Partilhar

Cachorra sangrando muito no cio

Cachorra sangrando muito no cio

Ver fichas de  Cachorros

Os cuidadores de cadela, quando estas não estão esterilizadas, têm que enfrentar os períodos de cio, os quais costumam ocorrer duas vezes por ano, e também podem gerar muitas dúvidas. Uma delas, e talvez a que se expressa com mais frequência, tem a ver com o sangramento. "Cachorra sangrando muito no cio", costuma ser o questionamento mais habitual, uma vez que não há uma quantidade exata que pode ser estabelecida como normal. Por isso, neste artigo de Perito Animal, vamos esclarecer as dúvidas sobre este tema que tanto preocupa.

Cio nas cadelas, como é?

Para você ser capaz de determinar se a sua cadela sangra muito no cio, primeiro você deve conhecer como transcorre o seu ciclo reprodutivo, o qual pode ser dividido em quatro fases que são as seguintes:

  • Proestro: Nesse período, que pode chegar a três semanas, é quando se produz o sangramento. O qual pode apresentar distintas tonalidades, desde uma cor de sangue fresco a outro mais rosado, amarelado ou marrom. A cadela elimina gotículas ou pequenos jatos. Uma quantidade abundante de sangue fresco seria motivo de consulta veterinária, da mesma maneira que se aparecer mau cheiro ou algum sintoma como febre ou dor. Neste período também está visível uma inflamação da vulva e é comum que a nossa cadela urine mais vezes. No final desta fase, já se encadeando com a seguinte, a cadela, que estava atraindo os machos devido à produção de feromônios, se torna receptiva. Para demonstrar-lo afastará a calda para um lado, deixando suas genitálias expostas. Este sintoma indica que começou a fase seguinte.
  • Estro ou cio receptivo: como dissemos, é nesta fase em que a cadela aceita o macho, e, portanto, encontra-se no seu período de fertilidade, no qual, por estar com um cão macho sem castrar, poderia ficar prenha. Esta fase pode durar até três semanas e notamos que termina porque a fêmea deixa de aceitar o macho. Considera-se o período do cio o que compreende o proestro e o estro e dura umas três semanas, em média. No estro já não deveria haver sangramento e, se este for verificado, é motivo de consulta veterinária, já que pode tratar-se de uma infecção ou de uma irregularidade no cio.
  • Diestro: como dissemos, a cadela, nesta fase, irá rejeitar o acasalamento e o macho também irá perder o interesse. Se a cadela tivesse ficado prenha, este período duraria alguns meses, os correspondentes à gestação e terminaria no momento do parto. Se não há gestação, este período será seguido do anestro. Não deve produzir nenhum sangramento.
  • Anestro: corresponde com o período de inatividade sexual e durará até que comece um novo ciclo de cio.
Cachorra sangrando muito no cio - Cio nas cadelas, como é?

Duração do cio da cadela e quantidade normal

Somente no período conhecido como proestro nossa cadela tem que sangrar. É impossível dizer que quantidade é a "normal", precisamente porque não há nenhuma quantidade fixa, nem sequer um número de dias de sangramento que seja comum para todas as cadelas. Inclusive, não haverá um cio igual na mesma cadela. Genericamente, apenas com o objetivo de orientação, podemos destacar o seguinte:

  • Duração normal do sangramento no cio da cadela: mais de três semanas seria motivo de consulta veterinária. Até esse momento o sangramento pode ser normal, mas sempre devemos observar se vai diminuir o fluxo e mudando de cor, de um vermelho intenso até chegar a um marrom rosado. Claro que estas secreções não devem cheirar mal. Caso tenham mau cheiro, podem indicar infecção e será necessária atenção veterinária.
  • Quantidade normal de sangue no cio: também é muito variável. Em algumas cadelas é quase imperceptível, porque a quantidade é pequena e, além disso, se lambem. O normal é que você veja gotas de sangue saindo da vulva. Algumas vezes são pequenos jatos que podem manchar uma zona adjacente e até as patas, conforme vão caindo, mas há de levar-se em conta que quando a cadela passa um tempo deitada, ao levantar-se, vai cair uma quantidade maior, que é a que foi se acumulando nessas horas. Pode ser que vejamos também pequenas poças em sua cama, ou no lugar onde está deitada, por isso, devemos proteger camas e sofás se la deixamos subir nestes móveis. Além disso, é aconselhável cobrir sua cama com panos, lençóis ou toalhas velhos que depois do cio, possam ser jogados fora caso as manchas de sangue não saiam ao lavar.

Como você pode ver, se a sua cadela sangra muito ou pouco no cio, é relativo. É normal existirem sangramentos diferentes, por isso, o mais importante é que você não observe nenhum sinal de alarme, como por exemplo febre, dor, pus ou a apatia.

