menu
Partilhar

Pointer inglês

Atualizado: 3 janeiro 2022
Pointer inglês

O pointer inglês é de longe um dos cachorros de caça mais conhecidos, também chamado de "perdigueiro", por sua fama como caçador de perdizes. É um cachorro ativo e dinâmico, que se adaptará maravilhosamente se tiver um tutor ativo e esportivo ao seu lado, que o ajudará a tirar o máximo proveito de suas qualidades.

Se você estiver considerando adotar um pointer inglês filhote ou adulto, é altamente recomendável informar-se previamente sobre os cuidados que ele precisa, o treinamento que deve receber ou a comida que deve ser dada, sempre em relação ao seu nível de atividade física. Descubra abaixo, nesta ficha de raça do PeritoAnimal, tudo sobre o pointer inglês, uma das raças britânicas mais sociáveis e pró-ativas que existem.

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo VII
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do pointer inglês

Embora se aceite que o ponteir moderno seja originário da Grã-Bretanha, sua história não é bem conhecida. Alguns autores acreditam que um velho pointer espanhol foi o precursor desta raça, para a criação da qual também foram utilizadas diferentes raças de cachorros de caça, mas não há dados precisos que sustentem esta hipótese.

O que se sabe com certeza é que o pointer já existia como tal no século XVII e que desde então tem sido usado para marcar presas. De fato, seu nome vem do inglês "to point", que significa mostrar ou apontar e alude ao comportamento característico desses cachorros durante a caçada. Hoje o pointer não é apenas um cachorro de caça, mas também um lindo cachorro de exposição e um excelente animal de estimação em muitas casas.

Características do pointer inglês

Este cachorro é alto e esbelto, dando a impressão certa de força e agilidade ao mesmo tempo. Pode-se dizer apenas olhando para ele que ele é um cachorro dinâmico que gosta de intensa atividade física. O perfil do pointer é delicadamente curvado, devido ao dorso forte e musculoso, que é um pouco dominado. Além disso, o peito é largo e profundo, alcançando os cotovelos, e as costelas são bem salientes. Os flancos são bem salientes, dando ainda mais curvas para o perfil deste cachorro.

A cabeça é de tamanho médio. Tem um stop bem pronunciado. O focinho geralmente é escuro, mas pode ser mais claro em cachorros de cor mais clara. O focinho é ligeiramente côncavo e as mandíbulas fecham como tesouras (os incisivos superiores se sobrepõem aos incisivos inferiores, estando em contato próximo).

Os olhos do pointer inglês podem ser de cor avelã ou marrom e ter uma expressão simpática. As orelhas são de tamanho médio, colocadas alto e ligeiramente pontiagudas. Eles pairam sobre as bochechas.

O rabo do pointer é de comprimento médio e o cachorro o carrega nivelado com o dorso sem encaracolar. Durante a ação, o cachorro abana o rabo para ambos os lados, sem enrolá-lo para cima. Em nenhuma circunstância é recomendado cortar o rabo, pois é uma mutilação e uma ferramenta de comunicação para se expressar com outros cachorros, e é por isso que é proibido em muitos países.

A pelagem é lisa, reta, curta, dura, lustrosa e próxima ao corpo. De acordo com o padrão da raça aceito pela Federação Cinológica Internacional (FCI), as combinações de cores mais comuns são: limão e branco, laranja e branco, fígado e branco, preto e branco. Embora menos comuns, as camadas de cor única e tricolores também são perfeitamente aceitáveis.

De acordo com a norma da FCI, as medidas do pointer inglês, são:

  • Machos: entre 63 e 69 cm de altura ao garrote, pesando cerca de 30 quilos.
  • Fêmeas: entre 61 e 66 cm de altura ao garrote, pesando cerca de 25 quilos.

Personalidade do pointer inglês

A personalidade do pointer inglês é marcada, em parte, por seu passado como um cachorro de caça. São geralmente muito dinâmicos, curiosos e alertas. Embora possa parecer paradoxal, sua herança genética como cachorros de caça também lhes deu simpatia e pouca agressividade. Isto porque eles foram desenvolvidos como cachorros "de mostra", assim eles não precisam atacar a presa, mas apenas indicar onde ela está.

