Curiosidades do mundo animal

Animais da América do Norte

 
María Luz Thomann
Por María Luz Thomann, Bióloga e ornitóloga. 28 março 2024
Animais da América do Norte

A América do Norte abriga uma rica variedade de ecossistemas, desde vastas pradarias até florestas densas. Cada canto do continente apresenta uma história única de adaptação e coexistência entre animais emblemáticos. Desde majestosos mamíferos até pequenos anfíbios, a vida selvagem na América do Norte apresenta uma intricada rede de relações que define a ecologia deste continente.

Se você quiser saber mais sobre os animais da América do Norte, não perca este artigo do PeritoAnimal, no qual exploraremos a fascinante biodiversidade da região através de alguns de seus representantes de maior destaque. Continue lendo para conhecer mais sobre a fauna da América do Norte!

Também lhe pode interessar: Animais das Américas

Índice

  1. Vison-americano (Neovison vison)
  2. Lince-vermelho (Lynx rufus)
  3. Coiote (Canis latrans)
  4. Lobo-cinzento (Canis lupus)
  5. Urso-cinzento (Ursus arctos horribilis)
  6. Alce (Alces alces)
  7. Guaxinim (Procyon lotor)
  8. Cascavel-diamante-ocidental (Crotalus atrox)
  9. Bisão-americano (Bison bison)
  10. Esquilo-antílope-de-cauda-branca (Ammospermophilus leucurus)
  11. Outros animais da América do Norte
Ver mais >>

Vison-americano (Neovison vison)

É uma espécie de mustelídeo nativa da América do Norte, desde o Alasca, Canadá e parte dos Estados Unidos, embora tenha sido introduzida em países da América do Sul, como Chile e Argentina, e na Europa, onde são consideradas pragas.

Algumas das características desses animais da América do Norte são:

  • têm um corpo longo e esbelto;
  • Possuem uma pelagem densa e macia;
  • Sua coloração varia, mas geralmente são de tons escuros, como marrom escuro ou preto;
  • Têm patas curtas e uma cauda longa e peluda;
  • Podem medir entre 30 e 45 cm, e os machos são maiores.

Os visons-americanos são excelentes nadadores e são encontrados com mais frequência em habitats aquáticos, como rios, córregos, lagos e pântanos. Sua adaptação à água lhes permite caçar animais que são presas desse habitat, como peixes, anfíbios e invertebrados.

Esta espécie de fauna norte-americana é carnívora e se alimenta de uma variedade de presas, incluindo peixes, roedores, aves aquáticas, crustáceos e insetos. Sua dieta pode variar de acordo com a disponibilidade de alimentos em seu ambiente. O período de reprodução geralmente ocorre na primavera, quando as fêmeas dão à luz ninhadas que podem variar em número de filhotes, mas geralmente ficam entre dois e oito.

Historicamente, o vison-americano é caçado por sua pele, que é valorizada na indústria da moda. No entanto, regulamentações e restrições à caça de visons foram implementadas para conservar as populações selvagens.

O status de conservação do vison-americano pode variar de acordo com a região e as populações específicas. Algumas populações podem enfrentar ameaças significativas, enquanto outras podem estar mais estáveis. Em seu habitat natural, os visons americanos desempenham um papel importante nos ecossistemas aquáticos, ajudando a controlar as populações de pequenos mamíferos e peixes.

Animais da América do Norte - Vison-americano (Neovison vison)

Lince-vermelho (Lynx rufus)

Também conhecido como lince-pardo, esta é uma espécie de felino nativa da América do Norte, onde é encontrada em uma variedade de habitats, desde florestas densas até áreas semiáridas. Seu alcance se estende do sul do Canadá até a América Central e partes da América do Sul.

Sua pelagem é espessa e macia e varia em cor, geralmente em tons de cinza e avermelhado. Eles têm pernas longas, orelhas pontiagudas e uma cauda curta com uma ponta negra. Seu corpo é esbelto e adaptado para a caça em seu habitat natural.

Os linces-vermelhos são animais da América do Norte muito territorialistas e podem ter áreas de caça que variam de alguns quilômetros quadrados a mais de 100 quilômetros quadrados. Eles costumam ser mais ativos durante a noite, embora também possam caçar durante o crepúsculo e o amanhecer. Alimentam-se principalmente de pequenos animais mamíferos, como coelhos, lebres e roedores, mas também podem consumir aves, insetos e, às vezes, veados menores.

