menu
Partilhar

Cachorro pode comer mamão?

 
Por Cristina Pascual, Veterinária. 26 fevereiro 2022
Cachorro pode comer mamão?

Ver fichas de  Cachorros

Você sabe quais frutas os cachorros podem comer? O mamão, cujo nome científico é Carica papaya, é uma delas. Fruta tropical da família das caricáceas, apesar de ser originariamente da América Central, suas propriedades nutricionais e o seu sabor fez com que hoje em dia ela seja cultivada em países do mundo inteiro.

É possível que, conhecendo o valor que esta fruta tropical possui na dieta das pessoas, você se pergunte se cachorro pode comer mamão. Trata-se de uma fruta adequada para cães e que pode proporcioná-los diversos benefícios nutricionais. No entanto, é preciso levar em conta uma série de considerações antes de inclui-la na dieta dos pets, para evitar qualquer efeito indesejado sobre a sua saúde. Neste artigo do PeritoAnimal, te explicamos tudo o que você deve saber sobre a ingestão de mamão para os cães.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer pera?

O mamão faz bem para o cachorro?

O mamão é uma fruta que geralmente costuma agradar a maioria dos cães devido ao seu sabor adocicado e à textura que possui quando está madura. Seus diversos benefícios nutricionais somados à ausência de substâncias tóxicas para seu organismo fazem com que essa fruta seja um alimento apto para os cães.

É preciso, no entanto, levar algumas considerações em conta antes de incorporar esta fruta à dieta do animal. Por um lado, é preciso considerar que, assim como o restante das frutas aptas para cães, é preciso consumir com moderação. Por outro, é importante lembrar que, ainda que a polpa seja comestível, as sementes e a casca podem ser prejudiciais para a saúde dos cães. Ou seja, cachorro pode comer mamão, mas sem semente e nem casca. Nos parágrafos a seguir, te explicamos mais detalhadamente os efeitos que as sementes e a casca do mamão podem ter nos cães.

Benefícios que o mamão proporciona aos cães

Você já viu que sim, cachorro pode comer mamão. A seguir, listamos os principais benefícios que o mamão pode trazer para estes animais:

  • O mamão se destaca por ser uma fruta pouco calórica: devido ao seu baixo teor de carboidratos. Por isso, pode ser oferecida como recompensa de baixo teor calórico a aqueles animais que exigem uma dieta pouco calórica, como cães com sobrepeso. Você pode consultar aqui este outro artigo sobre receitas para cães obesos.
  • Como a maioria das frutas, o mamão é uma boa fonte de fibra: ainda que o sistema digestivo dos cães não seja capaz de digerir a fibra, trata-se de um nutriente fundamental em sua dieta. Entre outras coisas, a fibra traz volume à ração, cria sensação de saciedade, regula o funcionamento intestinal, promove o crescimento de uma microbiota intestinal benéfica e regula a consistência das fezes. Descubra mais sobre a fibra para cachorros: importância, alimentos e suplementos neste outro artigo do PeritoAnimal.
  • Possui um elevado teor de vitamina C: maior, inclusive, que em algumas frutas cítricas como a laranja. Esta vitamina contribui na diminuição do estresse oxidativo, favorece a produção de colágeno e participa na formação do esqueleto ósseo. Você pode encontrar mais informações sobre a vitamina C para cachorro: dosagem e para que serve, neste outro artigo.
  • Contém quantidades consideráveis de vitamina A: esta vitamina interfere em diversas funções do organismo, entre as quais se destacam a visão, a queratinização, a manutenção da integridade da pele e mucosas e o funcionamento adequado do sistema imunológico e a reprodução.
  • É uma boa fonte de minerais: entre os quais se destacam o cálcio, o magnésio e o potássio. Não deixe de ler sobre os alimentos que contém cálcio para cachorros para saber mais sobre o tema.
  • Possui uma enzima chamada papaína: que ajuda no processo digestivo e contribui na neutralização da acidez gástrica. Por este motivo, pode ser benéfica para cães que sofrem de gastrite. Se quiser saber mais sobre a gastrite em cães: seus sintomas e tratamento, você pode obter maiores informações aqui.

