Partilhar

Com que idade os gatos perdem os dentes de leite?

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 8 janeiro 2019
Com que idade os gatos perdem os dentes de leite?

Ver fichas de  Gatos

Você sabia que os gatos também mudam os dentes à medida que vão crescendo? Se você tem um filhote felino em casa e um desses dias encontrar um dos pequenos, mas afiados, dentinhos dele, não se assuste! É perfeitamente normal.

Tal como acontece com os humanos, a substituição dos dentes acontece num momento específico da vida que você deve conhecer para saber como facilitar o processo ao seu pequenino. Continue lendo este artigo do Perito animal que vai responder à pergunta: Com que idade os gatos perdem os dentes de leite?

Também lhe pode interessar: Como limpar os dentes ao meu gato

Gatos possuem dentes de leite?

Os gatos nascem sem dentes e durante as primeiras semanas de vida alimentam-se exclusivamente do leite materno. Os chamados "dentes de leite" surgem por volta da terceira semana de vida, desde o dia 16 você já poderá observar os primeiros dentinhos surgindo.

Primeiro aparecem os incisivos, logo depois os caninos e por último os pré-molares, até ter um total de 26 dentes ao chegar à oitava semana de vida. Embora pequenos, estes dentes são muito afiados, por isso pouco a pouco a gata vai deixar de amamentar os filhotes que a começam machucando. Quando o desmame começa, é a altura ideal para você começar a disponibilizar um pouco de comia sólida, mas mole.

Com que idade os gatos perdem os dentes de leite? - Gatos possuem dentes de leite?

Com quantos meses os gatos mudam os dentes?

Os dentes de leite não são definitivos. Por volta dos 3 ou 4 meses de idade o gatinho começa a mudar as dentes para os chamados permanentes. O processo de mudança é muito mais lento do que o aparecimento dos primeiro dentes, podendo demorar até ao 6º ou 7º mês de vida. Por esse motivo, não é de estranhar que você repare que caiu um dente do gato durante esse período de tempo.

Primeiro surgem os incisivos, logo os caninos, depois os pré-molares e por último, os molares, até completar 30 dentes. Como já referimos, durante a muda é possível que você encontre algum dos dentes por casa, mas se o seu gatinho se encontra entre as idades assinaladas, você não tem nada com que se preocupar.

O processo consiste em que os dentes permanentes fiquem "escondidos" na gengiva, e começam pressionando os dentes de leite para se desprenderem e ocuparem o lugar deles. É um processo natural mas em algumas ocasiões é possível que apareça uma complicação, como um dente retido.

Dizemos que um dente está retido quando o dente de leite não consegue soltar mesmo com pressão que o dente permanente exerce sobre ele. Quando isto acontece, toda a dentadura sofre problemas porque os dentes se movem do lugar que lhes corresponde devido à força da compressão que se exerce sobre eles. Esta situação requer uma visita ao médico veterinário para determinar qual é a melhor opção para que todos os dentes consigam sair corretamente.

A mudança causa dor de dente no gato?

A substituição dos dentes de leite por dentes permanentes provoca muito desconforto, parecido com o que sentem as crianças quando nascem os primeiros dentinhos. É possível que o seu gato:

Devido a todos estes fatores, é possível que o gato se recuse a comer porque sente dores mas tentará morder tudo o que encontrar ao alcance dele para aliviar a irritação da gengiva.

Para evitar que o gato destrua todos os móveis de sua casa, recomendamos que adquira brinquedos próprios para gatos feitos de um plástico suave ou borracha. Deste modo, o gatinho pode mastigar tudo aquilo que ele precisar! Retire do alcance do gato qualquer objeto de valor ou que o possa machucar se ele morder. Ofereça para ele brinquedos e reforce positivamente com carinhos quando ele morder esses brinquedos para ele perceber que são esses os objetos que deve morder.

Para além disso, umedeça a comida que lhe oferece para facilitar a mastigação. Pode também optar por comida enlatada temporariamente.

Com que idade os gatos perdem os dentes de leite? - A mudança causa dor de dente no gato?

