menu
Partilhar

Alimentos com cálcio para cachorros

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 5 fevereiro 2021
Alimentos com cálcio para cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O PeritoAnimal sabe que a boa alimentação do seu cachorro é essencial para que ele receba todas as vitaminas, minerais, gorduras e proteínas, entre outros compostos necessários para que tenha uma excelente saúde, bem como para prevenir doenças e melhorar sua qualidade de vida.

Às vezes, não é suficiente dar ao seu amigo peludo a ração canina de melhor qualidade, uma vez que, por uma ou outra razão, ele pode precisar de quantidades extras de algum componente. É por isso que queremos falar sobre os alimentos com cálcio para cachorros, um guia prático sobre algumas comidas que trazem muitos benefícios para seu mascote em certas fases de sua vida. Boa leitura.

Por que o cálcio é importante para os cachorros?

É possível que o cálcio seja um dos minerais mais importantes para o organismo do cachorro, uma vez que contribui para formar corretamente seu sistema esquelético, incluindo os dentes, além de controlar as funções cardíacas e hormonais e regular o sistema nervoso. De maneira resumida, o cálcio para cães serve para:

  • O desenvolvimento dos ossos
  • Atua de maneira ativa na transmissão dos impulsos nervosos
  • Tem importante papel na ação muscular
  • É essencial para a boa coagulação do sangue

Por todas essas razões, não pode faltar cálcio na alimentação do seu cachorro. Isso não significa, contudo, que você deve ir correndo comprar suplementos de cálcio. Pelo contrário, sua administração é muito delicada e só deve ser realizada sob supervisão médica, pois um excesso desse mineral pode provocar distúrbios e doenças como deformações nos quadris e osteocondrite dissecante.

Quando devo dar cálcio para meu cachorro?

A ração processada para cachorros já inclui a quantidade de cálcio diária recomendada para seu mascote, e você só deverá incluir uma dose extra se o veterinário recomendar, o que pode ocorrer se:

  • Você oferece ao seu cachorro uma dieta de comida caseira.
  • Seu cachorro ainda é filhote e precisa de quantidades maiores de cálcio.
  • Você tem uma cadela em período de gestação ou que está amamentando os filhotes.

A dose é calculada por cada quilo de peso, sendo 120 miligramas por quilo para cachorros adultos e 320 miligramas por quilo para os filhotes. No caso de cadelas gestantes ou amamentando, é normal que ocorra uma rápida perda de cálcio, pois ele é transmitido aos fetos e filhotes. Portanto, antes de comprar cálcio para cachorro, converse com o veterinário para se certificar se ele é mesmo necessário e, principalmente, a quantidade que deve ser administrada ao seu animal de estimação.

Se uma dose extra de cálcio foi prescrita para o seu amigo peludo e você prefere oferecê-la de uma maneira natural por meio de alimentos com cálcio para cachorros, aqui te contamos quais são os mais adequados para ele.

Alimentos com cálcio para cachorros - Por que o cálcio é importante para os cachorros?

Ovo

O ovo é um alimento muito nutritivo e sua casca contém não apenas grandes quantidades de cálcio (cerca de 800 miligramas), como também boro, zinco, magnésio e outros minerais, e por isso representa uma ótima opção entre os alimentos ricos em cálcio para cachorro.

Se possível, prefira os ovos orgânicos, pois a casca absorve com facilidade os produtos químicos que são utilizados nas grandes indústrias e granjas, e eles são muito difíceis de eliminar. É claro que você não oferecerá ao seu cachorro o ovo inteiro ou somente as cascas. Você pode aproveitá-lo de duas maneiras:

  • Preparando farinha de casca de ovo para cachorro: mergulhe a casca do ovo na água quente durante dois minutos para eliminar qualquer bactéria. Retire-a e deixe secar muito bem e, depois, triture a casca. Você pode utilizar um moedor, suas próprias mãos ou qualquer outra ferramenta que te permita transformá-la em pó e poderá oferecer esta farinha de casca de ovo para cachorro. Assim, você pode adicionar a farinha à comida do seu cachorro.
  • Ovo inteiro: prepare um ovo cozido inteiro, sem retirar a casca, em um pouco de água fervendo. Você não deve adicionar sal. Quando estiver pronto, triture completamente em um liquidificador ou processador de alimentos. Inclua esse alimento rico em cálcio para cachorros no preparo das comidas do seu cão.

