menu
Partilhar

Meu gato fica olhando para mim fixamente. Por quê?

Meu gato fica olhando para mim fixamente. Por quê?

Ver fichas de  Gatos

O olhar dos gatos é umas das características mais atractivas desta espécie. Não apenas devido às diferentes tonalidades de cor que pode apresentar a Íris, senão também pelo expressivos que podem ser devido ao seu grande tamanho. Todas estas características os tornam muito atraentes.

Talvez seja este o motivo pelo qual se criaram tantos mitos e superstições em volta do olhar do olhar felino. Há quem acredite que eles são capazes de sentir as presenças sobrenaturais, que têm o poder de ver a alma ou a aura das pessoas. Se você se põe pensando nisso, é normal que fique nervoso quando o seu gato o olha fixamente. Você gostaria se saber porque os gatos ficam olhando fixamente nos olhos do tutor? Continue lendo pois temos a resposta!

O olhar felino

Os grandes olhos dos gatos para além de servirem para verem tudo o que acontece à volta deles, também são fascinantes para os humanos. É impossível não ficar praticamente hipnotizado ao olhar fixamente para um gato e inclusive apreciar a maneira evidente de como aumentam e diminuem as pupilas de acordo com a quantidade de luz.

Se você conhece um pouco sobre o comportamento do seu felino, sabe que os olhos te ajudam "ler" parte das reações dele. A expressividade que revelam, junto com outros sinais, te dirão se ele está enjoado, pensativo, confortável, assustado, ameaçando, etc. Todo este conjunto de sinais é chamado de linguagem corporal.

Meu gato fica olhando para mim fixamente. Por quê? - O olhar felino

Linguagem corporal dos gatos

Ao contrário do que muitos pensa, a linguagem corporal dos gatos é transparente. Apenas é preciso ler os sinais. As orelhas, a cauda e os olhos são o que permitem que você saiba como ele se sente. Um gato com o pelo eriçado está chateado e pronto a atacar, ou sente-se ameaçado. Se, por outro lado, as orelhas e o rabo estão levantadas, s sente feliz e animado.

Olhos muito abertos e orelhas rectas indicam diversão e curiosidade, enquanto que se olha para você com olhos semicerrados significa que se sente tranquilo contigo. Agora que você já conhece alguns truques para decifrar como se sente o seu gato, é hora de descobrir porque te olha fixamente em diferentes situações.

Meu gato me olha muito e mia

Existem várias razões para que o teu amigo peludo mie enquanto te olha fixamente nos olhos. Uma delas, é porque tem fome. Cada felino pede comida à sua maneira. Alguns ficam quietos junto do prato deles, silenciosamente, enquanto outros perseguem os tutores por toda a casa e alguns até decidem ir diretamente à cozinha procurar qualquer resto de comida abandonado em alguma mesa. Outros, ficam olhando fixamente nos olhos do tutor esperando que ele entenda a mensagem. Assim, se o teu gato te persegue e te está olhando o tempo todo, talvez seja hora de ver se falta alguma coisa no pote de comida dele.

Outro possível motivo é que sinta dor e mau estar e queira que você preste atenção nele. Embora alguns felinos se escondam e evitem qualquer tipo de companhia se estão doentes, uma vez que preferem evitar qualquer tipo de ameaça porque se sentem mais vulneráveis, outros preferem de imediato avisar o humano favorito deles. Isso é sinal de que o teu gato sente confiança suficiente em você e sabe que você fará o possível para cuidar e proteger ele.

Meu gato fica olhando para mim fixamente. Por quê? - Meu gato me olha muito e mia

Gato olhando fixamente para o dono

Se um gato se sente ameaçado, seja por você ou por outra pessoa, ele pode ter duas atitudes: se afasta para um canto e começa se lambendo, dando a entender que não procura nenhum tipo de conflito ou, se prepara para um possível ataque, olhando fixamente para o suposto atacante, grunhindo e bufando.