O período de reprodução desta fauna norte-americana geralmente ocorre na primavera. As fêmeas podem dar à luz ninhadas que variam em tamanho, geralmente de um a seis filhotes, que permanecem com a mãe por vários meses antes de se tornarem independentes.

A espécie não é considerada "em perigo" de extinção globalmente, mas algumas populações locais podem estar ameaçadas pela perda de habitat e pela caça ilegal. Em algumas áreas, o lince-vermelho é protegido por leis que proíbem sua caça para conservar suas populações.

Como predador de topo, é uma espécie que desempenha um papel crucial no controle das populações de pequenos mamíferos em seu habitat, ajudando a manter o equilíbrio ecológico.

Você se interessa por felinos? Saiba mais sobre esses fascinantes animais em nosso artigo "Tipos de felinos".

Animais da América do Norte - Lince-vermelho (Lynx rufus)

Coiote (Canis latrans)

O coiote é uma espécie de canídeo encontrada na América do Norte, América Central e atualmente na América do Sul, do Canadá até a Colômbia, onde ocupam uma variedade de habitats, desde áreas urbanas até desertos, florestas e pradarias. Sua versatilidade permite que se adaptem a diferentes ambientes.

Os coiotes geralmente são menores que os lobos, com um comprimento corporal variando entre 60 e 90 centímetros e um peso que oscila entre 7 e 21 quilogramas. Possuem uma pelagem grossa e felpuda que varia de tons cinzentos e marrons a amarelados. A ponta da cauda costuma ser negra.

São principalmente animais noturnos, mas também podem ser ativos durante o dia. Este espécime da fauna da América do Norte é classificada como animais onívoros e têm uma dieta ampla que inclui pequenos mamíferos, aves, insetos, frutas e carniça. Também podem se adaptar às condições locais, consumindo alimentos disponíveis em seu ambiente, inclusive urbanos e suburbanos. Devido a isso, ocorrem encontros próximos com humanos.

A temporada de reprodução geralmente é na primavera. As fêmeas podem dar à luz ninhadas que variam em tamanho, geralmente de quatro a sete filhotes, e ambos os pais participam do cuidado dos filhotes.

Esses animais desempenham um papel no controle das populações de roedores e coelhos, ajudando a manter o equilíbrio ecológico. Sua capacidade de se adaptar a uma variedade de habitats tem contribuído para seu sucesso como espécie.

Os coiotes são conhecidos por suas vocalizações, que incluem uivos, latidos e rosnados. Essas vocalizações são usadas para se comunicar com outros membros da matilha. Eles podem viver em grupos familiares ou de forma solitária, dependendo da disponibilidade de recursos.

Quer saber mais sobre esses animais? Então confira nosso artigo "Canídeos – Tipos, características, dieta, habitat e reprodução".

Animais da América do Norte - Coiote (Canis latrans)

Lobo-cinzento (Canis lupus)

É uma espécie de mamífero carnívoro pertencente à família Canidae. Os lobos-cinzentos são encontrados em várias regiões do hemisfério norte, incluindo América do Norte, Europa, Ásia e partes do Oriente Médio. Eles geralmente vivem em florestas, tundras, estepes e áreas montanhosas.

Algumas das características desses animais da América do Norte são:

  • São os maiores canídeos, com um comprimento corporal que varia entre 1,5 e 2 metros, incluindo a cauda. Sua altura na cernelha pode ser de 66 a 81 centímetros;
  • Os machos geralmente são maiores que as fêmeas;
  • Eles têm uma pelagem grossa e densa que varia de cor desde o cinza até o marrom e o preto, algo que também varia dependendo da subespécie.

Os lobos-cinzentos são animais altamente sociais que vivem em matilhas hierárquicas, com um macho e uma fêmea como líderes. A cooperação dentro da matilha é crucial para a caça e a sobrevivência. Eles se alimentam principalmente de ungulados como veados e alces, e costumam caçar em grupo para aumentar as chances de sucesso.

A temporada de reprodução geralmente ocorre no inverno. As ninhadas geralmente é de três a seis filhotes, chamados "lobinhos". A criação é responsabilidade de toda a matilha. Os lobos-cinzentos foram historicamente perseguidos e exterminados em muitas áreas devido à predação de gado e à competição com humanos por recursos.

