Medicamentos

Apoquel para gatos - Dose e efeitos colaterais

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. Atualizado: 1 setembro 2023
Apoquel para gatos - Dose e efeitos colaterais
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Apoquel é um medicamento veterinário normalmente utilizado para tratar condições dermatológicas, tais como dermatites. É um medicamento especificamente concebido para uso em cães, embora nos últimos anos tenham sido realizados estudos para tentar avaliar a sua potencial eficácia em felinos. O Apoquel pode ser utilizado em gatos? Qual é a dose recomendada de Apoquel em gatos?

Se quiser saber mais sobre Apoquel para gatos, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, no qual falaremos sobre as utilizações, doses e efeitos colaterais deste medicamento veterinário.

Índice

  1. O que é Apoquel para gatos?
  2. Para que serve o Apoquel para os gatos?
  3. Dosagem de Apoquel em gatos
  4. Efeitos colaterais do Apoquel em gatos
  5. Contraindicações do Apoquel para gatos

O que é Apoquel para gatos?

Apoquel é o nome comercial de um medicamento veterinário cujo princípio ativo é oclacitinib maleato. É um medicamento destinado a cães, embora, como veremos a seguir, existam alguns estudos que avaliaram a eficácia e segurança deste medicamento na espécie felina.

O oclacitinib atua inibindo uma enzima chamada Janus kinase (JAK), uma enzima envolvida no mecanismo de acção de várias citocinas (moléculas responsáveis pela comunicação entre células). Especificamente, o efeito terapêutico do oclacitinib deve-se à sua acção sobre certas citocinas pró-inflamatórias envolvidas na resposta alérgica e na coceira. Contudo, o oclacitinib também pode afectar outras citocinas (por exemplo, as envolvidas na resposta imunitária ou hematopoiese), dando ao medicamento certos efeitos indesejáveis que devem ser tidos em conta ao estabelecer o tratamento.

Cabe destacar que o Apoquel é um medicamento veterinário submetido a receita veterinária, ou seja, só pode ser fornecido numa farmácia se for apresentada uma receita veterinária válida.

Para que serve o Apoquel para os gatos?

Para que serve o Apoquel nos gatos? Como mencionado acima, Apoquel é um medicamento concebido para uso em cães. Especificamente, é um medicamento indicado para tratar prurido (prurido) associado a dermatite alérgica e dermatite atópica em cães.

Contudo, nos últimos anos, foram realizados estudos para investigar a eficácia e segurança deste fármaco nas espécies felinas. Globalmente, estudos de avaliação da eficácia do Apoquel para o tratamento do prurido (coceira) em gatos com condições dermatológicas relataram uma resposta eficaz em gatos tratados. Além disso, Apoquel é também capaz de controlar a inflamação das vias respiratórias em gatos com asma felina.

Apoquel pode portanto tornar-se uma opção terapêutica eficaz para o controle do prurido em doenças dermatológicas felinas (tais como dermatite atópica em gatos, dermatite devida a alergias alimentares, alergias ambientais ou alergias à mordedura de insectos) e também para o controle da inflamação associada à asma felina. Assim, se você estiver se questionando como curar a dermatite em gatos, o Apoquel pode ser uma das opções prescritas.

No entanto, a informação sobre a eficácia e segurança do Apoquel em gatos é ainda limitada, pelo que seria sensato continuar estas linhas de investigação e, até que mais dados estejam disponíveis, utilizar Apoquel em gatos com precaução e vigiar de perto os possíveis efeitos indesejados do medicamento. Agora que se sabe como Apoquel é utilizado em gatos, vejamos a dose que deve ser administrada.

Apoquel para gatos - Dose e efeitos colaterais - Para que serve o Apoquel para os gatos?

Dosagem de Apoquel em gatos

Sendo um medicamento concebido para uso em cães, o rótulo Apoquel refere-se apenas à dosagem e posologia do medicamento em cães. Contudo, estudos sobre a utilização de Apoquel em gatos forneceram informações relevantes sobre a dose eficaz de Apoquel nos felinos.

