Curiosidades do mundo animal

Animais dos Estados Unidos

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 1 fevereiro 2023
Animais dos Estados Unidos

Você sabe qual é o animal símbolo dos Estados Unidos? O país é um dos maiores do mundo, com um extenso território no qual se desenvolvem diversos tipos de ecossistemas aquáticos, como áreas marítimas, rios e lagos, também florestas, planícies, pastagens, desertos e montanhas. Sua variedade e extensão fazem possível o desenvolvimento de uma importante biodiversidade animal, dentro da qual existem espécies muito representativas.

Siga lendo este artigo do PeritoAnimal e conheça os nomes dos animais dos Estados Unidos, suas características e fotos.

Também lhe pode interessar: Animais do Alasca

Índice

  1. Monstro-de-Gila (Heloderma suspectum)
  2. Esquilo antílope de Nelson (Ammospermophilus nelsoni)
  3. Raposa-das-ilhas (Urocyon littoralis)
  4. Águia-de-cabeça-branca (Haliaeetus leucocephalus)
  5. Bisão-americano (Bison bison)
  6. Rato-almiscarado (Ondatra zibethicus)
  7. Peru-selvagem (Meleagris gallopavo)
  8. Tartaruga-mordedora (Chelydra serpentina)
  9. Jacaré-americano (Alligator mississippiensis)
  10. Sapo de Yosemite (Anaxyrus canorus)
  11. Outros animais dos Estados Unidos
Ver mais >>

Monstro-de-Gila (Heloderma suspectum)

O monstro-de-Gila é um tipo de lagarto venenoso que habita nos Estados Unidos e México. No caso da região estadunidense, tem presença em Nevada, Califórnia, Arizona e Novo México. É um animal grande e robusto, que mede cerca de 60 cm com uma coloração variável entre preto, marrom e amarelo pálido.

Sua mordedura é muito dolorosa e, se morde um humano, não o soltará facilmente. O veneno pode não ser fatal em pessoas saudáveis e em boas condições, mas já causou mortes em outros casos. Sem dúvida, é um animal típico dos Estados Unidos. Está classificado na categoria de quase ameaçado.

Te apresentamos o seguinte artigo com Lagartos venenosos: tipos e fotos que podem te interessar.

Animais dos Estados Unidos - Monstro-de-Gila (Heloderma suspectum)

Esquilo antílope de Nelson (Ammospermophilus nelsoni)

Esta é uma das várias espécies de esquilos terrestres típicos da fauna dos Estados Unidos, desenvolvendo-se em desertos quentes de áreas como Texas, Novo México, Arizona, Nevada e Califórnia. O corpo tem forma fusiforme, de patas e cauda curtas, de cor amarelo-bronze com cinza claro na cauda. Pesam de 140 a 180g e medem entre 20 e 20 cm. Está classificado como em perigo de extinção.

Animais dos Estados Unidos - Esquilo antílope de Nelson (Ammospermophilus nelsoni)

Raposa-das-ilhas (Urocyon littoralis)

Este outro animal dos Estados Unidos é um tipo de raposa que está classificada como quase ameaçada de extinção. Ela habita somente as várias ilhas do Grande Canal da Califórnia, na costa sul da Califórnia e seu peso varia entre 1 e 2 kg, com um comprimento aproximado de 69 cm e a altura entre 12 e 15 cm. Sua pelagem é de cor cinza e preta, com tons canela no dorso e branco pálido e amarelo no ventre.

Não deixe de conferir as Curiosidades sobre as raposas no PeritoAnimal.

Animais dos Estados Unidos - Raposa-das-ilhas (Urocyon littoralis)

Águia-de-cabeça-branca (Haliaeetus leucocephalus)

A águia-de-cabeça-branca passou a ser considerada o animal símbolo dos Estados Unidos em 1782, mas também habita o Canadá, México, ilhas como São Pedro e Miquelon, e foi reportada em outras regiões. O peso médio é de uns 4.3kg, com uma variação de comprimento entre 79 a 94 cm e uma envergadura de 1.79 a 2.29 m. Seu estado de conservação é de menor preocupação.

Neste outro artigo te contamos os tipos de águias que existem.

Animais dos Estados Unidos - Águia-de-cabeça-branca (Haliaeetus leucocephalus)

Bisão-americano (Bison bison)

O Bisão-americano é um tipo de bovino nativo dos Estados Unidos e Canadá, com um estado de conservação na categoria quase ameaçado de extinção. São animais dos Estados Unidos bastante típicos, com um enorme tamanho no qual vai de 2 a 3,8 metros de comprimento, e uma altura de 1.5 metro, enquanto que o peso vai desde os 300 até os 900 kg. A pelagem é marrom, com certas variações na parte dianteira e traseira do animal, o que o converte em um dos animais mais representativos dos Estados Unidos.

