes cortes de pelo, pode sempre pentear o seu Yorkshire com grampos ou elásticos de cabelo e ir mudando de estilo quando quiser.

Quando tosar um Yorkshire pela primeira vez

Se você adotou recentemente um filhote de Yorkshire terrier, você provavelmente tem algumas perguntas sobre as sessões de tosa. Quando você deve dar banho a um filhote pela primeira vez? Quando você deve tosá-lo? Em ambos os casos, será prudente esperar até que o filhote tenha completado seu cronograma de vacinação e seu sistema imunológico esteja forte e estável. É importante notar que o pêlo ajuda o cão a regular sua temperatura, tanto no inverno quanto no verão, de modo que o excesso enquanto ele ainda está se desenvolvendo e seu sistema imunológico é fraco pode encorajá-lo a sofrer de certas doenças.

Por volta dos 5 meses de idade, vamos começar a observar como a crina do Yorkshire começa a crescer e até mesmo como a franja se torna incômoda. Nesse momento, quando consideramos que o corte de cabelo é realmente necessário, podemos começar a cortar o cabelo de nosso yorkie.

Antes de tosá-lo, você precisará fazer uma associação positiva entre o manuseio, todas as ferramentas que você vai usar e ele para evitar que fique assustado, desconfortável ou comece a apresentar comportamento indesejado. Este ponto é especialmente importante, pois o Yorkshire precisará de sessões regulares de tosa ao longo de sua vida e é importante começar de forma positiva.

Você pode apresentá-lo às ferramentas enquanto o recompensa com petiscos para cachorros, pode dar banho para que se acostume com o manuseio ou deixá-lo ouvir o barulho da máquina enquanto você o acaricia de tempos em tempos. Você precisará fazer algumas sessões até ter certeza de que seu cão não está com medo ou reativo a essas situações.

No vídeo abaixo você aprende como tosar as patas de um cachorro:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cortar o pelo a um Yorkshire, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.