Higiene dental

Como melhorar o hálito do meu gato

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 22 março 2023
Como melhorar o hálito do meu gato
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Gato com bafo de carniça? Muitos tutores se queixam do mau hálito intenso dos gatos que vivem com eles. Os felinos são animais que possuem uma personalidade muito genuína e um grau considerável de independência, no entanto, as pessoas que convivem com um animal destas características sabem bem que os felinos também precisam de atenção, cuidados e afeto suficiente.

É possível que em algum momento de proximidade com o felino repare que desprende um odor muito desagradável da sua cavidade bucal, o que se conhece como halitose, uma vez que este é um sinal que se estima que afete 7 em cada 10 gatos adultos.

Seu gato está com mau hálito? Neste artigo do Perito Animal vamos te mostrar o que você pode fazer para tirar o mau hálito do felino e, claro, a melhorar sua higiene bucal. Boa leitura.

Índice

  1. Causas para o mau hálito no gato
  2. Gato com mau hálito: quando se preocupar
  3. Como tirar mau hálito de gato com a alimentação
  4. Erva-dos-gatos contra o mau hálito do gato
  5. Como tirar mau hálito de gato com a higiene bucal

Causas para o mau hálito no gato

O mau hálito ou halitose pode chegar a ser comum entre os gatos adultos e é um sinal ao qual devemos dar alguma importância. Apesar de este ser um sinal que na maioria das vezes está associado a um má higiene oral, acumulação de tártaro ou problemas com a alimentação, também pode ser indicativo de uma patologia que afete o estômago, fígado ou rins. Quando um tutor relata que seu gato está com bafo de carniça, isso é um sinal de que há algo errado com o felino.

Se o seu gato sofre de halitose, é importante que você possa levá-lo ao veterinário para que ele investigue e descarte qualquer patologia grave mas, também, para poder tratar uma possível doença bucal. De acordo com a AVMA, a Associação Americana de Medicina Veterinária, 70% dos gatos com mais de 3 anos sofrem de algum tipo de problema com a sua higiene e saúde bucal.

Como melhorar o hálito do meu gato - Causas para o mau hálito no gato

Gato com mau hálito: quando se preocupar

Se o gato está com mau hálito, é muito importante visitar o veterinário para se certificar de que a halitose não é causada por uma doença. No entanto, se o seu animal de estimação mostrar algum dos sinais que citaremos a seguir, é bom prestar especial atenção, pois eles indicam patologias graves:

  • Tártaro marrom em excesso acompanhado de salivação excessiva
  • Gengivas vermelhas e dificuldade para comer
  • Hálito com cheiro a urina, que pode indicar alguma patologia renal
  • Hálito com cheiro doce, tipo frutado, geralmente indica diabetes
  • Gato com bafo de carniça: o odor fétido acompanhado de vômitos, falta de apetite e mucosas amareladas indica uma doença no fígado

Se o seu gato tem alguma das manifestações citadas, leve-o imediatamente ao veterinário, uma vez que o animal pode precisar de tratamento urgente.

Neste outro artigo falamos sobre as doenças mais comuns nos gatos.

Como melhorar o hálito do meu gato - Gato com mau hálito: quando se preocupar

Como tirar mau hálito de gato com a alimentação

Como você viu, um gato com bafo intenso pode ter como raiz do problema a alimentação. Por isso, é importante revisá-la e mudar algumas coisas para tirar o mau hálito do gato:

  1. Se o gato estiver com mau hálito, você deve restringir sua alimentação, colocando a ração seca como o principal alimento do felino. A fricção que sua ingestão requer ajuda a eliminar e prevenir a acumulação de tártaro nos dentes do bigodudo.
  2. O gato deve beber no mínimo entre 300 e 500 mililitros de água por dia. A ingestão de líquido suficiente vai estimular à produção de uma salivação adequada, que tem como objetivo arrastar parte das bactérias que se encontram na cavidade bucal. Para conseguir fazer o felino beber mais água para tirar o mau hálito, espalhe várias tigelas cheias de água fresca em várias cantos da casa e ofereça-lhe comida úmida de forma esporádica. Lembre-se que os gatos gostam de água fresca e, de preferência, em movimento, por isso as fontes de água são uma excelente ideia. Neste artigo falamos por que os gatos bebem água da torneira.
  3. petiscos que ajudam a controlar o mau hálito do gato. Este tipo de snacks podem conter substâncias aromáticas e são de grande ajuda no combate ao bafo do felino. Existem no mercado diferentes opções de petiscos que ajudam a manter a saúde bucal, controlando o mau hálito e o tártaro.

Com uma alimentação equilibrada, ingestão correta de água e os petiscos que citamos, prevenir o mau hálito do gato fica muito mais fácil. A seguir falaremos sobre um truque bastante comum para ajudar a aliviar o chamado "bafo de carniça de um gato".

