Conselhos de beleza

Dicas para evitar que o seu gato solte tanto pelo

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 10 agosto 2023
Dicas para evitar que o seu gato solte tanto pelo
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Cair pelo morto da pelagem dos gatos é um processo natural e irreversível. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a minimizar este processo e a melhorar a convivência com o seu querido felino.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde encontrará algumas dicas para evitar que o seu gato solte tanto pelo. Não se esqueça de comentar no final e compartilhar as suas dicas para que outros leitores possam se beneficiar com os seus conselhos!

Também lhe pode interessar: Dicas para evitar que meu cachorro cheire mal

Índice

  1. A escovação
  2. Ferramentas específicas
  3. A escovação de verão
  4. Alimentação
  5. Parasitas

A escovação

A escovação diária é uma forma muito eficaz para evitar que os gatos encham a casa de pelo e, sem dúvida que uma das melhores dicas para evitar que o seu gato solte tanto pelo.

Escovar diariamente o pelo do seu gato é uma rotina à qual você e o seu gato se devem habituar. Cinco minutos dedicados um ao outro irá favorecer a vossa relação. O gato irá sentir-se feliz pelos seus cuidados, você conseguirá relaxar durante estes 5 minutos e poupará tempo a varrer o solo e a tirar o pelo dos móveis.

Dicas para evitar que o seu gato solte tanto pelo - A escovação

Ferramentas específicas

Existem utensílios e ferramentas específicas para tirar a máxima quantidade de pelo morto da pelagem do gato. Uma delas chama-se FURminator, que consiste em uma escova com cerdas muito juntas e uma parte para agarrar ergonômica. Esta escova conta com diversas variedades dependendo do animal ao qual se destina e ao comprimento do pelo. Pode ser um pouco cara, mas é muito eficiente. É recomendado que o seu uso seja semanal.

Também existem rasqueadeiras metálicas e escovas de cerdas grossas. Existem escovas de crina de cavalo que são grossas, suaves e que ao escovar o pelo do gato com elas, elas são carregadas eletrostaticamente e magnetizam o pelo morto, atraindo-o para si.

O comprimento da cerda da escova deve estar em consonância com a medida do pelo do seu gato. Se o seu gato tiver o pelo comprido, a cerda deve ser comprida. No caso de gatos de pelo curto, a cerda deve ser curta.

A escovação de verão

Uma modalidade de escovar o gato durante o período de verão, que coincide com a mudança do pelo do gato, consiste em embeber muito bem uma luva para banho, escorrer bem e passá-la no pelo do gato. Tenha atenção para não colocar água nos olhos ou nas orelhas do seu gato.

Esta escovação vai permitir tirar o pelo morto superficial do seu gato, ao mesmo tempo que refrescará o seu felino.

Dicas para evitar que o seu gato solte tanto pelo - A escovação de verão

Alimentação

Os alimentos ricos em ômega 3 e ômega 6 fortalecem o pelo do gato, nutrindo o seu bulbo capilar.

Certifique-se que a ração que dá ao seu gato contém ambos os elementos na sua composição, e se verificar a sua carência dê ao gato sardinhas ou cavala umas duas vezes por semana. Sempre que der peixe ao seu gato é importante que elimine as espinhas e que este esteja assado ou cozido.

Dicas para evitar que o seu gato solte tanto pelo - Alimentação

Parasitas

É importante que vá verificando se o seu gato tem pulgas ou outros parasitas, pois se tiver ele irá se coçar muito danificando o seu pelo.

Pipetas, coleiras antiparasitas e o banho com xampus antiparasitários serão algumas formas de evitar hóspedes nocivos no pelo do seu felino.

Não se deve esquecer da desparasitação interna do seu gato, que também pode ter influência na aparência do seu pelo.

Dicas para evitar que o seu gato solte tanto pelo - Parasitas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para evitar que o seu gato solte tanto pelo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
anabela
Gostei de saber certos assuntos em que tinha dúvidas. Para evitar os pelos soltos pela casa, só tenho uma solução, que é escová-lo o mais possível e depois passá-lo com uma luva que tira o que não veio na escova. Mas é dramático ver a casa toda com um tapete branquinho de pelo...
A sua avaliação:
Maria Aparecida e Silva
Minha gatinha idosa, está arrancando tufos de pelos, cerca de dois meses diariamente, está com falhas enormes, estou assustada!
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
suzani
que tipo de luva posso usar? as de base de bucha do norte servem?
1 de 5
Dicas para evitar que o seu gato solte tanto pelo