Como dar mamão a um cachorro

Agora que sabemos que o mamão é uma fruta apta para cães, vamos explicar como ela deve ser servida. O cachorro pode comer mamão em seu estado natural, é a melhor opção. Você deve evitar servi-lo congelado (pelo risco de asfixia envolvido) e desidratada (pelo seu alto teor de açúcar).

A primeira coisa a se considerar é a escolha da fruta. É preciso escolher unidades que estejam em ótimo estado de maturação, que serão as com textura firme mas suave e com coloração entre o amarelo e o laranja.

Uma vez selecionada, você deve descascar e retirar as sementes para evitar os efeitos prejudiciais que estas partes podem ter nos cães. Uma vez que a polpa tenha sido retirada, corte-a em pedaços e ofereça a fruta diretamente ao seu cão. Lembre-se que, como o restante das frutas que estão aptas para estes animais, o mamão deve ser oferecido com moderação. Ele pode ser incluído na dieta como forma de recompensa, ocasionalmente, mas não deve ser um alimento habitualmente servido.

Cachorro pode comer mamão? - Como dar mamão a um cachorro

Contraindicações do mamão para cachorros

Apesar de o cachorro poder comer mamão, existem algumas situações em que oferecer a ele a fruta pode ser contraindicado:

  • Alergias alimentares: deve-se evitar que cães que possuam alergias alimentares ingiram qualquer alimento fora da sua dieta, para evitar reações de hipersensibilidade indesejadas. Para saber mais sobre o tema, não deixe de ler este outro artigo do PeritoAnimal sobre as Alergias alimentares em cães: sintomas e tratamento.
  • Patologias digestivas crônicas (como a doença inflamatória intestinal), intolerâncias alimentares ou cães com aparelho digestivo muito sensível a mudanças de dieta.
  • Gestação: apesar dos efeitos desta fruta em cadelas gestantes não ter sido estudado, é recomendado evitar esta fruta durante a gravidez, já que em mulheres grávidas, a papaína pode induzir contrações uterinas e aborto.

O que acontece se o cachorro comer a casca do mamão?

Se o cachorro comer a casca do mamão, isso pode causar diversos efeitos indesejados para a saúde dele:

  • Devido a sua textura e firmeza, a casca pode causar perigo de asfixia.
  • O aparelho digestivo dos cães não é capaz de digerir a crosta, o que pode causar quadros gastrointestinais caracterizados por diarreia, vômitos ou desconforto abdominal.
  • Além disso, uma vez que não é digerida, a casca pode causar um quadro de obstrução intestinal.

O que acontece se o cachorro comer sementes de mamão?

Existem estudos que demonstram que as sementes do mamão em pó podem ter um efeito antiparasitário natural, especialmente contra coccídeos e alguns helmintos como a Toxocara.

As sementes naturais encontradas diretamente na fruta, no entanto, podem ter efeitos prejudiciais à saúde dos cães:

  • Podem causar obstrução intestinal: já que o aparelho digestivo dos cães é incapaz de digeri-las.
  • Podem ser tóxicas por conter extrato de clorofórmio.
  • A longo prazo, causam reduções significativas na concentração e motilidade dos espermatozoides dos cães.
  • Causam danos nas células de Sertoli e alteram o ambiente do epidídimo.

Por todos estes motivos, é importante que, antes de oferecer mamão ao seu cão, separe a polpa da casca e da semente. Desta forma, você evita causar qualquer dano à saúde do seu peludo.

Agora que você sabe que cachorro pode comer mamão e também viu como oferecer a fruta a ele, não perca estes outros artigos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer mamão?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Juárez, I.E. (2013). Carica papaya: una planta con efecto terapéutico. Horizonte sanitario; 12(2): 35-36
  • Ortega, A.; Jiménez, M., Acosta, K.Y., Guzmán, E., Gutiérrez, E., Luna, W., Zavala, M.A., González, A. (2011). Effects of papaya seeds extract on the sperm characteristics of dogs. Animal Reproduction Science; 129:82-88
  • Salazar, J.S. (2021). Utilización de semilla de papaya (carica papaya) y paico (chenopodium ambrosoides) como antiparasitario natural en perros de la ciudad de Latacunga. UTC; 110

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Cachorro pode comer mamão?
1 de 2
Cachorro pode comer mamão?

Voltar ao topo da página