Cachorro pode comer inhame?



Ver fichas de Cachorros
A grande proximidade entre homens e cachorros facilitou muito a vida de ambos, tanto no que se refere à alimentação quanto à proteção e companhia oferecidas pelos cães. É uma troca justa: os cães recebem alimentos de uma maneira mais fácil do que caçar e, em troca, dão aos homens proteção e companhia. Em alguns casos, os cães ainda podem ser utilizados como animais de trabalho. No entanto, como consequência dessa aproximação, o cão passou a ser considerado um membro da família, tendo direito a ficar bem próximo de seu tutor e, em alguns casos, a compartilhar a comida com as pessoas.
De certo modo, esse hábito de alimentar os cães com nossos alimentos pode ser um tanto ruim para eles, que possuem hábitos alimentares bastante diferentes dos nossos. Os cães possuem necessidades nutricionais diferentes das pessoas, exigindo uma dieta diferenciada, com um grande aporte de proteínas. Fornecer uma dieta equilibrada ao cachorro é fundamental para manter a sua saúde em dia. Mas quais alimentos poderiam ser oferecidos aos cães sem problemas? Cachorro pode comer inhame? Se você também se pergunta isso, está na hora de eliminar essas dúvidas de uma vez por todas! Aproveite este artigo do PeritoAnimal e fique por dentro dos alimentos permitidos para os cachorros. Boa leitura!
Pode dar inhame para o cachorro?
Sim, mas em quantidades moderadas. O inhame (Dioscorea sp.) caracteriza-se por ser uma planta de caule herbáceo e escandente que forma tubérculos. Ele faz parte de um grupo de alimentos que inclui a batata-inglesa, a batata-doce, o cará e a mandioquinha. O inhame apresenta características alimentares importantes. A análise de sua composição evidencia tratar-se de um alimento rico em carboidratos, apresentando, portanto, um bom valor energético. Apresenta excelente teor de fibras, baixos índice glicêmico e carga glicêmica, sendo ainda boa fonte de vitaminas e minerais.
O inhame pode ser fornecido ao cachorro, mas não deve ser a fonte principal de sua dieta, pois seu alto teor de carboidratos pode causar obesidade e predispor o animal a doenças como diabetes. Além disso, não podemos nos esquecer que o cachorro é um animal carnívoro por natureza, devendo ter suas necessidades nutricionais de proteínas supridas.
Benefícios de dar inhame para o cachorro
Os chineses utilizam o inhame há vários anos para fins medicinais, com o intuito de melhorar o funcionamento do corpo e tratar algumas doenças. Dentre seus benefícios, são sugeridas as seguintes ações do inhame:
- Atividades antioxidante
- Imunomodulador
- Antiinflamatório
- Efeitos hipoglicemiante
- Anti-hipertensivo
- Proteção contra o câncer
- Proteção hepática e renal
- Proteção contra danos causados por isquemias
- Agente estimulador da osteogênese
Além disso, é uma excelente fonte de energia para o cachorro.
Como dar inhame para o cachorro
O inhame pode ser utilizado como uma fonte de carboidratos para o cachorro, mas sempre na medida certa, para não desbalancear a dieta dele, e com a aprovação do médico veterinário.
O inhame deverá ser oferecido cozido e descascado, para facilitar a sua mastigação e digestão. Precisa ficar com a consistência macia, podendo ser cortado em pequenos pedaços ou ser amassado com um garfo. Pode ser oferecido com alguma fonte de proteína, como peito de frango ou carne vermelha magra, ou misturado com a ração, mas sempre em pequenas quantidades. Antes de mudar a alimentação do seu amigo peludo, peça orientação ao médico veterinário.
Outros tubérculos e legumes que o cachorro pode comer
Além do inhame, os cachorros podem comer vários outros tubérculos e legumes. Vamos falar um pouco deles, lembrando que nenhum pode ser utilizado como fonte principal da sua alimentação:
- Batata-inglesa: deverá ser oferecida ao cachorro cozida e em pequenas quantidades. Alguns cachorros adoram comer a casca da batata-inglesa, que é considerada uma excelente fonte de fibras e vitaminas.
- Cenoura: nem sempre é muito atrativa ao cachorro, mas possui seus admiradores. Pode ser cozida ou crua, com casca ou sem casca, desde que em pouca quantidade. É um alimento rico em fibras e vitaminas, devendo ser cortada em pequenos pedaços para evitar engasgos e facilitar a mastigação, caso seja oferecida crua.
- Beterraba: pode ser oferecida com segurança para o cachorro. Deve ser cozida para facilitar a digestão. Dependendo da quantidade ingerida, pode deixar a urina e as fezes com uma coloração mais avermelhada. Mas não precisa ficar preocupado! Essa alteração é passageira.
- Chuchu: é um alimento rico em vitaminas, minerais, fibra e água, além de ser pouco calórico. Pode ser oferecido ao cachorro tranquilamente como um petisco ou misturado na comida.
- Batata-doce: pode ser oferecida ao pet quando cozida e descascada, em pequenas quantidades. Não utilize temperos ou condimentos, pois podem fazer mal ao cachorro.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer inhame?, recomendamos que entre na nossa categoria de Dietas equilibradas.
- Monte-Guedes, C.K.R. et al. Inhame (Dioscorea sp.): alimento funcional? Revista Brasileira de Plantas Medicinais, 2022. Disponível em https://www.sbpmed.org.br/admin/files/papers/file_dNtKRcjDpRjW.pdf. Acesso em 03 de julho de 2025.
- Firmiano, B.O, Geraldo Júnior, E. Análise de diferentes alimentações para caninos. Arquivos Brasileiros de Medicina Veterinária FAG, v.6, n.2, 2023. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/1908-Texto%20do%20Artigo-5392-1-10-20240126%20(1).pdf. Acesso em 03 de julho de 2025.