Partilhar

Caroço na cabeça do cachorro: o que pode ser?

Por Carolina Costa, Médica Veterinária. 22 agosto 2018
Caroço na cabeça do cachorro: o que pode ser?

Ver fichas de  Cachorros

Quando visualiza ou sente um caroço na cabeça do seu cachorro surgem-lhe muitas perguntas e medos. Como surgiu? Será um tumor? Será que tem cura?

Os caroços podem ser devidos a muitos tipos de causas e fatores. Eles variam na benignidade e malignidade, no tamanho, cor, forma, localização e, inclusive, no tipo de tratamento necessário.

Se você identificou um ou vários caroços na cabeça do seu pet, você deve levar ele no médico veterinário para que ele possa analisar esses nódulos e identificar o problema.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos tentar responder a todas as suas dúvidas sobre caroço na cabeça do cachorro: o que pode ser.

Também lhe pode interessar: Caroço na barriga do gato: o que pode ser

Caroço na cabeça de cachorro - causas

Se você está pensando: apareceu um caroço na cabeça do meu cachorro, e agora? Para responder a essa pergunta, importa saber quais são as causas mais comuns de caroços na cabeça de cachorros:

Carrapatos:

Apesar de serem mais comuns em regiões com mais pelo, estes parasitas podem se alojar na pele da cabeça do cachorro e formar uma saliência que pode ser confundida com um caroço. É importante retirá-los inteiros, ou seja, incluindo a boca, pois ela pode permanecer na pele do animal originando mesmo caroços denominados granulomas que são mais graves para resolver.

Verrugas:

São provocadas por um papilomavírus e têm tendência a aparecer em animais com o sistema imunitário mais debilitado como filhotes ou cachorros idosos. Têm um aspecto de “couve-flor” e usualmente regridem e desaparecem sozinhas ao final de uns meses. Se notou um caroço na cabeça de cachorro filhote pode ser que seja verruga, pois é muito comum surgirem em filhotes em mucosas, como a gengiva, interior da boca ou regiões como nariz, lábios e pálpebras. Já em cachorros idosos pode surgir em qualquer parte do corpo, particularmente entre os dedos e na barriga.

Dermatite alérgica por picada de pulga, outros insetos e plantas tóxicas:

Este tipo de reação alérgica surge sob a forma de pequenos nódulos em regiões de pouco pelo, como o focinho, cabeça ou dedos, causando irritação na pele e coceira na região do caroço.

Hematomas:

Quando ocorre um traumatismo, o animal pode formar um caroço de sangue doloroso. A sua localização varia conforme o local do traumatismo.

Abscessos:

Devido a infeções mal curadas ou ferimentos de mordidas, este tipo de nódulo, constituído de sangue e pus no seu interior, pode ter diferentes tamanhos conforme a severidade de infeção.

Cistos sebáceos:

Massas benignas semelhantes a borbulhas consequentes do bloqueio de glândulas sebáceas (glândulas encontradas junto dos pelos e que produzem substância rica em óleos que lubrifica a pele, chamada de sebo).

Histiocitomas:

Tumores benignos pequenos, de cor vermelha e consistência rígida que são comuns em filhotes de cachorro e se instalam geralmente na cabeça, orelhas ou pernas, desaparecendo sozinho ao final de algum tempo. Este é mais um exemplo comum de caroço na cabeça de cachorro filhote.

Lipomas:

Depósitos acumulados de gordura que formam caroços sob a pele principalmente em cachorros obesos e/ou idosos. Eles são geralmente inofensivos e só se recomenda cirurgia para os remover caso estejam causando algum incômodo ao animal.