Quando devidamente socializados desde tenra idade, eles são cachorros muito amigáveis, se dando bem com as pessoas, assim como com outros cachorros e animais. Eles são geralmente atentos e dedicados à sua família. Neste caso, eles são excelentes cachorros para famílias com crianças ou outros animais de estimação. Naturalmente, isto depende de uma socialização adequada dos cachorros em uma idade precoce.

Cuidados com o pointer inglês

A pelagem do pointer é uma de suas qualidades mais atraentes e, apesar de perder pelo regularmente, duas escovações por semana serão suficientes para manter uma pelagem saudável. Recomendamos o uso de uma escova de borracha, especificamente para cães de pelo curto. Também não é necessário dar banho neles com frequência, pois eles se mantêm limpos facilmente. Um banho a cada dois ou três meses é suficiente.

Por outro lado, as necessidades físicas deste cachorro são muito altas. Recomendamos 2 a 4 passeios por dia, tentando combinar uma das saídas com exercício físico. Jogos de bola ou fresbee são geralmente os preferidos da raça, mas podemos praticar qualquer outra atividade, desde jogging até natação. O importante é garantir que o cachorro seja exercitado praticamente todos os dias. Particularmente se o ponteir inglês for fisicamente ativo, será apropriado fornecer a ele uma dieta superior projetada para a energia extra que ele requer.

Embora seja altamente recomendável mantê-los em casas com jardim ou quintal, devemos lembrar que isto não substitui os passeios e que o cachorro não deve viver ao ar livre. Como é um cachorro particularmente sociável, estar confinado ao ar livre pode encorajar o aparecimento de problemas de comportamento.

Treinamento do pointer inglês

A socialização é uma das etapas mais importantes da vida de um filhote. Ela começa por volta de 3 semanas de idade e termina por volta de 3 meses. Nesta fase devemos apresentá-los a todos os tipos de pessoas, cachorros, ambientes e objetos para que, na idade adulta, eles possam se relacionar corretamente e não se tornarem temerosos. Quando são socializados corretamente desde pequenos, são cachorros extremamente amigáveis, se dando bem com as pessoas, assim como com outros cachorros e animais. Neste caso, eles são excelentes cachorros para famílias com crianças ou animais de estimação. Entretanto, como são cachorros de caça, devemos ter cuidado ao apresentá-los aos pequenos animais de estimação em sua fase adulta, como coelhos e hamsters.

Além da socialização, devemos ensinar o cachorro a morder corretamente, a fazer suas necessidades na rua (uma vez que ele tenha todas as vacinas em dia) e começaremos a estimulá-lo com jogos e atividades de todo tipo, sempre sem forçá-lo.

Uma vez que o pointer inglês tenha atingido sua juventude, podemos começar a treiná-lo com adestramento canino. Recomendamos trabalhar sempre em um treinamento positivo. Embora sejam cachorros que aprendem rapidamente, também é verdade que tendem a ser facilmente distraídos, por isso recomendamos várias sessões por dia de curta duração, entre 5 e 15 minutos no máximo.

Ensinaremos a eles comandos básicos de obediência, essenciais para sua segurança, mas também podemos tirar proveito de sua grande capacidade olfativa para praticar jogos de olfato, habilidades caninas ou agility. Tudo o que praticarmos com o cachorro melhorará nosso vínculo e estimulará sua mente, favorecendo um melhor aprendizado e o bem-estar mental que ele requer.

Os problemas comportamentais mais comuns da raça são a destrutividade, hiperatividade e vocalização excessiva, geralmente relacionados à falta de exercício físico e estimulação mental.

Saúde do pointer inglês

Prestar atenção à saúde do cachorro é essencial para prevenir e detectar doenças rapidamente, por isso é aconselhável visitar o veterinário a cada 6 a 12 meses, no máximo. O pointer inglês, apesar de ser uma raça relativamente saudável, tem certas doenças hereditárias, algumas delas são:

Também é essencial seguir o cronograma de vacinação do cachorro para prevenir doenças virais, tais como parvovírus e a cinomose e seguir uma rotina de desparasitação interna e externa, essencial para repelir parasitas externos e internos, tais como pulgas, carrapatos e vermes. No caso de qualquer emergência ou anomalia, um especialista deve ser consultado.

A expectativa de vida do pointer inglês é entre 12 e 15 anos.

Fotos de Pointer inglês

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Pointer inglês

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
Pointer inglês
1 de 10
Pointer inglês

Voltar ao topo da página