Curiosidades do mundo animal

Os coelhos dormem?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 maio 2016
Os coelhos dormem?
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Se tem ao seu lado um coelho doméstico, é provável que já se tenha questionado se eles dormem, pois parece que estão sempre acordados. São animais adoráveis com um comportamento curioso, independentemente do tipo de raça ou pelagem.

Claro que os coelhos dormem, mas fazem-no de uma forma diferente de outros animais mais populares. Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe tudo sobre o sono do seu coelho e explicamos porque é assim.

Continue lendo para conhecer tudo sobre o descanso do seu coelho.

Também lhe pode interessar: Como os tubarões dormem?

Índice

  1. Os coelhos dormem de dia ou de noite?
  2. Os coelhos dormem com os olhos abertos ou fechados?
  3. Quantas horas os coelhos dormem por dia?
  4. Talvez lhe interesse saber que...

Os coelhos dormem de dia ou de noite?

Os coelhos são animais crepusculares, isso significa que o seu período de maior atividade encontra-se na primeira hora da manhã e na última da noite. Estes são os momentos ideais para brincar com ele e praticar atividades divertidas.

Deve saber que o colho deve a sua sobrevivência ao seu estado de alerta permanente, por esse mesmo motivo aproveita as horas de mais baixa atividade (meio dia e meia noite) para tirar um cochilo, sempre com discrição.

Os coelhos dormem? - Os coelhos dormem de dia ou de noite?

Os coelhos dormem com os olhos abertos ou fechados?

Os coelhos que ainda não se sentem cômodos com a sua nova casa são capazes de dormir com os olhos abertos, mais uma forma de permanecerem alertas perante qualquer perigo. Será difícil para si vê-lo dormindo durante as primeiras semanas.

Conforme o coelho se começar a sentir mais cômodo e com confiança na sua nova casa, poderá vê-lo a dormir relaxadamente. Mas para isso acontecer, precisará de tempo, conforto e uma zona calma na qual se sinta bem.

Os coelhos dormem? - Os coelhos dormem com os olhos abertos ou fechados?

Quantas horas os coelhos dormem por dia?

É difícil determinar com exatidão o tempo de sono de um coelho visto que dependerá diretamente do seu estado de humor, de tranquilidade ou inquietação. No entanto, o mais habitual é que coelho costume descansar entre 6 e 8 horas por dia podendo chegar a dormir até 10 em condições de calma e tranquilidade ideais.

Como pode observar trata-se de um mamífero que gosta de relaxar e dormir, sempre que se sinta suficientemente cômodo para o fazer.

Os coelhos dormem? - Quantas horas os coelhos dormem por dia?

Talvez lhe interesse saber que...

Uma das dúvidas mais frequentes entre a comunidade do PeritoAnimal é saber quanto tempo vive um coelho. A responsabilidade de cuidar de um ser vivo até aos seus últimos dias é fundamental e temos que pensar nisso antes de querer adotar um.

Também é importante saber como e porque se produz o crescimento anormal dos dentes do coelho, um tema de saúde que é muito importante prevenir.

Além disso, também poderá encontrar no PeritoAnimal informação útil sobre os seus cuidados, alimentação ou doenças. Encontre aqui tudo sobre o coelho para lhe oferecer os melhores cuidados no seu dia a dia.

Os coelhos dormem? - Talvez lhe interesse saber que...

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os coelhos dormem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Maria Fernanda de Sales Guimarães
Os coelhos dormem?
Anna
Sim! Os coelhos dormem!
Mais se você não ver ele com os olhos fechados em nenhum horarário do dia e ele fica parado assim, é por que ele está com medo e dormiu de olhos abertos!
Beatriz
Ola, tinha no espaço onde fica minha coelha uma casinha que ela adorava focar, como se fosse uma toca, decidi trocar, acho que ela não gostou muito, sera qe é questão de costume ate ela se adaptar?
A sua avaliação:
POLII
COELHOS PRECISAM TER CARTEIRINHA DE VACINA COMO OS CAES?
Luísa Savala
Oi Polii! Você pode ver mais informações sobre vacinas para coelhos no nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/vacinas-para-coelhos-20591.html
Nazaré Judite Souza Duarte
Tenho uma pergunta a fazer:

Tenho uma mini coelhinha que está entrando para os sete meses de vida; e já alguns dias estou percebendo que o órgão genital dela está muito saliente, tipo inchadinha e bem rosada - coisa que quando ela era "bebê" não aparecia!

Isso é normal ou ela está com algum problema?

Devo informar que ela continua espertinha; só que nesses dias de muito calor e também de "barulho", ela ficou um pouquinho acomodada; mas agora voltou a ficar espertinha!

O nome da minha mini coelhinha e Belinha. Rsrs...

Já antecipo os meus agradecimentos!
Luísa Savala
Oi Nazaré! Recomendamos que você busque um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
sofia aragão
que horas os coelhos dormem?
Anna
Eles são animais crepusculares ou seja, estarão acordados de tarde e nas primeiras horas do dia!
No restante do tempo eles dormem.
Helena
Gostaria de saber que cor os coelhos enxergam? E se eles conseguem vê no escuro?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Helena! Os estudos indicam que a visão de cores dos coelhos é limitada em relação à dos humanos. A visão deles está limitada aos cones que possuem, permitindo assim visualizares o verde e azul mas não o vermelho. Relativamente ao escuro, os coelhos têm uma capacidade muito superior à dos humanos para ver em situações de pouca luz.
1 de 5
Os coelhos dormem?