Curiosidades do mundo animal

Como espantar baratas

Giselly Lillmans
Por Giselly Lillmans. 27 fevereiro 2020
Como espantar baratas

É um fato: ninguém gosta de ter baratas em casas. Esses insetos não apenas levam sujeira e doenças às casas, mas também transmitem parasitas e provocam alergias com seus resíduos, como também podem provocar um bom susto quando saem de repente de algum armário ou correm para baixo de um móvel.

No mercado, existem inúmeros produtos contra as baratas, mas a maioria deles é tóxica para você, seus animais de estimação e os próprios insetos invasores, uma vez que praticamente todos são focados em exterminar as baratas. No entanto, no PeritoAnimal, consideramos que todos os seres vivos merecem viver; portanto, compartilhamos uma série de remédios eficazes que permitirão assustá-las sem a necessidade de exterminá-las. Você quer saber como afastar baratas sem matá-las ou colocar sua família em risco? Então continue lendo este artigo sobre como espantar baratas.

Também lhe pode interessar: Barata morde?

Índice

  1. Por que as baratas aparecem?
  2. Como espantar baratas
  3. Remédios caseiros para baratas
  4. Como afastar baratas com erva-de-gato
  5. Lavanda para espantar baratas
  6. Como afastar as baratas com louro
  7. Vinagre espanta barata
  8. Cinamomo para afastar baratas do jardim

Por que as baratas aparecem?

Antes de ver como espantar baratas, você precisa entender por que existem baratas em sua casa. Como qualquer outro animal, as baratas invadem os lugares que lhes proporcionam as condições necessárias para se reproduzir e se desenvolver, como comida, abrigo e proteção. Agora, o que você está fazendo para tornar sua casa o melhor lugar para elas? Preste atenção ao seguinte:

  • Deixar comida nas superfícies da cozinha por várias horas;
  • Guardar alimentos em sacos mal fechados ou recipientes que não são herméticos;
  • Esquecer de limpar debaixo dos móveis e atrás dos eletrodomésticos;
  • Guardar caixas de papelão para guardar objetos e esquecer de verificá-las por vários meses;
  • Presença de objetos (móveis, portas, troncos, parquet) de madeira podre ou em más condições;
  • Abundância de fissuras e aberturas em paredes, ralos e canos;
  • Permanência de lixo durante várias dias na casa;
  • Problemas com a empresa local de coleta de lixo (quando se passam vários dias antes que o retirem);
  • Problemas de higiene e limpeza geral da casa (baixa frequência de limpeza, limpeza superficial, entre outros).

Você identifica alguns desses pontos como habituais no seu ambiente? Hora de entender como afastar baratas.

Como espantar baratas

Como você pode imaginar, a primeira coisa para espantar as baratas é fazer uma limpeza profunda da casa, o que também ajuda a impedir que elas apareçam novamente. Para evitar as baratas, recomendamos:

  • Aspirar atrás e embaixo de todos os móveis e eletrodomésticos. Não se esqueça dos tapetes e cantos.
  • Esvaziar e limpar gavetas, armários, prateleiras, bibliotecas, sótãos e quaisquer outros lugares fechados e escuros, pois essas características os tornam lugares ideais para os ninhos de baratas.
  • Não deixe comida sobre mesas ou superfícies da cozinha, nem mesmo frutas.
  • Substitua todos os sacos e embalagens de alimentos por recipientes herméticos.
  • Verifique se não há rachaduras e fissuras nas encanações, tubos, banheiras, pias, chuveiros, torneiras e etc., pois podem ser pontos de acesso para as baratas ou locais para se esconderem. Se houver rachaduras, repare-as imediatamente.
  • Não deixe pratos, panelas ou utensílios de cozinha sujos durante muitas horas, especialmente durante toda a noite.
  • Mantenha os banheiros, cozinha e jardins secos, a umidade atrai as baratas.
  • Faça uma revisão de seus pertences e se desfaça de objetos (roupas, livros, revistas, etc.) empilhados que você não usará novamente. Para aqueles que você quiser manter, faça uma boa verificação e guarde-os em caixas tampadas.
  • Elimine detritos, folhas e lenha seca do seu jardim.
  • Tire o lixo todos os dias e se certifique de que esteja bem fechado.
  • Coloque grades de metal em esgotos e ralos para evitar que consigam entrar por esses lugares.

Estes são os primeiros passos para espantar as baratas. Pode ser necessário realizar várias limpezas profundas durante o processo e depois repeti-las esporadicamente para prevenção. Após a limpeza, você deve aplicar um ou mais dos métodos discutidos a seguir.

Remédios caseiros para baratas

No mercado, existem diversos produtos para acabar com as baratas, mas eles podem ser tóxicos para você, seus filhos e seus animais de estimação. Pensando nisso, apresentamos os seguintes remédios caseiros para espantar baratas, que são seguros para toda a família e evitam que você precise matar as baratas, permitindo apenas espantá-las de sua casa.

Lembre-se de que os produtos para exterminar baratas são prejudiciais e cruéis, porque apesar de serem inconvenientes, elas merecem viver como qualquer outro animal. Por esse motivo, veja como espantar baratas naturalmente e sem matá-las é a melhor opção para todos, pois permite que você se livre delas sem prejudicá-las.

