menu
Partilhar

Quantos dentes tem um tubarão?

 
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 11 maio 2021
Quantos dentes tem um tubarão?

Ver fichas de  Tubarões

Nos ecossistemas do planeta é comum encontrar espécies que ficam no topo quando falamos em predação dentro destes habitats e, no caso dos oceanos, os tubarões, sem dúvida, desempenham este papel. Estes animais pertencem à classe dos condríctios, que inclui os comumente chamados peixes cartilaginosos, no qual o sistema esquelético é formado por cartilagem e não por espinhas.

Em geral, os tubarões não são costumam ser pequenos, embora existam diferenças notáveis entre algumas espécies, como o tubarão-baleia (Rhincodon typus), que é o maior, ou o tubarão-pigmeu-de-olhos-pequenos (Squaliolus aliae), que representa o menor de todas elas.

Para cumprir seu papel de poderosos predadores marinhos, os tubarões são dotados de características diferentes, uma das quais são seus dentes, que, sem dúvida, são uma arma praticamente letal. Você quer saber mais sobre este aspecto dos tubarões? Então, convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal para saber quantos dentes tem um tubarão.

Também lhe pode interessar: O tubarão megalodon existe?

Como é a dentadura de um tubarão

As mandíbulas dos tubarões são formadas por cartilagem, assim como todo o esqueleto, o que lhes permite maior mobilidade, ou seja, uma grande abertura da cavidade bucal. Algumas espécies destes animais podem ser bastante agressivas ao caçar presas, portanto, seus ataques geralmente mostram alta precisão e força.

A dentadura dos tubarões é compostas por diferentes tipos de dentes, dependendo da espécie, assim podemos encontrar tubarões que têm dentes em forma de serra, muito afiados, com função de corte ou dentes especiais para segurar com grande força.

Geralmente, os tubarões têm mais de uma fila de dentes, em alguns casos esta característica é facilmente perceptível, enquanto em outros a dentadura inteira só é visível quando eles expandem suas mandíbulas amplamente. Por outro lado, uma característica comum nos tubarões é que seus dentes não são fixados na mandíbula, de modo que seus dentes podem facilmente se desprender, especialmente quando se fraturam ou quebram, mas têm uma incrível capacidade regenerativa em um curto espaço de tempo.

Neste sentido, os tubarões passam suas vidas substituindo seus dentes perdidos, algo que acontece de forma comum devido a sua forma agressiva de caça. Isso nos permite dizer que os tubarões têm uma dentadura eterna. Imagine como seria a dentição do gigantesco tubarão megalodon.

A seguir, vamos conhecer alguns exemplos particulares sobre os dentes de algumas espécies de tubarões.

Quantos dentes tem um tubarão-branco?

O tubarão-branco (Carcharodon carcharias) é uma espécie classificada como em estado vulnerável em relação ao risco de extinção. Ele habita a maioria dos oceanos tropicais e temperados, com uma distribuição costeira e pelágica. É um grande predador, com uma dieta bastante ampla que inclui mamíferos marinhos, outros peixes e tartarugas.

Tem uma boca grande, com um focinho cônico e achatado, com mandíbulas poderosas que podem abrir bem, assim, dependendo do tamanho da presa, os tubarões-brancos podem engoli-la completamente, mas se não for possível, eles a seguram com grande força até rasgá-la.

E quantos dentes tem um tubarão-branco? O número total de dentes que um tubarão-branco adulto tem pode chegar a 3.000 em alguns casos.

Os dentes do tubarão-branco são largos, especialmente os dentes superiores, e suas bordas têm forma de serra, sem espaços interdentais. Eles têm duas fileiras de dentes principais e, atrás deles, há mais duas ou até três fileiras, que são usadas para substituir os dentes que vão sendo perdidos. Ou seja, eles podem ter até cinco flias de dentes no total em cada mandíbula.

Não perca, ainda, este outro artigo em que falamos sobre a alimentação do tubarão-baleia.

Quantos dentes tem um tubarão? - Quantos dentes tem um tubarão-branco?

Quantos dentes tem um tubarão-tigre?

O tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) é considerado um dos principais superpredadores entre os tubarões. Ela habita um grande número de ecossistemas marinhos, estando presente em águas tropicais e temperadas quentes em todo o mundo. Atualmente está classificado como quase ameaçado de extinção.

O tubarão-tigre é capaz de ingerir quase qualquer coisa que possa identificar flutuando ou nadando, de fato, foram encontrados restos de resíduos em seu sistema digestivo. Quanto a sua dieta, pode devorar mamíferos marinhos, peixes, até outros tubarões, tartarugas, cobras marinhas, crustáceos, lulas, pássaros... Esta é uma das espécies com as quais alguns acidentes com pessoas ocorreram.

As mandíbulas desta espécie de tubarão são muito poderosas, que correspondem à sua grande boca com um focinho curto, mas largo. Os dentes do tubarão-tigre são bastante grandes, com bordas serrilhadas ou cristas e muito afiadas, permitindo-lhes esmagar e perfurar estruturas muito duras, como ossos ou cascos de tartarugas. A forma serrilhada, por outro lado, faz com que, quando a presa é capturada, se rasgue através do próprio movimento ao tentar se libertar, como resultado da fricção dos dentes contra o corpo da vítima. Descubra mais detalhes sobre a caça desses animais neste outro artigo: "Como os tubarões caçam?