Leite e queijos

Os laticínios contêm grandes quantidades de cálcio, mas nem todos são bons para seu cachorro. Quando se trata de leite, o mais recomendável é o de cabra, uma vez que os cachorros o digerem muito bem. Você pode oferecer um pouco ao seu cachorro em uma tigela. Se não encontrar esse tipo, prefira o leite de vaca desnatado ou sem lactose, e misture com um pouco de água. Fique de olho para que não provoque diarreia em seu cachorro; se isso acontecer, suspenda o uso imediatamente.

Em relação ao queijo, é mais um alimento que contém cálcio e é bom para cachorros. Você pode adicioná-lo na preparação da comida, se você dá ao seu cachorro uma dieta caseira, ou oferecer um pouco como um petisco. Prefira o queijo cottage por seu baixo teor de sal, e sempre em pequenas quantidades. E preste atenção pois há alguns cachorros que podem ser intolerantes à lactose.

Neste outro artigo explicamos todos os detalhes e falamos sobre diferentes tipos de queijo que cachorro pode comer.

Alimentos com cálcio para cachorros - Leite e queijos

Iogurte

É outro laticínio que também pode fornecer grandes quantidades de cálcio para o cachorro. As bactérias benéficas presentes no iogurte são ideais para regular o funcionamento da flora intestinal do seu amigo peludo, contribuindo para uma boa digestão.

Na hora de escolher um iogurte, opte pelos que contenham baixo teor de gordura e que não tenham sabor ou adoçantes. Você pode adicionar um pouco à comida do cachorro para amolecê-la.

Se quiser saber como fazer sorvete caseiro para cachorro, é só acessar este outro artigo do PeritoAnimal.

Ossos

Se você é uma das pessoas que dão sobras de comida e ossos para seus cachorros, você deve interromper essa prática imediatamente. Os ossos cozidos são muito perigosos para os cachorros, pois se partem facilmente quando mordidos e podem chegar a causar perfurações no intestino e no estômago. No entanto, os ossos são uma fonte inegável de cálcio para cachorro, e você pode oferecê-los de várias formas:

  • Ossos crus: é muito mais seguro, uma vez que podem mastigá-los e digeri-los com facilidade quando não estão cozidos. Devem conter carne, não somente osso.
  • Ossos triturados: sejam cozidos ou crus, triturar os ossos é uma boa forma de evitar acidentes. Utilize um moedor ou um processador de alimentos para transformar os ossos em pó, e depois misture com a comida do seu animal de estimação. É uma opção simples e rica em cálcio para cães.
Alimentos com cálcio para cachorros - Ossos

Peixes

Os benefícios dos peixes são inúmeros: fornecem cálcio, ômega 3, ácidos graxos, vitamina C e muitos outros nutrientes e minerais. Os peixes mais recomendáveis por possuírem alto teor de cálcio para cachorro são a sardinha, o salmão, o atum e a truta.

Para evitar doenças, cozinhe o peixe antes de oferecê-lo ao seu cachorro. Elimine todos os espinhos e ossos, ou triture tudo muito bem em um processador de alimentos.

Agora que você já sabe quais são os alimentos ricos em cálcio para cachorro, talvez possa se interessar pelas frutas recomendadas para cachorro. Confira no seguinte vídeo:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos com cálcio para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • JEUSETTE, Isabelle; ROMANO, Victor. Nutrición del cachorro. Affinity Petcare SA, 2010. Disponível em: <https://www.affinity-petcare.com/veterinary/sites/default/files/rr_nutricion_del_cachorro.pdf>. Acesso em 2 de fevereiro de 2021.
  • GARCÍA, Francia Elena Valencia; MORALES, María Orfilia Román; SÁNCHEZ, Diana Patricia Cardona. El calcio en el desarrollo de alimentos funcionales. Revista Lasallista de Investigación, 2011, vol. 8, no 1, p. 104-116. Disponível em> <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0482-50042009000200008&script=sci_arttext>. Acesso em 2 de fevereiro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Alimentos com cálcio para cachorros
1 de 4
Alimentos com cálcio para cachorros

Voltar ao topo da página