Dietas caseiras

Gato pode comer uva?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 8 novembro 2024
Gato pode comer uva?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

As uvas estão na lista de alimentos proibidos para os cães, pois são altamente tóxicas para essa espécie. Após a ingestão, podem causar uma insuficiência renal aguda, que pode ser fatal para esses animais. Mas e os felinos? É verdade que gato pode comer uva? Se você quer descobrir, não deixe de nos acompanhar neste artigo do PeritoAnimal, no qual explicaremos se os gatos podem comer uvas verdes ou roxas.

Também lhe pode interessar: Por que cachorro não pode comer uva?
Índice
  1. Uvas são tóxicas para gato?
  2. Por que gato não pode comer uva?
  3. Como é a intoxicação por uva em gatos?
  4. O que fazer se meu gato meu gato comer uvas?

Uvas são tóxicas para gato?

Desde 1989, foram registrados casos de intoxicações por consumo de uvas em cães. Nesta espécie, a ingestão de uvas provoca um quadro gastrointestinal, seguido de uma insuficiência renal aguda que pode resultar na morte do animal.

No entanto, na espécie felina, até hoje, não foram descritos casos de intoxicação por uvas. De fato, a Federação Europeia de Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação (FEDIAF) afirma que, aparentemente, apenas os cães são afetados pela toxicidade desse alimento, sendo desconhecida a susceptibilidade de outras espécies.

Apesar disso, existem algumas publicações científicas que sugerem a possibilidade de que a ingestão de uvas em gatos desencadeie um quadro de intoxicação similar ao que ocorre em cães. Portanto, com base no princípio da precaução, é preferível não incluir esse alimento na dieta dos gatos.

Os gatos podem comer uvas-passas?

Nos cães, as passas causam um quadro de intoxicação muito semelhante ao que é produzido pelas uvas. No entanto, em gatos, também não existem evidências que demonstrem que esse alimento seja tóxico para seu organismo.

Contudo, de forma preventiva, e até que haja informações científicas que esclareçam a suscetibilidade dos gatos à intoxicação por uvas e passas, é preferível manter ambos os alimentos fora da dieta dos gatos.

Confira nosso artigo sobre "Frutas que gatos podem comer".

Por que gato não pode comer uva?

Como explicamos, até hoje, não foram notificados casos de envenenamento por uvas em gatos. Então, por que os gatos não devem comer uvas?

Simplesmente por precaução. Atualmente, não existe informação científica sobre a susceptibilidade dos felinos a essa fruta e, diante da possibilidade de que seu consumo produza um quadro de intoxicação similar ao dos cães, é preferível agir com cautela e evitar sua inclusão na dieta desses animais.

Vale ressaltar que, em cães, o envenenamento pode ocorrer com todo tipo de uvas (verdes, roxas, com ou sem semente, etc.). Portanto, para evitar riscos, é recomendável evitar a oferta de qualquer variedade de uva aos gatos.

Pode ser do seu interesse conferir o seguinte post com mais detalhes sobre "Por que cachorro não pode comer uva?".

Gato pode comer uva? - Por que gato não pode comer uva?

Como é a intoxicação por uva em gatos?

Embora até hoje não tenham sido notificados casos de intoxicação por uvas em gatos, existem algumas publicações científicas que sugerem a possibilidade de que a ingestão de uvas nesta espécie desencadeie um quadro de intoxicação similar ao que ocorre em cães.

Nos cães, o consumo de uvas provoca desconforto gastrointestinal seguido de insuficiência renal aguda. Os sinais iniciais geralmente são:

Na maioria dos cães, esses sinais iniciais aparecem nas primeiras 24 horas após a ingestão. Em seguida, costumam aparecer os sintomas clássicos de uma insuficiência renal aguda, com aumento da ureia e creatinina no sangue e alteração dos níveis de cálcio/fósforo. Em casos graves, os rins perdem a capacidade de produzir urina. Chegando a esse ponto, o prognóstico é geralmente ruim.

Vale destacar que, até hoje, não foi detectado o agente tóxico responsável pelo envenenamento por uvas em cães. Foram avaliadas diferentes possibilidades, como micotoxinas, metais pesados, pesticidas e vitamina D3, mas todos os resultados foram negativos. Continuar o estudo dessa intoxicação será primordial para identificar sua causa concreta e seu efeito sobre as diferentes espécies animais.

O que fazer se meu gato meu gato comer uvas?

Como explicamos, por precaução, as uvas devem ser incluídas na lista de alimentos que os gatos não devem comer. Agora, o que devemos fazer se detectarmos ou suspeitarmos que nosso gato consumiu uvas acidentalmente?

Bem, diante desses casos, o recomendável é que você entre em contato com seu veterinário de confiança. A princípio, o consumo de uvas não deve causar um quadro de intoxicação em gatos, mas, por precaução, o estado do animal deve ser monitorado para detectar precocemente a aparição de qualquer sinal de intoxicação (como vômitos, diarreia, anorexia, fraqueza, etc.).

Diante da aparição de qualquer um desses sintomas, deve-se instaurar um tratamento imediato que inclua:

  • A indução do vômito ou a lavagem intestinal, se a ingestão foi recente;
  • Administração de carvão ativado para neutralizar o tóxico que não tenha sido absorvido;
  • Fluidoterapia;
  • Hemodiálise e diuréticos em caso de insuficiência renal.

A seguir, deixamos uma lista com "Alimentos proibidos para gatos" que pode ser do seu interesse.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato pode comer uva?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • The European Pet Food Industry. (2021). Nutritional guidelines. Grape and raisin toxicity in dogs.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Gato pode comer uva?