Como fazer o cachorro parar de latir

Como fazer o cachorro parar de latir

Os latidos incessantes do cachorro, seja quando estão sozinhos, seja quando passam a noite e a madrugada inteira a latir, parece ser um problema enfrentado por muitos tutores de cães.

Cães latem por diversos motivos e é normal que comecem a latir quando se deparam com outro cachorro passando pela rua ou um gato no muro, porém, se você está enfrentando dificuldades com seu cachorro devido a noites mal dormidas ou tendo que lidar com reclamações de vizinhos, veja aqui no PeritoAnimal, como fazer o cachorro parar de latir.

Como fazer o cachorro parar de latir quando está sozinho

Como nem sempre estamos em casa para educar o cachorro quando ele estiver latindo demais, muitas vezes, apenas nos damos conta de que se tornou um problema quando algum vizinho aparece para reclamar. E, ainda, se o problema do latido não for solucionado, além de gerar mais estresse ao tutor, torna-se um perigo ao cão, pois este tipo de situação pode culminar no envenenamento do cachorro, caso você tenha um vizinho ignorante.

Primeiro de tudo é fundamental descobrir por que, ou para o quê o cachorro está latindo. Cães podem latir por diversas razões e uma delas é apenas por que está se sentindo entediado e estressado por estar sozinho, sem nenhum tipo de atividade ou estímulo com o qual se manter ocupado ao longo do dia. Neste outro artigo do PeritoAnimal nós ensinamos como Evitar o latido do cachorro quando está sozinho.

Como fazer o cachorro parar de latir quando saio para trabalhar

Tenho de ser sincera quando digo que em grande parte dos problemas de latidos intermitentes, a culpa é do tutor. Pense, por um instante, se você gostaria de ficar trancado o dia inteiro em casa sem nada para fazer, pois é o mesmo com o seu cão.

Cães são animais com muita energia para gastar e quando ficam em casa sem nenhuma espécie de atividade com a qual se entreter, muitas vezes descontam essa energia não gasta em forma de frustração, desenvolvendo então os problemas de comportamento indesejáveis sendo o principal deles, os latidos excessivos.

Veja bem, é completamente normal um cão latir, pois da mesma forma que nós falamos para nos comunicar, é desta forma que cães se comunicam não só uns com os outros, como também conosco. No PeritoAnimal, temos um artigo muito interessante a respeito do que significam os diferentes latidos dos cães em Latido de Cachorro, o que significa?

O que não é normal, porém, é quando o cão passa a latir para o nada, ou ao sinal de qualquer movimentação por menor que seja. Isso é sinal de um cão estressado e frustrado. Tendo isso em mente, o ideal é que seu cão faça caminhadas diárias a fim de gastar essa energia por cerca de 1hora, combinado a exercícios de adestramento e condicionamento para que ele pare de latir.

Se você sai para trabalhar todos os dias, e não possui tempo suficiente para se dedicar ao seu cão, você pode tentar o seguinte:

  • Contrate um Dog Walker, ou um passeador de cães, que possa levar seu cachorro a passeios diários e ainda adestrá-lo por meio de reforço positivo para que ele pare de latir. Você notará a imensa diferença no comportamento do seu cão, ao término de uma semana e não saberá mais viver sem um Dog Walker.
  • Veja a possibilidade de colocar seu cachorro em uma Day Care, ou creche para cães. Lugares assim possuem pessoal treinado e local próprio para que seu cachorro mantenha-se entretido e brincando o dia todo, de forma que quando ele chegar em casa, estará plenamente satisfeito e cansado, facilitando o adestramento. A dica principal aqui é a de que cães cansados por uma série de exercícios bem feitos com disciplina e foco, obedecem mais facilmente a comandos de treinamento, mesmo quando o tutor não possui muita experiência.
  • Treinamento de Agility: algumas creches ou passeadores de cães ainda podem oferecer essa modalidade de exercício muito utilizada para raças de cães ágeis e de esporte. Trata-se de uma pista com diversos obstáculos que o cão deve passar em tempo recorde. Bastante praticada nos Estados Unidos, ainda é pouca conhecida no Brasil, porém é extremamente benéfica aos cães.

Como fazer para o cachorro parar de latir de madrugada

Se o seu cão passa a noite e a madrugada latindo para o nada, o problema vai ainda mais além. Pois além de o cão passar o dia sem fazer nada, a noite quando o tutor chega, o cachorro também não recebe a devida atenção, já que o tutor passou o dia trabalhando e está cansado.

