Partilhar

Meu gato fica olhando para mim fixamente. Por quê?

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 30 abril 2018
Meu gato fica olhando para mim fixamente. Por quê?

Ver fichas de  Gatos

O olhar dos gatos é umas das características mais atractivas desta espécie. Não apenas devido às diferentes tonalidades de cor que pode apresentar a Íris, senão também pelo expressivos que podem ser devido ao seu grande tamanho. Todas estas características os tornam muito atraentes.

Talvez seja este o motivo pelo qual se criaram tantos mitos e superstições em volta do olhar do olhar felino. Há quem acredite que eles são capazes de sentir as presenças sobrenaturais, que têm o poder de ver a alma ou a aura das pessoas. Se você se põe pensando nisso, é normal que fique nervoso quando o seu gato o olha fixamente. Você gostaria se saber porque os gatos ficam olhando fixamente nos olhos do tutor? Continue lendo pois temos a resposta!

Também lhe pode interessar: Por que o meu gato foge de mim?

O olhar felino

Os grandes olhos dos gatos para além de servirem para verem tudo o que acontece à volta deles, também são fascinantes para os humanos. É impossível não ficar praticamente hipnotizado ao olhar fixamente para um gato e inclusive apreciar a maneira evidente de como aumentam e diminuem as pupilas de acordo com a quantidade de luz.

Se você conhece um pouco sobre o comportamento do seu felino, sabe que os olhos te ajudam "ler" parte das reações dele. A expressividade que revelam, junto com outros sinais, te dirão se ele está enjoado, pensativo, confortável, assustado, ameaçando, etc. Todo este conjunto de sinais é chamado de linguagem corporal.

Meu gato fica olhando para mim fixamente. Por quê? - O olhar felino

Linguagem corporal dos gatos

Ao contrário do que muitos pensa, a linguagem corporal dos gatos é transparente. Apenas é preciso ler os sinais. As orelhas, a cauda e os olhos são o que permitem que você saiba como ele se sente. Um gato com o pelo eriçado está chateado e pronto a atacar, ou sente-se ameaçado. Se, por outro lado, as orelhas e o rabo estão levantadas, s sente feliz e animado.

Olhos muito abertos e orelhas rectas indicam diversão e curiosidade, enquanto que se olha para você com olhos semicerrados significa que se sente tranquilo contigo. Agora que você já conhece alguns truques para decifrar como se sente o seu gato, é hora de descobrir porque te olha fixamente em diferentes situações.

Meu gato me olha muito e mia

Existem várias razões para que o teu amigo peludo mie enquanto te olha fixamente nos olhos. Uma delas, é porque tem fome. Cada felino pede comida à sua maneira. Alguns ficam quietos junto do prato deles, silenciosamente, enquanto outros perseguem os tutores por toda a casa e alguns até decidem ir diretamente à cozinha procurar qualquer resto de comida abandonado em alguma mesa. Outros, ficam olhando fixamente nos olhos do tutor esperando que ele entenda a mensagem. Assim, se o teu gato te persegue e te está olhando o tempo todo, talvez seja hora de ver se falta alguma coisa no pote de comida dele.

Outro possível motivo é que sinta dor e mau estar e queira que você preste atenção nele. Embora alguns felinos se escondam e evitem qualquer tipo de companhia se estão doentes, uma vez que preferem evitar qualquer tipo de ameaça porque se sentem mais vulneráveis, outros preferem de imediato avisar o humano favorito deles. Isso é sinal de que o teu gato sente confiança suficiente em você e sabe que você fará o possível para cuidar e proteger ele.

Meu gato fica olhando para mim fixamente. Por quê? - Meu gato me olha muito e mia

Gato olhando fixamente para o dono

Se um gato se sente ameaçado, seja por você ou por outra pessoa, ele pode ter duas atitudes: se afasta para um canto e começa se lambendo, dando a entender que não procura nenhum tipo de conflito ou, se prepara para um possível ataque, olhando fixamente para o suposto atacante, grunhindo e bufando.

Estes sons são muito distintos dos que utiliza quando está miando para pedir comida ou mimos, porque o tom é muito mais agudo, evidenciando violência. Se isto acontecer, o melhor é que você saia do campo visual do seu gato, ou pestanejar várias vezes, movendo a cabeça de um lado para o outro (este sinal permite que o gato perceba que você está relaxado e que não tem intenções de o machucar).

Meu gato me fica olhando enquanto durmo

Os gatos são animais curiosos, o que faz com que quase tudo chame a atenção deles. É por isso que o seu gato gosta de te seguir pela casa e olhar fixamente para tudo o que você faz, porque tem interesse em saber o que faz o humano favorito dele. Cozinhar, fazer outros deveres, trabalhar e até a sua forma de dormir é um mistério para o felino e, por isso, ficar olhando para você é um dos passatempos favoritos dele.

Para além disso, se ele se junta a você na hora de dormir uma sesta, é muito possível que te olhe de uma maneira bem peculiar, que consiste em pestanejar de maneira preguiçosa. Se isto acontecer, parabéns! Isso significa que o teu gato te ama e que se sente incrivelmente confortável com você.

Este comportamento é típico de quando o gato se aninha para dormir com você ou quando esté recebendo mimos e carícias. O felino quer que você saiba que ele está relaxado e apenas dedica esse olhar aos seres com os quais se sente melhor. Ele adora a sua companhia, em poucas palavras, é sinal que te ama de verdade!

Meu gato fica olhando para mim fixamente. Por quê? - Meu gato me fica olhando enquanto durmo

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato fica olhando para mim fixamente. Por quê?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Meu gato fica olhando para mim fixamente. Por quê?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Maria da Silva
O meu gato têm cinco meses,tinha três semanas quando o tirei da rua,ele mordia e contínua a morder o que me deixa triste.
AMO GATOS.
Muito interessante esse artigo! Amo gatos e saber o que eles na maioria das vezes estão pensando ou querendo dizer algo é minha grande curiosidade... Com certeza vou tirar uma cópia do gráfico das linguagens corporais dos gatos.

Meu gato fica olhando para mim fixamente. Por quê?
1 de 4
Meu gato fica olhando para mim fixamente. Por quê?

Voltar ao topo da página