Tumores de pele malignos:

Normalmente, surgem muito rápido e para o tutor vai parecer que é um ferimento que nunca sara. Por norma, este tipo de nódulos vem em último lugar quando se trata de filhotes de cachorro, em contrapartida, em idosos é um dos mais prováveis diagnósticos. O importante é que a identificação seja feita num estádio precoce do tumor, para que se possa atuar o mais cedo possível e fazer o tratamento adequado, para que não se espalhe pelo resto do corpo, uma vez que alguns tumores são tão agressivos que podem metastizar (se espalhar por outros tecidos do corpo) e causar graves consequências.

Caroço na cabeça do cachorro: o que pode ser? - Caroço na cabeça de cachorro - causas

Diagnóstico

Como vimos, os caroços em cães podem ser muito variados, por isso o diagnóstico terá de ser rigoroso para identificar que tipo de caroço se trata.

É importante que você faça um bom historial de toda a vida do cachorro para o seu médico veterinário, como hábitos alimentares, protocolo vacinal, acesso à rua ou plantas em casa e, igualmente ou mais importante, as características do caroço: cor, forma, tamanho, se é doloroso ao toque, quando surgiu ou como evolui.

Depois de todas estas perguntas, o veterinário vai avaliar o caroço na cabeça de cachorro e fazer mais alguns exames complementares que ache necessário para o diagnóstico definitivo:

  • Citologia aspirativa
  • Impressão com lâmina
  • Biópsia (recolha de amostra de tecido ou remoção de todo a massa)
  • Raio-x e/ou ecografia
  • Tomografia computorizada (TAC) ou ressonância magnética (RM)

Caroço na cabeça do cachorro - como tratar?

O passo seguinte ao diagnóstico é a discussão de todas as opções de tratamento.

O tratamento vai depender da gravidade da situação, pois certos caroços não necessitam de tratamento e regridem por si só, mas outros vão precisar de tratamento.

Caso sejam prescritos fármacos, o médico vai-lhe indicar como deve proceder e quais os cuidados a ter.

Caso se trate de carrapatos ou alergia a picada de pulgas o melhor será um antiparasitário eficaz que elimine estes parasitas.

Os abscessos são drenados e desinfetados e limpos com substância antissépticas ou antibacterianas para que não voltem a formar-se.

Em caso de confirmação, ou mesmo só suspeita, de tumor maligno, é recomendado a sua total remoção cirúrgica, antes que ele possa originar consequências mais graves pelo resto do corpo. Normalmente se recomenda quimioterapia ou radioterapia depois da remoção do tumor para prevenir o reaparecimento do tumor.