Um tubarão-tigre tem cerca de 40 dentes por fileira e geralmente tem cerca de três linhas de dentes em cada mandíbula, o que totalizaria cerca de 240 dentes. Como em outras espécies, seus dentes podem ser substituídos com bastante facilidade.

Quantos dentes tem um tubarão? - Quantos dentes tem um tubarão-tigre?

Quantos dentes tem um tubarão-touro?

O tubarão-touro (Carcharias taurus) é uma espécie que se encontra classificado em estado vulnerável e tem uma ampla distribuição nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, assim como nos mares Mediterrâneo e Adriático, estando presente em águas subtropicais quentes, mas também em algumas áreas mais frias. É normalmente encontrado no fundo do mar, onde pode ser visto flutuando, mas também é comum em fundos arenosos e cavernas.

É um tubarão alongado com um corpo robusto, marrom ou cinza nas costas e branco na barriga. Sua cabeça não é muito grande, com uma forma achatada. Tem três filas de dentes em cada maxilar, estes dentes são caracterizados por serem estreitos e longos, com bordas lisas, condicionados para segurar eficientemente suas presas e engoli-las inteiras, dependendo do tamanho. O tubarão-touro pode ter até 100 dentes no total. Sua dieta inclui uma grande variedade de peixes e até mesmo outros tubarões pequenos.

Quantos dentes tem um tubarão? - Quantos dentes tem um tubarão-touro?

Quantos dentes tem um tubarão-martelo?

O tubarão-martelo (Sphyrna mokarran) é uma espécie bastante marcante por causa de sua cabeça particular e proeminente com a forma da letra T. Ele é distribuído mundialmente em vários oceanos, principalmente em águas tropicais e temperadas quentes. Sua dieta é baseada em uma grande variedade de peixes, outros tubarões e arraias manta. O tubarão-martelo está em perigo crítico de extinção no planeta.

Os dentes do tubarão-martelo são do tipo gancho e bastante afiados, o que facilita o trabalho deles ao rasgar suas presas. Eles têm duas filas de dentes nos maxilares superior e inferior e podem ter quase 80 dentes no total. Como nos outros casos, eles mantêm a característica de serem capazes de renovar constantemente seus dentes.

Quantos dentes tem um tubarão? - Quantos dentes tem um tubarão-martelo?

Neste artigo vimos como é a estrutura dental de algumas espécies de tubarões, o que nos permitiu verificar que a qualificação de super predadores marinhos foi bem concedida, pois, de fato, eles são como máquinas letais quando caçam graças aos dentes.

Há muitas espécies de tubarões que estão em perigo de extinção, seja porque são o alvo particular da pesca a ser consumida como alimento ou por suas supostas propriedades medicinais, mas também por causa da captura acidental de grandes redes usadas para capturar outros tipos de peixes, o que acaba também arrastando muitos tubarões que perdem suas vidas nestes eventos.

Agora que você já sabe quantos dentes tem um tubarão, talvez possa te interessar o seguinte vídeo do canal Nossa Ecologia que explica o que é a simbiose. O tubarão é um dos animais que estabelecem interessantes relações simbióticas:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantos dentes tem um tubarão?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Base de datos de Fishbase (2021). Disponível em: <https://www.fishbase.de/summary/Sphyrna-mokarran.html>. Acesso em 11 de maio de 2021.
  • Ferreira, LC y Simpfendorfer, C. 2019. Galeocerdo cuvier. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2019: e.T39378A2913541. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2019-1.RLTS.T39378A2913541.en>. Acesso em 11 de maio de 2021.
  • Lamilla, J. y Bustamante, C. (2005). Guía para el reconocimiento de: TIBURONES, RAYAS Y QUIMERAS DE CHILE. Oceana. Disponível em: <https://oceana.org/sites/default/files/reports/Guia_Condrictios.pdf
  • OCEANA (2021). Tiburones. Disponível em: <https://europe.oceana.org/es/tiburones>. Acesso em 11 de maio de 2021.
  • Rigby, CL, Barreto, R., Carlson, J., Fernando, D., Fordham, S., Francis, MP, Herman, K., Jabado, RW, Liu, KM, Lowe, CG, Marshall, A., Pacoureau, N., Romanov, E., Sherley, RB y Winker, H. (2019). Carcharodon carcharias. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2019: e.T3855A2878674. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2019-3.RLTS.T3855A2878674.en>. Acesso em 11 de maio de 2021.
  • FLORIDA MUSEUM. Sang Tiger Shark. Disponível em: <https://www.floridamuseum.ufl.edu/discover-fish/species-profiles/carcharias-taurus/>. Acesso em 11 de maio de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Quantos dentes tem um tubarão?
1 de 5
Quantos dentes tem um tubarão?

Voltar ao topo da página