Partilhar

Como fazer o cachorro do vizinho parar de latir

 
Por Jungla Luque, Etóloga e adestradora canina. 29 maio 2020
Como fazer o cachorro do vizinho parar de latir

Ver fichas de  Cachorros

O latido de um cachorro é uma das muitas razões que podem levar a uma briga entre vizinhos. Não é de estranhar, pois enquanto alguns cachorros se limitam a latir algumas vezes em horários específicos, outros se dedicam a latir repetidamente ao longo do dia, fato que pode ser realmente estressante para você, te impedindo de descansar e prejudicando sua saúde em longo prazo.

Se você está enfrentando essa situação, com certeza se sente chateado, com razão, e por esse motivo, deseja saber como fazer o cachorro do vizinho parar de latir. Além disso, você pode estar preocupado com o animal, pois latir excessivamente é uma indicação clara de que ele não está bem. Por esse motivo, no PeritoAnimal te aconselhamos sobre como agir nessa situação complicada.

Também lhe pode interessar: Como fazer o cachorro parar de latir

Por que o cachorro do vizinho não para de latir?

Latir excessivamente é um problema bastante comum em muitos cachorro, pois embora seja natural o cachorro latir, essa é uma ação que começa e termina com um objetivo específico. Por outro lado, quando um cachorro late constantemente, isso é motivo de alarme, uma vez que o comportamento passa de normal para algo que reflete discordância ou desconforto no animal. Vamos ver os principais motivos:

Tédio e frustração

Esta é uma das principais razões pelas quais os cachorros tendem a latir, devido à falta de exercício e entretenimento, principalmente se o dono não passa tempo suficiente com seu cachorro e, além disso, se não possui brinquedos e itens para se divertir em casa. Isso faz com o cachorro se sinta nervoso e estressado, e resulta em problemas comportamentais como os latidos excessivos.

Além disso, muitas vezes há o erro de acreditar que, se o animal vive em uma casa com um grande terreno ou jardim, ele já estará distraído e, portanto, não será necessário passear com ele, mas nada está mais longe da realidade. Apesar de ter espaço, o cachorro dificilmente começará a passear por ele, porque conhece esse espaço e ele não lhe traz nada de novo.

Aqui você encontrará outros sintomas de um cachorro entediado.

Ansiedade por separação

Muitos cachorros geralmente começam a chorar quando seus donos saem de casa, porque sentem falta deles. Esse comportamento está associado à ansiedade por separação, e geralmente ocorre em cachorros excessivamente apegados aos seus donos, a ponto de "não poderem viver sem eles".

Ou seja, eles se sentem inseguros e estressados ​​quando estão sozinhos e, por esse motivo, precisam chamar seus donos para fazerem companhia. Esse problema geralmente é mais evidente quando o cachorro destrói, urina e defeca na casa, e inclusive, o dono o encontra justo na porta ao chegar em casa.

Latidos de alarme e insegurança

Instintivamente, o cachorro late geralmente quando algo ou alguém se aproxima de seu território, para proteger seu espaço e avisar ao dono que algo se aproxima. Agora, a função do dono é ajudar o cachorro a entender que indivíduos externos (como pessoas, outros cachorros passeando e até barulhos) não são uma ameaça e, portanto, eles podem permanecer calmos.

Por essa mesma razão, cachorros que são bastante inseguros têm mais probabilidade de ficar alarmados quando veem estranhos lá fora (especialmente se estiverem sozinhos). Por sua vez, os cachorros entediados também tendem a realizar esse tipo de latido com mais frequência, porque quando estão nervosos e sem nada para se distrair, latir para pessoas de fora é a única atividade que eles podem realizar.

Latidos compulsivos

Esse tipo de latido é especialmente sério, porque neste caso estamos falando de um comportamento estereotipado, caracterizado por latidos repetitivos e monótonos durante um longo período de tempo. Esses, como todos os tipos de comportamentos compulsivos, indicam uma alteração séria no bem-estar do animal e podem ser uma consequência dos casos já mencionados, quando ficam muito tempo sem uma solução.

Não está bem

Por fim, não se deve descartar a possibilidade de o cachorro estar latindo devido a alguma dor ou doença que causa esse comportamento, como por exemplo, uma disfunção cognitiva. Nesses casos, o comportamento geralmente começa abruptamente, ou seja, o cachorro do vizinho pode não ter latido excessivamente há anos, mas de repente, começa a apresentar esse comportamento frequentemente. De qualquer forma, um veterinário será, sem dúvida, o mais apto a diagnosticar se essa é a causa.

