Problemas de comportamento

Dicas para evitar que um gato entre no seu jardim

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 21 julho 2017
Dicas para evitar que um gato entre no seu jardim
Gatos

Ver fichas de  Gatos

São muitas as pessoas que ao chegar a casa observam fezes ou plantas arrancadas no seu jardim. Podem até encontrar um gato estranho repousando tranquilamente no seu jardim. O gato é um mamífero independente e ousado que não hesitará utilizar o seu gramado como banheiro ou arranhador de tamanho XL. Se este é o seu problema, então continue lendo este artigo do PeritoAnimal em que lhe vamos dar dicas para evitar que um gato entre no seu jardim.

Repelentes naturais para o gato

Se o gato do seu vizinho tem por hábito utilizar o seu jardim para diferentes finalidades, será muito difícil espantá-lo de forma amigável. O gato considera que o seu jardim é uma zona confortável onde pode fazer as suas necessidades ou deixar algum pássaro morto como presente. Mas é possível afastar o gato das suas plantas!

Se está cansado desta situação, a melhor opção será tentar utilizar repelentes naturais fáceis de aplicar e inofensivos para evitar que o gato entre no seu jardim:

  • Água: Os gatos não são precisamente amigos da água. Instalar aspersores ou regar habitualmente o seu jardim irá causar desagrado no gato. Existem à venda aparelhos eletrônicos com sensor de movimentos que lançam jatos de água.
  • Cítricos: Os cheiros cítricos como o limão ou a laranja são especialmente incômodos para os gatos. Evite que entre no seu jardim enchendo uma garrafa spray com o suco destes frutos. Também pode deixar as cascas pelas zonas que habitualmente usa mudando-as a cada 2 ou 3 dias.
  • Cuidado com os alimentos: Se suspeita que vai à sua casa em busca de comida, feche bem os sacos de lixo que pode ter na rua.
  • Lavanda e tomilho: Plantar este tipo de plantas não só deixará o seu jardim mais bonito, como também é um extra que converterá um passeio pela sua propriedade irritante para o gato.
  • Café moído: Espalhar o pó pelo jardim é uma boa recomendação segundo muitas pessoas que também já sofreram deste mesmo problema.

A combinação destes repelentes naturais pode livrá-lo das visitas incômodas e evitar que o gato entre no seu jardim. Se depois de utilizar todos estes truques, continua com o mesmo problema, continue lendo.

Dicas para evitar que um gato entre no seu jardim - Repelentes naturais para o gato

Outros repelentes para o gato

Recomendamos-lhe a utilização de produtos naturais, uma vez que muitos repelentes comerciais ou de outro tipo podem causar sérios problemas na saúde do gato e causar também infertilidade no seu jardim.

Se mesmo assim estiver decidido a acabar com a presença de gatos, uma vez que nenhum dos remédios anteriores funcionaram, pode usar algumas destas ideias para evitar que o gato entre no seu jardim:

  • Pimenta preta, de caiena, tabasco ou chili: Estes elementos são de origem natural, mas mesmo assim no PeritoAnimal não recomendamos a sua utilização pois se entrarem em contato com os olhos do gato, podem ocorrer graves feridas e perda de visão.
  • Rugosidades do terreno: Se o gato tem uma zona preferida pode adicionar ao redor pedras, folhas de visco ou outro material que dificulte o acesso.
  • Repelentes comerciais: Em lojas poderá encontrar diversos tipos de repelentes para gatos, cachorros, ratos... É importante que se informe de como os deve utilizar.

Faça você mesmo o repelente mais forte para evitar que o gato continue entrando no seu jardim, seguindo estes passos:

  1. Consiga uma caixa de papelão ou idêntica.
  2. Faça pequenos buracos por toda a superfície.
  3. Introduza no interior bolas anti-traças, dentes de alho, cascas de laranja e repelentes comerciais.
  4. Feche de forma adequada a caixa com fita adesiva.
  5. Utilize uma ou várias caixas nas zonas mais transitadas do gato.