Um estudo, que avaliou especificamente a farmacocinética do Apoquel em gatos, constatou que a taxa de absorção e eliminação do fármaco é mais rápida em gatos do que em cães. Por esse motivo, pode ser aconselhável utilizar doses um pouco mais elevadas e/ou intervalos de dosagem mais curtos em gatos para atingir concentrações sanguíneas semelhantes às obtidas com a dose recomendada em cães.

Especificamente, os estudos em gatos utilizaram a seguinte dosagem:

  • Inicialmente, doses entre 0,4 e 1,2 mg/kg de peso corporal, duas vezes por dia, durante 24-28 dias.
  • Posteriormente, doses que variavam entre 0,4-1,2 mg/kg de peso corporal, uma vez por dia.

Contudo, estes dados devem ser tomados com precaução, e apenas como aproximação, uma vez que ainda não existe informação de base sobre a dosagem segura e eficaz de Apoquel em gatos.

Efeitos colaterais do Apoquel em gatos

Como mencionado anteriormente, o Apoquel tem um efeito farmacológico benéfico devido à sua acção sobre certas enzimas pró-inflamatórias que controlam a inflamação e a coceira. Contudo, o seu efeito sobre outras citocinas implica o aparecimento de uma série de efeitos secundários que devem ser tomados em consideração, pois podem ter repercussões importantes na saúde dos animais tratados.

Em geral, os efeitos colaterais mais relevantes do oclatitinib (princípio ativo do Apoquel) devem-se a duas razões:

  • Interfere o funcionamento do sistema imunitário: aumentando a propensão às infecções e favorecendo o agravamento de tumores ou neoplasias.
  • Interfere com a hematopoiese (síntese de células sanguíneas): isto altera certas contagens de células sanguíneas e parâmetros bioquímicos.

Especificamente, foram relatados os seguintes efeitos adversos associados à administração de Apoquel em gatos:

  • Vômitos e diarreia.
  • Diminuição em algumas contagens de células sanguíneas: neutropenia, trombocitopenia.
  • Alteração dos parâmetros bioquímicos: aumento da ureia e creatinina, aumento da alanina-aminotransferase e aumento da fructosamina.
  • Imunossupressão.
Apoquel para gatos - Dose e efeitos colaterais - Efeitos colaterais do Apoquel em gatos

Contraindicações do Apoquel para gatos

O Apoquel pode ser um medicamento eficaz para o tratamento de dermatites em gatos ou asma felina. No entanto, a sua utilização pode ser contraindicada em algumas situações, por exemplo:

  • Em gatas em gestação, lactação e reprodução: uma vez que a segurança deste medicamento veterinário durante a gravidez, lactação e reprodução não foi demonstrada.
  • Vacinação: nas espécies caninas, estudos relataram que os cachorros tratados com oclacitinib parecem ter uma resposta serológica mais fraca a certas vacinas vivas. No entanto, a relevância clínica dos efeitos observados em animais vacinados ainda não é clara.
  • Gatos imunossuprimidos, gatos com doenças infecciosas ou tumores malignos: dado que o medicamento interfere com o funcionamento do sistema imunitário e pode agravar estas condições patológicas.
  • Gatos alérgicos ao oclacitinib ou a qualquer um dos excipientes do Apoquel.

Agora que você já sabe tudo sobre o Apoquel para gatos, não perca este outro artigo sobre gato se coçando, causas e tratamentos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Apoquel para gatos - Dose e efeitos colaterais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Medicamentos.

Bibliografia
  • Agencia Española De Medicamentos y Productos Sanitarios. Ficha técnica o resumen de las características del producto: Apoquel 16 mg comprimidos masticables para perros. Disponível em: <https://cimavet.aemps.es/cimavet/pdfs/es/ft/EU025+IP/FT_EU025+IP.pdf>. Acesso em 28 de fevereiro de 2023.
  • Mueller, R. S., Nuttall, T., Prost, C., Schulz, B., & Bizikova, P. (2021). Treatment of the feline atopic syndrome - a systematic review. Veterinary dermatology, 32(1), 43–e8.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Apoquel para gatos - Dose e efeitos colaterais