Cachorro comer tamarindo?
Ver fichas de Cachorros
Os cães podem comer doce de tamarindo? Os cães podem comer sorvete de tamarindo? Ou, simplesmente, os cães podem comer tamarindo? Essas são perguntas que os tutores de cães podem se fazer, especialmente em países da América do Sul ou da Ásia, onde o consumo de tamarindo é mais comum. O tamarindo, apesar de ser uma fruta repleta de benefícios para a saúde, inclusive para os cães, também contém substâncias que são tóxicas para eles, especialmente se consumidas em grandes quantidades. Além disso, essa fruta possui sementes e fios em seu interior, e está coberta por uma casca dura que pode causar problemas se não for retirada antes de oferecê-la aos cães. Se você deseja saber mais sobre por que não dar tamarindo ao seu cão, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.
Os cães podem comer tamarindo ou não?
O tamarindo é uma fruta de origem africana muito utilizada na gastronomia da América do Sul e da Ásia, entre outras regiões. Pertence à família das leguminosas, e seu fruto consiste em vagens duras e alongadas, com formato de meia-lua e cerca de 10 cm de comprimento, que contêm uma polpa interna muito densa de cor marrom escura, grudada a um caroço. Além disso, dentro da vagem se formam fios que cercam os pequenos caroços e se aderem à polpa, os quais devem ser retirados antes do consumo.
O tamarindo é uma fruta de sabor agridoce que pode atrair a atenção dos nossos cães. No entanto, é adequado oferecer tamarindo a um cão? A resposta é que pode ser dado com muita moderação e cuidado, pois é uma fruta com muitos benefícios para a saúde, mas é melhor não dar tamarindo a um cão, uma vez que também apresenta vários riscos. Esses riscos são devido aos seus componentes, que podem causar problemas de saúde ou intoxicação, e à sua casca e caroços, que poderiam provocar obstrução intestinal ou asfixia se não forem retirados antes que os cães a consuma.
Benefícios do tamarindo para cães
Os tamarindos oferecem numerosos benefícios para a saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, protegendo contra infecções graças ao seu conteúdo em antioxidantes e vitamina C. Outros benefícios incluem a melhora do trânsito intestinal, reduzindo a constipação devido ao seu conteúdo em ácido málico e tartárico, que possuem efeitos laxantes; a redução da inflamação, devido ao seu conteúdo em lupeol, que possui propriedades anticancerígenas e anti-inflamatórias. Além disso, também apresenta propriedades para melhorar a função cardiovascular, protegendo contra a arteriosclerose, e contribui para o controle da diabetes.
No entanto, apesar desses benefícios, o melhor é não oferecer tamarindo aos nossos cães, uma vez que contém um composto tóxico chamado ácido tartárico, além de bitartrato de potássio, que parece afetar os rins dos cães, causando lesões semelhantes às provocadas pelo consumo de uvas e passas, também ricas nesses compostos. Por outro lado, o tamarindo também contém taninos, que se tornam tóxicos quando consumidos em grandes quantidades.
Por que os cães não podem comer tamarindo?
Os cães não deveriam consumir tamarindo devido ao seu conteúdo em ácido tartárico e bitartrato de potássio, um sal de potássio do ácido tartárico que é uma substância tóxica para eles. Essa substância parece afetar os cães de maneira semelhante a outras frutas tóxicas, como as uvas, que também o contêm, provocando sintomas como vômitos, insuficiência renal aguda e azotemia. Aqui falamos Por que cachorro não pode comer uva?.
Além disso, cães com sobrepeso ou obesidade também não deveriam comer tamarindo devido ao seu conteúdo em carboidratos e açúcar. Isso também se aplica a cães diabéticos ou com resistência à insulina. Não é recomendável que o consumam aqueles que sofrem de problemas intestinais, especialmente se apresentarem diarreia ou tiverem um trânsito intestinal acelerado, pois seus efeitos laxantes podem agravar a situação. Por fim, não é conveniente oferecer tamarindo sem retirar as sementes, fios ou a casca, pois isso aumenta o risco de asfixia ou de uma possível obstrução intestinal nos cães.
Sintomas de envenenamento por tamarindo em cães
Os sintomas de intoxicação por tamarindo ou do consumo excessivo ou inadequado dessa fruta em cães podem ser classificados de acordo com as substâncias que ela contém.
Por um lado, temos o ácido tartárico, que confere ao tamarindo seu sabor característico e pode ser pesado ou irritante para o estômago dos cães, provocando inflamação que pode resultar em vômitos, diarreia, acidez gástrica ou dificuldade para absorver nutrientes da dieta. Por outro lado, o bitartrato de potássio, quando consumido em quantidades significativas, pode afetar os rins dos cães, levando à insuficiência renal aguda e causando um desequilíbrio nos eletrólitos. Por fim, o consumo elevado ou frequente de tamarindo pode gerar problemas como sobrepeso, obesidade, diabetes ou cáries dentárias devido ao seu teor de açúcar. Além disso, se for oferecido com casca, fios ou sementes, pode provocar engasgo ou obstrução intestinal nos cães.
O que devo fazer se meu cachorro tiver comido tamarindo?
Se o seu cão comeu tamarindo acidentalmente, seja em pequena ou em grandes quantidades, se havia vários na fruteira, a preocupação dependerá da quantidade ingerida. Uma pequena quantidade em um cão médio ou grande não deve ser motivo de grande angústia, mas se o cão for pequeno e consumiu uma quantidade moderada ou excessiva para o seu tamanho, você deve contatar um veterinário e ir ao centro para informar sobre o problema. Além disso, é importante monitorar os sintomas que seu cão apresentar, pois em alguns casos pode ser necessário interná-lo para controlar a insuficiência renal ou os sintomas associados que possam ter surgido como consequência da intoxicação ou do consumo excessivo de tamarindo.
Agora que você sabe que os cães não podem comer tamarindo, compartilhamos um vídeo com outros alimentos proibidos:
Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro comer tamarindo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.