Dietas caseiras

Cachorro pode comer mamão?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 26 fevereiro 2022
Cachorro pode comer mamão?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Você sabe quais frutas os cachorros podem comer? O mamão, cujo nome científico é Carica papaya, é uma delas. Fruta tropical da família das caricáceas, apesar de ser originariamente da América Central, suas propriedades nutricionais e o seu sabor fez com que hoje em dia ela seja cultivada em países do mundo inteiro.

É possível que, conhecendo o valor que esta fruta tropical possui na dieta das pessoas, você se pergunte se cachorro pode comer mamão. Trata-se de uma fruta adequada para cães e que pode proporcioná-los diversos benefícios nutricionais. No entanto, é preciso levar em conta uma série de considerações antes de inclui-la na dieta dos pets, para evitar qualquer efeito indesejado sobre a sua saúde. Neste artigo do PeritoAnimal, te explicamos tudo o que você deve saber sobre a ingestão de mamão para os cães.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer pera?

Índice

  1. O mamão faz bem para o cachorro?
  2. Benefícios que o mamão proporciona aos cães
  3. Como dar mamão a um cachorro
  4. Contraindicações do mamão para cachorros
  5. O que acontece se o cachorro comer a casca do mamão?
  6. O que acontece se o cachorro comer sementes de mamão?

O mamão faz bem para o cachorro?

O mamão é uma fruta que geralmente costuma agradar a maioria dos cães devido ao seu sabor adocicado e à textura que possui quando está madura. Seus diversos benefícios nutricionais somados à ausência de substâncias tóxicas para seu organismo fazem com que essa fruta seja um alimento apto para os cães.

É preciso, no entanto, levar algumas considerações em conta antes de incorporar esta fruta à dieta do animal. Por um lado, é preciso considerar que, assim como o restante das frutas aptas para cães, é preciso consumir com moderação. Por outro, é importante lembrar que, ainda que a polpa seja comestível, as sementes e a casca podem ser prejudiciais para a saúde dos cães. Ou seja, cachorro pode comer mamão, mas sem semente e nem casca. Nos parágrafos a seguir, te explicamos mais detalhadamente os efeitos que as sementes e a casca do mamão podem ter nos cães.

Benefícios que o mamão proporciona aos cães

Você já viu que sim, cachorro pode comer mamão. A seguir, listamos os principais benefícios que o mamão pode trazer para estes animais:

  • O mamão se destaca por ser uma fruta pouco calórica: devido ao seu baixo teor de carboidratos. Por isso, pode ser oferecida como recompensa de baixo teor calórico a aqueles animais que exigem uma dieta pouco calórica, como cães com sobrepeso. Você pode consultar aqui este outro artigo sobre receitas para cães obesos.
  • Como a maioria das frutas, o mamão é uma boa fonte de fibra: ainda que o sistema digestivo dos cães não seja capaz de digerir a fibra, trata-se de um nutriente fundamental em sua dieta. Entre outras coisas, a fibra traz volume à ração, cria sensação de saciedade, regula o funcionamento intestinal, promove o crescimento de uma microbiota intestinal benéfica e regula a consistência das fezes. Descubra mais sobre a fibra para cachorros: importância, alimentos e suplementos neste outro artigo do PeritoAnimal.
  • Possui um elevado teor de vitamina C: maior, inclusive, que em algumas frutas cítricas como a laranja. Esta vitamina contribui na diminuição do estresse oxidativo, favorece a produção de colágeno e participa na formação do esqueleto ósseo. Você pode encontrar mais informações sobre a vitamina C para cachorro: dosagem e para que serve, neste outro artigo.
  • Contém quantidades consideráveis de vitamina A: esta vitamina interfere em diversas funções do organismo, entre as quais se destacam a visão, a queratinização, a manutenção da integridade da pele e mucosas e o funcionamento adequado do sistema imunológico e a reprodução.
  • É uma boa fonte de minerais: entre os quais se destacam o cálcio, o magnésio e o potássio. Não deixe de ler sobre os alimentos que contém cálcio para cachorros para saber mais sobre o tema.
  • Possui uma enzima chamada papaína: que ajuda no processo digestivo e contribui na neutralização da acidez gástrica. Por este motivo, pode ser benéfica para cães que sofrem de gastrite. Se quiser saber mais sobre a gastrite em cães: seus sintomas e tratamento, você pode obter maiores informações aqui.

