Dietas caseiras

Cachorro pode comer alho?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 30 setembro 2023
Cachorro pode comer alho?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O alho tem sido utilizado há milhares de anos não apenas por suas aplicações culinárias, como também por suas múltiplas propriedades medicinais. Entre outras coisas, possui propriedades expectorantes, antiespasmódicas, hipotensoras, antissépticas, antimicrobianas e anti-helmínticas. Mas será que tem o mesmo efeito em animais de estimação? Você gostaria de saber se o alho é bom para cães?

Se você quiser descobrir, recomendamos que nos acompanhe no seguinte artigo do PeritoAnimal, no qual explicaremos se cachorro pode comer alho e, mais precisamente, se ele é tóxico para esses animais.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer alho-poró?

Índice

  1. Cachorro pode comer alho?
  2. Por que o alho faz mal para cachorro?
  3. Intoxicação por alho em cães
  4. O que fazer se o cachorro comer alho?

Cachorro pode comer alho?

A resposta é clara: o alho faz mal para cachorro e, portanto, não é um alimento adequado para os cães, pois contém uma série de compostos altamente tóxicos para o organismo desses animais. Tanto é assim, que uma pequena quantidade de alho fresco (apenas 5mg de alho por kg de peso corporal) é suficiente para desencadear um quadro de intoxicação em cães. Além disso, o efeito depende da dose, ou seja, quanto maior a quantidade de alho ingerida, mais grave é a intoxicação.

Também é importante destacar que existem certas raças especialmente predispostas à intoxicação por alho, como é o caso do jindo, o akita inu e o shiba inu. Isso parece estar relacionado às altas concentrações de potássio e glutationa reduzida que essas raças asiáticas têm.

Deixamos aqui outros "Alimentos proibidos para cães".

Por que o alho faz mal para cachorro?

O alho está na lista de alimentos proibidos para cães, mas por que ele é prejudicial para esses animais? Como já foi mencionado, o alho contém uma série de compostos que são tóxicos para o organismo dos cães. Esses compostos, pertencentes ao grupo dos organossulfóxidos, são:

  • Propenil tiossulfato de sódio.
  • Propenil trissulfeto.
  • Propenil tetrasulfeto.
  • Propenil pentassulfeto.
  • Propenil tiossulfonato.
  • Vários ésteres que contêm enxofre.

Após a ingestão de alho, os organossulfóxidos são rapidamente absorvidos pelo trato intestinal e se degradam, gerando agentes oxidantes altamente reativos. Esses agentes interagem com os glóbulos vermelhos do cão, causando lesões oxidativas que acabam levando à lise (ruptura) dos glóbulos vermelhos. Como consequência, ocorre uma anemia hemolítica com uma marcada formação de corpos de Heinz e metahemoglobinemia.

Além disso, os compostos tóxicos do alho são potentes relaxantes cardíacos e do músculo liso, vasodilatadores e hipotensores. Em casos graves, a anemia hemolítica pode desencadear uma insuficiência renal aguda, que pode ser fatal para o animal.

Intoxicação por alho em cães

Você viu que cachorro não pode comer alho e é importante destacar que a intoxicação por alho geralmente não se manifesta imediatamente e nem nas primeiras horas após a ingestão, e os primeiros sinais clínicos costumam demorar entre um a cinco dias para aparecerem. Por isso, em alguns casos, pode ser complicado correlacionar os sintomas de intoxicação com o consumo de alho.

A intoxicação por consumo de alho é caracterizada pelo aparecimento de uma série de sinais clínicos típicos de um processo anêmico, tais como:

  • Palidez das mucosas.
  • Taquicardia (aumento da frequência cardíaca) e taquipneia (aumento da frequência cardíaca).
  • Letargia.
  • Fraqueza.
  • Intolerância ao exercício.
  • Ofegar.
  • Urina escura, avermelhada ou marrom (devido à presença de hemoglobina na urina).

Além disso, é possível que apareçam sinais gastrointestinais como vômito, diarreia e dor abdominal. Nos casos mais graves, pode observar-se icterícia (mucosas amareladas) e insuficiência renal, podendo até resultar na morte do animal se não for iniciado tratamento a tempo.

Você pode estar interessado no seguinte post sobre o "remédios caseiros para desparasitar cães" do PeritoAnimal.

O que fazer se o cachorro comer alho?

Assim que você suspeitar ou detectar que seu cão tenha comido alho, embora seja um quantidade pequena, é importante procurar imediatamente uma clínica veterinária.

Embora não exista um antídoto específico para tratar a intoxicação por alho, será imprescindível instaurar uma terapia adequada para evitar a absorção da toxina e tratar os sintomas associados à intoxicação.

No caso da ingestão recente de alho, pode ser recomendável induzir o vômito ou realizar uma lavagem gástrica para evitar que a toxina que ainda está presente no sistema digestivo seja absorvida. Também pode ser indicada a administração de carvão ativado.

Se várias horas se passaram desde a ingestão e os primeiros sinais intoxicação já apareceram, será necessário instaurar uma terapia de suporte para reduzir os efeitos oxidativos sobre os glóbulos vermelhos e prevenir a lesão renal. Essa terapia pode incluir:

  • Oxigenoterapia.
  • Fluidoterapia com soluções cristaloides.
  • Vitaminas antioxidantes, como a vitamina E e vitamina C.
  • Transfusão sanguínea em caso de animais com uma anemia severa.

O prognóstico da intoxicação dependerá da severidade da anemia e se ocorre ou não a insuficiência renal, contudo geralmente o prognóstico é bom se tratado com rapidez e com um tratamento precoce.

Por fim, é importante destacar que, diante da suspeita de um quadro de intoxicação, nunca se deve administrar remédios caseiros e muito menos induzir o vômito sem a prévia recomendação de um profissional veterinário, porque essas práticas podem representar riscos para o animal e até mesmo complicar o quadro de intoxicação.

Agora que você sabe que cachorro não pode comer alho e viu os perigos deste alimento para os pets, confira este outro artigo: cachorro pode comer azeitona?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer alho?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Cachorro pode comer alho?