1. Como afastar baratas com erva-de-gato

A erva-de-gato ou catnip é uma planta irresistível para gatos domésticos e, por outro lado, uma boa aliada quando se trata de espantar baratas. Você só precisa pegar um pouco dessa planta, fresca ou seca, e colocá-la em locais estratégicos da casa, como perto de portas e janelas, na cozinha e em torno de esgotos e ralos.

Em que consiste a eficácia da erva gateira ou catnip para espantar as baratas? Na nepetalactona, a mesma substância que é tão atraente para alguns gatos. É um composto orgânico formado com ciclopentano e lactona, e o efeito de seu aroma é facilmente capturado pelo olfato de algumas espécies com resultados diferentes: embora seja sedativa para os seres humanos e estimulante para gatos, as baratas são repelidas por ela.

2. Lavanda para espantar baratas

A lavanda deixa a casa com um aroma delicioso, mas isso é desagradável para baratas, por isso ela é uma boa opção nesse caso. Você pode usá-la de várias maneiras:

  • Embeba alguns algodões em óleo de lavanda, coloque-os em recipientes abertos e disponha pelos pontos problemáticos da casa;
  • Espalhe lavanda seca ou fresca em diversos pontos da casa;
  • Coloque plantas de lavanda dentro e fora da casa.

De onde vem o poder deste remédio caseiro contra baratas? Esta erva aromática possui óleos essenciais em suas flores. Esses óleos são formados por carbono e outros compostos orgânicos responsáveis pelo cheiro que essas plantas emitem, e é precisamente nesse cheiro que reside seu poder repelente, já que para muitos insetos, incluindo as baratas, sua ação fungicida é incômoda.

Como espantar baratas - 2. Lavanda para espantar baratas

3. Como afastar as baratas com louro

O cheiro intenso do louro, tão apreciado na culinária, é insuportável para as baratas. Triture várias folhas de louro e espalhe seus restos perto de janelas, portas e lugares por onde as baratas entram, para dissuadi-las de entrar em sua casa.

O louro também atua como um fungicida contra as baratas irritantes, mas sem a necessidade de matá-las. Como a lavanda, os componentes que permitem a destilação dos óleos essenciais, e que são os principais responsáveis pelo cheiro que o torna um ingrediente culinário popular, são irritantes para as baratas.

Como espantar baratas - 3. Como afastar as baratas com louro

4. Vinagre espanta barata

O vinagre é um excelente repelente natural de insetos. Existem diferentes tipos de vinagre, mas todos são formados pela fermentação da bactéria Acetobater, responsável pela transformação do álcool, o principal ingrediente do vinagre, em ácido acético. Este ácido é o que confere seu sabor amargo e suas propriedades desinfetantes e repelentes.

É muito simples utilizar este remédio caseiro para espantar as baratas: basta misturar uma parte de vinagre com uma de água, colocar em um recipiente spray e usar para limpar prateleiras da cozinha, bancadas, mesas e todos os espaços do banheiro. O cheiro penetrante do vinagre convencerá esses insetos a não entrarem na sua casa. E se você tem medo de usar esse remédio porque mora com cachorros ou gatos, não se preocupe, pois o vinagre não é prejudicial para eles, muito pelo contrário! Como dissemos, esse remédio é excelente não apenas para manter as baratas afastadas, mas também para evitar possíveis infestações de pulgas ou carrapatos. Você pode até eliminar as pulgas do seu cachorro com vinagre.

5. Cinamomo para afastar baratas do jardim

O Melia azedarach ou cinamomo é uma árvore de tronco escuro e folhas decíduas que serve como um método caseiro para afastar baratas do jardim. Tem frutas que aparecem no inverno e flores violetas. Apesar de sua eficácia como repelente, deve-se tomar cuidado com suas folhas, pois elas são tóxicas para seres humanos e bovinos.

Esta planta possui propriedades fungicidas, inseticidas e nematicidas, sendo uma excelente opção contra esses pequenos insetos. Pode ser usada de várias maneiras:

  • Macerar 200 gramas de sementes em 1 litro de álcool durante 10 dias. Após esse período, o álcool deve ser diluído em 10 partes de água e a mistura estará pronta para ser usada como limpador de superfícies e pisos. Além disso, é seguro aplicá-la também em plantas;
  • Pegar várias folhas secas ou frescas e colocá-las inteiras ou trituradas dentro de armários e entre as roupas.
  • Semear um cinamomo no jardim servirá para afastar as baratas naturalmente.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como espantar baratas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • How Does Catnip Work Its Magic on Cats? 2019, de Scientific American. Sitio web: https://www.scientificamerican.com/article/experts-how-does-catnip-work-on-cats/
  • MacLeod, A.J.; Pieris, N.M. (1982). Analysis of the volatile essential oils of Murraya koenigii and Pandanus laitfolius. Phytochemistry. Vol. 21 (7), 1652-1657.
  • Millán, C. (2008). Las plantas, una opción saludable para el control de plagas. Red de Acción en Plaguicidas y sus Alternativas para América Latina.

Vídeos relacionados com Como espantar baratas

1 de 3
Vídeos relacionados com Como espantar baratas
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Ellen
Perito animal tudo pra mim
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Ficamos felizes em poder ajudar, Ellen! Conseguiu espantar as baratas?
Um abraço!
A sua avaliação:
Claudia Borges Ferreira
Poxa! era tudo o que eu estava procurando, e certa de não encontraria nada assim. Muito obrigada. vou testar amanhã, memso
1 de 3
Como espantar baratas