Características dos dentes permanentes dos gatos

Como já referimos, os gatos substituem os dentes de leite por dentes permanentes de forma definitiva por volta dos 6 ou 7 meses de idade. Estes são os dentes que o gato vai ter para o resto da vida dele. Por esse motivo, os especialistas recomendam diferentes métodos para conservar a dentição em bom estado, nomeadamente escovar os dentes e oferecer comida seca formulada para cuidar da dentição.

Os dentes permanentes são duros e resistentes. Os caninos são os que ficam maiores, enquanto os molares são mais largos em comparação com os outros dentes. Você deve fazer uma visita anual ao médico veterinário para revisar a dentição do seu gato e, desse modo, detectar qualquer problema ou doença e tratar a tempo.

Com que idade os gatos perdem os dentes de leite? - Características dos dentes permanentes dos gatos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Com que idade os gatos perdem os dentes de leite?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Higiene dental.

Escrever comentário sobre Com que idade os gatos perdem os dentes de leite?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
Farias
Meu gatinho está com 5 meses e ainda não trocou nenhum dente. Um de seus irmãos da mesma ninhada já trocou os molares. Isso é normal ou devo providenciar radiografia da face?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Farias! Tal como referimos no artigo: os dentes de leite não são definitivos. Por volta dos 3 ou 4 meses de idade o gatinho começa a mudar as dentes para os chamados permanentes. O processo de mudança é muito mais lento do que o aparecimento dos primeiro dentes, podendo demorar até ao 6º ou 7º mês de vida. Por esse motivo, não é de estranhar que você repare que caiu um dente do gato durante esse período de tempo.
De qualquer forma, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Elizabete Filha
Olá,hoje cheguei em casa e estava em cima do sofá uma das presas de um dos meus gatos....não há motivos aparente para ela ter caído pois ele é um gato,nesse momento,saudável embora teve em pequenino um cancro intestinal,só comem ração de boa qualidade,ninguém lhe bateu,ele não andava a aparentar nenhum desconforto que indicasse dor de dentes e o sitio de onde ela caiu nem sequer esta a parecer ferido...ele tem 5 anos
SIMONE APARECIDA MARTINS
Minha gata tem 4 anos e percebi q está com o canino mole. É normal? Devo levar ao veterinário.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Simone! Como referido no artigo: por volta dos 3 ou 4 meses de idade o gatinho começa a mudar as dentes para os chamados permanentes. O processo de mudança é muito mais lento do que o aparecimento dos primeiro dentes, podendo demorar até ao 6º ou 7º mês de vida.
Sendo assim, é uma situação incomum e você deve sim buscar ajuda de um médico veterinário o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Mateus
desde ontem minha gata não quer comer normalmente, só a vi comendo muito pouco. também percebi que de um lado da boca está nascendo um dente junto ao canino. Essa falta de apetite e o desanimo dela pode ser devido a isso? ela é bem saudável, bem cuidada, não vai pra rua e não tem doenças.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Matheus! Tal como referido no artigo:é possível que o gato se recuse a comer porque sente dores mas tentará morder tudo o que encontrar ao alcance dele para aliviar a irritação da gengiva.
No entanto, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Patrícia
O meu gatinho tem 3 meses e quebrou o dente, será que o que restou cai e nasce o permanente? Os dentes dela ainda são de leite
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Patrícia! Se o seu gatinho estiver bem alimentado e com boa saúde, o mais provável é que cresça normalmente.
A sua avaliação:
MARIANA
Adorei. Minha gatinha estava c um bafinho q me preocupou. Aí achamos um canino. Obrigada. :-)
A sua avaliação:
Lígia Félix
Obrigada pelas informações, foi muito útil.
Aldinete Ribeiro Matos
Meu gatinho tem 2.6 meses, ele sempre comeu ração uisca , e agora tem uns 3 dias que ele não come direito , está ruim para mastigar a ração, eu acredito que ele está mudado os dentes , será possível, ele tenta comer e não consequi
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Adinete! Experimente colocar um pouco de água morna para facilitar a ingestão do alimento. Se não resultar, consulte o seu médico veterinário de confiança porque o gatinho não pode ficar um dia sem se alimentar.

Com que idade os gatos perdem os dentes de leite?
1 de 4
Com que idade os gatos perdem os dentes de leite?

Voltar ao topo da página