Partilhar

Adestrar um American Staffordshire Terrier

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 1 junho 2016
Adestrar um American Staffordshire Terrier

Se já tem um American Stafforshire Terrier ou está pensando adotar um, é muito importante conhecer as características e qualidades que esta cachorro tem, saber quais são os métodos mais eficazes de adestramento e como devemos aplicá-los para conseguir um cão adulto saudável, sociável e equilibrado.

Neste artigo do PeritoAnimal damos-lhe alguns conselhos básicos e que deve ter em conta, antes de adotar ou agora que esse é o seu cachorro, para educar de forma adequado o Staffordshire.

Continue lendo para descobrir como adestrar um American Staffordshire Terrier.

Também lhe pode interessar: Adestrar um Akita Americano

Características do American Staffordshire Terrier

Embora não tenha uma tamanho exageradamente grande, o American Staffordshire Terrier destaca-se pela sua constituição compacta, quadrada e de porte musculoso. É considerado um cachorro de raça potencialmente perigosa, por este motivo, assim que for adulto deve usar sempre uma focinheira e uma trela. Descubra no PeritoAnimal.com.br qual é a melhor focinheira para o seu cachorro.

Regra geral falamos de um cachorro tranquilo dentro e fora de casa, e embora seja um pouco tímido com os desconhecidos deixa-se tocar, acariciar e manosear com gratidão. O American Staffordshire Terrier tem muitas qualidades e entre elas destacamos a sua lealdade, a sensibilidade com as crianças, a sua paciência e atitude de vigilância, é um cachorro protetor e um grande companheiro.

Além do que comentamos, é necessário acrescentar que o American Staffordshire Terrier é um cão com umas necessidades médias de exercícios, socializado corretamente, interage bem com outros cachorros e animais de estimação. Não é por pertencer às raças potencialmente perigosas que se trata de uma cachorro agressivo, pelo contrário, o American Staffordshire Terrier é um excelente cachorro e apropriado para todo o tipo de famílias.

Adestrar um American Staffordshire Terrier - Características do American Staffordshire Terrier

Educação do cachorro

Todos os cachorros começam a aprender desde o momento que nascem quer seja imitando os seus pais ou a nós, dependerá de cada caso. Se temos outro cachorro em casa bem educado e tranquilo, o nosso cachorro aprenderá todas essas qualidades, mas se não tivermos essa sorte, teremos se nós a ser o seu exemplo. A tranquilidade, a paciência e a positividade devem ser o pilar da sua educação para que ele nos corresponda do mesmo modo.

É importante que antes de adotar um American Staffordshire Terrier (ou qualquer outro cão) a família inteira se comprometa a estabelecer as regras e normas gerais, como por exemplo não permitir que suba para o sofá entre outras coias, isto dependerá de cada pessoa.

O pilar fundamental para conseguir um cachorro tranquilo no futuro é começar o quanto antes a socialização do cachorro. Trata-se de um processo gradual em que apresentamos o cachorro ao seu meio envolvente: pessoas, cachorros outros animais, etc. É muito importante levar a cabo esta etapa para evitar um cachorro reativo ou medroso no futuro.

Devemos ter alguma precaução neste processo e evitar um encontro negativo para não ocasionar um futuro trauma, ainda assim, podemos afirmar que quanto mais variedade o cachorro encontrar no processo de socialização melhor o aceitará o encontro negativo.

Adestrar um American Staffordshire Terrier - Educação do cachorro

Corrija os maus comportamentos

Se nunca teve um cachorro é importante destacar que as técnicas de domínio, castigo desmensurado, a utilização de coleiras estranguladoras ou as agressões físicas são totalmente inapropriadas. O cachorro pode desenvolver condutas muito negativas no futuro se sofres este tipo de técnicas.

Devemos procurar o bem-estar do nosso animal de estimação, tanto físico como emocional, por este motivo é recomendável utilizar o reforço positivo e um simples "Não" se fizer algo que nos desagrade.

O reforço positivo é feito premiando as atitudes adequadas do cachorro como por exemplo: dormir na sua cama, urinar na rua ou ter uma atitude social com outros animal. Não é necessário estar sempre a usar biscoitos (embora seja uma ferramente maravilhosa), também podemos utilizar os carinhos, beijos e inclusivamente as palavras "Muito Bem!". Esta técnica pode levar algum tempo mas é sem dúvida a mais adequada e a que fará com que o nosso pet sinta um amor verdadeiro por nós.

Adestrar um American Staffordshire Terrier - Corrija os maus comportamentos

Ordens básicas

O American Staffordshire Terrier é um cão fiel e obediente, mas devido ao seu temperamento é imprescindível que seja educado adequadamente e desde muito novo evitando assim ensinar-lhe os comportamentos agressivos e pouco sociáveis.

Educar um cachorro é algo mais que ensinar a sentar ou a dar a para, é tudo aquilo que está relacionado com o seu comportamento que deve ser afetuoso e positivo. Ensinar ordens básicas é uma ferramenta perfeita para que o nosso cachorro crie um vínculo positivos conosco além de ser também uma técnica que fará com que se sinta útil dentro do núcleo familiar. Também destacamos que adestrar um American Staffordshire Terrier permitirá guiá-lo no seu comportamento e zelar pela sua segurança.

O que devo ensinar a um American Staffordshire Terrier?

Quando ainda é cachorrinho é muito importante ensinar-lhe a fazer as suas necessidades fora de casa. Trata-se de um processo longo em alguns casos mas imprescindível para uma boa higiene dentro de casa.

Depois de perceber onde pode fazer as suas necessidades é muito importante ensinar-lhe as cinco ordens básicas para cães: sentar, ficar quieto, deitar-se, vir aqui e andar junto.

