Outros problemas de saúde

Cachorro sangrando pelo nariz: causas

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 17 abril 2020
Cachorro sangrando pelo nariz: causas
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O sangramento pelo nariz é chamado de "epistaxe" e, em cachorros, pode ter diversas causas, desde as mais leves, como uma infecção, até as mais graves, como envenenamento ou problemas de coagulação. Neste artigo do PeritoAnimal, explicaremos as possíveis causas de porque seu cachorro sangra pelo nariz.

Devemos dizer que, embora ver um cachorro sangrando pelo nariz tenda a ser alarmante, na maioria dos casos a epistaxe é causada por condições leves e facilmente tratáveis. Nos demais casos, o veterinário será o responsável pelo diagnóstico e tratamento.

Índice

  1. Infecções
  2. Corpos estranhos
  3. Coagulopatias

Infecções

Algumas infecções que afetam a área nasal ou mesmo oral podem explicar por que um cachorro sangra pelo nariz. Seu cachorro pode sangrar pelo nariz e ter dificuldades respiratórias, fazendo ruídos ao inspirar e expirar. Às vezes, você também poderá ver o seu cachorro sangrando pelo nariz e tossindo.

O interior do nariz é coberto por uma mucosa altamente irrigada por vasos sanguíneos. Portanto, sua erosão, devido a diferentes fatores como infecções crônicas causadas por bactérias ou fungos, pode levar ao sangramento.

Outras vezes, a infecção não ocorre na região nasal, mas na boca. Um abscesso dentário, por exemplo, pode fazer com que ocorra o sangramento pelo nariz. Se este abscesso se rompe na cavidade nasal, causa uma fístula oronasal que apresentará sintomas como coriza unilateral e espirros, principalmente depois que o cachorro se alimenta. Essas infecções devem ser diagnosticadas e tratadas pelo veterinário.

Cachorro sangrando pelo nariz: causas - Infecções

Corpos estranhos

Outra explicação comum de cachorro sangrando do nariz é a presença de algum corpo estranho dentro dele. Nesses casos, é comum ver que o cachorro sangra pelo nariz ao espirrar, pois o principal sinal de que algum material está alojado no nariz do cachorro é uma crise repentina de espirros. No nariz do cachorro é possível encontrar corpos estranhos como espigas, sementes, fragmentos de ossos ou lascas de madeira.

Sua presença irrita a mucosa e faz com que o cachorro esfregue o nariz com as patas ou contra qualquer superfície na tentativa de se livrar do desconforto. Os espirros e feridas que alguns desses corpos estranhos podem causar são os responsáveis pelo sangramento nasal que às vezes ocorre. Se você conseguir ver o objeto dentro das narinas a olho nu, pode tentar extraí-lo com uma pinça. Caso contrário, deve ir ao seu veterinário para removê-lo, pois um objeto alojado nas narinas pode causar problemas como infecções.

Se você notar qualquer nódulo no nariz do cachorro, você deve consultar o veterinário, pois pode ser um pólipo ou tumor nasal, condições que também podem causar sangramentos nasais, além de obstruir, em maior ou menor grau, a passagem de ar. Tumores na cavidade e seios nasais ocorrem mais frequentemente em cachorros idosos. Além do sangramento e ruídos devido ao tamponamento, você poderá notar coriza e espirros. O tratamento de escolha é geralmente a cirurgia, e os pólipos, que não são um câncer, podem ser recorrentes. O prognóstico para os tumores dependerá se eles são benignos ou malignos, um aspecto que seu veterinário determinará com uma biópsia.

Coagulopatias

Outra possível causa de cachorro sangrando pelo nariz são os distúrbios da coagulação. Para que ocorra a coagulação, uma série de elementos precisam estar presentes no sangue. Quando algum deles está faltando, podem ocorrer sangramentos espontâneos.

Às vezes, essa deficiência pode ser causada por envenenamento. Por exemplo, alguns rodenticidas impedem que o corpo do cachorro produza vitamina K, uma substância essencial para a coagulação adequada. O déficit dessa vitamina leva o cachorro a sofrer hemorragias nasais, retais, vômito com sangue, hematomas, etc. Esses casos são emergências veterinárias.

Às vezes, estes transtornos de coagulação são hereditários, como pode ser o caso da doença de von Willebrand. Nessa condição, que pode afetar machos e fêmeas, há um funcionamento deficiente das plaquetas que pode se manifestar como sangramento nasal e gengival ou sangue nas fezes e na urina, embora os sangramentos muitas vezes não sejam perceptíveis e, além disso, diminuam com a idade.

A hemofilia também afeta os fatores de coagulação, mas a doença se manifesta apenas nos machos. Existem outros déficits de coagulação, mas são menos comuns. Os diagnósticos dessas condições são feitos usando exames de sangue específicos. Se ocorrer uma hemorragia grave, serão necessárias transfusões de sangue.

Finalmente, existe um distúrbio hemorrágico não hereditário, e sim adquirido, chamado coagulação intravascular disseminada (DIC) que se manifesta em algumas situações, como durante infecções, insolações, choque, etc. na forma de sangramentos pelo nariz, boca, no trato gastrointestinal, etc., constituindo um distúrbio extremamente sério que geralmente causa a morte do cachorro.

Cachorro sangrando pelo nariz: causas - Coagulopatias

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro sangrando pelo nariz: causas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Vídeos relacionados com Cachorro sangrando pelo nariz: causas

1 de 3
Vídeos relacionados com Cachorro sangrando pelo nariz: causas
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Zeonice
Minha cadela de 14 anos aparentemente está no cio, mas observo que o sangramento está maior que o habitual
A sua avaliação:
Simone
Meu cachorro acabou de jantar e sangrou pelo nariz o q fazer?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
1 de 3
Cachorro sangrando pelo nariz: causas