Problemas oculares

Cachorro com olho vermelho - Causas e tratamentos

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. Atualizado: 14 novembro 2022
Cachorro com olho vermelho - Causas e tratamentos
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Um cachorro com o olho vermelho pode sinalizar algo simples, como uma alergia, ou pode indicar uma doença grave, como o glaucoma. A parte branca do olho, chamada de esclera, possui como função principal a proteção do conteúdo intraocular, sendo resistente e elástica. A conjuntiva, uma camada transparente, recobre a esclera, como se fosse uma pele, bem fina. Quando algo irrita esta camada, ocorre dilatação dos vasos sanguíneos, dando a aparência de vermelhidão na parte branca dos olhos. Então, aqueles pequenos vasos sanguíneos que conseguimos ver nos olhos do nosso amigo peludo não estão exatamente no globo ocular, mas sim na conjuntiva.

Certamente, você já observou essa alteração ocular em cachorros e ficou se perguntando o que teria causado aquilo. Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre o cachorro com olho vermelho, algumas causas, como proceder, como tratar e prevenir problemas oculares nos cães. Se você se interessou pelo assunto, continue lendo e aprendendo sobre os olhos do seu amigo.

Índice

  1. Cachorro com olho vermelho, o que pode ser?
  2. Cachorro com olho vermelho e remelando é preocupante?
  3. Mancha vermelha no olho do cachorro é infecção?
  4. Faz mal o cachorro ficar coçando muito o olho?
  5. Posso usar algum colírio no olho vermelho do cachorro?
  6. Tratamento para o cachorro com o olho vermelho
  7. Como prevenir problemas nos olhos dos cães?

Cachorro com olho vermelho, o que pode ser?

Aqui destacamos cinco das principais causas de olho vermelho em cães:

Conjuntivite viral

As causas de conjuntivites virais em cães frequentemente estão associadas ao vírus da cinomose, que causa uma conjuntivite inicialmente mucosa, que logo evolui para purulenta (devido à infecção bacteriana secundária) e, por vezes, transforma-se em uma ceratoconjuntivite seca (olho seco), devido à toxicidade viral sobre a glândula lacrimal. O tratamento é sintomático quando há infecção bacteriana associada[1].

Conjuntivite bacteriana

As conjuntivites bacterianas geralmente são causadas por Staphylococcus aureus, entre outras bactérias gram-positivas. Os filhotes, devido ao pequeno desenvolvimento do tecido linfoide conjuntival (tecido de defesa), estão mais suscetíveis à infecção bacteriana nos olhos. O diagnóstico deverá ser realizado por um médico veterinário, por meio de exames como citologia, cultura e antibiograma.

Alergia/Blefarite

A conjuntivite alérgica geralmente é bilateral, crônica e recorrente. A atopia está entre as causas mais comuns para um cachorro com olhos vermelhos, sendo responsável por 60% dos casos. A blefarite alérgica (processo alérgico nas pálpebras) pode ser encontrada em casos de urticárias, hipersensibilidade alimentar e de contato. Além da vermelhidão nos olhos, podem ser vistos edema, prurido periocular (coceira ao redor dos olhos), escoriações, piodermite secundária (infecção na pele perto dos olhos devido a bactérias oportunistas), perda de pelos e lesões na córnea.

Ceratoconjuntivite seca

A ceratoconjuntivite seca, conhecida como “olho seco”, é uma doença frequente na população de cães, com maior prevalência em idosos e raças braquicefálicas. Geralmente resulta da deficiência do componente aquoso do filme lacrimal, mas pode estar associada às alterações das secreções sebácea ou mucosa. A consequência da disfunção lacrimal é a inflamação da superfície ocular (córnea e conjuntiva), que pode adquirir aspectos e gravidade variáveis de acordo com a evolução da doença, sendo bem comum o tutor relatar que o cachorro está com os olhos vermelhos e com remela.

Os sintomas variam de acordo com a fase da doença (aguda ou crônica) e a gravidade do ressecamento, podendo afetar apenas um ou os dois olhos. Dependendo da causa, a ceratoconjuntivite seca pode ser temporária ou permanente. Quando a redução na quantidade de lágrima ocorre de forma lenta e progressiva, o olho aparece vermelho e inflamado, com secreção mucosa (frequentemente confundido com conjuntivite infecciosa). O acúmulo de secreção predispões à inflamação das bordas das pálpebras e dermatite ao redor dos olhos.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, que desencadeia uma lesão no nervo óptico e nas células da retina, podendo levar o animal à cegueira. Os principais sintomas notados são vermelhidão da região do globo ocular, vasos calibrosos e visíveis na conjuntiva, dor, contração e dilatação da pupila com rapidez, o cachorro procura esconder a cabeça para não ficar exposto à luz solar e esfrega a região dos olhos com as patas.

Neste outro artigo falamos sobre como tratar uma alergia ao redor do olho do cachorro.

Cachorro com olho vermelho - Causas e tratamentos - Cachorro com olho vermelho, o que pode ser?

Cachorro com olho vermelho e remelando é preocupante?

Sim! O cachorro com olho vermelho pode sinalizar doenças graves, como glaucoma e ceratoconjuntivite seca, que, se não tratadas precocemente e da forma correta, podem levar o animal à cegueira.