Em algumas regiões, onde quase desapareceram, foram implementados esforços de conservação para proteger e reintroduzir populações de lobos-cinzentos.

Esta espécie desempenha um papel crucial no controle das populações de ungulados, ajudando a manter o equilíbrio nos ecossistemas. Seu estado de conservação varia de acordo com a localização. Algumas populações se recuperaram com sucesso após medidas de conservação, enquanto outras ainda enfrentam ameaças significativas.

Para saber mais sobre esses animais típicos da América do Norte, consultar a seguinte ficha sobre "Lobo-cinzento".

Animais da América do Norte - Lobo-cinzento (Canis lupus)

Urso-cinzento (Ursus arctos horribilis)

Trata-se de uma subespécie do urso-pardo (Ursus arctos) que é encontrada na América do Norte, principalmente em regiões montanhosas e florestadas da América do Norte, incluindo Alasca, Canadá e partes do noroeste dos Estados Unidos. Embora ocasionalmente possam ser encontrados em áreas mais abertas, os ursos-cinzentos tendem a preferir habitats mais selvagens e menos desenvolvidos.

As características desses animais endêmicos da América do Norte são:

  • São grandes e robustos, com um peso que pode ultrapassar os 360 kg;
  • Têm um focinho diferenciado e garras longas e curvas que são úteis para cavar e rasgar alimentos;
  • A dieta dos ursos-cinzentos é onívora e pode incluir ervas, frutas, raízes, insetos, peixes e carne de mamíferos maiores, como alces e veados. Embora sejam capazes de caçar, também se alimentam de animais mortos e são conhecidos por pescar salmões durante a temporada de desova em rios da região.

A época de acasalamento geralmente ocorre no outono. As fêmeas podem dar à luz a uma ou duas crias após um período de gestação de aproximadamente oito meses. Os filhotes desses animais da América do Norte permanecem com a mãe por vários anos antes de se tornarem independentes.

Devido à expansão humana e ao turismo em áreas selvagens, pode haver encontros entre ursos-cinzentos e humanos. É importante tomar precauções para minimizar o risco de conflitos. Embora não seja uma espécie ameaçada, existem populações específicas que podem enfrentar ameaças locais e foram alvo de programas de conservação.

Os ursos-cinzentos hibernam durante o inverno em tocas que eles mesmos constroem ou em cavernas. Durante este período, sua frequência cardíaca e temperatura corporal diminuem para conservar energia. Conheça outros "Animais que hibernam" aqui!

Animais da América do Norte - Urso-cinzento (Ursus arctos horribilis)

Alce (Alces alces)

É o maior alce existente e é encontrado em várias partes da América do Norte, Europa e Ásia, onde habitam florestas boreais e temperadas, além de áreas próximas a corpos d'água, como pântanos e lagos. O alce é um dos grandes animais selvagens da América do Norte, com os machos adultos sendo consideravelmente maiores que as fêmeas.

Na verdade, os machos podem atingir alturas na cernelha de até 2,3 metros e pesar mais de 800 quilogramas. Além disso, os machos têm chifres largos e ramificados, enquanto as fêmeas geralmente não têm chifres ou estes são menores e menos ramificados.

Os alces são animais herbívoros e sua dieta inclui folhas, brotos, casca e plantas aquáticas. Eles são excelentes nadadores e podem atravessar rios e lagos com facilidade.

A época de acasalamento geralmente ocorre no outono. As fêmeas podem dar à luz uma ou duas crias após um período de gestação de aproximadamente oito meses, e os filhotes são cuidados e protegidos por suas mães.

Em algumas áreas, os alces podem entrar em áreas urbanas em busca de alimentos, o que pode apresentar riscos e desafios para a coexistência com humanos. Infelizmente, esses animais típicos da América do Norte são caçados por sua carne e, no caso dos machos, por seus chifres. Em geral, eles não estão em perigo de extinção. No entanto, algumas populações locais experimentaram declínios devido à perda de habitat e caça.

Algumas populações de alces participam de migrações sazonais para encontrar alimentos e escapar de predadores. Eles emitem vocalizações como grunhidos, bufos e gritos, especialmente durante a época de acasalamento.

