Problemas da pele

Caroço na pele do gato - Causas e o que fazer

Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 12 junho 2023
Caroço na pele do gato - Causas e o que fazer
Imagem: CVSF
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos podem desenvolver caroços por seu corpo igual a nós humanos, podendo, alguns deles, serem inofensivos, enquanto que outras protuberâncias podem ser malignas ou potencialmente malignas podendo afetar a qualidade de vida de nossos companheiros felinos devido à fraqueza geral e ao potencial de disseminação que alguns caroços podem ter. Quando ocorrem no espaço subcutâneo são denominados caroços subcutâneos e podem ter naturezas diferentes, enquanto alguns deles são pequenos caroços de gordura ou lipomas, outros podem ser resultado de infecções, infestações parasitárias ou tumores malignos que exigem um rápido diagnóstico e tratamento veterinário.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer mais sobre os principais tipos de caroços na pele dos gatos, suas causas e o que fazer. Você conhecerá os caroços de gordura, os caroços inflamatórios, os caroços infecciosos, os caroços císticos e os caroços neoplásicos.

Também lhe pode interessar: Caroço na pele do cachorro, o que pode ser?

Índice

  1. Caroços de gordura ou lipomas em gatos
  2. Caroços inflamatórios em gatos
  3. Caroços infecciosos em gatos
  4. Caroços císticos em gatos
  5. Caroços malignos ou neoplásicos em gatos

Caroços de gordura ou lipomas em gatos

Os caroços de gordura em gatos, também chamados lipomas, são massas de origem mesenquimal com um acúmulo de adipócitos ou células de gordura que costumam se desenvolver no tecido subcutâneo. Geralmente esses caroços na pele dos gatos apresentam uma consistência esponjosa, macia e firme podendo aparecer de forma isolada ou de forma múltipla e podem ser deslocados ao toque.

Esses tumores são benignos mas devem ser eliminados a tempo pois podem crescer ao ponto de chegar a incomodar o animal ou comprometer certas estruturas orgânicas devido a seu rápido crescimento, mas em nenhum caso eles têm capacidade de produzir metástases em outras estruturas próximas ou distantes.

Os gatos que apresentam um maior risco de desenvolver lipomas são os gatos maiores e castrados e eles são mais comuns na raça de gato siamês.

Tratamento dos lipomas felinos

A cirurgia de remoção é a forma que temos para eliminar os lipomas em gatos, pode-se optar pela sua remoção ou esperar os lipomas se desenvolverem em áreas onde não é gerado incômodo para o gato e não se espera que cause desconforto no futuro, mas eles devem ser sempre monitorados nos exames de rotina realizados pela clínica veterinária.

Contudo, é necessário levar em consideração que quanto maior o lipoma, mais tecido de cicatrização o gato terá após a cirurgia e maior será seu tempo de recuperação.

Caroço na pele do gato - Causas e o que fazer - Caroços de gordura ou lipomas em gatos
Imagem: CVSF

Caroços inflamatórios em gatos

Outro dos tipos de caroços na pele dos gatos são os caroços inflamatórios, que podem ser resultado de muitas causas diferentes e podem desenvolver-se nesse tipo de tecido, como é o caso dos processos alérgicos ou urticária. Nesses casos, surgem caroços ou inchaços inflamatórios pelo corpo do gato e são resultado a exposição de um agente alérgeno para o gato, frequentemente sazonal, como o pólen ou não sazonal como alguns produtos irritantes, os ácaros ou certos alimentos.

A paniculite também pode produzir caroços inflamatórios nos gatos e consiste na inflamação da camada de gordura abaixo da pele dos gatos, ou seja, o tecido adiposo subcutâneo felino se inflama. Isso ocorre geralmente nas costas, em forma de nódulos simples ou múltiplos que são firmes ou macios e se movem com facilidade medindo poucos milímetros, até vários centímetros.

Pode ser resultado de lesões ou traumas, assim como de causas virais ou bacterianas e os caroços podem excretar uma secreção marrom ou amarelada, sanguinolenta, formar úlceras e secar, formando crostas uma vez que estejam curados.

Tratamento dos caroços inflamatórios em gatos

Esses caroços inflamatórios são tratados a depender de sua causa, podendo exigir terapia imunossupressora em caso de serem processos alérgicos ou com remédios mais específicos para a etiologia, como é caso da paniculite. Além disso, também poderá ser necessário tratamento anti-inflamatório e tópico em alguns casos para controlar os sintomas dos caroços.

Caroço na pele do gato - Causas e o que fazer - Caroços inflamatórios em gatos

Caroços infecciosos em gatos

Os gatos também podem ter caroços ou nódulos relacionados a processos infecciosos. Os caroços infecciosos mais frequentes são os abscessos, sendo eles acúmulos de pus que estão encapsulados e contendo células defensivas mortas e bactérias degradadas. Suas causas costumam ser as mordidas entre gatos que resultam na inoculação de agentes patógenos bacterianos das bocas dos felinos abaixo da pele.

