Problemas da pele

Celulite juvenil canina - Causas, sintomas e tratamento

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 11 maio 2023
Celulite juvenil canina - Causas, sintomas e tratamento
Imagem: Pinterest
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A celulite juvenil é uma doença que se caracteriza por produzir uma inflamação grave da pele e dos gânglios linfáticos dos cães. É uma doença autoimune, pouco frequente e de origem desconhecida, que se não for tratada a tempo, pode se tornar letal para os animais afetados.

No entanto, apesar de sua gravidade, existe um tratamento eficaz para este problema. Se você quer saber mais sobre a celulite juvenil canina, nos acompanhe no seguinte artigo do PeritoAnimal em que falaremos sobre esta doença, suas causas, sintomas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Piodermite canina - Sintomas e tratamento

Índice

  1. O que é celulite juvenil canina
  2. Sintomas da celulite juvenil canina
  3. Causas da celulite juvenil canina
  4. Diagnóstico da celulite juvenil em cães
  5. Tratamento da celulite juvenil canina

O que é celulite juvenil canina

A celulite juvenil canina (também conhecida como "dermatite e linfadenite granulomatosa estéril juvenil" ou "papeira") é um fenômeno cutâneo grave e pouco frequente, de rápida evolução e origem desconhecida.

Trata-se de uma doença inflamatória estéril (ou seja, não infecciosa), que afeta a pele do rosto e os gânglios linfáticos. Como o próprio nome sugere, é uma doença que geralmente afeta filhotes e cães jovens, desde as primeiras semanas de vida até um ano de idade. No entanto, a celulite também foi descrita em cães adultos e idosos, portanto é um diagnóstico diferencial que deve ser considerado em cães de todas as idades.

Existem certas raças com predisposição a desenvolver esta doença (como o teckel, o labrador retriever, o golden retriever, o pointer e o lhasa apso), embora na prática a celulite juvenil possa ocorrer em qualquer raça e também em cães sem raça definida.

Sintomas da celulite juvenil canina

A celulite juvenil canina é caracterizada por produzir uma inflamação grave da pele e dos gânglios linfáticos, que evolui rapidamente.

As lesões cutâneas geralmente aparecem na face (principalmente ao redor dos olhos, lábios e orelhas), embora em casos excepcionais outras áreas possam ser afetadas, como as extremidades posteriores, área genital e perianal. Os sinais clínicos mais comuns são:

  • Edema (inchaço devido ao acúmulo de líquido inflamatório);
  • Eritema (vermelhidão);
  • Pápulas (lesão elevada e com conteúdo sólido, com menos de um centímetro de diâmetro);
  • Pústulas (lesão elevada e cheia de pus);
  • Crostas;
  • Otite externa;
  • Secreção ocular mucopurulenta.

Geralmente, as lesões cutâneas são dolorosas, mas não provocam coceira. Os gânglios linfáticos da região costumam estar muito reativos, aumentados de tamanho e endurecidos. Às vezes, podem se formar abscessos nos gânglios, que se rompem formando fístulas que drenam o conteúdo purulento para o exterior.

Além das lesões na pele e nos gânglios, é comum que a celulite juvenil em filhotes cause sintomas sistêmicos, como letargia, depressão, febre, perda de apetite e dor nas articulações.

Celulite juvenil canina - Causas, sintomas e tratamento - Sintomas da celulite juvenil canina
Imagem: Clínica Veterinaria Aeropuerto

Causas da celulite juvenil canina

A celulite juvenil canina é considerada uma doença idiopática, ou seja, de origem desconhecida. No entanto, embora a etiopatogenia dessa doença ainda não esteja bem definida, sabe-se que tem uma clara influência imunológica, uma vez que os animais afetados respondem bem ao tratamento imunossupressor com corticoides. Além disso, o fato de haver algumas raças com predisposição a desenvolver essa doença sugere a existência de algum fator hereditário.

Diagnóstico da celulite juvenil em cães

Entendendo os sinais clínicos mencionados anteriormente, é possível fazer um diagnóstico presumido de celulite juvenil. No entanto, devemos ter em mente que esses sintomas podem ser comuns a várias doenças, portanto, para confirmar o diagnóstico, é necessário realizar exames complementares.

Especificamente, uma biópsia da pele e/ou dos gânglios linfáticos afetados deve ser realizada para análise histopatológica. A presença de uma inflamação piogranulomatosa, sem microorganismos envolvidos, irá possibilitar o diagnóstico de celulite juvenil.

Tratamento da celulite juvenil canina

A boa notícia é que, embora a celulite juvenil em cães seja uma doença grave e que evolui rapidamente, existe para ela um tratamento eficaz.

Por ser uma doença autoimune, os cães afetados geralmente respondem bem à terapia com doses imunossupressoras (ou seja, doses altas) de glicocorticoides. Essa terapia deve ser realizada o mais rápido possível e de forma agressiva, para resolver os efeitos sistêmicos da doença e obter a remissão das lesões cutâneas. Na ausência de tratamento, a doença pode ser letal, especialmente em filhotes.

O tratamento com corticoides deve ser mantido até que todos os sintomas desapareçam. Em qualquer caso, a terapia com corticoides deve ser interrompida gradualmente, para evitar reações adversas graves.

Além dos corticoides, geralmente é recomendável instituir uma terapia antibiótica paralelamente. Embora tenhamos mencionado que a celulite juvenil é uma doença estéril, na qual não há nenhum microorganismo envolvido, na realidade, geralmente ocorrem complicações devido a infecções bacterianas secundárias. Portanto, é geralmente necessário um tratamento antibiótico para prevenir ou tratar essas infecções e, assim, alcançar a cura total das lesões.

Agora que você já sabe tudo sobre a celulite juvenil canina, não perca o artigo a seguir sobre caxumba em cachorros.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Celulite juvenil canina - Causas, sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Bibliografia
  • Martí, S; Lizana, I. (2018). Pediatría clínica canina. Portal Veterinaria
  • Peinado, S; Lezcano, E; Medina, C; Ferrer, O. (s.f) . Celulitis juvenil canina. Caso clínico. Revista canaria de ciencias veterinarias.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Pinterest
Imagem: Clínica Veterinaria Aeropuerto
1 de 2
Celulite juvenil canina - Causas, sintomas e tratamento