Adestrar um American Staffordshire Terrier

Adestrar um American Staffordshire Terrier

Se já tem um American Stafforshire Terrier ou está pensando adotar um, é muito importante conhecer as características e qualidades que esta cachorro tem, saber quais são os métodos mais eficazes de adestramento e como devemos aplicá-los para conseguir um cão adulto saudável, sociável e equilibrado.

Neste artigo do PeritoAnimal damos-lhe alguns conselhos básicos e que deve ter em conta, antes de adotar ou agora que esse é o seu cachorro, para educar de forma adequado o Staffordshire.

Continue lendo para descobrir como adestrar um American Staffordshire Terrier.

Características do American Staffordshire Terrier

Embora não tenha uma tamanho exageradamente grande, o American Staffordshire Terrier destaca-se pela sua constituição compacta, quadrada e de porte musculoso. É considerado um cachorro de raça potencialmente perigosa, por este motivo, assim que for adulto deve usar sempre uma focinheira e uma trela. Descubra no PeritoAnimal.com.br qual é a melhor focinheira para o seu cachorro.

Regra geral falamos de um cachorro tranquilo dentro e fora de casa, e embora seja um pouco tímido com os desconhecidos deixa-se tocar, acariciar e manosear com gratidão. O American Staffordshire Terrier tem muitas qualidades e entre elas destacamos a sua lealdade, a sensibilidade com as crianças, a sua paciência e atitude de vigilância, é um cachorro protetor e um grande companheiro.

Além do que comentamos, é necessário acrescentar que o American Staffordshire Terrier é um cão com umas necessidades médias de exercícios, socializado corretamente, interage bem com outros cachorros e animais de estimação. Não é por pertencer às raças potencialmente perigosas que se trata de uma cachorro agressivo, pelo contrário, o American Staffordshire Terrier é um excelente cachorro e apropriado para todo o tipo de famílias.

Educação do cachorro

Todos os cachorros começam a aprender desde o momento que nascem quer seja imitando os seus pais ou a nós, dependerá de cada caso. Se temos outro cachorro em casa bem educado e tranquilo, o nosso cachorro aprenderá todas essas qualidades, mas se não tivermos essa sorte, teremos se nós a ser o seu exemplo. A tranquilidade, a paciência e a positividade devem ser o pilar da sua educação para que ele nos corresponda do mesmo modo.

É importante que antes de adotar um American Staffordshire Terrier (ou qualquer outro cão) a família inteira se comprometa a estabelecer as regras e normas gerais, como por exemplo não permitir que suba para o sofá entre outras coias, isto dependerá de cada pessoa.

O pilar fundamental para conseguir um cachorro tranquilo no futuro é começar o quanto antes a socialização do cachorro. Trata-se de um processo gradual em que apresentamos o cachorro ao seu meio envolvente: pessoas, cachorros outros animais, etc. É muito importante levar a cabo esta etapa para evitar um cachorro reativo ou medroso no futuro.

Devemos ter alguma precaução neste processo e evitar um encontro negativo para não ocasionar um futuro trauma, ainda assim, podemos afirmar que quanto mais variedade o cachorro encontrar no processo de socialização melhor o aceitará o encontro negativo.

Corrija os maus comportamentos

Se nunca teve um cachorro é importante destacar que as técnicas de domínio, castigo desmensurado, a utilização de coleiras estranguladoras ou as agressões físicas são totalmente inapropriadas. O cachorro pode desenvolver condutas muito negativas no futuro se sofres este tipo de técnicas.

Devemos procurar o bem-estar do nosso animal de estimação, tanto físico como emocional, por este motivo é recomendável utilizar o reforço positivo e um simples "Não" se fizer algo que nos desagrade.

O reforço positivo é feito premiando as atitudes adequadas do cachorro como por exemplo: dormir na sua cama, urinar na rua ou ter uma atitude social com outros animal. Não é necessário estar sempre a usar biscoitos (embora seja uma ferramente maravilhosa), também podemos utilizar os carinhos, beijos e inclusivamente as palavras "Muito Bem!". Esta técnica pode levar algum tempo mas é sem dúvida a mais adequada e a que fará com que o nosso pet sinta um amor verdadeiro por nós.

