Problemas oculares

Blefarite em cachorros - Sintomas e tratamento

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 31 março 2023
Blefarite em cachorros - Sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

As pálpebras inflamadas ou blefarite são uma condição irritante para os cães, além de serem um incômodo para seus tutores. Enquanto nos gatos muitas de suas blefarites são principalmente de origem viral ou bacteriana, nos cães esta patologia pode ser devida a múltiplas causas que frequentemente levam a outras patologias oculares concomitantes que agravam o desconforto de nossos companheiros caninos. É uma doença que na maioria dos casos tem um bom prognóstico com tratamento adequado, mas deve-se ter em mente que normalmente dura várias semanas.

Você quer saber em que consiste a blefarite em cachorros? Neste artigo do PeritoAnimal descreveremos os tipos de blefarite canina, seus sintomas e tratamentos para livrar o pet desta condição irritante.

Índice

  1. O que é blefarite canina?
  2. Tipos de blefarite em cachorros de acordo com a causa
  3. Sintomas da blefarite em cachorros
  4. Como curar a blefarite em cães? - Tratamento
  5. Remédios caseiros para a blefarite em cães

O que é blefarite canina?

O termo blefarite refere-se à inflamação das pálpebras, que ocorre principalmente nas bordas e pode afetar a pele externa, bem como os músculos, tecido conjuntivo e glândulas (Meibomian, Zeis e as glândulas de Moll). É mais comum em cães do que em gatos e geralmente afeta ambas as pálpebras. Esta inflamação se deve em grande parte ao fato de que as pálpebras são estruturas bastante inervadas e vascularizadas, o que permite a chegada de células de defesa inflamatórias do sistema imunológico que causam blefarite. Esta inflamação pode ser devida a numerosas causas, desde doenças infecciosas, distúrbios do sistema imunológico, alergias, traumas a doenças congênitas ou tumores.

Como as pálpebras estão em contato direto com a córnea e conjuntiva, a inflamação das pálpebras promove doenças secundárias dessas estruturas oculares como conjuntivite, ceratite ou úlceras.

Tipos de blefarite em cachorros de acordo com a causa

A blefarite em cachorros é mais comumente classificada de acordo com sua causa. Existem vários tipos de blefarite, embora os mais comuns sejam os seguintes:

Blefarite infecciosa canina

A blefarite infecciosa em cães pode ter origens diferentes e, portanto, pode ser uma das seguintes:

  • Bacteriana: uma bactéria chamada Staphylococcus aureus é geralmente responsável pela infecção das pálpebras (especificamente suas glândulas) com a formação de um caroço. Nestes casos de blefarite bacteriana, os cães podem apresentar secreção purulento, vermelhidão e irritação. O diagnóstico é feito por citologia, cultura e antibiograma. Em cachorros, a blefarite purulenta também se desenvolve como parte do piodermite juvenil.
  • Parasitária: pode ser causada por parasitas externos como Demodex canis ou Sarcoptes scabiei, que causam inflamação por escavação de galerias em camadas profundas da pele ou por alteração dos folículos pilosos. O primeiro não causa prurido e também produz lesões em outros lugares que não as pálpebras, enquanto o segundo é muito irritante. Elas são diagnosticadas por raspagens de pele (raspagens profundas no caso de Demodex). Também pode ser causado por parasitas internos como o responsável pela leishmaniose canina (Leishmania infantum), que causará lesões escamosas, nódulos (blefarite granulomatosa ou blefaroconjuntivite granulomatosa), uveíte e úlceras; geralmente não causa dor ou coceira. Neste caso, ela é transmitida por flebotominas e a infecção parasitária é endêmica na região mediterrânea, portanto, é necessário visitar esta região para contraí-la. O diagnóstico é feito por serologia e biópsia da pele.
  • Fungica: causados por fungos dermatófitos responsáveis por minhocas (Microsporum canis, Microsporum gypseum ou Trichophyton mentagrophytes) ou leveduras do gênero Malassezia. O diagnóstico é realizado por amostragem capilar e cultura fúngica.
Blefarite em cachorros - Sintomas e tratamento - Tipos de blefarite em cachorros de acordo com a causa

