Partilhar

Como melhorar o hálito do meu gato

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 7 novembro 2018
Como melhorar o hálito do meu gato

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais que possuem um caráter muito genuíno e um grau considerável de independência, no entanto, as pessoas que convivem com um animal destas características sabem bem que os felinos também precisam de atenções, cuidados e afeto suficiente.

É possível que em algum momento de proximidade com o felino repare que desprende um odor muito desagradável da sua cavidade bucal, o que se conhece como halitose, uma vez que este é um sinal que se estima que afete 7 em cada 10 gatos adultos.

Neste artigo do Perito Animal mostramos-lhe como melhorar o hálito do seu gato de modo a melhorar a sua higiene bucal.

O mau hálito no gato

O mau hálito ou halitose pode chegar a ser comum entre os gatos adultos e é um sinal ao qual devemos dar alguma importância. Apesar de este ser um sinal que na maioria das vezes está associado a um má higiene oral, acumulação de tártaro ou problemas com a alimentação, também pode ser indicativo de uma patologia que afete o estômago, fígado ou rins.

Se o seu gato sofre de halitose é importante que possa acudir ao veterinário para que este descarte qualquer patologia grave mas também para poder tratar uma possível doença bucal, isto porque a Sociedade Americana de Veterinária afirma que a partir dos 3 anos, 70% dos gatos sofrem de algum problema com a sua higiene e saúde bucal.

Como melhorar o hálito do meu gato - O mau hálito no gato

Sinais de alerta na halitose felina

Se o seu gato solta um mal hálito é muito importante visitar o veterinário para se certificar de que a halitose não é causada por uma doença orgânica. No entanto, se o seu animal de estimação mostra alguns sinais que lhe mostramos em seguida deve prestar especial importância visto que indicam patologias graves:

  • Tártaro marrom em excesso acompanhado de salivação excessiva
  • Gengivas vermelhas e dificuldade para comer
  • Hálito com cheiro a urina, que pode indicar alguma patologia renal
  • Hálito com cheiro doce, tipo frutado, geralmente indica diabetes
  • O odor fétido acompanhado de vômitos, falta de apetite e mucosas amareladas indica uma doença no fígado

Se o seu gato tem alguma das manifestações expostas deve acudir imediatamente ao veterinário, uma vez que o animal pode precisar de tratamento urgente.

Como melhorar o hálito do meu gato - Sinais de alerta na halitose felina

A alimentação no gato com mau hálito

Se o seu gato sofre de halitose é importante revisar a sua alimentação e introduzir alguma mudança que possa ser útil:

  • A ração seca deve ser o principal alimento do gato com mau hálito, uma vez que devido à fricção que requer a sua ingestão ajuda a eliminar e prevenir a acumulação de tártaro.

  • O gato deve beber no mínimo entre 300 a 500 mililitros de água por dia, a ingestão de líquido suficiente ajudará a uma adequada salivação, que tem como objetivo arrastar parte das bactérias que se encontram na cavidade bucal. Para o conseguir, espalhe várias tacinhas cheias de água fresca em várias zonas da casa e ofereça-lhe comida úmida de forma esporádica.

  • Dê prêmios ao seu gato com alimentos específicos para o cuidado dentário dos felinos. Este tipo de snacks podem conter substâncias aromáticas e são de grande ajuda.
Como melhorar o hálito do meu gato - A alimentação no gato com mau hálito

Erva dos gatos contra o mau hálito do gato

A erva-dos-gatos (Nepeta cataria) enlouquece qualquer felino e os nossos amigos gatinhos adoram esfregar-se com esta planta e inclusivamente mordê-la e podemos aproveitar isso para melhorar o seu hálito, uma vez que este tipo de erva possui um odor mentolado, inclusivamente também se conhece esta planta como "menta felina" ou "manjericão dos gatos".

Ponha à disposição do sue gato um vaso com erva-dos-gatos e deixe que ele brinque o que quiser com ela, você acabará por notar uma melhoria do seu hálito.

Como melhorar o hálito do meu gato - Erva dos gatos contra o mau hálito do gato

A higiene bucal no gato

No começo pode parecer uma odisseia lavar os dentes ao nosso gato, no entanto, é necessário. Para isso não devemos usar nunca um dentífrico para seres humanos, uma vez que é tóxico para os gatos, devemos aquirir uma pasta dentífrica específica para felinos que inclusivamente existem sob a forma de spray.

Também precisamos de uma escova e as mais recomendadas são aquelas que se colocam à volta do nosso dedo, tente lavar os dentes ao seu gato no mínimo 2 vezes por semana.

Como melhorar o hálito do meu gato - A higiene bucal no gato

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como melhorar o hálito do meu gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Higiene dental.

Escrever comentário sobre Como melhorar o hálito do meu gato

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Vanessa de Oliveira souza
To com uma gatinha que tem 9 anos,ela não é minha mas estou cuidando dela,pois os donos não querem saber.mas eu não tenho condição de cuidar já amo ela,preciso de ajuda,pois ela tem mal apito,estou dando uma racao ela come outra em outra casa,quero muito levar ela em um veterinário mas não tenho condição,eu não quero que ela fique doente,pois gosto muito dela,alguém pode me ajudar por favor eu imploro.como gostaria de levar ela veterinário,pra saber como ela esta de saúde.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Vanessa! Uma boa dica é buscar por ONGs ou Associações que possam prestar atendimento profissional sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
Vanessa de Oliveira souza
Obrigado,vou ver se consigo,mas se souberem de alguma ONG pela zola leste SP,me falem obrigado por responderem mostram credibilidade no que fazem parabéns perito animal.
Cláudia simone scarparo souza
Minha gata é velhinha mas tem um fedor de podre na boca o que pode ser e o que devo fazer,não tenho condições de levar ao veterinário. Me ajudem.
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cláudia, você testou as sugestões do artigo?
Milania lopes.
Olá!
Onde posso encontrar esta planta.dos gatos?
A minha gata está com o hálito ruim, e em vezes que ela come. Poucas horas. Ela faz vômito. Estou preocupada penso que possa ser um tipo de verme .ela nao está com o mesmo apetite que tinha antes. Obrigada.. Desde já.
Luiz Carlos Rodrigues de Oliveira Silva
Tirei minha dúvida quanto ao mau hálito do meu gato. Muito boa a matéria.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luiz! Obrigada pelo comentário, continue nos acompanhando!
Fernanda
Minha gata tem 11 anos, quase não tem mais nenhum dente. E ha mais ou menos 1 ano ela está com um mau halito, muiito ruim, parece carniça. Ela come uma ração para gatos castrados e para prevenção de problemas renais (isso é o que diz a embalagem) a ração quase não tem cheiro. O que pode ser?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fernanda! Se ela perdeu todos os dentes ela pode ter uma doença periodontal grave. Você já consultou o seu médico veterinário?
Ana paula alves noronha
Tenho uma gatinha de 5 meses nus ultimos 3 mases esta com um bafu de caniça ela come muiiiito mais nao engorda esta bem magra .mais e brincalhona e parece saudavel tem auguma raçao propia pra isso?obrigada
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana Paula! Ela está comendo ração própria para a idade dela? Já fez as vacinas?

Como melhorar o hálito do meu gato
1 de 6
Como melhorar o hálito do meu gato

Voltar ao topo da página