Como dar mamão a um cachorro

Agora que sabemos que o mamão é uma fruta apta para cães, vamos explicar como ela deve ser servida. O cachorro pode comer mamão em seu estado natural, é a melhor opção. Você deve evitar servi-lo congelado (pelo risco de asfixia envolvido) e desidratada (pelo seu alto teor de açúcar).

A primeira coisa a se considerar é a escolha da fruta. É preciso escolher unidades que estejam em ótimo estado de maturação, que serão as com textura firme mas suave e com coloração entre o amarelo e o laranja.

Uma vez selecionada, você deve descascar e retirar as sementes para evitar os efeitos prejudiciais que estas partes podem ter nos cães. Uma vez que a polpa tenha sido retirada, corte-a em pedaços e ofereça a fruta diretamente ao seu cão. Lembre-se que, como o restante das frutas que estão aptas para estes animais, o mamão deve ser oferecido com moderação. Ele pode ser incluído na dieta como forma de recompensa, ocasionalmente, mas não deve ser um alimento habitualmente servido.

Cachorro pode comer mamão? - Como dar mamão a um cachorro

Contraindicações do mamão para cachorros

Apesar de o cachorro poder comer mamão, existem algumas situações em que oferecer a ele a fruta pode ser contraindicado:

  • Alergias alimentares: deve-se evitar que cães que possuam alergias alimentares ingiram qualquer alimento fora da sua dieta, para evitar reações de hipersensibilidade indesejadas. Para saber mais sobre o tema, não deixe de ler este outro artigo do PeritoAnimal sobre as Alergias alimentares em cães: sintomas e tratamento.
  • Patologias digestivas crônicas (como a doença inflamatória intestinal), intolerâncias alimentares ou cães com aparelho digestivo muito sensível a mudanças de dieta.
  • Gestação: apesar dos efeitos desta fruta em cadelas gestantes não ter sido estudado, é recomendado evitar esta fruta durante a gravidez, já que em mulheres grávidas, a papaína pode induzir contrações uterinas e aborto.

O que acontece se o cachorro comer a casca do mamão?

Se o cachorro comer a casca do mamão, isso pode causar diversos efeitos indesejados para a saúde dele:

  • Devido a sua textura e firmeza, a casca pode causar perigo de asfixia.
  • O aparelho digestivo dos cães não é capaz de digerir a crosta, o que pode causar quadros gastrointestinais caracterizados por diarreia, vômitos ou desconforto abdominal.
  • Além disso, uma vez que não é digerida, a casca pode causar um quadro de obstrução intestinal.

O que acontece se o cachorro comer sementes de mamão?

Existem estudos que demonstram que as sementes do mamão em pó podem ter um efeito antiparasitário natural, especialmente contra coccídeos e alguns helmintos como a Toxocara.

As sementes naturais encontradas diretamente na fruta, no entanto, podem ter efeitos prejudiciais à saúde dos cães:

  • Podem causar obstrução intestinal: já que o aparelho digestivo dos cães é incapaz de digeri-las.
  • Podem ser tóxicas por conter extrato de clorofórmio.
  • A longo prazo, causam reduções significativas na concentração e motilidade dos espermatozoides dos cães.
  • Causam danos nas células de Sertoli e alteram o ambiente do epidídimo.

Por todos estes motivos, é importante que, antes de oferecer mamão ao seu cão, separe a polpa da casca e da semente. Desta forma, você evita causar qualquer dano à saúde do seu peludo.

Agora que você sabe que cachorro pode comer mamão e também viu como oferecer a fruta a ele, não perca estes outros artigos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer mamão?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Juárez, I.E. (2013). Carica papaya: una planta con efecto terapéutico. Horizonte sanitario; 12(2): 35-36
  • Ortega, A.; Jiménez, M., Acosta, K.Y., Guzmán, E., Gutiérrez, E., Luna, W., Zavala, M.A., González, A. (2011). Effects of papaya seeds extract on the sperm characteristics of dogs. Animal Reproduction Science; 129:82-88
  • Salazar, J.S. (2021). Utilización de semilla de papaya (carica papaya) y paico (chenopodium ambrosoides) como antiparasitario natural en perros de la ciudad de Latacunga. UTC; 110
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Cachorro pode comer mamão?