Shar pei com cheiro forte
Ficha do animal: Shar pei
O shar pei é uma das raças de cachorros mais antigas e curiosas do mundo. Com um aspecto característico graças às suas múltiplas rugas, estes cães originários da China têm sido utilizados como animais de trabalho e de companhia. Com a chegada co comunismo, quase desapareceram por serem considerados "um objeto de luxo".
Infelizmente, alguns exemplares desta raça soltam um odor desagradável e muitos dos seus donos perguntam porque notam o Shar pei com cheiro forte. Se você quer que o seu pet apenas chame a atenção pela sua língua azul e rugas maravilhosas e não pelo mau cheiro, continue lendo esse artigo do PeritoAnimal e descubra as causas e soluções para este problema.
Doença de pele que provocam mau cheiro no cachorro Shar pei
A pele do Shar pei reúne algumas características que a tornam propensa a sofrer certas doenças que podem estar fazendo com que o cachorro cheire mal.
Além de contar com rugas que criam pregas na pele, dificultando a limpeza e aeração, estes animais são mais predispostos a sofrer de demodicose do que outras raças, uma doença de pele produzia por um ácaro e alergias. Saiba mais nos pontos seguintes:
Demodicose
A demodicose é uma doença de pele produzida por um ácaro microscópico chamado Dêmodex que se aloja na pele do cachorro quando se introduz nos folículos pilosos. Dêmodex pode afetar indivíduos de todas as idades e condições, mas é mais frequente em cachorros e em animais com defesas baixas provocadas por alguma outra doença ou por um tratamento com corticoides (típico das alergias), por exemplo.
Embora estes ácaros não sejam os principais responsáveis do mau odor do shar pei, eles alteram a pele e fazem com que o cachorro fique mais vulnerável perante outras doenças que provocam mau cheiro como a seborreia, pioderma ou infecção por Malassezia.
Alergias
Os shar pei também possuem uma alta predisposição genética para padecer de alergias, sobretudo alergia a elementos ambientais, também conhecida como atopia, como os ácaros, o pólen, etc.
Assim como no caso anterior, as alergias em si não são responsáveis pelo mau odor, mas alteram a pele, fazendo com que ela perca a sua função de barreira protetora frente outras doenças que provocam o cheiro desagradável.
Como mencionado antes, determinadas doenças provocam mau cheiro no cachorro, como a infecção por Malassezia - um levado que afeta a pele, a seborreia (excesso de produção das glândulas sebáceas) ou a pioderma, uma infecção bacteriana da derme. Estas doenças que requerem um diagnóstico e tratamento veterinário podem acometer qualquer cachorro, mas são muito mais comuns em cachorros com alergias ou demodicose, como é o caso dos Shar pei.
Mau cheiro por falta de higiene
Não devemos esquecer que a falta de higiene é uma das principais causas de que um cachorro,de qualquer raça, cheire mal.
Existe uma crença popular que indica que não deve lavar o cachorro nunca ou quase nunca, especialmente os Shar pei porque o banho remove a capa protetora que possuem na pele. Embora seja verdade que esta capa existe e aporta benefícios, também é verdade que existem shampoos de uso frequente para cachorros que respeitam a pele, podendo ser usados quase diariamente sem danificar a derme.
Em qualquer caso, no geral, lavar o seu Shar pei uma vez por mês deve ser mais do que suficiente. Contudo, isso não quer dizer que quando o cachorro se suja com terra no jardim, por exemplo, você tenha de esperar um mês para dar banho nele de novo (desde que você use um shampoo adequado). Estes shampoos são classificados como dermoprotetores e podem ser comprados em clínicas veterinárias ou lojas especializadas.
Cuidados com a pele do sharpei para evitar o mau cheiro
Por ser um animal com pele sensível, recomendamos que você ofereça uma alimentação específica para Shar Pei ao seu cachorro, ou ração para cachorros com pele sensível ou alergias. Também recomendamos que incremente a dieta com ácidos graxos Ômega 3. Proporcionar uma alimentação inadequada pode acabar por se refletir no estado da derme do cachorro e, por isso, provocar condições que explicam por que o seu cachorro cheira mal.
Por outro lado, usar um produto que evite que os ácaros colonizem a pele do cachorro como a moxidectina (disponível em formato de pipetas) pode ser uma grande ajuda para evitar que o Shar Pei cheire mal e que desenvolva alguma das patologias anteriores. Além disso, existem shampoos específicos para cachorros com alergias, assim como outros capazes de prevenir ou controlar doenças que provocam mau odor como a infecção por Malassezia, a pioderma ou a seborreia.
Algumas lendas urbanas afirmam que untar as rugas dos cachorros Shar Pei com óleos e produtos caseiros diversos são práticas adequadas para manter a pele dele saudável, mas não são eficazes e podem contribuir para o mau cheiro dos cachorros quando não são usadas corretamente. Assim, recomendamos que você aplique a quantidade certa de óleos naturais, já que o excesso pode ficar acumulado entre as pregas e produzir um odor desagradável devido à falta de ventilação. Contudo, estes tratamentos nunca devem substituir o tratamento veterinário, devem apenas servir de complemento e ser sempre aprovados pelo especialista.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Shar pei com cheiro forte, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado da pele.