Dietas equilibradas

Cachorro pode comer amendoim?

Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 24 abril 2023
Cachorro pode comer amendoim?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O amendoim (arachis hypogaea) é um dos petiscos mais queridos e populares em todo o Brasil, destacando-se das outras frutas secas pelo seu preço acessível e sua enorme versatilidade na culinária, servindo para preparar desde pratos sofisticados da cultural oriental até quitutes super brasileiros, como a paçoca e o pé-de-moleque.

E nos últimos anos, o amendoim vem perdendo o estigma de ser um alimento "que engorda" para ganhar seu lugar em uma alimentação saudável, graças a quantidade de vitaminas, minerais, ácidos graxos e antioxidantes naturais. Por isso, muitos tutores se perguntam se cachorro pode comer amendoim ou se esse alimento faz mal à sua saúde do pet. Neste novo artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre os benefícios e as precauções de dar amendoim para cachorro. Não perca!

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer cereais?

Índice

  1. Cachorro pode comer amendoim: faz bem ou mal?
  2. Cachorro pode comer amendoim: como oferecer
  3. Cachorro pode comer amendoim: cuidados e recomendações

Cachorro pode comer amendoim: faz bem ou mal?

Ao contrário de muitos alimentos, o amendoim não esta entre os alimentos proibidos para cachorros. Pelo contrário, esse alimento é rico em ácidos graxos e antioxidantes naturais, como o Omega 3 e o Omega 9, que ajudam a prevenir os danos celulares e os problemas cardiovasculares, já que evitam a ação dos radicais livres e a a acumulação de placas de colesterol LDL (o chamado “colesterol ruim”) nas artérias.

Os amendoins também são ricos em vitamina E, vitaminas do complexo B, ácido fólico e minerais, como o manganês, que são nutrientes indispensáveis para o fortalecimento do sistema imunológico e para o correto desenvolvimento da musculatura dos cachorros. Por isso, o consumo pode resultar especialmente benéfico para os filhotes, que estão em plena fase de crescimento, e para os cachorros idosos, que precisam prevenir a perda de massa muscular e outros sintomas comuns de velhice.

Apesar desses benefícios, você precisa considerar que os amendoins oferecem um alto índice calórico e contém muita gordura. Em consequência, o consumo exagerado ou desequilibrado pode levar a um rápido aumento de peso, favorecendo a aparição de sintomas associados à obesidade nos cães.

Além disso, os cães não podem consumir amendoim da mesma maneira que os humanos. Estamos acostumados a consumir amendoim de diferentes formas: cru, frito ou torrado, com ou sem casca, sozinho ou em receitas salgadas ou doces, como o pé de moleque. Porém, os cachorros não podem comer frituras, sal, açúcar ou outros temperos e conservantes que podem causar sérios problemas digestivos, como gases, diarreias e vômitos, ou reações alérgicas no organismo.

Portanto, o amendoim não faz mal para cachorro, porém, os ingredientes que são adicionados para dar sabor ou melhorar a textura podem causar danos no organismo do pet (como o sal ou o açúcar). Também é fundamental garantir que os cachorros consumam esse alimento na forma e nas quantidades adequadas considerando seu tamanho, peso e estado de saúde.

Cachorro pode comer amendoim: como oferecer

Sim, cachorro pode comer amendoim, mas você precisa saber como introduzi-lo na dieta do seu melhor para garantir um consumo seguro e benéfico a sua saúde. Em primeiro lugar, é fundamental retirar a casca do amendoim antes de oferecer ao seu cachorro, já que as cascas são difíceis de digerir e podem causar transtornos gastrointestinais.

O ideal é oferecer amendoim cru e sem casca ao seu cachorro, já que desta forma conserva todos os nutrientes. Além disso, seu cachorro pode comer amendoim cozido no forno (torrado) e sem casca, desde que não se adicione sal, açúcar ou outros temperos danosos ao organismo do cachorro. Porém, você nunca deverá oferecer amendoim industrializado frito, salgado ou caramelizado ao seu cachorro, nem receitas doces ou salgadas que incorporem ingredientes que prejudiquem sua saúde.

Cachorro pode comer pasta de amendoim?

Depende! Se você preparar uma pasta de amendoim caseira, sem sal, açúcar ou conservantes, então, sim seu cachorro pode comer pasta de amendoim de forma moderada, já que contém muita gordura e é rica em calorias.

Porém, as pastas de amendoim industrializadas costumam conter muito açúcar, conservantes e aditivos artificiais, que podem causar sérios danos ao seu cachorro. E claro, você não deve oferecer esse tipo de produto ao seu melhor amigo.

Cachorro pode comer amendoim japonês?

Não! O amendoim japonês que é consumido comumente no Brasil é frito e contém muito sal agregado. Portanto, você nunca deverá oferecer ao seu cachorro, já que poderá causar sintomas de desidratação, além dos problemas digestivos já mencionados.

Confira também se cachorro pode comer tomate nesse artigo do PeritoAnimal

Cachorro pode comer amendoim: cuidados e recomendações

Como mencionamos anteriormente, existem algumas precauções ao dar amendoim para cachorro, como sempre retirar a casca e nunca adicionar temperos que possam prejudicar a saúde. Além disso, você também deve lembrar que seu melhor amigo só poderá consumir amendoins de forma moderada, como um petisco ou um prêmio por seu bom comportamento. Por isso, recomendamos utilizá-lo apenas como um reforço positivo na educação do seu cachorro, para recompensá-lo pelas boas condutas e estimulá-lo a continuar aprendendo.

Além disso, o ideal é consultar um veterinário antes de introduzir qualquer novo alimento ou fazer uma mudança na dieta do seu pet. Desta forma, você conseguirá oferecer uma nutrição completa e equilibrada ao seu cachorro, e dar amendoim ao seu cão em quantidades adequadas para aproveitar as propriedades benéficas deste alimento.

Confira também nosso vídeo no YouTube com algumas receitas para cachorros com pasta de amendoim:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer amendoim?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Vídeos relacionados com Cachorro pode comer amendoim?

1 de 3
Vídeos relacionados com Cachorro pode comer amendoim?

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Cleber Eduardo da Silva
Sem casca ou sem pele?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Cleber. Tudo bem? Cachorro pode comer amendoim sem casca ou sem pele. As duas nomenclaturas são possíveis para falar da casca do amendoim. Um abraço da equipe do PeritoAnimal! 🐶
A sua avaliação:
Ana
O ideal é oferecer amendoim cru e sem casca ao seu cachorro, já que desta forma conserva todos os nutrientes. Além disso, seu cachorro pode comer amendoim cozido no forno (torrado) e sem casca, desde que não se adicione sal, açúcar ou outros temperos danosos ao organismo do cachorro.
Cachorro pode comer amendoim?