Cuidado da pele

Cachorro com cheiro forte na pele, o que fazer?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 25 maio 2023
Cachorro com cheiro forte na pele, o que fazer?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Assim como as pessoas, os cães também têm seu cheiro característico, o famoso “cheiro de cachorro”. Há quem aprecie o aroma, mas também existem pessoas que não o suportam. O certo é que cães saudáveis e bem cuidados não devem exalar odores ruins. Caso o seu cachorro esteja com um cheirinho ruim, mesmo depois do banho, algo de errado está acontecendo com a pele dele.

Alguns cães possuem a pele mais oleosa ou mais seca, o que pode predispor a certas doenças, além do cheiro ruim de seborreia. Infecções bacterianas, fúngicas, ácaros e outros parasitas podem ocasionar um desequilíbrio na fauna normal da pele do cachorro, resultando em lesões e mau cheiro. Excesso de banho também pode alterar os microrganismos da pele do cão, favorecendo o aparecimento de dermatites.

Por ser o maior órgão do corpo, a pele é um excelente sinalizador da saúde de um cão, refletindo principalmente a sua alimentação. Mas como saber a causa do cheiro ruim do cachorro? Pode ser somente o cheiro característico dele ou existe algum problema na pele? Como posso melhorar o odor do meu cachorro? Neste artigo, serão esclarecidas todas essas dúvidas, além de dicas de como deixar seu cão mais cheiroso e saudável. Cachorro com cheiro forte na pele, o que fazer? Leia para saber todos os detalhes.

Também lhe pode interessar: Shar pei com cheiro forte

Índice

  1. O que deixa o cachorro com cheiro forte na pele?
  2. Por que meu cachorro fede mesmo depois do banho?
  3. Como tirar o cheiro forte da pele do cachorro?
  4. Dicas para deixar seu cachorro mais cheiroso

O que deixa o cachorro com cheiro forte na pele?

Entre as possíveis causas para o cheiro forte na pele dos cachorros, podemos destacar:

1. Fungos

Os fungos mais comuns em cães e gatos são Microsporum e Trichophyton. Os fungos são transmitidos por contato com pelos e caspa infectados ou com elementos fúngicos nos animais, no ambiente ou objetos que tiveram contato com animais doentes (pentes, escovas, camas, caixas de transporte etc). Ocorre inflamação na pele, devido a toxinas produzidas pelos fungos, e produção de caspas, podendo ocorrer proliferação bacteriana na pele, causando um odor fétido. Muitos tutores se queixam de que o cachorro está com cheiro de carniça nessas situações.

2. Bactérias

Muito comum em cães alérgicos, devido às lesões causadas por eles enquanto se coçam. Essas lesões podem formar secreções purulentas capazes de deixar o cachorro com cheiro forte na pele.

3. Seborreia

A seborreia é uma doença crônica da pele dos cães, resultante de um defeito na queratinização com formação de caspas, muita oleosidade na pele e na pelagem e algumas vezes pode ocorrer inflamação secundária. Pode ser dividida em:

  • Seborreia seca: pele e pelagem ressecadas, com descamação e acúmulo de caspas brancas a cinzas, com pelagem áspera e seca.
  • Seborreia oleosa: pele e pelos gordurosos, mau odor intenso, principalmente em casos mais graves. A otite externa ceruminosa é comum nesses casos.

Todo distúrbio na pele que altere a proliferação, a diferenciação ou a descamação celular provoca sinais de seborreia, como inflamações, influência de hormônios, fatores nutricionais e fatores ambientais.

4. Ácaros

Os principais ácaros causadores de problemas na pele são Cheyletiella spp., Demodex spp., Sarcoptes scabiei e Notoedres cati. Esses parasitas causam distúrbios na pele, como inflamação, descamação, muita coceira e odor fétido.

5. Problemas nos dentes

Algumas vezes, o problema do mau cheiro no cachorro não vem da pele, e sim da boca. Dentes estragados e com placas bacterianas causam um odor fétido muito forte, e quando os cachorros se lambem, transferem o cheiro para os pelos por meio da saliva.

Por que meu cachorro fede mesmo depois do banho?

Um dos motivos pelo qual o cachorro fica fedendo mesmo depois de tomar banho é quando o mau odor vem da boca. Não vai adiantar lavar a pelagem se o cheiro ruim vier dos dentes. Outro motivo para o cachorro continuar com cheiro forte na pele mesmo após o banho é o uso de xampus e sabonetes que não tratam o problema de pele dele, como por exemplo, a seborreia.