Animais da América do Norte - Alce (Alces alces)

Guaxinim (Procyon lotor)

O guaxinim é um mamífero carnívoro e é um dos animais nativos da América do Norte, América Central e do Sul, na Colômbia, embora também tenha sido introduzido em partes da Europa e da Ásia. Com sua peculiar máscara facial e anéis na cauda, os guaxinins são conhecidos por sua adaptabilidade a diversos habitats, desde florestas até ambientes urbanos e suburbanos.

Fisicamente, eles apresentam pelagem grossa e macia em tons de cinza ou marrom. Suas patas curtas possuem cinco dedos com garras afiadas. Esse onívoro versátil se alimenta de frutas, nozes, insetos, crustáceos, peixes, aves, pequenos mamíferos e, em ambientes urbanos, alimentos humanos encontrados no lixo.

Os guaxinins são noturnos, logo, são mais ativos durante a noite. Em termos reprodutivos, a época de acasalamento ocorre no final do inverno ou início da primavera, com ninhadas de 2 a 5 filhotes nascidos após aproximadamente 63 dias de gestação. A mãe cuida dos filhotes durante seus primeiros meses de vida. Aqui você encontra mais informações sobre a "A alimentação do guaxinim".

Sua adaptabilidade urbana os levou a coexistir com humanos, explorando lixões e vivendo em áreas suburbanas. Com mãos dianteiras habilidosas, são capazes de manipular objetos com destreza. Embora geralmente sejam animais noturnos, sua presença e vocalizações, que incluem grunhidos e gritos, podem ser notadas durante o dia.

Animais da América do Norte - Guaxinim (Procyon lotor)

Cascavel-diamante-ocidental (Crotalus atrox)

Crotalus atrox, comumente conhecida como cascavel-diamante-ocidental, é uma espécie de cobra venenosa encontrada na América do Norte. Caracterizada por padrões de diamante em sua pele, que variam em tons de marrom e cinza, esses grandes animais nativos da América do Norte preferem habitats desérticos e semiáridos, bem como áreas rochosas e arbustivas no sudoeste dos Estados Unidos e no norte do México.

Noturnas por natureza, essas serpentes são mais ativas durante as horas mais frescas do dia. Sua dieta consiste principalmente em pequenos mamíferos, como roedores e coelhos, e usam seu veneno potente para incapacitar suas presas. Basicamente, são caçadoras e animais carnívoros.

O veneno dessas cobras é tóxico e pode causar danos nos tecidos, sendo especialmente perigoso em casos graves. Elas usam um som de chocalho como aviso quando se sentem ameaçadas e, se provocadas, podem morder em autodefesa.

A temporada de acasalamento ocorre na primavera. São ovovivíparas, dando à luz crias vivas em vez de colocar ovos, e as crias são independentes desde o nascimento. Essas serpentes tendem a evitar o contato humano e não representam uma ameaça a menos que se sintam ameaçadas ou provocadas. Além disso, contribuem para o controle de populações de roedores e desempenham um papel no equilíbrio ecológico.

Consulte nosso artigo sobre "Tipos de cobras" para mais informações.

Animais da América do Norte - Cascavel-diamante-ocidental (Crotalus atrox)

Bisão-americano (Bison bison)

É um mamífero ungulado que originalmente habitava as vastas pradarias da América do Norte, do Canadá ao México. Com peso de até 1.100 kg, os machos são notáveis por sua força e pelagem espessa que varia de marrom escuro a preto.

Esses animais herbívoros vivem em manadas e se alimentam principalmente de gramíneas e outras plantas. Durante a temporada de acasalamento no verão, as fêmeas, após uma gestação de aproximadamente nove meses, dão à luz a um único filhote que é protegido no centro da manada durante seus primeiros dias.

O bisão-americano é um dos animais selvagens da América do Norte que tem uma grande importância cultural para as tribos nativas americanas, sendo um símbolo das pradarias. No entanto, sua história é marcada pela caça em massa durante o século XIX, o que levou a uma drástica diminuição das populações.

Nesse sentido, foram implementados esforços para restaurar e preservar as populações de bisões-americanos, especialmente em parques e reservas naturais. Embora historicamente estivessem à beira da extinção, os bisões-americanos agora representam um símbolo da importância da conservação de espécies icônicas e da rica biodiversidade do continente. Esses ruminantes, com uma longevidade de até 20 anos na natureza, continuam a ser uma parte crucial da paisagem americana.