Estes sons são muito distintos dos que utiliza quando está miando para pedir comida ou mimos, porque o tom é muito mais agudo, evidenciando violência. Se isto acontecer, o melhor é que você saia do campo visual do seu gato, ou pestanejar várias vezes, movendo a cabeça de um lado para o outro (este sinal permite que o gato perceba que você está relaxado e que não tem intenções de o machucar).

Meu gato me fica olhando enquanto durmo

Os gatos são animais curiosos, o que faz com que quase tudo chame a atenção deles. É por isso que o seu gato gosta de te seguir pela casa e olhar fixamente para tudo o que você faz, porque tem interesse em saber o que faz o humano favorito dele. Cozinhar, fazer outros deveres, trabalhar e até a sua forma de dormir é um mistério para o felino e, por isso, ficar olhando para você é um dos passatempos favoritos dele.

Para além disso, se ele se junta a você na hora de dormir uma sesta, é muito possível que te olhe de uma maneira bem peculiar, que consiste em pestanejar de maneira preguiçosa. Se isto acontecer, parabéns! Isso significa que o teu gato te ama e que se sente incrivelmente confortável com você.

Este comportamento é típico de quando o gato se aninha para dormir com você ou quando esté recebendo mimos e carícias. O felino quer que você saiba que ele está relaxado e apenas dedica esse olhar aos seres com os quais se sente melhor. Ele adora a sua companhia, em poucas palavras, é sinal que te ama de verdade!

Meu gato fica olhando para mim fixamente. Por quê? - Meu gato me fica olhando enquanto durmo

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato fica olhando para mim fixamente. Por quê?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Francisca antonia
Qnd estou dormindo meu gato fica deitado do meu lado olhando dentro da minha cara já acordei algumas vezes por isso
A sua avaliação:
Leticia
Minha gata sempre foi super ativa ,mas utimamente só fica perto de mim me olhando ,quando não esta deitada com meus filhos....fico imaginando q e por causa do calor execivo mas as vezes acho q ela está doente algo q a olhos não reparei 😢
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Leticia. Tudo bem? A verdade é que os gatos são ótimos em "esconder" sintomas de algum problema de saúde. Por isso recomendamos que leve sua gatinha a um veterinário para fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado se necessário. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Um abraço!
A sua avaliação:
Jéssica Alves
Fui na casa do meu namorado e eu tava abracada com ele em pé na cozinha e o gato dele me olhando fixamente como se quisesse atacar o que pode ter sido?
Kelly
Ciúme kkkkkkk
Isa
Acho que é ciúme 😹. Minha gatinha faz isso, olha nos meus olhos e Sapateia, dps PULA na minha cara!! mas ela está só se divertindo, da de saber pelo comportamento, acho melhor você ver isso aí, ele está ficando estressado
A sua avaliação:
Fátima
Meu gato fica encarando minha gata, ela fica com medo, são castrados, o que fazer para evitar briga?
Luísa Savala
Oi Fátima! Temos um artigo com algumas dicas para evitar brigas de gatos que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/dicas-para-evitar-brigas-de-gatos-21488.html
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
Isa
Dá Catnip, coloca uma música pra gatos acalma
Wladia
Minha gatinha veio pra mim com menos se um mês agora ela está com 7 meses sempre fez xixi e coco na caixa mais agora ela está fazendo pela casa toda queria entender oque está acontecendo .
Luísa Savala
Oi Wladia! Nosso artigo sobre porque o gato não usa a caixa de areia pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-meu-gato-nao-usa-a-caixa-de-areia-20338.html
De qualquer maneira, é importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para eliminar a possibilidade de doenças.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Maria da Silva
O meu gato têm cinco meses,tinha três semanas quando o tirei da rua,ele mordia e contínua a morder o que me deixa triste.
Isa
Ele deve ter passado situações difícies na rua, então ficou arisco.
AMO GATOS.
Muito interessante esse artigo! Amo gatos e saber o que eles na maioria das vezes estão pensando ou querendo dizer algo é minha grande curiosidade... Com certeza vou tirar uma cópia do gráfico das linguagens corporais dos gatos.

Meu gato fica olhando para mim fixamente. Por quê?
1 de 4
Meu gato fica olhando para mim fixamente. Por quê?

Voltar ao topo da página