Caso o caroço não seja removido é importante estar atento para possíveis alterações.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Caroço na cabeça do cachorro: o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Escrever comentário sobre Caroço na cabeça do cachorro: o que pode ser?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
Luana
Quando meu labrador chocolate era pequeno ele bateu a cabeça e formou um galo só que ele cresceu e o galo continuou na cabeça dele agora ele esta com 11 meses ,ele já passou outras vezes no veterinário por outros motivos mais o veterinário nem achou diferente! é normal?
Flavio
Por favor ajude-me
Flavio
Na minha cadela apareceu um inchaço na cabeça enao está a melhorar mas nao tem ferida ela nao se queixa,come e só quer brincar eu nao sei o que aquilo é. Sera uma picadela de uma abelha,por favor respondem me
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Flavio! Recomendamos que você visite um médico veterinário de confiança para que ele possa fazer os exames necessários, dar um correto diagnóstico e passar o tratamento mais indicado para o seu cachorro.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rafael
Boa noite. Meu cachorro apareceu esse carocinho na bunda dele. Eu estava passando uma pomada e dei remedio no qual foi recomendada. Ja estava secando ai deixe ele sem a proteção na cabeça e ele acabou mordendo e magoando. E agora esta do mesmo jeito de antes. Sera que isso pode ser algo grave ? :( obs. Ele ta um pouco alto.
Carolina Costa
Oi Rafael!
Se ele estava melhorando é porque o tratamento estava tendo efeito, o problema é ueq o colar protetor de cabeça é essencial ser mantido até mesmo o final o tratamento e até que a ferida esteja curada, senão ele vai novamente lamber e/ou coçar e agravar a situação que mais uns dias poderia estar curada. Infelizmente deve novamente consultar o veterinário e retomar o tratamento e nunca tirar o colar mesmo que o cachorro não esteja se adaptando ao colar porque ele vai morder e coçar novamente a região se tirar antes do tempo.
Espero ter ajudado!
A equipe do PeritoAnimal deseja as melhoras.
A sua avaliação:
clelio de almeida
O meu cão é uma cadela preta de mais ou menos 20 kls. é castrada, já teve ao todo 8 filhotes. faz em torno de 8 meses, que apareceu nos lábios e sobre o nariz umas bolas vermelha que cresceu, já fiz diversos tratamentos, desaparece e volta em seguida, agora ela está com um problema renal, eu estou dando a ela remédio homeopata pró rim e leucogem, mas ela está com dificuldade para comer e anda triste o que poderia ser essas bolas vermelhas. No corpo dela também apareceu diversos caroço que não é vermelho é da cor da pele dela. Me oriente por favor! Obrigado!
Carolina Costa
Olá Clélio!
Quando surgem nódulos que crescem e desaparecem, pode existir aí alguma componente imunomediada, infecciosa, alérgica ou tumoral. Não analisando o animal nem sabendo que tipos de exames diagnósticos e tratamentos a cadela fez, não é possível faZer lhe um diagnóstico.
Você deve consultar um veterinário, levar todos as provas de exames já realizados e explicar toda a sua história para que o veterinário possa diagnosticar e selecionar o tratamento que não seja muito agressivo para os rins.
E lembre se que nunca deve auto medicar a sua cachorra sem consultar a opinião de um veterinário.
Espero ter ajudado.
A equipe do PeritoAnimal deseja as melhoras!
Leila
Me ajudem eu não sei o que é isso meu cachorro tem 3 meses
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Leila! Sem ver o seu cachorro não conseguimos passar nenhum tratamento, no entanto, ele precisa ser visto por um profissional o quanto antes.
Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações que possam te ajudar.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Leila
Olá meu cachorro tem 3 meses e apareceu esse nódulo bem em cima da cabeça dele,o que pode ser estou sem verba para levá-lo no veterinário,se vocês poderem me ajudar, ficarei muito grata.
Maria José
Minha cachorrinha está com um caroço enorme na cabeça ele é um caroço duro te algum medicamento que eu poça dar
Carolina Costa
Oi Maria José!
Infelizmente não estou vendo o animal por isso não posso medicar nada. O ideal será mesmo consultar o médico veterinário e ele irá dizer o que pode fazer, porque existem pomadas ou géis, produtos que desinfetam e fármacos que tratam, mas que só o médico poderá ver qual se adequa.
As melhoras para a sua menina!
A sua avaliação:
Luciana Alves
O que pode ser esses caroços? Meus filhotes estão com 40 dias e são pinscher.
Carolina Costa
Oi Luciana!

O que estamos vendo aqui pode ser causado por muitas coisas. Pode ser uma dermatite por picada de pulga ou outros insetos, alergia por contato a algum produto químico como detergente ou pode ser algo mais grave.
A foto está muito boa, mas não chega para diagnosticar o que está causando esses caroços. É necessário saber toda a história dos seus filhotes, por exemplo, se estão desparasitados, quando surgiram os caroços e se estão presentes em mais algum lugar no corpo além da cabeça.
Você deve procurar o seu médico veterinário e explicar a situação. Só assim poderá descobrir o que se trata e aplicar um tratamento o mais rápido possível para que os seus cachorros fiquem bem.

Espero ter ajudado!
As melhoras para os seus queridos filhotes!

Caroço na cabeça do cachorro: o que pode ser?
1 de 2
Caroço na cabeça do cachorro: o que pode ser?

Voltar ao topo da página