Partilhar

Unha de cachorro quebrada na raiz, o que fazer?

 
Por Maria Besteiros. Atualizado: 9 novembro 2020
Unha de cachorro quebrada na raiz, o que fazer?

Ver fichas de  Cachorros

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar o que pode ser feito em caso de unha de cachorro quebrada na raiz e também no de unha de cachorro entrando na carne. Veremos como é possível curar este problema em casa e, ainda, quando é necessário levar o animal até o veterinário.

Sempre devemos dar uma atenção especial e regular às unhas do nosso amigo peludo, assim como ficarmos atentos aos esporões - dedos que ficam na lateral das patas traseiras do animal. Lesões nas unhas e nos dedos podem dificultar a locomoção do cachorro, e por isso é bom cortá-las sempre que necessário. Agora, se durante esse processo houve algum problema ou, ainda, se a questão é uma unha do cachorro pendurada, continue lendo para saber o que fazer.

Causas para unha de cachorro quebrada

Os cachorros possuem quatro unhas nos dedos de suas patas. Alguns possuem, ainda, os esporões, que são dedos vestigiais localizados na parte interna de cada pata acima do pé. Em geral, os cachorros mantêm suas unhas aparadas por meio do desgaste natural que ocorre enquanto realizam suas atividades habituais, como correr ou andar. Se por qualquer motivo esse desgaste for insuficiente, as unhas crescerão, o que pode se tornar uma fonte de problemas.

Unhas muito grandes impedem um posicionamento adequado dos dedos, o que faz com que o cachorro apresente problemas para caminhar. Essa unhas precisam ser cortadas e, se é o caso, você deve observar se existe algum empecilho dificultando seu desgaste, como a falta de atividade do cachorro ou simplesmente o mau apoio. As unhas dos esporões, como não têm contato com o chão, podem crescer em formato circular até encravar na carne. A seguir, vamos explicar o que fazer se a unha do cachorro quebrou.

Há diferentes causas que podem levar à queda ou a uma unha quebrada de cachorro:

  • O próprio cachorro pode ter arrancado a unha porque estava atrapalhando para caminhar
  • Pode ter se partido em uma queda ou tropeço
  • Ou, ainda, pode ser resultado de alguma infecção
  • A causa mais comum é quando a unha está grande demais, o que faz o animal ter dificuldades para se mover
Unha de cachorro quebrada na raiz, o que fazer? - Causas para unha de cachorro quebrada

Unha do cachorro sangrando

Embora não seja uma situação frequente, é importante saber como agir quando a unha do cachorro quebrou. Em alguns casos, a quebra é acompanhada de sangramento, o que costuma ser o primeiro sintoma a chamar a atenção do tutor.

O sangue sai de uma área vascularizada da unha, que é onde se encontram os nervos e os vasos sanguíneos. É a parte rosada presente na base da unha, se ela for branca. Se a unha quebrar nessa região, além de apresentar sangramento, o cachorro sentirá dor.

Este vídeo sobre o que significa quando o cachorro levanta a pata da frente pode te interessar:

Como tratar a unha de cachorro quebrada na raiz

Em caso de ser arrancada ou de uma unha do cachorro pendurada, a menos que isso tenha afetado a área vascularizada, não deve haver sangramento. Por isso, é possível que o cachorro tenha perdido uma unha sem que você se dê conta.

Se a unha do cachorro quebrou dessa forma, o mais comum é que não seja necessário fazer nada, já que ele não sentirá dor, não afetará sua mobilidade e a unha crescerá novamente em algumas semanas. Nesses casos, é mais comum que o cachorro quebre a unha do esporão, por sua situação, e não alguma unha dos dedos.

Em caso de unha do cachorro pendurada, será necessário removê-la. Você pode utilizar um cortador de unhas próprio para animais mas, antes, é bom desinfetar o material com álcool. Se a remoção causar algum sangramento, uma opção é colocar um algodão e uma gaze limpa para pressionar a base da unha.