Como melhorar o hálito do meu gato - Como tirar mau hálito de gato com a alimentação

Erva-dos-gatos contra o mau hálito do gato

A erva-dos-gatos, erva-gateira, gatária ou nêveda-dos-gatos (Nepeta cataria) enlouquece qualquer felino e os nossos amigos bigodudos adoram se esfregar nesta planta e, inclusive, mordê-la. Podemos aproveitar isso para melhorar o seu hálito, uma vez que este tipo de erva possui um odor mentolado, por isso esta planta também é chamada de "menta felina" ou "manjericão dos gatos".

Ponha à disposição do seu peludo um vaso com a erva-dos-gatos e deixe que ele brinque quanto quiser com ela. Você provavelmente notará alguma melhora em seu hálito.

Como melhorar o hálito do meu gato - Erva-dos-gatos contra o mau hálito do gato

Como tirar mau hálito de gato com a higiene bucal

No começo pode parecer uma odisseia escovar os seus dentes, no entanto, é algo necessário para tirar o mau hálito do gato. Para isso, não devemos usar nunca uma pasta de dentes para seres humanos, uma vez que é um produto tóxico para os felinos. Por isso, devemos aquirir uma pasta de dentes específica para felinos em lojas de pets.

Também precisamos de uma escova e as mais recomendadas são aquelas que se colocam à volta do nosso dedo. Tente escovar os dentes do seu gato no mínimo 2 vezes por semana.

Agora que você já sabe como tirar o mau hálito de gatos, recomendamos o artigo a seguir sobre a gengivite em gatos, no qual falamos sobre seus sintomas, causas e tratamento.

Como melhorar o hálito do meu gato - Como tirar mau hálito de gato com a higiene bucal

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como melhorar o hálito do meu gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Higiene dental.

Bibliografia
  • VCA Animal Hospitals. Halitosis in Cats. Disponível em: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/halitosis-in-cats>. Acesso em 15 de novembro de 2022.
  • The Healthy Pet Club. How to improve your cat’s bad breath. Disponível em: <https://www.thehealthypetclub.co.uk/improve-your-cats-bad-breath/>. Acesso em 15 de novembro de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Francinne
Que erva é essa?? E como usar no gato
A sua avaliação:
Vanda Faria
O meu veterinário indicou colocar com o dedo o BEXIDENT (gel para humanos), claro que ele detesta (saliva imenso) e eu fico na dúvida se é indicado... Estamos a fazer bem??? Que lhe parece??? Obrigada.
Vanessa de Oliveira souza
To com uma gatinha que tem 9 anos,ela não é minha mas estou cuidando dela,pois os donos não querem saber.mas eu não tenho condição de cuidar já amo ela,preciso de ajuda,pois ela tem mal apito,estou dando uma racao ela come outra em outra casa,quero muito levar ela em um veterinário mas não tenho condição,eu não quero que ela fique doente,pois gosto muito dela,alguém pode me ajudar por favor eu imploro.como gostaria de levar ela veterinário,pra saber como ela esta de saúde.
Luísa Savala
Oi Vanessa! Uma boa dica é buscar por ONGs ou Associações que possam prestar atendimento profissional sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
Vanessa de Oliveira souza
Obrigado,vou ver se consigo,mas se souberem de alguma ONG pela zola leste SP,me falem obrigado por responderem mostram credibilidade no que fazem parabéns perito animal.
Cláudia simone scarparo souza
Minha gata é velhinha mas tem um fedor de podre na boca o que pode ser e o que devo fazer,não tenho condições de levar ao veterinário. Me ajudem.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cláudia, você testou as sugestões do artigo?
Milania lopes.
Olá!
Onde posso encontrar esta planta.dos gatos?
A minha gata está com o hálito ruim, e em vezes que ela come. Poucas horas. Ela faz vômito. Estou preocupada penso que possa ser um tipo de verme .ela nao está com o mesmo apetite que tinha antes. Obrigada.. Desde já.
Luiz Carlos Rodrigues de Oliveira Silva
Tirei minha dúvida quanto ao mau hálito do meu gato. Muito boa a matéria.
Luísa Savala
Oi Luiz! Obrigada pelo comentário, continue nos acompanhando!
Fernanda
Minha gata tem 11 anos, quase não tem mais nenhum dente. E ha mais ou menos 1 ano ela está com um mau halito, muiito ruim, parece carniça. Ela come uma ração para gatos castrados e para prevenção de problemas renais (isso é o que diz a embalagem) a ração quase não tem cheiro. O que pode ser?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fernanda! Se ela perdeu todos os dentes ela pode ter uma doença periodontal grave. Você já consultou o seu médico veterinário?
Ana paula alves noronha
Tenho uma gatinha de 5 meses nus ultimos 3 mases esta com um bafu de caniça ela come muiiiito mais nao engorda esta bem magra .mais e brincalhona e parece saudavel tem auguma raçao propia pra isso?obrigada
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana Paula! Ela está comendo ração própria para a idade dela? Já fez as vacinas?
1 de 6
Como melhorar o hálito do meu gato