Problemas de comportamento

Evitar o latido do cachorro quando está sozinho

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 7 outubro 2016
Evitar o latido do cachorro quando está sozinho
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cães podem latir por muitos motivos, mas quando o fazem ao ficarem sozinhos é porque sofrem de ansiedade por separação. Quando um cachorro é muito dependente sente uma grande solidão quando os seus donos saem de casa e tenta chamá-los latindo sem parar até estes voltarem.

É importante educar o cachorro corretamente desde o momento em que chega a casa, para poder ficar sozinho sem problemas. Mas muitas vezes temos de recorrer a vários truques enquanto dura o adestramento para evitar os incômodos latidos.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal sobre como evitar o latido do cachorro quando está sozinho e aprenda a acabar com os incômodos choros do animal e a conseguir que se torne num companheiro estável e feliz.

Também lhe pode interessar: Conselhos para evitar latido de cachorro

Índice

  1. Adestramento para evitar a ansiedade por separação
  2. A música e os brinquedos
  3. Adestramento

Adestramento para evitar a ansiedade por separação

Desde o primeiro momento em que o cachorro chega a casa, deve começar a educá-lo para aprender a ficar sozinho sem causar problemas. Pode ir deixando-o sozinho durante períodos curtos, como cinco minutos, para o cachorro começar a perceber que não há problema pois você sempre voltará. Quando já começar a ficar habituado, pode começar a deixá-lo sozinho durante períodos mais longos.

Também é importante que faça com ele passeios longos para descarregar toda a sua energia e não latir por tédio ou por estresse, especialmente naqueles dias em que o vai deixar sozinho durante mais tempo que o normal. Se ao sair pela porta ouvir os seus latidos, não deve voltar para trás para lhe dar carinhos, pois assim irá compreender que ao latir terá o que quer.

Os atos que segue cada vez que sai de casa, como pegar nas chaves ou calçar os sapatos alertam o seu cachorro que vai sair e já vai começar a ficar nervosos. Uma técnica para não associar esses hábitos com a sua saída de casa é fazê-los de vez quando mas sem chegar a sair de casa. Ou seja, pode calçar os seus sapatas e sentar-se no sofá ou pegar nas chaves e soltá-las. Com o tempo o cachorro vai se habituando e verá isto como algo normal.

Evitar o latido do cachorro quando está sozinho - Adestramento para evitar a ansiedade por separação

A música e os brinquedos

Uma boa forma de evitar que um cachorro lata quando está sozinho é ligando a televisão ou o rádio. Tal como muitas pessoas ligam estes aparelhos para terem um barulho de fundo e "ter companhia", isso também ajuda os cachorros. Ouvir algo que não seja o silêncio pode ajudar a evitar a ansiedade por separação do cachorro porque serve de companhia e não se sentem tão sozinhos.

Também existem alguns brinquedos para evitar a ansiedade por separação que fazem com que o cachorro esteja entretido quando está sozinho, como o Kong, desta forma não prestará tanta atenção à sua saída. Além disso, trata-se de um brinquedo de inteligência totalmente seguro.

Não se esqueça de avaliar a opção de adotar um segundo cachorro para que o seu melhor amigo se sinta acompanhado e tranquilo quando você não estiver em casa.

Evitar o latido do cachorro quando está sozinho - A música e os brinquedos

Adestramento

Antes de mais, é importante manter a calma quando ouve o seu cachorro latindo. Sempre que o seu amigo peludo lata à sua frente deve tentar fazê-lo perceber que não está gostando do que ele está fazendo, mas de uma forma calma e eficiente.

Os cães entendem a nossa linguagem corporal e são capazes de aprender comandos curtos, pelo que quando começar a latir pode lhe dizer um "não" firme. É importante não ficar nervoso nem começar a gritar, pois assim só conseguirá aumentar a sua tensão e continuará latindo.

Também é útil utilizar o reforço positivo, ou seja, premiá-lo com carícias, prêmios ou palavras bonitas quando fizer aquilo que você disse e estiver calmo. Desta forma irá associando pouco a pouco o que você gosta é que se comporte desta forma.

Se em algum momento sentir que não consegue de nenhuma forma fazer com que o seu cachorro pare de latir quando está sozinho, então o melhor é consultar um etólogo. Este profissional irá ajudá-lo a superar a ansiedade por separação do cachorro e a parar os seus latidos, conseguindo que se torne um animal equilibrado e ajudando a que ambos sejam completamente felizes juntos mas independentes.

Evitar o latido do cachorro quando está sozinho - Adestramento

Se deseja ler mais artigos parecidos a Evitar o latido do cachorro quando está sozinho, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Evitar o latido do cachorro quando está sozinho