Curiosidades do mundo animal

Tipos de baratas

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. Atualizado: 1 maio 2023
Tipos de baratas

As baratas são um grupo de insetos que pertencem à ordem Blattodea, à qual também pertencem as térmitas, embora por muito tempo tenha sido pensado que estas últimas se agrupavam de forma diferente. Embora mais abundantes em zonas tropicais e próximas delas, as baratas têm uma distribuição global, com presença em extremos térmicos. Os antepassados com formas semelhantes aos insetos atuais datam de cerca de 300 milhões de anos, o que indica sua antiguidade. São um grupo muito diverso, com cerca de 4.600 espécies, que variam em tamanhos, formas e comportamentos, dentro das quais algumas são vetores de doenças.

Convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer quais são os tipos de baratas que existem. Já adiantamos que as agrupamos em quatro grupos distintos, dependendo se falamos de baratas de areia, baratas gigantes, baratas de madeira ou baratas americanas.

Também lhe pode interessar: Barata morde?

Índice

  1. Tipos de baratas - Baratas de areia
  2. Tipos de baratas - Baratas gigantes
  3. Tipos de baratas - Baratas de madeira
  4. Tipos de baratas - Baratas americanas
  5. Tipos de baratas mais comuns no Brasil
  6. Otros tipos de baratas

Tipos de baratas - Baratas de areia

Iniciamos nossa lista com diferentes tipos de baratas falando sobre as baratas de areia, que se agrupam na família Corydiidae, embora tenham tido uma mudança taxonômica, e existem cerca de 40 gêneros, com indivíduos geralmente associados a solos arenosos. Conheçamos alguns exemplos específicos de baratas de areia.

Barata do deserto (Arenivaga investigata)

É a mais comum do grupo. Este tipo de barata é caracterizada por ser achatada tanto dorsal quanto ventralmente. Apresenta asas e costuma ser de cor areia clara. É própria da América do Norte, desenvolvendo-se em zonas desérticas. A maior parte do tempo as fêmeas estão enterradas sob a areia, enquanto os machos se localizam na superfície e só se encontram para acasalar.

Barata Usuobiruri (Eucorydia donanensis)

O tamanho dos machos varia entre 12 e 14 mm, enquanto as fêmeas medem entre 13 e 15 mm. Sua principal característica é sua iridescência (suas cores variam de acordo com a luz projetada sobre ela), além de terem uma combinação de cores entre marrom, roxo e azul ou verde metálico. É nativa do Japão, inicialmente se pensava que estava restrita a uma única região, mas foi identificada em outras regiões do país asiático.

Barata de sete pontos (Therea petiveriana)

É nativa da Índia e do Sri Lanka, de cor preta e cinza ardósia, com pontos brancos característicos que lhe dão o nome comum, e com forma algo arredondada. Tem defesas químicas que utiliza quando se sente ameaçada. Vive em solos de bosques de arbustos com presença de folhagem. Estima-se que o padrão de coloração corporal deste tipo de barata evoluiu para imitar uma espécie de besouro agressivo.

Você já viu baratas brancas? Descubra tudo sobre elas neste outro artigo com suas características e fotos.

Tipos de baratas - Tipos de baratas - Baratas de areia

Tipos de baratas - Baratas gigantes

Estes tipos de baratas pertencem à família Blaberidae, sendo um grupo bastante diverso. Essas espécies são consideradas ovovivíparas do ponto de vista reprodutivo, pois nas fêmeas a ooteca, que é uma camada protetora onde os ovos são mantidos e expelidos do corpo, permanece dentro delas até a eclosão. Elas costumam viver embaixo de folhagens, madeira podre ou cavernas. Algumas espécies são mantidas como animais de estimação. Vamos ver alguns exemplos deste tipo de baratas.

Barata-cabeça-da-morte (Blaberus craniifer)

É uma espécie nativa do México e América Central, embora tenha sido introduzida em outras regiões. A cor das asas é preta escura, mas em direção à cabeça é âmbar, com um padrão preto em forma de crânio. Vive em solos com folhagem ou matéria orgânica podre. Na natureza, se alimenta de qualquer tipo de material orgânico, mas em cativeiro é fornecido uma variedade de alimentos, incluindo comida para cães.

Barata verrugosa (Lucihormetica verrucosa)

É um tipo de barata grande, com cerca de 4 cm, sendo as fêmeas maiores que os machos, com uma combinação de cores preto e marrom e com uma borda esbranquiçada ao redor do corpo. Dependendo da alimentação, por exemplo, com cenouras, essas baratas acumulam carotenoides e evidenciam manchas laranjas. É uma espécie nativa da Colômbia e Venezuela.

Barata-rinoceronte (Macropanesthia rhinoceros)

Também conhecida como barata-escavadora-gigante, é nativa da Austrália. É caracterizada pela ausência de asas, portanto, não é uma das baratas voadoras. Mede entre 7 e 8 cm e pesa cerca de 30 gramas, sendo bastante pesada. Constrói tocas até 1 metro de profundidade, onde se alimenta de folhagens do solo, de modo que intervém na reciclagem de matéria vegetal. Às vezes, é mantida como animal de estimação, sendo um tipo de barata doméstica.

Agora que você já conhece esses tipos de baratas, talvez queira dar uma olhada no artigo sobre "O que as baratas comem?". Lembre-se de que essas informações sobre tipos de baratas são importantes para que você possa, assim, tomar as medidas necessárias para prevenção e controle dessas pragas.