Animais da América do Norte - Bisão-americano (Bison bison)

Esquilo-antílope-de-cauda-branca (Ammospermophilus leucurus)

Esta é uma espécie de esquilo de tamanho médio que habita a América do Norte, especificamente em regiões desérticas e semiáridas do sudoeste dos Estados Unidos e norte do México. Com um comprimento total que varia entre 23 e 30 centímetros, esses esquilos terrestres apresentam uma pelagem cinza amarronzada clara na parte superior e branca na inferior, sendo distintiva sua cauda branca com duas faixas brancas na parte superior.

Preferem habitats com solos arenosos ou rochosos e são principalmente ativos durante o dia. Sua dieta onívora inclui sementes, frutas, insetos e vegetação. A temporada de acasalamento geralmente ocorre na primavera, e podem ter até duas ninhadas por ano com uma quantidade variável de filhotes.

Embora geralmente vivam solitários e sejam territoriais, esses esquilos são capazes de se adaptar a ambientes urbanos e suburbanos. É uma espécie que contribui para o ecossistema desértico ao dispersar sementes e controlar populações de insetos. Eles emitem vocalizações como assobios e guinchos para se comunicar, e sua capacidade de armazenar alimentos em tocas mostra seu comportamento adaptativo inteligente em seu ambiente.

Confira nosso artigo "Animais dos Estados Unidos" para conhecer os conterrâneos do esquilo-antílope-de-cauda-branca.

Animais da América do Norte - Esquilo-antílope-de-cauda-branca (Ammospermophilus leucurus)

Outros animais da América do Norte

A América do Norte abriga uma diversidade de vida selvagem. Aqui estão algumas informações sobre outros exemplos de animais emblemáticos da região:

  • Urso-negro (Ursus americanus): os ursos-negros são mamíferos grandes e poderosos, animais selvagens da América do Norte conhecidos por seu pelo preto e focinho largo. Eles são encontrados em uma variedade de habitats, desde florestas até pântanos e montanhas. São onívoros, se alimentando de frutas, bagas, ervas, insetos e carne;
  • Doninha-anã (Mustela nivalis): é um pequeno carnívoro com um corpo magro, pernas curtas e pelo marrom no verão e branco no inverno. É encontrado em florestas, pradarias e tundras. São caçadores ágeis e se alimentam de pequenos mamíferos;
  • Rã-leopardo-do-norte (Lithobates pipiens): é uma rã de tamanho médio com padrões de manchas em sua pele, encontrada em corpos d'água doce, como lagoas e riachos. Assim como outros anfíbios, são indicadores da saúde do ecossistema aquático;
  • Lontra-canadense (Lontra canadensis): é um mamífero aquático com pelo marrom escuro e cauda forte e musculosa. É encontrado em rios e lagos da América do Norte, onde constroem tocas nas margens.

Esses são apenas alguns exemplos da rica biodiversidade e fauna da América do Norte. A região abriga uma ampla variedade de mamíferos, aves, répteis e anfíbios, cada um desempenhando um papel crucial nos ecossistemas locais. Por fim, você pode se interessar pelo nosso artigo sobre "Animais em perigo de extinção - Definição, classificação e exemplos".

Animais da América do Norte - Outros animais da América do Norte

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais da América do Norte, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Bica, I., Solomonovich, M., Deutscher, K., Garrett, A., Burak, K., & Peacock, H. (2019). Ursus arctos horribilis: dynamic modeling of Canadian population. Теоретическая и прикладная экология, (4), 45-54.
  • Bica, I., Solomonovich, M., Deutscher, K., Garrett, A., Burak, K., & Peacock, H. (2019). Ursus arctos horribilis: dynamic modeling of Canadian population. Теоретическая и прикладная экология, (4), 45-54.
  • Bogan, M. A., & Melhop, P. (1983). Systematic relationships of gray wolves (Canis lupus) in southwestern North America.
  • Dunstone, N., & Birks, J. D. S. (1987). The feeding ecology of mink (Mustela vison) in coastal habitat. Journal of Zoology, 212(1), 69-83.
  • Fasola, L., & Valenzuela, A. E. J. (2014). Invasive carnivores in Patagonia: defining priorities for their management using the American mink (Neovison vison) as a case study. Ecología Austral, 24(2), 173-182.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 12
Animais da América do Norte