Você também pode se interessar pelo artigo sobre 5 sinais de dor em cachorros.

Como fazer o cachorro do vizinho parar de latir - Por que o cachorro do vizinho não para de latir?

Como fazer o cachorro do vizinho parar de latir

Embora isso possa muitas vezes ser um incômodo, o mais aconselhável é se aproximar do seu vizinho e explicar a situação. Muitos donos, quando saem de casa, não sabem que o cachorro late ou, pelo menos, não imaginam que possam fazer isso o tempo todo. Por esse motivo, é altamente recomendável comunicar esse problema o mais rápido possível. Tente também falar com outros vizinhos que estão sofrendo com essa situação, para que eles também possam comentar com o dono do cachorro. Dessa forma, seu vizinho verá que o problema não é apenas seu, e sim contrastado por muitas pessoas.

Na hora de dar esse importante passo, evite a todo custo ser agressivo, ou seja, evite todos os tipos de ameaças como "terei que entrar em contato com a polícia", por exemplo, pois certamente seu vizinho ficará na defensiva e assim não será possível chegar a um acordo mútuo. Portanto, tente explicar de maneira empática e gentil que você sabe que essa situação é chata, mas que o latido do cachorro não te deixa descansar ou cuidar da sua rotina normalmente.

Se possível, tente descobrir o que especificamente faz o cachorro latir, porque, como discutimos, há várias razões pelas quais isso pode acontecer. Dessa forma, você pode fornecer ao dono mais detalhes para que ele possa resolver esse problema de comportamento, seja quando outros cachorros ou pessoas passam na rua, quando o proprietário sai de casa, etc. Você pode até tentar gravar os latidos quando acontecerem, para tornar a explicação mais credível.

Por fim, explique que seu cachorro não é uma causa perdida, porque, devido à desinformação, muitos donos acreditam que certos comportamentos não podem ser corrigidos. Por esse motivo, é importante descobrir exatamente porque o cachorro late e, com o devido aconselhamento de um veterinário ou educador canino, é possível melhorar o bem-estar do seu animal de estimação e do bairro.

Devo denunciar o barulho do cachorro do vizinho?

Infelizmente, existem muitos donos que não são responsáveis ​​o suficiente para aceitar a grande responsabilidade de possuir um cachorro. E, portanto, eles não atendem às necessidades básicas de seus animais de estimação, que incluem fornecer comida, segurança, afeto, entretenimento, exercício e educação básica. Seja qual for a situação em que o cachorro está latindo, ele não deve ter que pagar por isso, uma vez que por mais incômodo que seja, é preciso ter consciência de que o animal não faz isso para incomodar, e sim por necessidade.

De qualquer forma, como mencionamos, será tarefa do dono ajudar o cachorro a parar de ter esse comportamento. No entanto, se infelizmente seu vizinho não simpatizar com a sua situação e não ouvir a razão, você deve sem dúvidas tomar a decisão de entrar em contato com as autoridades para denunciar o caso, principalmente se houver sinais de abuso ou abandono do cachorro, já que ele é a principal vítima das circunstâncias. Além disso, obviamente, você tem o direito de ficar em casa sem ser incomodado por terceiros impedindo seu descanso e prejudicando sua saúde em longo prazo. Como última opção, você pode tomar medidas legais se não houver outra solução.

Neste outro artigo, te explicamos como denunciar maus-tratos a animais.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer o cachorro do vizinho parar de latir, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Bibliografia
  • Esteban Alonso, A. (2003). Contaminación acústica y salud. Universidad Rey Juan Carlos, Instituto Universitario de Ciencias Ambientales
  • Elgier, Jakovcevic, A., Mustaca, A., Bentosela, M., & Barrera, G. (2009). Problemas de comportamiento en los perros domésticos (canis familiaris): aportes de la psicología del aprendizaje. Revista de Psicología, 18(2), Pág. 123-146. Enlace recuperado el 15/04/2020 en: https://revistapsicologia.uchile.cl/index.php/RDP/article/view/17123

Escrever comentário sobre Como fazer o cachorro do vizinho parar de latir

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer o cachorro do vizinho parar de latir
1 de 2
Como fazer o cachorro do vizinho parar de latir

Voltar ao topo da página