Utilizar cercas elétricas, ultrassons ou produtos tóxicos está totalmente desaconselhado e deveria não ser permitido. Pode acontecer que algum destes elementos acabe não só magoando o animal como também uma criança.

Lembre-se que um gato não entende como um humano o que é ou não correto e, sem o seu meio natural devem se adaptar a grandes urbanizações, vilas e cidades.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para evitar que um gato entre no seu jardim, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Chuchi Silva
Tenho dois cães que estão comendo as fezes dos gatos de rua que entram no jardim. Quais dessas soluções caseiras espantam gatos sem prejudicar os cães?
A sua avaliação:
Maria emila
Bom dia ! Me ensinaram que para afastar gatos do telhado, fazer sachê co 8 bolinhas de nafitalinas e distribuir pelo telhado. Gostaria de saber se vai causar al um dano aos gatos pois na é isso jamais que quero.tenho 4 cães, 2 maiores no quintal e é uma gritaria td dia qdo os gatos das vizinhas vem no meu telhado. Não quero de jeito nenhum que os gatos sofram alguma coisa só quero esoanta-los..obrigada
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Maria. No artigo, você encontra soluções seguras e não prejudiciais.
A sua avaliação:
Fabiano Siqueira
Discordo completamente das opções de que os vizinhos é quem tem cercar suas casas, de se preocuparem em colocar repelentes naturais e etc. Quem tem que evitar que o seu animal doméstico suje a casa do vizinho é o proprietário do animal, que o mesmo coloque telas pela casa, pelo quintal e assim evite que seu animal faça suas necessidades na rua ou no vizinho, RESPEITO é o que as pessoas precisam aprender, se querem criar um gato que tomem as providências para que ele não interfira na vida de terceiros
Grace
Dependendo do tamanho do quintal, no caso o meu tem 18 X 30 m, fica difícil de telar, até porque tenho árvores frutíferas nele. Acredito que falta também, um pouco de COMPREENSÃO e TOLERÂNCIA dos outros, Os animais são irracionais e vão fazer suas necessidades onde sentirem vontade. Tantos animais sujam no meu quintal, que se eu fosse reclamar, seria com quase todos os vizinhos, pois é comum se ter animais de estimação. Interferência na vida de terceiros são das pessoas intolerantes e mesquinhas que não sabem viver em harmonia e paz com os outros. Se me sinto incomodada, vou Eu tomar as devidas providências para que tais fatos não ocorram. Quem garante que é o seu ou o meu bichinho que está fazendo a sujeira? Só se fizer um exame de DNA. Além do respeito, a tolerância e compreensão devem ser aprendidas pelas pessoas.
Charles
Concordo plenamente... Aqui em as agora tem um gato do vizinho que acha que meu jardim é banheiro... Vou ajuntar e levar pra casa dele... Gato não é animal domestico. Tenho um Spitz Alemão e é treinado, faz as necessidades no canto dele... Aí vem o gato do vizinho sujar aqui. Falta de respeito. Quer o gato em casa então deixe-o preso. Eu tb nao deixo meu cão na rua.
Zuleica Speroni Capssa Soares
Quero ver compreensão e tolerância quando vc tiver que juntar cocõ de gato dos outros todos os dias do seu jardim, E não é um cocõ, são vários, TODOS OS DIAS. Inclusive está matando minha grama recém plantada. Afffff, como tem gente que fala bobagem....
Gabriel
Como faço gente me ajudem...

Tenho um gato,mas quero impedir que o do vizinho venha para casa porque ele sempre briga com meu cachorro, o que posso fazer para não impedir meu gato de vir aqui também?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Gabriel! Existem algumas opções no mercado de portas para gatos com sensor e que apenas abrem quando o gato que possui a coleira com o sensor está perto.
manoel
Vou experimentar a dica da caixinha repelente para evitar que gatos usem meu jardim como privada.
CARLOS ALBERTO URBAS
uma dica para combater invasão de gatos em ambientes relativamente pequenos é manter garrafas pet de 1,5 litros com agua devidamente fechadas.isto, irá repeli-los pois os mesmos se veem na garrafa e fogem.funciona muito bem
1 de 2
Dicas para evitar que um gato entre no seu jardim