Deverá ensinar todas estas ordens pouco a pouco e uma a uma praticando todos os dias pelo menos dez minutos através de reforço positivo. Fazer com que responda corretamente aos seus pedidos ajudará a fazer com que se sinta mentalmente ativo e posteriormente recompensado, chegando pouco a pouco à sua idade adulta. Também será útil quando decidir fazer um passeio, quando estiver limpando a sua casa, se a trela se soltar... Através destas ordens não só podemos comunicar com o nosso cachorro como também o ajudamos na sua própria segurança.

Adestrar um American Staffordshire Terrier - Ordens básicas

Ordens avançadas

Assim que o American Staffordshire Terrier compreender as ordens básicas já podemos começar a ensinar-lhe mais opções como por exemplo, dar a pata, trazer a bola, etc. Brincar e ensinar de forma positiva ajudará o seu cachorro a lembrar e aplicar aquilo que lhe ensinar. Lembre-se que além do que comentamos é imprescindível que cumpra com as necessidades básicas co cão.

Se depois de aprender as ordens avançadas tem vontade de ensinar mais coisas, sugerimos-lhe que experimente outro tipo de atividade com o seu cachorro como é o caso do Agility para cães, potenciando não só a obediência como também a atividade física.

Adestrar um American Staffordshire Terrier - Ordens avançadas

Passeios, brincadeiras e diversão

O amstaff é um cão ativo, sociável e por vezes incansável. É muito importante que passeie o seu cachorro evitando os erros mais frequentes do passeio como por exemplo os puxões de trela entre outros. Por ser um cachorro com grandes necessidades de atividade física, recomendamos-lhe que o passeie pelo menos 3 vezes por dia somando um total de 90 minutos diários de passeio.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o passeio do amstaff (e de qualquer cão) deve ser relaxado e benéfico para ele. Não deve pressioná-lo para que ande ao seu lado ou se foque em si, é o seu momento de recreio. Deve permitir que transite livremente e explore o meio envolvente para que possa desfrutar. Depois de terminar o passeio e feitas as suas necessidades já pode dedicar tempo à obediência.

Por último deve saber que o amstaff é um cachorro muito brincalhão. Até aos seus últimos anos de vida vai poder desfrutar de um cachorro muito ativo, por isso é que incorporar jogos nos seus passeios é fundamental. Perseguirem-se mutuamente, utilizar mordedores ou bolas são algumas das opções. Dentro de casa pode um brinquedo ou alguma coisa que possa morder, eles adoram isso!

Adestrar um American Staffordshire Terrier - Passeios, brincadeiras e diversão

Se deseja ler mais artigos parecidos a Adestrar um American Staffordshire Terrier, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Conselhos
  • Tem algum conselho que quer partilhar? Não hesite em comentar e explicar como é o seu amstaff!

Escrever comentário sobre Adestrar um American Staffordshire Terrier

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Bruno Lima
O Charlie é meu primeiro cachorro, tem sido um grande desafio, ele é muito brincalhão se deu muito bem com as minhas crianças. Um pouco teimoso, mas aos poucos está aprendendo os comandos. Mudou nossa rotina e valeu muito a pena.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Bruno! Que legal! Além de tudo, ele é lindo 🐶
Juliene
Olá, essas informações me ajudaram muito. Tenho uma staffordshire bull terrier de 3 meses, ela é um doce e muito inteligente. Já aprendeu a sentar, mas ainda encontro algumas dificuldades. Espero que ela aprenda!
A sua avaliação:
mariane
Boa Noite. eu tenho uma American Staffordshire Terrier Blue de 1 ano e tem mto ciumes de mim e do meu marido. nao consigo acostumar ela com outro cachorro principalmente de porte pequeno. O que faço nesse caso?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Mariane! Leia este nosso artigo sobre conselhos para cachorros ciumentos: https://www.peritoanimal.com.br/conselhos-para-cachorros-ciumentos-7394.html. Outro artigo que pode ajudar ajudar a introduzir um novo cão em casa: https://www.peritoanimal.com.br/introduzir-um-novo-cao-em-casa-21342.html. Caso o novo cachorro seja ainda filhote, temos um artigo também apropriado: https://www.peritoanimal.com.br/convivencia-entre-um-novo-filhote-e-um-cachorro-adulto-21305.html. Esperamos que as nossas dicas ajudem a melhorar a convivência entre os dois cachorros. Caso nada resulte, aconselhamos vivamente a consultar um adestrador canino ou um etólogo, médico veterinário especialista em comportamento animal.
Juarez
Boa Noite! O Amisttaf se adapta bem para caça de javalis? Devido seu porte baixo ele consegue percorrer longas distâncias, por várias horas, cerca de 4 a 6 horas de caminhada?
Lee
Coisa de gente estúpida, pegar um cão pra caçar , vc é daqueles que quer ter o cão para se tornar uma fera, deve se sentir orgulho por ninguém poder encostar.
Vitória SantAnna
Gostei muito deste artigo sobre adestramento canino, muito objetivo e prático.
Jefferson
Eu cão tem apenas um mês de vida confeso que não sei neim por onde começa o adestramento.
Sua raça e pitbull American terrie
Nelson Ferreira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jefferson, muito obrigado pelo seu comentário e pela partilha da foto. Seu cachorro é muito lindo. No Perito Animal temos vários artigos sobre adestramento canino, dê uma olhada:

- http://www.peritoanimal.com.br/5-truques-de-adestramento-para-caes-8278.html

- http://www.peritoanimal.com.br/conselhos-para-educar-cachorros-21099.html

Lembre-se que é muito importante o reforço positivo:

- http://www.peritoanimal.com.br/o-reforco-positivo-em-caes-20281.html



Adestrar um American Staffordshire Terrier
1 de 7
Adestrar um American Staffordshire Terrier

Voltar ao topo da página