Mancha vermelha no olho do cachorro é infecção?

Nem sempre uma mancha vermelha no colho do cão é uma infecção. Alguns cachorros podem apresentar uma mancha vermelha na parte branca do olho, chamada de hemorragia subconjuntival (sangramento entre a conjuntiva e a esclera). Geralmente esse sangramento é resultante de um trauma, ocorrido durante brincadeiras, brigas e até mesmo acidentes automobilísticos. É uma situação autolimitante, com resolução espontânea em 2 a 3 semanas, não causa dor e nem atrapalha a visão do cachorro.

Faz mal o cachorro ficar coçando muito o olho?

O cachorro deve ser impedido de coçar os olhos, pois ele pode ferir a córnea com a unha ou com algum objeto onde esteja se esfregando. Sempre que houver um problema oftalmológico, é indicado o uso do colar elizabetano, para evitar o contato das patinhas com os olhos.

No vídeo a seguir mostramos como fazer um colar elizabetano caseiro para cachorros e gatos:

Posso usar algum colírio no olho vermelho do cachorro?

O ideal é que o animal seja levado ao médico veterinário especialista no assunto, que examinará os olhos e saberá qual o melhor tratamento. Caso você não possa levar o cachorro imediatamente ao oftalmologista veterinário, a recomendação é usar bons colírios lubrificantes (Hyabak e Lácrima Plus, por exemplo), pois eles ajudam a manter os olhos úmidos e protegidos contra os danos causados pelo ressecamento. Além disso, não deixe de colocar o colar elizabetano no cachorro, para evitar arranhões e ferimentos na córnea.

Cachorro com olho vermelho - Causas e tratamentos - Posso usar algum colírio no olho vermelho do cachorro?

Tratamento para o cachorro com o olho vermelho

O tratamento para o olho vermelho no cachorro deverá ser direcionado para a causa principal. Caso seja uma conjuntivite bacteriana, por exemplo, deverão ser utilizados colírios antibióticos de amplo espectro. Nas conjuntivites alérgicas, geralmente o tratamento será sistêmico, com mudanças de alimentação, adaptação do ambiente para retirada do agente causador da alergia e uso de antialérgicos.

O tratamento da conjuntivite decorrente de cinomose deverá incluir colírios lubrificantes e antibióticos, para combater infecções bacterianas secundárias. A terapia contra o vírus causador da doença deverá ser conduzida de forma sistêmica, conforme a evolução da doença.

No caso da ceratoconjuntivite seca, os olhos devem ser lubrificados para evitar maiores danos à córnea. O uso de imunomoduladores tem mostrado grande eficiência no controle da doença.

O tratamento do glaucoma exige dedicação do tutor. O médico veterinário especializado em oftalmologia poderá prescrever colírios para a diminuição da pressão intraocular e a realização de procedimento cirúrgico.

Em todos os casos, o animal deverá ser levado ao médico veterinário para exames e diagnóstico correto da causa, sendo muito perigoso o uso de medicamentos sem prescrição médica.

Como prevenir problemas nos olhos dos cães?

A melhor forma de prevenir problemas oculares nos cães é sempre manter os olhos limpos e lubrificados. Pelos que tocam os olhos podem ferir a córnea e irritar a conjuntiva, devendo ser retirados (amarrados ou cortados). Também é adequado evitar que os cachorros se choquem contra os móveis da casa ou paredes, para que não haja risco de traumas na região ocular. Visitas periódicas ao oftalmologista veterinário podem prevenir doenças como o glaucoma e a ceratoconjuntivite seca.

Agora que você já sabe as causas e como tratar um cachorro com olhos vermelhos, talvez possa te interessar o vídeo a seguir no qual falamos sobre como os cães enxergam:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com olho vermelho - Causas e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.

Referências
  1. Silva, A.C.E. Oftalmologia Veterinária, 2017. Editora e Distribuidora Educacional S.A. Disponível em http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201702/INTERATIVAS_2_0/OFTALMOLOGIA_VETERINARIA/U1/LIVRO_UNICO.pdf. Acesso em 11/11/2022.
Bibliografia
  • Barbosa, A. Ceratoconjuntivite seca em cães. Boletim Pet, Agener União Saúde Animal, v.03, 2017. Disponível em https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/vetsmart-contents/Documents/DC/AgenerUniao/Boletim_Pet_032017_Ceratoconjuntivite_Seca_Caes.pdf. Acesso em 11/11/2022.
  • Marmett, G. Glaucoma em cães – Revisão de Literatura. Congresso Online de Medicina Integrativa Veterinária, 2021. Resumo. Disponível em https://eventos.congresse.me/medinvet/resumos/11487.pdf. Acesso em 11/11/2022.
  • Carneiro, B.K, Leseux, C. Glaucoma congênito em cães. 15º Encontro Científico Cultural Interinstitucional, 1º Encontro Internacional, 2017. Disponível em https://www.fag.edu.br/mvc/assets/pdfs/anais-2017/BRENDHA%20KACZAN%20CARNEIRO-brendha_@hotmail.com-1.pdf. Acesso em 11/11/2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Cachorro com olho vermelho - Causas e tratamentos