Partilhar

Gato Persa Cinzento - Galeria de Imagens

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 5 dezembro 2017
Gato Persa Cinzento - Galeria de Imagens

Ver fichas de  Gatos

Podemos considerar o gato Persa como exótico devido à sua peculiar cara ou à pelagem comprida e sedosa que possui. Possuem um caráter tranquilo visto que gostam de dormir e relaxar em qualquer lugar. Também são carinhosos e inteligentes.

Apesar de neste artigo lhe irmos mostrar uma galeria de imagens do gato Persa cinza, esta raça pode ser de muitas outras cores como o branco, o azul ou o chinchilla, entre outras.

Se está pensando em adotar um gato Persa, lembre-se que se trata de um animal que precisa de determinados cuidados incluindo uma escovação regular para eliminar os nós ou o banho com condicionador. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra algumas curiosidades do gato Persa.

Também lhe pode interessar: Móveis para gatos - Galeria de imagens

O gato Persa aparece no século XIX, quando a aristocracia pede um gato de pelo comprido. Foi Pietro della Valle que, em 1620, chegou a Itália com gatos de pelo comprido provenientes de Pérsia (atual Irão) e Khorasan. Uma vez que chegaram a França, popularizaram-se em toda a Europa.

Os inícios do gato Persa na Europa foram entre a alta sociedade, mas a sua elegante vida não acabou aqui. Atualmente esta raça continua considerando-se como um gato de luxo pela quantidade de cuidados que precisa. Os banhos e uma escovação regular não podem faltar no seu dia a dia.

Descubra também no PeritoAnimal os cuidados do pelo do gato Persa.

Se é uma pessoa tranquila, o gato Persa é perfeito para si. É conhecido como o "tigre do sofá" uma vez que gosta de repousar e dormir durante várias horas. Mas este não é o único atributo do gato Persa, ele também é carinhoso e afável. E dá-se muito bem com outros animais de estimação, é muito doce.

Sabia que a criação de gatos em casas é ilegal em alguns países? Além de ser uma boa medida contra o abandono, é especialmente gratificante para a raça Persa que tem uma gravidez complicada e com um número muito reduzido de filhotes.

Ao contrário de outras raças, costuma ter apenas dois ou três gatinhos e os que são de cor azul tem tendência a sofrer de cistos nos rins, comum nesta raça.

Como deve saber, existem concursos de beleza felinos nos quais participam os gatos mais bonitos do mundo. Não é de surpreender que 75% dos gatos com pedigree são da raça Persa.

De qualquer forma, lembre-se que qualquer gato é bonito à sua maneira, no PeritoAnimal gostamos de todos!

Embora deva conhecer as vantagens de estilizar um gato, por vezes pode acontecer o animal começar a engordar de forma alarmante. Esta pode ser uma das consequências que a raça Persa sofre, engorda após esta operação. Será fundamental incentivá-lo a brincar e a exercitar-se assim como a oferecer-lhe ração light.

Como já referimos antes, estes gatos podem ter caraterísticas diferentes, de fato existem até 13 variedades de gatos Persa. Entre estas encontramos diferenças na cor, no padrão da pelagem ou na intensidade dos tons.

Você adotou recentemente um gato desta raça? Veja o nosso artigo de nomes para gatos persa.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato Persa Cinzento - Galeria de Imagens, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Gato Persa Cinzento - Galeria de Imagens

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Edna
Eu gostaria de adotar um gato persa,amo muito gato dócil ..
Suely Albuquerque
Gostaria de saber o que é necessário para adotar um gatinho persa?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Suely! Recomendamos que você dê uma olhada no seguinte artigo: https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-com-gato-persa-20702.html

Gato Persa Cinzento - Galeria de Imagens
1 de 8
Gato Persa Cinzento - Galeria de Imagens

Voltar ao topo da página