Partilhar

Alimentação natural para cães

Por Giselly Corrêa. 14 fevereiro 2019
Alimentação natural para cães

Ver fichas de  Cachorros

A alimentação natural é uma excelente maneira de controlar o peso adequado de nosso pet, além de geralmente conter menos aditivos e ser mais digestiva. Uma opção saudável. Umas das questões que mais preocupa os cuidadores que optam por uma alimentação natural é oferecer comida demais ou em quantidade muito inferior ao seu cão. Você também tem essas dúvidas? Neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre alimentação natural para cães, uma opção orgânica e saudável que ajudará os cães com alergia, filhotes ou simplesmente qualquer cão. Continue lendo e descubra nossos conselhos:

Também lhe pode interessar: Alimentação do porquinho da Índia

Alimentação natural para cães: primeiros passos

Antes de iniciar a alimentação natural para cães, você precisa observar e pesar o seu cachorro para compreender quais serão as necessidades alimentares no momento atual.

Uma boa maneira de calcular as necessidades nutricionais ou calóricas do cachorro que você está cuidando é a observação. Deve-se observar que o abdômen é mais estreito que o tórax, e que as costelas podem ser sentidas, mas não devem estar visíveis. No entanto, há exceções, como o caso do galgo espanhol, no qual é possível ver facilmente as costelas mesmo quando não está magro. É a sua constituição natural.

Ao mudar para uma alimentação natural, recomenda-se pesar o animal e repetir o processo pelo menos um mês depois. Se ele apresentava sobrepeso, o esperado é que emagreça gradualmente e se estava muito magro, deverá aumentar de peso. As mudanças bruscas de peso em animais de estimação podem indicar alguma patologia ou um erro na gestão nutricional de nosso cachorro.

Os carnívoros retiram energia principalmente das proteínas e gorduras, por isso, elas representam a base da alimentação.

  • Se a quantidade de alimento ou o número de calorias estiver abaixo do nível apropriado, o cachorro emagrecerá. E no caso contrário, se você exceder a quantidade de comida ou calorias, o animal ganhará peso.

Por isso, é importante pesar seu cão periodicamente e observar seu estado corporal.

Alimentação natural para cães - Alimentação natural para cães: primeiros passos

Comida natural para cães: dieta BARF

A alimentação ACBA ou BARF, sigla para Alimentação Crua Biologicamente Adequada, sugere que um cachorro adulto deve ingerir entre 2-3% de seu peso vivo. A porcentagem dos 2% corresponde a animais mais sedentários e a de 3% corresponde a animais mais ativos e atléticos.

No entanto, cada indivíduo tem suas próprias necessidades nutricionais. Por exemplo, a alimentação de um filhote, de um cachorro adulto e de um cachorro idoso serão diferentes. Até mesmo as necessidades calóricas de cães em um mesmo grupo irão variar individualmente de acordo com a idade, estado de saúde, raça, etc... Veja um exemplo de dieta BARF ou ACBA para cachorro e saiba mais sobre esse tipo de dietas.

Alimentação natural para cães - Comida natural para cães: dieta BARF

Alimentação natural para cães: quantidade

Por outro lado, os tipos de carne diferem entre si no que diz respeito à proporção entre carne e gordura, mas isso também depende de qual parte do animal você pretende servir. Há cortes de carne bovina tão gordurosos quanto a carne de porco ou partes do frango tão magras quanto do peru.

Você não deve dar sempre o mesmo corte de carne magra, pois isso poderá produzir um emagrecimento progressivo do cachorro. Vendo esse emagrecimento, a tendência é aumentar a quantidade de alimento, mas isso não resolve o problema.

É fundamental que você compreenda que alimentar seu cachorro de maneira natural não significar dar a ele exclusivamente carne, já que assim como o restante dos animais, eles também precisam de outros nutrientes em proporções menores, como gorduras, carboidratos, vitaminais, minerais...

Uma pequena proporção da dieta do cão deve ser composta de frutas e legumes recomendados para cachorros e apropriados para um bom desenvolvimento físico. Não se esqueça de verificar quais são os alimentos proibidos para cães.

Lembre-se também que existem alimentos que, apesar de não serem tóxicos, não são os mais adequados para um cachorro, como é o caso do trigo. Substitua-o por arroz.

Alimentação natural para cães - Alimentação natural para cães: quantidade

Dieta natural para cães: como começar

Tudo o que nós já explicamos você irá aprendendo pouco a pouco com a prática e com a leitura progressiva de toda a informação possível. Porém, lembre-se: seu melhor professor é o seu amigo de quatro patas. Por outro lado, será fundamental consultar o profissional veterinário para te orientar e te indicar os passos a seguir, pois não é lógico começar uma dieta sem saber se o seu cachorro poderá sofrer de anemia ou se está livre de todas as doenças.

Veja também o nosso vídeo no YouTube sobre comida natural para cachorro:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentação natural para cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário sobre Alimentação natural para cães

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Laís
Olá, minha cachorra foi resgatada das ruas, portanto comia o que achava em lixos, ela já fez exame de sangue e foi castrada, tem vacinas em dia também, a veterinária detectou que ela tem uma certa idade já, ela n come ração nem mesmo com patê misturado, ou caldo de galinha. Me preocupo pois a vida toda ela comeu comida do lixo provavelmente comida humana, ela deixa a ração o dia todo intocável, gostaria de ajuda! Já trocamos a ração 3 vezes em 1 semana
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Laís! É normal que a sua cachorra sinta dificuldade em se adaptar a nova alimentação, no entanto, é necessário ter paciência. O mais indicado é você buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa te orientar qual a melhor dieta para sua cachorrinha e como fazer ela se adaptar da melhor maneira possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Ligia
Tenho uma shistsu filhote é uma sem raça definida tbem com 5 meses. Gostaria muito de saber se poderia estar usando esse método natural para elas ...
Porém já dou cenoura maçã para elas em intervalos da ração principal
É tbem quanto é quantas vezes é o ideal para alimenta-las

Alimentação natural para cães
1 de 4
Alimentação natural para cães

Voltar ao topo da página