Se você ama realmente seu animal, por mais que você esteja cansado, reserve pelo menos 1 hora por dia para passar um tempo com ele, ou mantenha-o perto de você até a hora de você ir-se deitar para dormir.

Para o cachorro parar de latir de madrugada, você pode aplicar as mesmas dicas do tópico acima, contratando um Dog walker ou inscrevendo seu cão em uma creche para que quando você e ele chegarem em casa poderão passar um tempo mais proveitoso juntos. E, como ele também estará cansado do dia cheio que teve, dormirá pelo resto da noite até o dia seguinte, parando de latir de madrugada.

Como fazer o cachorro parar de latir quando chega visita

Em se tratando de cães que latem quando chega visita, o latido incessante pode ter dois motivos básicos: o de que o cão não está satisfeito com a presença do visitante e por isso está mostrando que aquele é o seu território, mesmo um cão que não morde pode apresentar esse comportamento de dominância através do latido, ou ainda, quando um cão é carente demais e quando chega alguma visita late apenas para chamar a atenção.

Seja qual for o motivo, você pode tentar alguns exercícios de adestramento em casa, e se ele souber alguns comandos básicos como "senta", torna o processo mais fácil para você. Assim que uma visita chegar, peça um pouco de paciência a ela e explique que você está em fase de treinamento com o seu cão. Seria até interessante praticar com algum amigo ou parente próximo este exercício diariamente, por cerca de 20 a 30 minutos, até que seu cão fique condicionado e finalmente aprenda a não latir mais para visitas. Para fazer o cachorro parar de latir quando chega visita, siga estes passos:

  1. Quando a visita chegar, prenda o seu cachorro e acalme-o, convide a visita para entrar e peça a ela que ignore a presença do cão.
  2. Use petiscos e reforço positivo para que ele não lata enquanto estiver preso, faça-o se sentar e dê um petisco a ele para que se concentre apenas em você.
  3. Se ele não estiver latindo, solte-o e dê um petisco.
  4. O convidado deve deixar o cão se aproximar sem acariciá-lo ainda.
  5. Agora solto, se ele não latir para a pessoa dê um petisco a ele. Caso ele lata para o convidado desvie a atenção dele, fazendo-o se sentar até que volte a manter a calma e apenas então, se ele permanecer quieto dê o petisco.

Não use correções como esguicho de água ou barulhos altos para algum comportamento indesejado por você, isso pode fazer com que seu cão fique ainda mais inseguro e medroso, e pode resultar em ainda mais problemas de comportamento. Lembre-se de que a chave para um bom comportamento é um cão com temperamento sadio e confiante.

Como fazer o cachorro do vizinho parar de latir

Se o problema é o cachorro do vizinho que não para de latir, então a primeira atitude a se tomar é a de conversar francamente com ele, explicando não só a situação, como também explicando que este tipo de comportamento não é sadio para o cachorro, pois sendo um amante de cães, agora você já sabe que latidos excessivos são sinais de que o cachorro está estressado e precisando de uma intervenção profissional.

Tentar conversar com o vizinho não custa nada, e às vezes, nos surpreendemos com a bondade das pessoas, afinal, seu vizinho também pode estar enfrentando noites mal dormidas por conta dos latidos e precisa apenas de uma orientação quanto ao quê fazer.

Outras dicas que você pode seguir para fazer o cachorro do vizinho parar de latir são:

  • Se possível tente observar o cão e descobrir o que faz ele latir, e desde que esteja ao seu alcance elimine o foco do latido. Por exemplo, se você tem um gato que gosta de ficar no muro e notou que o cão late para o gato, mantenha o seu gato dentro de casa.
  • Tente fazer amizade com o cachorro para que ele passe a ter confiança em você, dessa forma você pode tentar alguns comandos básicos mesmo a distância.
  • Converse com o tutor do cão e peça licença para que você mesmo possa treinar o cão.

Apito para fazer o cachorro parar de latir

O apito para cães é uma ferramenta de adestramento, e não uma arma milagrosa contra os latidos. Então, para fazer o cachorro parar de latir com o uso do apito, ele também precisará de exercícios, treinamento e disciplina, até aprender que ao som do apito, ele deve parar o que está fazendo e passar a prestar atenção no tutor.

É possível ensinar ao cão diferentes formas de assovio e sons, cada som para um comando diferente a ser seguido. O apito pode auxiliar no adestramento, pois ele pode alcançar frequências possíveis de serem ouvidas pelos cães a até 3 quilômetros de distância dependendo do terreno e condições do clima. Além disso, é bastante usado por treinadores para chamar seus cães a longas distâncias, caso eles saibam atender ao chamado do apito.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer o cachorro parar de latir, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.