Agora, se é um caso de unha de cachorro quebrada na raiz e o sangue persistir,além da opção do algodão e uma gaze limpa, você pode ainda utilizar talco ou bicarbonato de sódio para estancar a hemorragia. Logo em seguida e, se o sangramento tiver sido interrompido, lave a região.

O normal, mesmo que não haja nenhum tipo de tratamento, é que ocorra o sangramento por até cinco minutos.[1] Se continuar por mais tempo que isso, você deve levar o cachorro à clínica veterinária. Lá, a unha será cauterizada para parar de sangrar. No entanto, se a clínica veterinária estiver fechada no momento, ou se você não tiver acesso, por algum motivo, para interromper a hemorragia da unha do seu cachorro uma outra opção é utilizar nitrato de prata, preferivelmente em pó, aplicado diretamente na ferida. Repetimos que, se isso não funcionar, será imprescindível procurar um veterinário com urgência.

As unhas dos cachorros crescem de novo?

Sim, as unhas dos cachorros se regeneram e crescem de novo, a menos que tenham sido removidas completamente. Nesse último caso, a unha não voltará a crescer. No entanto, se seu cachorro arrancou parte da unha, se ela foi cortada ou partida, não se preocupe: em poucos dias ela voltará a seu estado normal.

Como evitar que o cachorro quebre uma unha

O fato de o cachorro ter quebrado uma unha pode servir como um ponto de partida para que você se preocupe mais com seu cuidado. Assim, você deve verificar com regularidade se as unhas estão curtas. Caso contrário, você deve cortá-las, prestando atenção especial ao esporões, se houver. Dessa forma, é possível ver que a melhor forma de prevenir que o cachorro quebre uma unha é mantendo sua higiene adequada. Para isso, você pode lixar as unhas regularmente, utilizando uma lixa para cachorros, ou cortá-las.

Como cortar unha do cachorro

É bom acostumar o cachorro desde o primeiro momento à manipulação das patas e ao corte das unhas. Para cortar, comece pegando a pata e, com dois dedos, expondo a unha totalmente. Com um cortador de unhas para cachorros, corte sempre respeitando a área de vascularização, o que é fácil no caso dos cachorros de unhas claras, já que é bastante visível. Para os cachorros com unhas escuras, sem essa possibilidade de visualização, devemos cortar paralelamente à almofada.

Não use cortadores de unha para pessoas. Se ocorrer sangramento, você deve agir conforme já explicamos. É melhor cortar menos, apenas a ponta da unha, do que exagerar e afetar a vascularização, especialmente nas primeiras vezes, já que você pode assustar o cachorro de forma que ele reaja negativamente às tentativas posteriores de corte. Saiba também que, se você não quiser arriscar e fazer isso sozinho, a equipe da clínica veterinária ou pet shop canina pode cuidar do corte das unhas.

Para mais informações, não perca este o artigo sobre como cortar as unhas a um cachorro em casa.

Unha de cachorro quebrada na raiz, o que fazer? - Como evitar que o cachorro quebre uma unha

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Unha de cachorro quebrada na raiz, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Referências
  1. WASHINGTON STATE UNIVERSITY. Clipping Your Dog's Claws. Disponível em: <https://www.vetmed.wsu.edu/outreach/Pet-Health-Topics/categories/procedures/dogs/clipping-your-dog's-claws>. Acesso em 5 de novembro de 2020.
Bibliografia
  • VETDERM. Dog Nail Problems You Should Know About. Disponível em: <https://www.vetdermclinic.com/dog-nail-problems-you-should-know-about/>. Acessoem 5 de novembro de 2020.
  • TERRA. Vida e Estilo: Aprenda como tratar danos nas unhas dos cães. Disponível em: <https://www.clubeparacachorros.com.br/cuidados/aprenda-como-tratar-danos-nas-unhas-dos-caes/>. Acesso em 5 de novembro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Unha de cachorro quebrada na raiz, o que fazer?
1 de 3
Unha de cachorro quebrada na raiz, o que fazer?

Voltar ao topo da página