Partilhar

Cobras mais venenosas do Brasil

 
Por Aline Kitamura Prata, Estudante de Medicina Veterinária. 16 abril 2018
Cobras mais venenosas do Brasil

Cobras ou serpentes são animais estritamente carnívoros e apesar de muitas pessoas sentirem medo delas, são animais que merecem ser preservados e respeitados, tanto devido a sua importância no meio-ambiente, mas também porque algumas espécies possuem importância médica. Um exemplo disso, é o veneno da jararaca, que isolado é utilizado na indústria farmacêutica para o desenvolvimento de um importante remédio para o controle da hipertensão, e para a fabricação da cola cirúrgica.

Além disso, o estudo de seus venenos auxiliam os médicos a desenvolverem antídotos cada vez melhores. Fique aqui no PeritoAnimal e descubra as cobras mais venenosas do Brasil.

Também lhe pode interessar: Sapos mais venenosos do Brasil

Tipos de cobras inofensivas

As cobras inofensivas são aquelas não peçonhentas, ou seja, que não possuem veneno. Algumas espécies podem até produzir veneno, porém não possuem as presas específicas para inocularem veneno em suas vítimas. Estes tipos de cobras inofensivas possuem como características:

  • Cabeça arredondada.
  • Pupilas arredondadas.
  • Não possuem fosseta loreal.
  • Adultos podem atingir vários metros de comprimento.

No Brasil, as principais cobras inofensivas e não peçonhentas são:

Jiboia

No Brasil encontram-se apenas duas subespécies, a Boa constrictor constrictor e a Boa constrictor amaralis, e ambas podem chegar a até 4 metros de comprimento e possuem hábitos noturnos. Preferem as copas das árvores, muitas vezes trafegando por entre as folhas secas do solo até outro território em busca de alimento. Como não possuem veneno, ela mata a presa enrolando seu corpo sobre ela, comprimindo-a e sufocando-a, daí seu nome característico, e devido a isso seu corpo é cilíndrico com uma forte musculatura constritora, e com a cauda mais fina.

Devido ao seu temperamento por vezes considerado dócil e não agressivo, a jiboia vem se popularizando como Pet.

Sucuri

É a segunda maior cobra do mundo, pode viver até 30 anos e atingir até 11 metros, sendo que há relatos ao longo da história de sucuris de 12 e 13 metros de comprimento que podem chegar a engolir um ser humano. Muitos mitos giram em torno da sucuri, veja aqui nesse outro artigo do PeritoAnimal, as 4 espécies de Anaconda, nome popular que deu fama a este animal nos cinemas. O habitat preferido desta serpente são margens de lagos, córregos e rios de água doce, onde fica a espreita a espera de uma presa que apareça para tomar água, suas vítimas incluem rãs, sapos, aves, outros répteis e pequenos mamíferos.

Caninana

Pode ser encontrada no território norte do Brasil e na floresta amazônica e apesar de sua coloração preta a amarela, o que poderia indicar que é uma cobra peçonhenta, a Caninana não possui veneno. Porém, é uma serpente bastante territorialista e por isso pode se tornar bastante agressiva. Pode atingir até 4 metros.

Coral falsa

No Brasil, temos uma variedade de coral denominada como Coral falsa, da espécie Oxirhopus guibei. É uma cobra bastante comum nas imediações de São Paulo, e possui coloração que se assemelha bastante a uma coral, porém esta espécie em particular não possui as presas de inoculação de veneno, portanto, são inofensivas.

Píton

Pertencente ao grupo das serpentes constritores, possui coloração mais destacada para o verde, podem chegar a até 6 metros de comprimento. E apesar de não possuírem as presas para inocularem veneno, seus dentes são grandes e curvados para dentro.

Cobras mais venenosas do Brasil - Tipos de cobras inofensivas

Serpentes venenosas do Brasil

As serpentes venenosas possuem como características pupilas elípticas e cabeça mais triangular, assim como a fosseta loreal e presas capazes de inocularem grande quantidade de veneno em suas vítimas. Algumas espécies possuem hábitos diurnos e outras noturnos, porém se se sentirem ameaçadas, mesmo uma espécie de hábito noturno pode se mover durante o dia para encontrar outro território.

A fauna brasileira é detentora de uma imensa variedade de serpentes, e entre as cobras venenosas que vivem no Brasil podemos encontrar os mais diversos tipos de venenos, com ações tóxicas diferentes. Por isso, caso ocorra algum acidente ofídico é importante saber qual espécie de cobra causou o acidente para que os médicos possam saber o antídoto correto.

Maiores cobras venenosas do Brasil

As maiores cobras venenosas que podem ser encontradas no Brasil são:

Coral Verdadeira

Uma das cobras mais venenosas do mundo, no Brasil, ela recebe este nome devido a sua grande semelhança com a Coral falsa, que não é peçonhenta. Seu veneno é capaz de causar dificuldade respiratória e pode levar uma pessoa adulta à morte em poucas horas. Possui coloração bem característica em vermelho, preto e branco e não é possível diferenciar uma coral falsa de uma verdadeira apenas pela disposição das cores, visto que a única forma de diferenciar as duas é por meio das presas, fosseta loreal e cabeça, o que pode ser um tanto quanto difícil para um leigo, então, na dúvida mantenha distância.

Cascavel

Conhecida pelo chocalho em sua cauda que produz um som bastante característico quando esta serpente se sente ameaçada, podendo atingir até 2 metros de comprimento. Seu veneno é capaz de causar paralisia muscular, e pode ser letal pois ele é hemotóxico, ou seja, causa coagulação sanguínea, afetando a circulação de sangue até o coração.

Surucucu pico-de-jaca

É considerada a serpente mais venenosa da América do Sul e uma das mais venenosas do mundo. Sua coloração é marrom com losangos em marrom escuro, e pode atingir até 5 metros de comprimento. Seu veneno neurotóxico pode causar pressão baixa, batimentos cardíacos alterados, sangramentos devido a propriedades anticoagulantes da toxina, diarreia, vômitos, necrose e insuficiência renal, deixando sequelas caso a vítima seja socorrida.

Jararaca

O nome desta cobra venenosa brasileira é bastante conhecido de pessoas que moram no interior e pescadores. Possui corpo afinado, de cor amarronzada e manchas triangulares mais escuras pelo corpo todo, se camuflando bem entre folhas secas no solo. Seu veneno pode causar necrose de membros, pressão baixa, perda sanguínea devido a ação anticoagulante, falência dos rins e sangramento cerebral, causando a morte do indivíduo.

Veja também o nosso artigo sobre as serpentes mais venenosas do mundo.

Cobras mais venenosas do Brasil - Maiores cobras venenosas do Brasil

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cobras mais venenosas do Brasil, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os mais....

Escrever comentário sobre Cobras mais venenosas do Brasil

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cobras mais venenosas do Brasil
1 de 3
Cobras mais venenosas do Brasil

Voltar ao topo da página