Problemas da pele

Foliculite em cachorros - Causas, sintomas e tratamento

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 13 março 2023
Foliculite em cachorros - Causas, sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre uma doença dermatológica que afeta os folículos capilares. Trata-se da foliculite em cachorros, uma infecção que pode aparecer em animais de todas as idades, talvez mais frequentemente em cachorros e cães jovens. Esta patologia pode ser superficial, mais leve, ou mais profunda e, portanto, mais grave. É isto que vai determinar o tratamento que, como sempre, só pode ser prescrito pelo veterinário.

Continue lendo para descobrir as causas da foliculite em cães, como curá-la e alguns remédios caseiros que podem ser aplicados como um complemento ao tratamento veterinário.

Também lhe pode interessar: Alopecia em cachorros - Causas e tratamento

Índice

  1. O que é a foliculite em cachorros
  2. Causas da foliculite em cachorros
  3. Tipos de foliculite em cachorros
  4. Como curar a foliculite em cachorros
  5. Remédios caseiros para foliculite em cachorros
  6. A foliculite em cachorros é contagiosa?

O que é a foliculite em cachorros

Foliculite em cachorros é uma infecção que começa na parte superficial dos folículos pilosos a partir dos quais o pelo cresce, daí o nome foliculite. Pode ou não causar prurido. A foliculite bacteriana em cães é geralmente causada por um estafilococo. É mais comumente encontrada na parte inferior do corpo, especialmente nas axilas, abdômen e virilha.

A foliculite pode ser uma condição primária ou secundária a outras doenças tais como sarna, seborreia ou pioderma. Isto porque, em geral, um animal saudável terá um bom sistema imunitário e uma boa barreira cutânea para se defender contra agentes patogênicos. É quando estes mecanismos de protecção falham, como no caso da patologia dermatológica, que se abre um caminho para doenças como a foliculite. Em cachorros e cães jovens, isto pode ser explicado por um sistema imunitário ainda imaturo.

Foliculite em cachorros - Causas, sintomas e tratamento - O que é a foliculite em cachorros

Causas da foliculite em cachorros

As causas incluem, como mencionado acima, outras doenças que afetam a pele. É também importante saber que a escovação muito intensa pode danificar os folículos capilares e acabar por desencadear a doença. Para prevenir isto, é aconselhável usar uma escova adaptada às características do nosso cão. No pet shop ou na clínica veterinária podem recomendar as melhores opções.

A má higiene, seborreia, parasitas causados por pulgas ou ácaros, bem como a má qualidade dos alimentos pode estar relacionada com o aparecimento de foliculite canina. O estresse, que irá prejudicar o funcionamento do sistema imunitário, também influencia. Por fim, problemas hormonais como o síndrome de Cushing ou hipotiroidismo, irritações e alergias são causas de predisposição para a foliculite.

Tipos de foliculite em cachorros

A foliculite em cachorros nem sempre se apresenta da mesma forma, podemos encontrar tanto casos leves como mais graves. Na foliculite leve, o que se observa na pele são vários pequenos nódulos, semelhantes a borbulhas, conhecidos como pústulas, que são melhor vistos em cães de pelo curto. A haste do pelo está localizada no centro das pústulas. Estes pelos cairão, deixando uma lesão chamada colarete epidérmico. Este seria o quadro típico de foliculite superficial em cachorros, uma infecção muito comum.

Quando ocorre um envolvimento mais profundo da pele, formam-se grandes furúnculos e se abrem, liberando pus, e se forma uma crosta sobre eles. Em casos mais graves de foliculite profunda, desenvolvem-se fístulas de drenagem. Se a foliculite se tornar crónica, pode observar-se alopecia, hiperpigmentação, ou seja, escurecimento da pele, e liquenificação, ou seja, espessamento da pele.

A foliculite na cabeça pode aparecer na região nasal, queixo ou lábios.

Como curar a foliculite em cachorros

Se a foliculite no cachorro é secundária a outras doenças, é essencial diagnosticá-las e tratá-las. Os casos mais leves podem ser resolvidos através do banho com um shampoo de limpeza prescrito pelo veterinário. Normalmente são prescritos dois banhos por semana durante 15-20 dias. Esta aplicação tópica pode não ser suficiente, pelo que a foliculite necessitaria de tratamento antibiótico.

Em contraste, na foliculite profunda, tanto os produtos tópicos como os sistémicos devem ser utilizados. Além disso, se o cão tiver pelo comprido, recomenda-se aparar todas as áreas que tenham sido afectadas pela foliculite. Nestas raças é possível que a densidade do pelo não nos permita observar os sintomas iniciais. Detectaremos apenas a descamação e o pelo opaco.

Nestes casos mais graves, recomenda-se mais frequentemente banhos, mesmo algumas vezes por dia, até que se observe uma melhoria, altura em que se pode seguir o mesmo padrão que no caso de foliculite leve. O tratamento deve continuar até à recuperação completa. Além disso, recomenda-se que os antibióticos prescritos sejam escolhidos com base numa cultura e continuem durante um par de semanas após a cicatrização, uma vez que a retirada precoce pode levar a uma recaída.

Foliculite em cachorros - Causas, sintomas e tratamento - Como curar a foliculite em cachorros

Remédios caseiros para foliculite em cachorros

Neste ponto, é importante salientar que antes de utilizarmos remédios caseiros para foliculite em cachorros temos de ter um diagnóstico. Para a foliculite, em vez de falar em aplicar um produto, a chave é manter a higiene da pele e uma alimentação de qualidade na qual podemos adicionar ômega 3 pelas suas propriedades benéficas para a pele.

Como já vimos nas seções sobre as causas mais comuns, uma má higiene ou uma alimentação incorreta pode levar ao aparecimento desta infecção, razão pela qual é tão importante prestar atenção a estes fatores. Do mesmo modo, embora a foliculite canina seja causada por uma doença, para além do tratamento veterinário, como remédio caseiro recomendamos que se ofereça também ao animal uma alimentação adequada, pois isto não só favorecerá a sua rápida recuperação, como também lhe proporcionará um melhor estado de saúde para o resto da sua vida. Para isso, podemos optar por uma dieta caseira, baseada em alimentos naturais com ingredientes de qualidade, tais como carne, peixe, fruta e vegetais. Veja o artigo sobre "Benefícios da comida caseira para cães" e descubra como começar.

Por outro lado, e continuando com os remédios caseiros para foliculite em cachorros, camomila ou qualquer outro analgésico natural, como chá ou a aveia, podem ser aplicados à pele danificada, sempre em consulta com o nosso veterinário. Evidentemente, não são um substituto para o tratamento farmacológico prescrito.

Foliculite em cachorros - Causas, sintomas e tratamento - Remédios caseiros para foliculite em cachorros

A foliculite em cachorros é contagiosa?

A foliculite em cachorros não é contagiosa, mas se a sua origem se deve a algum outro distúrbio, pode se tornar. Por exemplo, se houver uma infecção parasitária como as causadas por pulgas, essas sim podem picar outros animais em casa, incluindo humanos, e desenvolver foliculite neles.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Foliculite em cachorros - Causas, sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Foliculite em cachorros - Causas, sintomas e tratamento