Partilhar

Como melhorar o hálito do meu gato

Nelson Ferreira - Redator do Perito Animal
Como melhorar o hálito do meu gato

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais que possuem um caráter muito genuíno e um grau considerável de independência, no entanto, as pessoas que convivem com um animal destas características sabem bem que os felinos também precisam de atenções, cuidados e afeto suficiente.

É possível que em algum momento de proximidade com o felino repare que desprende um odor muito desagradável da sua cavidade bucal, o que se conhece como halitose, uma vez que este é um sinal que se estima que afete 7 em cada 10 gatos adultos.

Neste artigo do Perito Animal mostramos-lhe como melhorar o hálito do seu gato de modo a melhorar a sua higiene bucal.

O mau hálito no gato

O mau hálito ou halitose pode chegar a ser comum entre os gatos adultos e é um sinal ao qual devemos dar alguma importância. Apesar de este ser um sinal que na maioria das vezes está associado a um má higiene oral, acumulação de tártaro ou problemas com a alimentação, também pode ser indicativo de uma patologia que afete o estômago, fígado ou rins.

Se o seu gato sofre de halitose é importante que possa acudir ao veterinário para que este descarte qualquer patologia grave mas também para poder tratar uma possível doença bucal, isto porque a Sociedade Americana de Veterinária afirma que a partir dos 3 anos, 70% dos gatos sofrem de algum problema com a sua higiene e saúde bucal.

Sinais de alerta na halitose felina

Se o seu gato solta um mal hálito é muito importante visitar o veterinário para se certificar de que a halitose não é causada por uma doença orgânica. No entanto, se o seu animal de estimação mostra alguns sinais que lhe mostramos em seguida deve prestar especial importância visto que indicam patologias graves:

  • Tártaro marrom em excesso acompanhado de salivação excessiva
  • Gengivas vermelhas e dificuldade para comer
  • Hálito com cheiro a urina, que pode indicar alguma patologia renal
  • Hálito com cheiro doce, tipo frutado, geralmente indica diabetes
  • O odor fétido acompanhado de vômitos, falta de apetite e mucosas amareladas indica uma doença no fígado

Se o seu gato tem alguma das manifestações expostas deve acudir imediatamente ao veterinário, uma vez que o animal pode precisar de tratamento urgente.

A alimentação no gato com mau hálito

Se o seu gato sofre de halitose é importante revisar a sua alimentação e introduzir alguma mudança que possa ser útil:

  • A ração seca deve ser o principal alimento do gato com mau hálito, uma vez que devido à fricção que requer a sua ingestão ajuda a eliminar e prevenir a acumulação de tártaro.

  • O gato deve beber no mínimo entre 300 a 500 mililitros de água por dia, a ingestão de líquido suficiente ajudará a uma adequada salivação, que tem como objetivo arrastar parte das bactérias que se encontram na cavidade bucal. Para o conseguir, espalhe várias tacinhas cheias de água fresca em várias zonas da casa e ofereça-lhe comida úmida de forma esporádica.

  • Dê prêmios ao seu gato com alimentos específicos para o cuidado dentário dos felinos. Este tipo de snacks podem conter substâncias aromáticas e são de grande ajuda.

Erva dos gatos contra o mau hálito do gato

A erva-dos-gatos (Nepeta cataria) enlouquece qualquer felino e os nossos amigos gatinhos adoram esfregar-se com esta planta e inclusivamente mordê-la e podemos aproveitar isso para melhorar o seu hálito, uma vez que este tipo de erva possui um odor mentolado, inclusivamente também se conhece esta planta como "menta felina" ou "manjericão dos gatos".

Ponha à disposição do sue gato um vaso com erva-dos-gatos e deixe que ele brinque o que quiser com ela, você acabará por notar uma melhoria do seu hálito.

A higiene bucal no gato

No começo pode parecer uma odisseia lavar os dentes ao nosso gato, no entanto, é necessário. Para isso não devemos usar nunca um dentífrico para seres humanos, uma vez que é tóxico para os gatos, devemos aquirir uma pasta dentífrica específica para felinos que inclusivamente existem sob a forma de spray.

Também precisamos de uma escova e as mais recomendadas são aquelas que se colocam à volta do nosso dedo, tente lavar os dentes ao seu gato no mínimo 2 vezes por semana.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como melhorar o hálito do meu gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Higiene dental.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como melhorar o hálito do meu gato

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como melhorar o hálito do meu gato
1 de 6
Como melhorar o hálito do meu gato