Tirar os nós em gatos de pelo longo
Ver fichas de Gatos
Se tem um felino em casa, saberá o quão importante é para ele higienizar o seu corpo e sobretudo o seu pelo, atividade em que os gatos investem muito tempo ao longo do dia. Os resultados costumam ser vísiveis, pois o seu gato está sempre limpo e, o seu pelo é suave ao tato.
Existem gatos de pelo curto e gatos de pelo longo, e para ambos a higienização é extremamente importante. No entanto, a diferença de pelo faz este trabalho mais difícil para uns do que para outros. As raças de pelo longo, como o Persa ou o Himalaio, por vezes precisam um pouco de ajuda humana para se livrar dos nós que se formam no seu pelo.
É por isso que no PeritoAnimal queremos ensinar-lhe a tirar os nós em gatos de pelo longo, para que conte com as ferramentas e os conhecimentos necessários que lhe permitam ajudar o seu felino na sua rotina de higiene.
Por que se deve tirar os nós do pelo dos felinos?
Escovar o gato para eliminar o excesso de pelo que deixam em móveis e outras zonas da casa é uma atividade que é relativamente familiar para si, pelo que eliminar os nós do pelo do gato não será uma tarefa complicada.
É provável que se esteja perguntado porque deve tirar ou prevenir a formação de nós no pelo do seu gato, pois para além dos nós não serem particularmente bonitos, eles podem provocar uma ferida na pele quando o gato os puxa ao tentar se livrar do nó ele mesmo, podendo chegar inclusive a irritar a pele. Por isso, é tão importante estar atento ao estado do pelo do gato.
Onde se formam os nós?
Um gato que não seja de pelo curto pode chegar a ter nós em qualquer parte do seu corpo, embora algumas zonas de difícil acesso para o animal quando se higieniza sejam mais propensas a ganhar nós. Estas zonas são:
- Axilas
- Atrás das orelhas
- Por trás das coxas
Como prevenir a formação de nós?
Antes de eliminar estes incômodos nós formados no pelo do felino, o melhor é aprender a preveni-los. Por vezes formam-se nós inclusive no pelo semi-longo, pelo que a rotina de higiene do seu amigo peludo se torna insuficiente. Agora, se o que quer é prevenir que o pelo se embarace, experimente o seguinte:
- Se o seu gato tem o pelo longo, deverá escová-lo todos os dias durante 5 minutos. Não se preocupe, fazê-lo é muito fácil e acabará se convertendo em um mimo para ele. Utilize uma escova de dentes metálicos e depois um pente metálico de pontas redondas.
- Se o seu gato tem o pelo semi-longo ou curto, escove de 1 a 3 vezes por semana com um pente de borracha.
Seja curto ou longo, quando escovar o pelo deve fazê-lo passando a espessura do mesmo, para evitar que se formem nós internos. Levante a camada de pelo superior e escove a inferior, com cuidado para não magoar a pele do gato. Ao finalizar, ofereça um prêmio ao gato pelo seu bom comportamento. É importante estabelecer a rotina de escovação desde que é filhote, para o gato se habituar.
Como eliminar os nós?
Se já se formaram os nós, terá de os tirar para evitar que o gato se magoe.
Siga estes passos:
- Tente abrir o nós com os dedos com cuidado para não magoar o gato, para o separar o mais que conseguir. Pode amolecer o nó com um condicionados. Aplique-o e espere secar para começar a desembaraçá-lo.
- Tente desembaraçar o nó com um pente de cerdas muito juntas, sem tirar do pelo. Comece pelas pontas e avance para cima.
- Introduza uma tesoura de pontas redondas de com cuidado entre o nó e a pele para o conseguir cortar.
- Corte os nós que conseguir, sempre com a ponta da tesoura para fora. Se forem demasiados, elimine-os em várias sessões.
- Escove todo o pelo corretamente.
Enquanto realiza esta rotina, deve se lembrar de:
- Nunca puxe o pelo, isso vai magoar o gato e não lhe permitirá voltar a escová-lo outra vez.
- Não force a situação. Se depois de uns dois nós o animal se cansar, deixe-o ir e continue no dia seguinte.
- Tenha muito cuidado quando utilizar a tesoura, não quer que aconteça nenhum acidente.
- Tanto a rotina de prevenção como a de eliminação, é melhor realizar sobre o pelo seco.
- Em casos extremos, talvez seja necessário rapar o pelo do animal devido à grande quantidade de nós. Neste caso deve deixar este trabalhar para os profissionais.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Tirar os nós em gatos de pelo longo, recomendamos que entre na nossa categoria de Conselhos de beleza.