Partilhar

Dicas para evitar que o cachorro coma as plantas

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 21 julho 2017
Dicas para evitar que o cachorro coma as plantas

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros, em especial, os filhotes são fanáticos pelas folhas das plantas. Mordem-nas, lambem-nas e brincam com elas porque gostam do seu sabor ácido e natural, além disso, gostam de explorar os arbustos porque acham-nos curiosos pelo seu cheiro e aparência.

É muito comum ver donos de cachorros furiosos por o seu melhor amigo ter destruído o seu precioso jardim, e ainda mais comum, acabarem frustrados por não conseguirem controlar este comportamento.

Felizmente a guerra não está perdida. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde lhe vamos dar dicas para evitar que o seu cachorro coma as plantas. Verá que chegará à meta desejada com uma boa dose de distração, adestramento e muito mais.

Também lhe pode interessar: Dicas para evitar brigas de gatos

Por que mordem as plantas?

O seu cachorro pode estar mastigando, mordendo, destruindo e desfrutando de todo o seu jardim devido a muitas razões: falta de vitaminas no seu organismo, tédio, dor de estômago (neste caso procuram a erva para melhorar a sensação desagradável) e até para liberar o estresse quando, por exemplo, ocorrem situações que geram mudanças inesperadas ou ansiedade (a chegada de um novo membro à família ou uma mudança, por exemplo).

Dicas para evitar que o cachorro coma as plantas - Por que mordem as plantas?

Vitaminas, distração e algum spray cítrico

  • Carência de nutrientes. Como já referimos em outros artigos, a alimentação é muito importante. Muitas vezes os cachorros mordem as plantas porque o seu organismo carece da fibra necessária para manter em ordem todos os processos digestivos. Este ato poderia ser aviso que o seu pet lhe está fazendo. Analise a sua dieta e se a carência estiver presente tente adicionar um pouco de farelo (rico em fibra, vitaminas e minerais) à sua alimentação. Um cereal feito de flocos de farelo pode ser suficiente ou mudar a sua ração por uma que contenha doses mais altas de fibra de plantas, mais que carnes e grãos.
  • Também é possível que o seu cachorro esteja entediado e que a única forma que tem para se divertir um pouco seja brincar com as suas plantas. Coloque por toda a casa (o mais longe possível do jardim) todos os brinquedos para cachorros que conseguir. Certifique-se de ter todas as distrações necessárias para focar a sua atenção em outra coisa que não as suas preciosas rosas ou ervas aromáticas. Não se esqueça de lhe prestar atenção e envolver-se também no jogo.
  • Se o seu cachorro começar a rastrear perto do jardim deixe-o cheirar tudo o que quiser (é uma atitude natural e necessária para os cachorros), mas ao primeiro momento que vir que tem intenções de morder diga "Não" de forma enérgica e segura (nunca agressiva), e afaste-o da zona. Se for constante e não deixar passar a oportunidade, verá como em alguns dias perderá o interesse nas suas plantas. Se o seu cachorro fizer o que lhe estiver dizendo e se afastar por si só, deverá premiar a sua boa atitude, isto irá ajudá-lo a criar um hábito melhor porque saberá que ao não se aproximar das flores obterá alguma recompensa.
  • No PeritoAnimal não acreditamos no castigo, acreditamos na correta educação. Castigar severamente e de forma direta o seu cachorro apenas poderia causar medo e emoções contraditórias nele. A forma mais inteligente de o repreender e, ao mesmo tempo, a forma mais indireta possível, onde o seu cachorro não o relacione com o castigo. Um exemplo é colocar nas plantas um spray inofensivo mas de sabor desagradável. Pode ser suco de limão ou maçã ácido que se encontra à venda em todas as lojas e centros de jardinagem, com o objetivo de manter longe os animais dos jardins.
Dicas para evitar que o cachorro coma as plantas - Vitaminas, distração e algum spray cítrico

E se o seu cachorro continuar comendo as plantas?

  • Algo muito simples, mas ao mesmo tempo complicado, porque nem sempre temos a disponibilidade de o fazer é manter as plantas fora do alcance do seu cachorro. Por exemplo, se o seu amigo é pequeno, suba para as plantas a um nível que ele ou ela não pode alcançar ou sequer ver. Agora, independentemente se o seu pet é grande ou pequeno, pode ser que simplesmente bloqueando o acesso seja a forma mais fácil de o manter longe. Rodeie os arbustos ou o jardim com alguma coisa como uma rede ou arame.
  • Os cachorros não gostam de caminhar sobre certas superfícies. Uma boa foma de os manter longe do jardim é estender artigos que poderiam causar-lhe alguma sensação incômoda como papel de alumínio, plástico de bolhas ou pinhas. Com isto conseguirá fazer uma espécie de barreira protetora. Certifique-se que os elementos que vai utilizar não o vão magoar.
  • Lembre-se que os cachorros são pura energia e que, se não os ajudarmos a drená-la de forma regular e apropriada, eles sempre encontrarão a forma de o fazer e isto poderia não ser a mais agradável, a falta de exercício nos cachorros muitas vezes favorece comportamentos indesejáveis. Dentro dos melhores exercícios que pode fazer com o seu melhor amigo e que funcionam para libertar a energia acumulada encontra-se ir buscar coisas. Se se esforçar para brincar com o seu cachorro e esgotar a sua energia de forma positiva, verá como tentará morder e comer menos as suas plantas, estará tão cansado que preferirá dormir do que se aproximar delas.
Dicas para evitar que o cachorro coma as plantas - E se o seu cachorro continuar comendo as plantas?

Não se esqueça que existem plantas tóxicas para o seu cachorro. Revise a nossa lista e certifique-se que no seu jardim ou dentro do seu apartamento não tem nenhuma delas.

Se tem um felinos em sua casa, leia o nosso artigo que explica como afastar os gatos das plantas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para evitar que o cachorro coma as plantas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Dicas para evitar que o cachorro coma as plantas

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Dicas para evitar que o cachorro coma as plantas
1 de 4
Dicas para evitar que o cachorro coma as plantas

Voltar ao topo da página