Início do cio nas cadelas

Por último, você deve saber que geralmente as cadelas entram no cio entre os 6 e 8 meses, embora deva ser antes nas cadelas de raça pequena e bem depois nas de raça maiores. Durante os dois primeiros anos não é estranho que as cadelas apresentem irregularidades no ciclo reprodutivo delas. Assim, embora a regra seja entrar no cio a cada 6 meses aproximadamente, às vezes pode acontecer antes ou depois. Isso explica um sangramento fora da margem temporal esperada e, apesar de serem alterações que se solucionam habitualmente por si mesmas nos ciclos seguintes, você pode confirmar visitando o seu veterinário. Também é importante saber que as cadelas têm cios mais espaçados com o passar dos anos. Portanto, se você pensa que a sua cadela sangra muito no cio ou tem os cios seguidos, mas já tem uma idade avançada (como uns 10 anos), talvez o sangramento seja consequência de algum tumor e, certamente, será necessária atenção veterinária.

Em qualquer caso, é recomendável a esterilização antes do primeiro cio, ou logo depois, já que, além de evitar o sangramento, ao retirar o útero e os ovários, se reduz a probabilidade de aparição de patologias como o câncer de mama ou a piometra canina. É importante saber que o uso de medicamentos para controlar o cio tem consideráveis efeitos secundários, razão pela qual, como método anti-contraceptivo e por saúde, se aconselha sempre a esterilização antes que os fármacos.

Se a sua cadela entrou em cio mas está castrada, você deve consultar um médico veterinário porque ela pode ter um problema.

Cachorra sangrando muito no cio - Início do cio nas cadelas

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorra sangrando muito no cio, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Cachorra sangrando muito no cio

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
ANA CLAUDIA FERREIRA MARTINS
Olá, minha cachorra entrou no seu primeiro cio em Fevereiro, e acabei de ver que ela esta entrando no cio novamente, devo me preocupar?

Desde quando acabou o cio a 🐸 dela não diminuiu como o normal que seria ficar pequena novamente?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana Claudia! Geralmente este período de sangramento aparece 2 vezes por ano, a cada 6 meses, tenha em conta que pode ser variável em cada cadela e pode ser afetado pela idade ou pela alimentação.
Sendo assim, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Rosa Barbosa
Minha cachorra tá mestrando tem uma semana e normal quanto tempo ela fica menstruada e a primeira vez ela é pequena tem só 6 meses
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rosa! Temos um artigo sobre o cio nas cadelas que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/o-cio-nas-cadelas-sintomas-e-duracao-7537.html
De qualquer forma, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
Lucia

Bom dia. Minha cachorra nasceu cega dos 2 olhos e é a primeira menstruação dela mas ja tem 12 dias ou mais e nao para isso e normal
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lucia! A duração do cio das cadelas pode variar conforme o tamanho, idade e estado de saúde delas. Geralmente, dura entre 15 e 21 dias, mas em alguns casos pode ser praticamente inexistente assim como em outros casos muito abundante.
Você pode saber mais informações sobre o cio nas cadelas no nosso artigo, confira: https://www.peritoanimal.com.br/o-cio-nas-cadelas-sintomas-e-duracao-7537.html
A sua avaliação:
Jadson silva dos santos
Minha cachorra entrou no cio e saiu do cio e ainda está sangrando muito e não parou de sangrar ainda isso é normal
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jadson! Tal como referido no artigo: a cadela elimina gotículas ou pequenos jatos de sangue durante o período de proestro. Uma quantidade abundante de sangue fresco seria motivo de consulta veterinária, da mesma maneira que se aparecer mau cheiro ou algum sintoma como febre ou dor.
A duração máxima desse período são 3 semanas. Caso contrário, também é motivo de visitar o veterinário.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Luciana
Minha cadelinha está menstruada a mais de 1 mês para e volta. Já estou preocupada. Isso é normal acontecer?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luciana! Não é normal de acontecer, pois por regra geral a frequência é de entrar no cio a cada 6 meses. Portanto, se você pensa que a sua cadela sangra muito no cio ou tem os cios seguidos mas já tem uma idade avançada (como uns 10 anos), talvez o sangramento seja consequência de algum tumor.
Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras
Olivano leite
Minha cachorra está sangrando,as vezes quando está deitada ela fica gemendo .seria cólicas?posso dar algum medicamento? obrigado.abracos...
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Olivano! Sem ver a sua cachorro não conseguimos dar um diagnóstico. No entanto, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Sibele Rodrigues
Minha cachorra já está a 4meses no cio e sangrando? O q faço.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sibele! Você precisa buscar um médico veterinário com urgência para fazer o diagnóstico da sua cachorra.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Danielle
minha cachorra ta no cio mais ta saindo muito sangue mais ta com mal cheiro forte ,algumas semanas a trás ela nao tava conseguindo evacuar mais normalizou , ela so fica dormindo e emagreceu um pouco.
Jadson silva dos santos
Minha cadela está sangrando muito entrou no cio e saiu do Silvina tá sangrando muito isso é normal
Denise
Minha cachorra ela esfrega muito o ânus no chão, parece que ela está sentindo muita coceira.
Ela também lambe muito as patinhas, o que pode ser?
A sua avaliação:
Fatima Regina da Silva
Esse artigo também muito importante assim como parabenizo por todos os artigos.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fatima! Valeu pelo comentário. Continue nos acompanhando!

Cachorra sangrando muito no cio
1 de 3
Cachorra sangrando muito no cio

Voltar ao topo da página