Animais dos Estados Unidos - Bisão-americano (Bison bison)

Rato-almiscarado (Ondatra zibethicus)

O rato-almiscarado é um tipo de roedor originário dos Estados Unidos e Canadá, no entanto foi introduzido em muitas outras regiões. É um animal associado à água, de fato tem várias adaptações para nadar e pode permanecer até 20 minutos submergido. Estes ratos são grandes, com uma variação de tamanho entre 40 e 60 cm, enquanto que o peso médio é de pouco mais de um quilo. Está classificado como de menor preocupação e poderia ser considerado um dos animais raros dos Estados Unidos por suas habilidades de nado.

Animais dos Estados Unidos - Rato-almiscarado (Ondatra zibethicus)

Peru-selvagem (Meleagris gallopavo)

O peru é uma ave com uma grande distribuição tanto no leste como oeste dos Estados Unidos, embora também possa ser encontrado em outras regiões. Ainda que esteja classificado como de menor preocupação, é um animal que é caçado de forma massiva infelizmente. São aves grandes, que se encontram geralmente no solo, com pesos que varia entre os 6,8 e 11 kg. As cores dos machos são mais vivas que das fêmeas, com combinações de marrom escuro, preto e vermelho. Este sem dúvida é outro dos animais dos Estados Unidos mais comuns.

Animais dos Estados Unidos - Peru-selvagem (Meleagris gallopavo)

Tartaruga-mordedora (Chelydra serpentina)

Esta espécie de tartaruga é nativa dos Estados Unidos e Canadá, embora também tenha sido introduzida na Ásia. Está amplamente distribuída na região estadunidense, em corpos de água doce ou salobre e preferencialmente com fundos lamacentos. São grandes, com uma massa entre 4 e 16 kg, e comprimento que varia entre 20 a 45 cm. Se retiradas da água são bastante agressivas. Estão classificadas como de menor preocupação.

Descubra outras Curiosidades sobre as tartarugas a seguir.

Animais dos Estados Unidos - Tartaruga-mordedora (Chelydra serpentina)

Jacaré-americano (Alligator mississippiensis)

Outro dos animais dos Estados Unidos mais conhecidos é o jacaré-americano ou aligátor-americano, que tem uma ampla distribuição em regiões como Arkansas, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Georgia, Flórida, Luisiana, Alabama, Mississipi, Oklahoma e Texas. É encontrado principalmente em corpos de água doce, mas eventualmente passa para espações salobres ou marinhos. Pesa entre 90 e 360 kg, com uma dimensão média de 3,5 metros. Seu estado de conservação é de menor preocupação.

Animais dos Estados Unidos - Jacaré-americano (Alligator mississippiensis)

Sapo de Yosemite (Anaxyrus canorus)

Um anfíbio endêmico da fauna dos Estados Unidos é o sapo de Yosemite, que habita o estado da Califórnia. Se distribui em áreas arborizadas úmidas e sempre deve permanecer próximo da água. O tamanho varia de 4,5 a 7,5 cm e a coloração varia bastante entre os machos que são mais brilhantes e de cor verde oliva ou amarelado e manchas escuras, enquanto que as fêmeas são cinza ou marrons, também com manchas. Seu estado de conservação é vulnerável.

Animais dos Estados Unidos - Sapo de Yosemite (Anaxyrus canorus)

Outros animais dos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, comumente escutamos que também habitam pumas, ursos, lobos, raposas, coiotes, entre outros, e realmente espécies deste tipo de animais têm presença nesta região, no entanto, não são endêmicos, ao contrário, a maioria tem uma ampla distribuição, inclusive em outros continentes.

Conheçamos outros animais dos Estados Unidos que somente estão presentes na América do Norte:

  • Salamandra delgada das Ilhas do Canal (Batrachoseps pacificus).
  • Lebre-da-Califórnia (Lepus californicus).
  • Cão da pradaria de rabo preto (Cynomys ludovicianus).
  • Anfiuma de três dedos (Amphiuma tridactylum).
  • Marmota (Marmota monax).
  • Musaranho Mascarado (Sorex cinereus).
  • Antilocapra (Antilocapra americana).
  • Castor-americano (Castor canadensis).
  • Cascavel de diamante oriental (Crotalus adamanteus).
  • Doninha-de-patas-pretas (Mustela nigripes).
  • Texugo-americano (Taxidea taxus).
  • Castor-americano (Castor canadensis).
  • Castor-das-montanhas (Aplodontia rufa).
  • Condor-da-califórnia (Gymnogyps californianus).
  • Tartaruga-de-mapa-macha-amarela (Graptemys flavimaculata).

Agora que você conheceu a fauna dos Estados Unidos e conheceu diversos nomes de animais estadunidenses, não perca este outro artigo sobre os animais do México.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais dos Estados Unidos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web. (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 1 de fevereiro de 2023.
  • IUCN. (2022). The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2022-1. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org>. Acesso em 1 de fevereiro de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Animais dos Estados Unidos