Ordens básicas

O American Staffordshire Terrier é um cão fiel e obediente, mas devido ao seu temperamento é imprescindível que seja educado adequadamente e desde muito novo evitando assim ensinar-lhe os comportamentos agressivos e pouco sociáveis.

Educar um cachorro é algo mais que ensinar a sentar ou a dar a para, é tudo aquilo que está relacionado com o seu comportamento que deve ser afetuoso e positivo. Ensinar ordens básicas é uma ferramenta perfeita para que o nosso cachorro crie um vínculo positivos conosco além de ser também uma técnica que fará com que se sinta útil dentro do núcleo familiar. Também destacamos que adestrar um American Staffordshire Terrier permitirá guiá-lo no seu comportamento e zelar pela sua segurança.

O que devo ensinar a um American Staffordshire Terrier?

Quando ainda é cachorrinho é muito importante ensinar-lhe a fazer as suas necessidades fora de casa. Trata-se de um processo longo em alguns casos mas imprescindível para uma boa higiene dentro de casa.

Depois de perceber onde pode fazer as suas necessidades é muito importante ensinar-lhe as cinco ordens básicas para cães: sentar, ficar quieto, deitar-se, vir aqui e andar junto.

Deverá ensinar todas estas ordens pouco a pouco e uma a uma praticando todos os dias pelo menos dez minutos através de reforço positivo. Fazer com que responda corretamente aos seus pedidos ajudará a fazer com que se sinta mentalmente ativo e posteriormente recompensado, chegando pouco a pouco à sua idade adulta. Também será útil quando decidir fazer um passeio, quando estiver limpando a sua casa, se a trela se soltar... Através destas ordens não só podemos comunicar com o nosso cachorro como também o ajudamos na sua própria segurança.

Ordens avançadas

Assim que o American Staffordshire Terrier compreender as ordens básicas já podemos começar a ensinar-lhe mais opções como por exemplo, dar a pata, trazer a bola, etc. Brincar e ensinar de forma positiva ajudará o seu cachorro a lembrar e aplicar aquilo que lhe ensinar. Lembre-se que além do que comentamos é imprescindível que cumpra com as necessidades básicas co cão.

Se depois de aprender as ordens avançadas tem vontade de ensinar mais coisas, sugerimos-lhe que experimente outro tipo de atividade com o seu cachorro como é o caso do Agility para cães, potenciando não só a obediência como também a atividade física.

Passeios, brincadeiras e diversão

O amstaff é um cão ativo, sociável e por vezes incansável. É muito importante que passeie o seu cachorro evitando os erros mais frequentes do passeio como por exemplo os puxões de trela entre outros. Por ser um cachorro com grandes necessidades de atividade física, recomendamos-lhe que o passeie pelo menos 3 vezes por dia somando um total de 90 minutos diários de passeio.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o passeio do amstaff (e de qualquer cão) deve ser relaxado e benéfico para ele. Não deve pressioná-lo para que ande ao seu lado ou se foque em si, é o seu momento de recreio. Deve permitir que transite livremente e explore o meio envolvente para que possa desfrutar. Depois de terminar o passeio e feitas as suas necessidades já pode dedicar tempo à obediência.

Por último deve saber que o amstaff é um cachorro muito brincalhão. Até aos seus últimos anos de vida vai poder desfrutar de um cachorro muito ativo, por isso é que incorporar jogos nos seus passeios é fundamental. Perseguirem-se mutuamente, utilizar mordedores ou bolas são algumas das opções. Dentro de casa pode um brinquedo ou alguma coisa que possa morder, eles adoram isso!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Adestrar um American Staffordshire Terrier, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Conselhos
  • Tem algum conselho que quer partilhar? Não hesite em comentar e explicar como é o seu amstaff!