Cães com seborreia oleosa geralmente apresentam otite externa ceruminosa, sendo necessário tratar os ouvidos também. Além disso, a produção de sebo pela pele é tão intensa, que em menos de 24 horas, o cachorro já produziu a quantidade suficiente para exalar cheiro ruim novamente.

Cachorro com cheiro forte na pele, o que fazer? - Por que meu cachorro fede mesmo depois do banho?

Como tirar o cheiro forte da pele do cachorro?

A melhor forma de melhorar o cheiro da pele do cachorro é tratando seu problema de base, ou seja, a causa da seborreia, a sarna, as bactérias ou qualquer outra causa de alterações dermatológicas. Para cada caso, existe um tipo de xampu indicado, que atuam como um remédio para melhorar o aspecto e o odor da pele. Abaixo, citamos alguns exemplos de xampus utilizados nos diversos problemas de pele:

  1. Clorexidina xampu: é indicado para cães e gatos no tratamento auxiliar e curativo da grande maioria das afecções bacterianas de pele, superficiais ou profundas, com sintomas de prurido, edema, exsudação e seborreia. O produto age nas camadas superficiais e mais profundas da derme, promovendo uma potente ação bactericida.
  2. Sebotrat: utilizado como auxiliar no tratamento da seborreia oleosa em cães. Produto à base de ácido salicílico e enxofre, melhorando a inflamação da pele.
  3. Sebolytic Spherulites: o xampu Sebolytic Spherulites é indicado para o tratamento e controle da pele oleosa associada à seborreia dos cães. É uma solução dermatológica antisséptica e antipruriginosa, particularmente eficaz para a remoção de descamações, crostas e secreções associadas à seborreia dos cães.
  4. Xampu Neutralizador de Odores da Sanol: ajuda a remover maus odores com sua fórmula biodegradável e sem parabenos e petrolatos, possui extrato de erva doce, que promove a limpeza e deixa um agradável perfume. Pode ser utilizado em cães com odores de difícil remoção ou com excesso de sujidade, promovendo a limpeza e deixando um aroma agradável, sendo uma boa opção de como tirar o cheiro forte da pele do cachorro.
  5. Sabonete Dove: pode ser utilizado em cães com seborreia seca, onde ocorrem descamação e coceira. O sabonete Dove deixa a pele mais hidratada, aliviando o desconforto do animal.

Dicas para deixar seu cachorro mais cheiroso

Se você já identificou a causa que tem deixado o cachorro com cheiro forte na pele e ela não está relacionada a nenhum problema de saúse, aqui vão algumas dicas que funcionam como remédios caseiros para tirar o mau cheiro e, ainda, deixar o seu amigo peludo mais cheiroso:

  1. Em cães mais sujinhos, faça uma pré-lavagem com um sabonete neutro, para que a sujeira mais pesada seja totalmente retirada;
  2. Dê preferência a xampus específicos para cães, neutros e com perfumes suaves;
  3. Utilize toalhas limpas para secar o cachorro;
  4. Nunca deixe o cachorro molhado. A pele e a pelagem úmidas podem ajudar na proliferação de fungos e bactérias, causando problemas de pele e mau cheiro. Sempre tenha certeza de que conseguiu deixar o cão completamente seco antes de encerrar o procedimento de limpeza dele;
  5. Limpe os ouvidos. Pode ser utilizada uma solução de limpeza otológica própria para cães antes do banho, retirando-se o excesso do produto com um pedaço de algodão;
  6. Não exagere nos perfumes! Os cães possuem o olfato muito eficiente, ficando extremamente incomodado com perfumes;
  7. Evite o excesso de banhos. O uso excessivo de xampus e sabonetes pode causar um ressecamento da pele, resultando em prurido e ferimentos, o que pode causar mau cheiro devido à proliferação bacteriana.

E para finalizar, nunca se esqueça que a pele do seu cachorro é diferente da sua. Por isso, não exagere na quantidade de banhos. O ideal é dar um banho por mês no cachorro. Se morar em apartamento, essa frequência poderá ser reduzida para um banho a cada 15 dias. Mais do que isso, somente em casos de tratamentos dermatológicos e por indicação veterinária.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com cheiro forte na pele, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado da pele.

Bibliografia
  • Scott, D. W., Miller Jr., W.H., Griffin, C.E. Dermatologia de Pequenos Animais. Ed. Interlivros Edições LTDA, 1996, p. 401-409, 770 – 774.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Cachorro com cheiro forte na pele, o que fazer?