Blefarite imunomediada ou por hipersensibilidade

Nesses casos, a blefarite em cachorros pode ser devida a uma reação adversa ou alérgica aos alimentos, hipersensibilidade aos antígenos ambientais, medicamentos ou picadas de insetos. É comum observar que o cão tem a pálpebra inferior inchada, bem como a superior, quando a causa é uma reação alérgica.

A blefarite também pode ser devida a doenças imunomediáticas como o lúpus eritematoso sistêmico, que causa alterações generalizadas na pele, incluindo envolvimento palpebral, ou pênfigo (o tipo comum afeta as junções mucocutâneas e pode causar lesões na pálpebra, como vesículas e bolhas).

Blefarite em cachorros - Sintomas e tratamento -

Blefarite congênita

Doenças que aparecem desde o nascimento como entropion (pálpebra virada para dentro na região dos olhos), tricíase (cílios virados para dentro no olho) ou lagoftalmia (incapacidade de fechar completamente o olho) podem causar blefarite no cão.

Outras causas de blefarite em cães

Estes tipos de blefarite canina são os mais comuns, entretanto, existem outras causas que podem causar inchaço ou inflamação da pálpebra do cão:

  • Tumores: uma massa será vista sobre a pálpebra que pode se tornar ulcerada. O diagnóstico é baseado em citologia e biópsia.
  • Traumatismos: golpes, fibras vegetais, exposição a vapores ou ambientes irritantes podem causar inflamação nesta região.
Blefarite em cachorros - Sintomas e tratamento -

Sintomas da blefarite em cachorros

Dependendo da gravidade do processo, nosso cão pode apresentar, além do inchaço da área das pálpebras, os seguintes sinais clínicos:

  • Vermelhidão, prurido e crosta na borda da pálpebra.
  • Secreção purulenta.
  • Alopecia na área afetada.
  • Mudanças na pigmentação.
  • Nódulos de até 5 mm (blefarite granulomatosa) que também podem afetar a conjuntiva (blefaroconjuntivite granulomatosa).
  • Pústulas ou pápulas.
  • Escamação
  • Erosões
  • Ulceras.

Se você notar que seu cão tem uma pálpebra inchada, úlceras, uma área avermelhada ou uma secreção, é essencial consultar um veterinário para fazer um diagnóstico, confirmar que se trata de blefarite e encontrar a causa para tratá-la.

Como curar a blefarite em cães? - Tratamento

Sem dúvida, são os tratamentos prescritos por uma clínica veterinária que irão curar as pálpebras inflamadas do cachorro. Geralmente, os sinais clínicos são atenuados pelo uso de anti-inflamatórios e antibióticos para prevenir infecções secundárias. No entanto, dependendo do tipo de blefarite, o tratamento irá variar:

  • Em casos de blefarite bacteriana, deve ser realizado um antibiograma para aplicar o tratamento antibiótico adequado.
  • Se a blefarite for parasitária ou fúngica, os tratamentos antiparasitários e antifúngicos apropriados devem ser usados dependendo do agente, assim como a limpeza e desinfecção do ambiente do animal. Deve-se ter em mente também que os fungos dermatófitos responsáveis pela tênia, que também podem causar blefarite em cães, são zoonóticos, ou seja, podem ser transmitidos aos seres humanos. Devido a este potencial zoonótico, é especialmente importante nestes casos eliminar dermatófitos em casa, aspirando diariamente e remover o saco do aspirador, desinfetando diariamente utensílios de limpeza e descanso, pulverizando carpete, tapetes, sofás e as casinhas dos animais pelo menos duas vezes por semana com água sanitária 1/100 ou solução de enilconazol para o ambiente em forma de aerossol.
  • Em casos de blefarite imunomediada, é necessário o tratamento imunossupressor com corticoide. Da mesma forma, em hipersensibilidade alimentar, o alergênio alimentar, ou seja, a proteína que está causando a reação adversa, deve ser detectado e eliminado da dieta.
  • Se a blefarite for causada por um tumor ou doença congênita, a cirurgia é a opção de tratamento.

