menu
Partilhar

Como limpar as orelhas do cachorro

 
Por Ana Maria G. F., Jornalista. Atualizado: 5 julho 2023
Como limpar as orelhas do cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Limpar as orelhas do cachorro é algo que devemos fazer de forma regular, quer se trate de um filhote ou de um cachorro adulto. É muito importante fazer uma higiene frequente das orelhas do seu cão para evitar o aparecimento de fungos.

Temos que ter em mente que estamos lidando com uma área delicada e devemos fazer isso com o máximo cuidado do mundo. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre como limpar as orelhas de um cachorro. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Como limpar as orelhas do gato

Por que é importante limpar as orelhas do cachorro?

Limpar as orelhas do cachorro é uma parte fundamental na higiene canina, pois a limpeza constante do ouvido do cão pode prevenir várias infecções. A otite canina é um ótimo exemplo de uma inflamação que pode ocorrer devido à falta de uma boa limpeza do ouvido do nosso amigo canino.

Em casos graves, se o ouvido estiver muito sujo ou apresentar algum tipo de infecção, não limpar as orelhas do nosso cão pode até levar à surdez. Portanto, é muito importante remover a sujeira da orelha por meio de uma boa higiene, como veremos a seguir.

O que usar para limpar as orelhas do cachorro

Devemos reunir todos os materiais que possamos precisar para limpar as orelhas de um cachorro adequadamente:

  • Gazes estéreis
  • Limpador auricular para cães ou soro fisiológico
  • Luvas

Pode limpar a orelha do cachorro com soro fisiológico?

Como você viu, sim, podemos limpar a a orelha do cachorro com soro fisiológico. Mas também podemos optar por um limpador auricular encontrado em pet shops. É preferível que o produto tenha um pH neutro, de qualquer forma, recomendamos buscar aconselhamento do veterinário. Também é recomendável usar gazes estéreis, pois o algodão pode desfiar dentro da orelha do nosso amigo canino e apodrecer. Portanto, em hipótese alguma devemos usar cotonetes.

Como limpar as orelhas do cachorro - O que usar para limpar as orelhas do cachorro

Como limpara as orelhas do cachorro passo a passo

Começaremos afastando os pelos que nos impedem o acesso à orelha e removendo os pelos mortos. Em princípio, se tivermos um cuidado regular, não encontraremos sujeira excessiva nesta primeira etapa. A seguir, explicamos como limpar as orelhas do cachorro passo a passo:

  1. Com luvas, agitamos o limpador auricular ou o soro fisiológico e introduzimos um jato no ouvido.
  2. Aplicamos movimentos suaves na parte externa da orelha.
  3. Deixamos nosso amigo canino se sacudir.
  4. Com uma gaze estéril, introduzimos os dedos na orelha do cão aos poucos, sem exagerar.
  5. Massageamos o interior da orelha com a gaze, aos poucos e com cuidado para que nosso cão não se mova.
  6. Trocamos de gaze e usamos uma nova para a outra orelha.

Pode limpar as orelhas do cachorro com água oxigenada ou álcool?

No caso de não ter os produtos mencionados anteriormente, você pode usar uma mistura de água potável com água oxigenada para limpar as orelhas do cachorro, desde que não seja em excesso, pois pode causar irritação. No caso do álcool para limpar as orelhas de um cão, é melhor não usá-lo, pois pode irritar as orelhas do cão e causar inflamação.

Dessa forma, é melhor usar preparações específicas que podem ser encontradas em qualquer loja de animais. Além disso, em caso de dúvida, sempre recomendamos consultar a clínica veterinária antes de usar qualquer produto.

Pode limpar as orelhas do cachorro com vinagre ou camomila?

Como explicado anteriormente, se você não tiver um limpador auricular específico para cães ou soro fisiológico, você pode usar uma mistura de água potável com vinagre ou camomila fria para limpar as orelhas do seu cão, desde que não seja em excesso. Lembramos que é preferível consultar um veterinário.

Se você quiser ver visualmente como limpar as orelhas de um cão passo a passo, deixamos um vídeo abaixo.

Com que frequência devo limpar a orelha do cachorro?

Manter uma limpeza regular das orelhas do cachorro é fundamental para evitar infecções. Para isso, é recomendado fazer uma revisão e limpeza das orelhas do cão uma vez por semana. No caso de a orelha do nosso cão não estar suja e não apresentar mau odor, não é necessário fazer uma limpeza. O momento de dar banho no nosso amigo canino pode ser ideal para limpar suas orelhas.

Cães com orelhas caídas ou que costumam acumular pelos mortos nas orelhas, como poodles, schnauzers, cockers e basset hounds, devem ter uma rotina de higiene muito rigorosa para evitar infecções. Dependendo da raça e da forma das orelhas, é necessário ser mais consistente na limpeza regular das orelhas do nosso cão, caso contrário, ele poderá contrair infecções com frequência.

Como limpar as orelhas do cachorro - Com que frequência devo limpar a orelha do cachorro?

Agora que você já sabe como limpar as orelhas do cachorro, não perca nosso artigo no qual falamos sobre os significados de cada movimento da orelha dos peludos.

Como limpar as orelhas do cachorro -

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como limpar as orelhas do cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado das orelhas.

Bibliografia
  • Clinica veterinaria Guadalajara. Limpieza de oídos en perros y gatos. Clinica veterinaria Guadalajara. Disponível em: https://clinicaveterinariaguadalajara.es/limpieza-de-oidos-perros-gatos/. Acesso em 5 de julho de 2023.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como limpar as orelhas do cachorro
1 de 4
Como limpar as orelhas do cachorro

Voltar ao topo da página