Tipos de baratas - Tipos de baratas - Baratas gigantes

Tipos de baratas - Baratas de madeira

As baratas de madeira são classificadas na família Ectobiidae e são geralmente caracterizadas por terem tamanhos pequenos. Além disso, várias delas são pragas que estão associadas a áreas urbanas e invadem casas. Vamos ver alguns exemplos desse tipo de baratas de madeira.

Barata-asiática (Blattella asahinai)

É uma espécie de barata alada, ou seja, um tipo de barata voadora. É nativa do Japão, embora tenha sido introduzida na América, e tem em média 1,45 cm de comprimento, com uma coloração marrom e listras mais escuras na cabeça. Vive no solo com folhas mortas e, se tiver as condições ideais, se reproduz abundantemente. Também prefere viver dentro de casas, geralmente associada a espaços com luz.

Barata-amarela (Cariblatta lutea)

É uma espécie de barata que se desenvolve nos Estados Unidos e também na ilha de Cuba. Sua coloração é amarelo claro, com a cabeça marrom claro e algumas manchas mais escuras em direção à cabeça. Mede entre 5 a 8,5 mm, sendo as fêmeas maiores que os machos. Se desenvolve em vários espaços como florestas, matagais, áreas com folhas mortas, madeira podre e também perto de casas.

Barata-de-madeira-fulvous (Parcoblatta fulvescens)

É nativa da América do Norte, estendendo-se entre os Estados Unidos e o Canadá. Tem uma coloração marrom, com manchas negras no final do corpo. Os machos são mais longos do que as fêmeas, medindo entre 12,5 a 17 mm, enquanto as fêmeas medem entre 10 a 15,5 mm. Vive em florestas densas, áreas frias, bordas de pântanos, entre outros.

Saiba "Como espantar baratas" no seguinte artigo do PeritoAnimal.

Tipos de baratas - Tipos de baratas - Baratas de madeira

Tipos de baratas - Baratas americanas

Dentro deste tipo de baratas encontramos várias espécies que são pragas domésticas, causando alguns problemas importantes. Com algumas exceções, a maioria das espécies não voa. Geralmente são marrons ou pretas, embora algumas sejam iridescentes. Algumas são da América, mas também de outros continentes. Abaixo, conheça algumas espécies da família Blattidae.

Barata-americana (Periplaneta americana)

Estima-se que seja originária da África, mas agora está presente em todo o mundo, sendo considerada em vários países como uma praga. Desenvolve-se em vários tipos de locais, desde naturais, úmidos, secos com água, até urbanizados, desde que as temperaturas não sejam frias. Mede entre 30 e 55 mm, é uma espécie voadora e sua cor é marrom amarelado. É uma das espécies mais comuns.

Barata-da-madeira-da-Flórida (Eurycotis floridana)

É nativa de algumas regiões dos Estados Unidos, Canadá e Índias Ocidentais. Tem um tamanho entre 30 a 40 mm, de cor marrom escuro ou negra. Habita áreas naturais com folhagem, ocos de troncos podres e raramente entra em edificações. Tem um mecanismo de defesa que consiste em rociar uma substância malcheirosa.

Barata-do-Turquestão (Shelfordella lateralis)

Também é conhecida como barata-vermelha-enferrujada, nativa da Ásia Central e África Ocidental. O tamanho aproximado é de cerca de 30 cm, sendo os machos de cor marrom avermelhada e com asas amareladas. As fêmeas são pretas ou marrom escuras. Vive em espaços ao ar livre, mas também pode estar associada a áreas urbanas e eventualmente se tornar uma praga.

Tipos de baratas - Tipos de baratas - Baratas americanas

Tipos de baratas mais comuns no Brasil

Você sabe quais são as espécies de baratas mais comuns encontradas no Brasil? Como você viu, esses insetos causam incômodo e representam uma ameaça à saúde, podendo transmitir doenças graves. Conhecer as principais características e hábitos desses animais pode ajudar a prevenir uma infestação indesejada. Confira abaixo os quatro tipos de baratas mais comuns no Brasil com seus respectivos nomes científicos:

  • Barata-americana (Periplaneta americana): essas baratas são encontradas com frequência em áreas úmidas e escuras, como esgotos, ralos, cozinhas e banheiros.
  • Barata-francesinha ou barata-alemã (Blattella germanica): é de cor marrom clara e apresenta duas faixas escuras no tórax. Apesar de terem asas, não voam e são uma verdadeira praga. As baratas-francesinhas são comuns em ambientes escuros e úmidos dentro de casas e restaurantes, especialmente em cozinhas, despensas e banheiros.
  • Barata-oriental (Blatta orientalis): é de cor marrom-escura e tem um corpo achatado. Elas são frequentemente encontradas em ambientes úmidos, como porões e banheiros.
Tipos de baratas - Tipos de baratas mais comuns no Brasil

Otros tipos de baratas

Além dos tipos de baratas já citados, existem diversas outras espécies, como:

Baratas de troncos de árvores do gênero Cryptocercidae

  • Cryptocercus punctulatus.
  • Cryptocercus darwini.
  • Cryptocercus wrighti.

Baratas das cavernas (Nocticolidae)

  • Barata de Gerlach (Nocticola gerlachi).
  • Nocticola phermosa.
  • Nocticola adebratti.

Texto em colaboração com Aerton Guimarães.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de baratas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web. (2020). Disponível em: https://animaldiversity.org/
  • Gerlach, J. (2012). Nocticola gerlachi. Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2012: e.T199508A2595807. Disponível em: https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2012.RLTS.T199508A2595807.en
  • Torres, F. (2015). Orden Blattodea. Disponível em: http://sea-entomologia.org/IDE@/revista_48.pdf
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Tipos de baratas