Cachorra sangrando muito no cio

Cachorra sangrando muito no cio

Os cuidadores de cadela, quando estas não estão esterilizadas, têm que enfrentar os períodos de cio, os quais costumam ocorrer duas vezes por ano, e também podem gerar muitas dúvidas. Uma delas, e talvez a que se expressa com mais frequência, tem a ver com o sangramento. "Cachorra sangrando muito no cio", costuma ser o questionamento mais habitual, uma vez que não há uma quantidade exata que pode ser estabelecida como normal. Por isso, neste artigo de Perito Animal, vamos esclarecer as dúvidas sobre este tema que tanto preocupa.

Cio nas cadelas, como é?

Para você ser capaz de determinar se a sua cadela sangra muito no cio, primeiro você deve conhecer como transcorre o seu ciclo reprodutivo, o qual pode ser dividido em quatro fases que são as seguintes:

  • Proestro: Nesse período, que pode chegar a três semanas, é quando se produz o sangramento. O qual pode apresentar distintas tonalidades, desde uma cor de sangue fresco a outro mais rosado, amarelado ou marrom. A cadela elimina gotículas ou pequenos jatos. Uma quantidade abundante de sangue fresco seria motivo de consulta veterinária, da mesma maneira que se aparecer mau cheiro ou algum sintoma como febre ou dor. Neste período também está visível uma inflamação da vulva e é comum que a nossa cadela urine mais vezes. No final desta fase, já se encadeando com a seguinte, a cadela, que estava atraindo os machos devido à produção de feromônios, se torna receptiva. Para demonstrar-lo afastará a calda para um lado, deixando suas genitálias expostas. Este sintoma indica que começou a fase seguinte.
  • Estro ou cio receptivo: como dissemos, é nesta fase em que a cadela aceita o macho, e, portanto, encontra-se no seu período de fertilidade, no qual, por estar com um cão macho sem castrar, poderia ficar prenha. Esta fase pode durar até três semanas e notamos que termina porque a fêmea deixa de aceitar o macho. Considera-se o período do cio o que compreende o proestro e o estro e dura umas três semanas, em média. No estro já não deveria haver sangramento e, se este for verificado, é motivo de consulta veterinária, já que pode tratar-se de uma infecção ou de uma irregularidade no cio.
  • Diestro: como dissemos, a cadela, nesta fase, irá rejeitar o acasalamento e o macho também irá perder o interesse. Se a cadela tivesse ficado prenha, este período duraria alguns meses, os correspondentes à gestação e terminaria no momento do parto. Se não há gestação, este período será seguido do anestro. Não deve produzir nenhum sangramento.
  • Anestro: corresponde com o período de inatividade sexual e durará até que comece um novo ciclo de cio.

Duração do cio da cadela e quantidade normal

Somente no período conhecido como proestro nossa cadela tem que sangrar. É impossível dizer que quantidade é a "normal", precisamente porque não há nenhuma quantidade fixa, nem sequer um número de dias de sangramento que seja comum para todas as cadelas. Inclusive, não haverá um cio igual na mesma cadela. Genericamente, apenas com o objetivo de orientação, podemos destacar o seguinte:

  • Duração normal do sangramento no cio da cadela: mais de três semanas seria motivo de consulta veterinária. Até esse momento o sangramento pode ser normal, mas sempre devemos observar se vai diminuir o fluxo e mudando de cor, de um vermelho intenso até chegar a um marrom rosado. Claro que estas secreções não devem cheirar mal. Caso tenham mau cheiro, podem indicar infecção e será necessária atenção veterinária.
  • Quantidade normal de sangue no cio: também é muito variável. Em algumas cadelas é quase imperceptível, porque a quantidade é pequena e, além disso, se lambem. O normal é que você veja gotas de sangue saindo da vulva. Algumas vezes são pequenos jatos que podem manchar uma zona adjacente e até as patas, conforme vão caindo, mas há de levar-se em conta que quando a cadela passa um tempo deitada, ao levantar-se, vai cair uma quantidade maior, que é a que foi se acumulando nessas horas. Pode ser que vejamos também pequenas poças em sua cama, ou no lugar onde está deitada, por isso, devemos proteger camas e sofás se la deixamos subir nestes móveis. Além disso, é aconselhável cobrir sua cama com panos, lençóis ou toalhas velhos que depois do cio, possam ser jogados fora caso as manchas de sangue não saiam ao lavar.

Como você pode ver, se a sua cadela sangra muito ou pouco no cio, é relativo. É normal existirem sangramentos diferentes, por isso, o mais importante é que você não observe nenhum sinal de alarme, como por exemplo febre, dor, pus ou a apatia.

Início do cio nas cadelas

Por último, você deve saber que geralmente as cadelas entram no cio entre os 6 e 8 meses, embora deva ser antes nas cadelas de raça pequena e bem depois nas de raça maiores. Durante os dois primeiros anos não é estranho que as cadelas apresentem irregularidades no ciclo reprodutivo delas. Assim, embora a regra seja entrar no cio a cada 6 meses aproximadamente, às vezes pode acontecer antes ou depois. Isso explica um sangramento fora da margem temporal esperada e, apesar de serem alterações que se solucionam habitualmente por si mesmas nos ciclos seguintes, você pode confirmar visitando o seu veterinário. Também é importante saber que as cadelas têm cios mais espaçados com o passar dos anos. Portanto, se você pensa que a sua cadela sangra muito no cio ou tem os cios seguidos, mas já tem uma idade avançada (como uns 10 anos), talvez o sangramento seja consequência de algum tumor e, certamente, será necessária atenção veterinária.

Em qualquer caso, é recomendável a esterilização antes do primeiro cio, ou logo depois, já que, além de evitar o sangramento, ao retirar o útero e os ovários, se reduz a probabilidade de aparição de patologias como o câncer de mama ou a piometra canina. É importante saber que o uso de medicamentos para controlar o cio tem consideráveis efeitos secundários, razão pela qual, como método anti-contraceptivo e por saúde, se aconselha sempre a esterilização antes que os fármacos.

Se a sua cadela entrou em cio mas está castrada, você deve consultar um médico veterinário porque ela pode ter um problema.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorra sangrando muito no cio, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.