Dicas de como lidar com a blefarite em cães

  • Leve seu cão ao veterinário como uma primeira opção se você descobrir um inchaço na pálpebra.
  • Você pode aplicar remédios naturais como um complemento de limpeza antes de poder levá-lo a um centro veterinário.
  • Tome cuidado para que durante o passeio nenhuma grama atinja ou fique rastro de grama que possa danificar a área.
  • Mantenha a área limpa e evite arranhões e, se necessário, use o colarelizabetano para evitar arranhões.
  • Aplique corretamente o tratamento indicado e não o negligencie.

Remédios caseiros para a blefarite em cães

Se você notar que a pálpebra do cachorro está inchada devido à inflamação, a coisa certa a fazer é levá-lo a um centro veterinário para que o tipo de blefarite possa ser corretamente diagnosticado e tratado. Entretanto, se você não puder ir naquele dia, você pode fazer algo para evitar que a doença piore.

Antes de tudo, é essencial manter a área limpa de sujeira, crostas, sangue e detritos da rua. Para isso você pode usar soro fisiológico que, embora seja realmente um tratamento médico, normalmente todos nós temos em casa.

Outro tratamento caseiro para blefarite em cães é aplicar algum tipo de chá na área uma ou duas vezes ao dia com gaze esterilizada, suavemente e sem esfregar. Após fazer o chá, é importante deixá-lo esfriar para não irritar a área e promover suas propriedades, mas evitando a fermentação, o que só pioraria o processo ao transformá-la em um caldo cheio de bactérias. É por isso que não é a melhor solução em casos de abcessos de blefarite bacteriana, pois pode piorar o estado da pálpebra se não for feita corretamente. As seguintes plantas podem ser experimentadas em chás:

  • Camomila: por suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e analgésicas.
  • Eufrásia: esta é a planta mais conhecida pela saúde dos olhos. Pode ser eficaz em casos de blefarite e conjuntivite. Possui propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e suavizantes.

Você pode tentar limpar a área com água floral de hamamélis por suas propriedades anti-inflamatórias, anti-hemorrágicas, antioxidantes, anti-sépticas e cicatrizantes. Ela é agora comumente encontrada em lojas de fitoterápicos e em várias formas de produtos de limpeza e lenços de higiene para cães e gatos, às vezes em combinação com a eufrásia.

Embora os remédios acima possam ajudar a aliviar os sintomas da blefarite canina, lembre-se de que eles não são o tratamento mais apropriado. Estes remédios devem ser apenas uma emergência ou complemento ao tratamento veterinário, cujo objetivo será tratar a causa da inflamação.

Agora que você já sabe tudo sobre a blefarite em cachorros, não perca o artigo sobre as principais doenças dos olhos dos cachorros.

Blefarite em cachorros - Sintomas e tratamento - Remédios caseiros para a blefarite em cães

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Blefarite em cachorros - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.

Bibliografia
  • S. M. Turner. (2010). Oftalmología de pequeños animales. ELSEVIER España, S.L. Travessera de Gràcia, 17-21 – 08021 Barcelona, España.
  • MA T. Peña , M. Leiva. (2007). Canine conjunctivitis and blepharitis. ELSEVIER.
  • C. Weingart, B. Kohn, M Siekierski, R. Merle, M. Linek. (2019). Blepharitis in dogs: a clinical evaluation in 102 dogs. Veterinary Dermatology.

* Essa parte se traduz? Já que os textos originais tem nomes em inglês e espanhol

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Blefarite em cachorros - Sintomas e tratamento