Em outras ocasiões, podem ser produzidos caroços bacterianos secundários a microbactérias, a actinomyces em feridas contaminadas ou a nocardia. Outra etiologia dos caroços infecciosos são os causados por fungos como os dermatófitos, os saprófitos facultativos ou cryptococcus.

Tratamento dos caroços infecciosos em gatos

Este tipo de caroço na pele do gato deve ser tratado com fármacos específicos para o agente infeccioso. No caso das bactérias, o ideal é realizar um cultivo e um antibiograma para encontrar o antibiótico mais eficaz e, ao fazer isso, prevenimos as preocupantes resistências antibióticas.

No caso dos fungos deverão ser utilizados medicamentos com potencial antifúngico seguros para gatos. Além disso, é recomendada a limpeza diária da área e o uso de antissépticos.

Caroço na pele do gato - Causas e o que fazer - Caroços infecciosos em gatos

Caroços císticos em gatos

Outro tipo de caroço na pele do gato recorrente é o caroço subcutâneos que, às vezes, são causados por cistos que consistem em sacos ou cavidades que estão preenchidas com líquido, embora também possam aparecer caroços císticos cheios de ar. Eles se diferenciam de outros tipos de caroços, como os que comentamos anteriormente, por serem muito macios e móveis e não aderem-se a estruturas próximas.

Tratamento dos caroços císticos em gatos

Os cistos nos gatos são tratados mediante sua remoção ou o aspiração uma vez diagnosticados a partir de uma citologia e descartadas outras causas infecciosas, inflamatórias, lipomatosas ou neoplásicas. Pelo fato de geralmente não se tratarem processos malignos e que também não causam desconforto significativo para os gatos, pode-se optar por esperar sua evolução com tempo, que geralmente é boa, ou removê-los de forma simples na clínica veterinária.

Caroços malignos ou neoplásicos em gatos

No pior dos casos, os caroços na pele dos gatos podem ter uma origem neoplásica maligna sendo produzidos por tumores cutâneos como os seguintes:

  • Carcinoma de células basais: é o câncer de pele mais comum nos gatos e que forma pequenos nódulos abaixo da pele do gato geralmente nas áreas das costas, peito e parte superior da cabeça, podendo medir desde alguns milímetros até 10 cm de diâmetro. Costumam aparecer em gatos de idade avançada e na raça persa parece ser mais suscetível. Te contamos mais sobre o Câncer de pele em gatos: sintomas e tratamento, aqui.
  • Carcinoma de células escamosas: é um tipo de câncer associado à exposição à radiação ultravioleta solar. Afeta, especialmente, gatos brancos ou pouco pigmentados, sendo um tumor maligno agressivo que pode se espalhar pelo tecido ao redor, gânglios linfáticos e pulmões. Afeta as áreas onde a pele tem pouca pigmentação ou pouco pelo. No começo aparecem áreas rosadas que evoluem para crostas e caroços que podem ulcerar e sangrar.
  • Melanoma: esse tumor é possivelmente o mais conhecido, mas também é o menos frequente em gatos. Ele pode se desenvolver em qualquer parte do corpo do gato, inclusive dentro da boca e resulta na expansão de áreas pigmentadas que podem produzir caroços e sangrar.
  • Mastocitoma: o tumor de mastócitos aparece na forma de pequenos caroços ou nódulos pequenos. É comum que possam aparecer nas patas, abdômen ou escroto dos machos. O grande problema é que esses tumores podem produzir metástases com maior frequência que outros caroços neoplásicos subcutâneos em gatos afetando outras regiões orgânicas de nosso pequeno felino e repercutindo gravemente em sua saúde.

Tratamento dos caroços neoplásicos em gatos

Os caroços tumorais nos gatos devem ser rapidamente tratados, pois eles podem chegar a provocar graves consequências na saúde do seu felino. O tratamento geralmente consiste no uso de técnicas cirúrgicas de remoção assim como protocolos de quimioterapia dependendo do tipo de tumor. Em alguns casos, esses tumores também podem ser tratados com técnicas como crioterapia, eletroquimioterapia ou radioterapia.

Agora que você conheceu os principais tipos de caroços na pele dos gatos, você pode se interessar em ler o seguinte artigo sobre o Câncer em gatos: tipos, sintomas e tratamento do PeritoAnimal.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Caroço na pele do gato - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Bibliografia
  • Harvey, A., Tasker, S. (Eds). (2014). Manual de Medicina Felina. Ed. Sastre Molina, S.L. L ́Hospitalet de Llobregat, Barcelona, España.
  • Almela, R. M. (2014). Dermatología clínica en perros y gatos. IC Editorial
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Iris
Meu gatinho está com um caroço atrás da orelha ,estou comedo que seja câncer.
Vou mandar a foto será que vcs diaguinostica
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Iris. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Imagem: CVSF
Imagem: CVSF
1 de 4
Caroço na pele do gato - Causas e o que fazer