Partilhar

Adestrar um Akita Americano

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 20 outubro 2016
Adestrar um Akita Americano

Ficha do animal: Akita Americano

O Akita Americano é um cão fiel e leal como poucos, com um grande instinto de proteção capaz de defender a sua família humana. E na hora de o adestrar estas caraterísticas devem ser tidas em conta.

No entanto, também devemos referir que faz parte da natureza deste cachorro ser territorial e dominante, e se não conseguirmos um caráter estável e equilibrado, um macho Akita Americano entrará facilmente em confrontação com qualquer outro cão macho.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe tudo o que precisa saber para adestrar um Akita Americano.

Também lhe pode interessar: Adestrar um American Staffordshire Terrier

Planejar as bases da sua educação

Apesar dos cães Akita serem fiéis e protetores como poucos, em alguns países considera-se que estes cachorros pertencem às raças consideradas potencialmente perigosas. Nada mais longe da realidade, pois não existem raças perigosas mas sim donos irresponsáveis. Educar um Akita Americano forte e robusto não é muito difícil, mas existe um grande compromisso e um dono que não se deixe derrotar facilmente.

A primeira regra que deve sempre cumprir é mostrar-se firme perante o seu Akita, sob qualquer circunstância deve dar o braço a torcer. Deverá falar com a restante família sobre as regras a cumprir, como não o deixar subir para o sofá, não o deixar receber comida debaixo da mesa, entre outras. Toda a família deve conhecer e cumprir estas regras definidas, caso contrário poderá gerar confusão e problemas de comportamento no cachorro.

O Akita Americano, tal como qualquer outro cachorro, precisa de grandes quantidades de afeto e companhia, mas este cão também precisa de um dono com caráter, firme, autoritário e disciplinado. Se não cumprir com estes requisitos, o melhor é pensar em adotar um cachorro com outras caraterísticas.

O pilar essencial do adestramento canino

O pilar básico do adestramento canino deve ser o reforço positivo, isto pode se resumir da seguinte forma: um cachorro não deve ser castigado pelos seus erros, deve ser premiado cada vez que faz algo bem. Um bom exemplo da aplicação do reforço positivo é o adestramento com clicker, mas também existem outros métodos.

Claro que, não podemos esperar para premiar tudo o que o nosso pet faz de bem quando já está na puberdade ou na idade adulta, o adestramento adequado inclui desde o primeiro momento o reforço positivo e inicia-se aproximadamente aos 4 meses de idade. No entanto, a aprendizagem do próprio nome deve ser iniciada o quanto antes para facilitar o restante processo.

Adestrar um Akita Americano - O pilar essencial do adestramento canino

Socialização do Akita Americano

Todos os filhotes precisam ser socializados para desfrutarem plenamente da sua vida na nossa companhia, mas esta necessidade é ainda maior no Akita Americano.

Este cachorro tolera perfeitamente as brincadeiras das crianças, convive sem problemas com outros pets que vivem em casa e negará o seu instinto territorial perante as ordens do seu dono quando se cruzar com outro exemplar macho. No entanto, para chegar a este ponto é imprescindível uma socialização precoce.

O seu filhote deve estar em contato o quanto antes com todos os membros da sua família humana e, claro que isto inclui os mais pequenos da casa. O mesmo acontece com outros animais, deve ter contato de forma imediata com os outros animais da casa e deve-se realizar um primeiro contato cedo mas progressivo, tentando sempre que o primeiro contato seja positivo.

A socialização do Akita Americano não se pode considerar uma necessidade secundária, mas sim a parte mais importante da sua educação.

Começar a educar o Akita Americano

O Akita é um cachorro muito inteligente mas na sua etapa de filhote, tal como qualquer outro cachorro, terá dificuldades para manter um estado de atenção de forma prolongada, por isso, descarte qualquer plano de adestramento que inclua sessões longas.

5 minutos, 3 vezes por dia e em um ambiente adequado e livre de distrações, serão suficientes para adestrar o seu Akita. Os primeiros objetivos que deve alcançar no adestramentos são os seguintes:

  • Responder quando o chamar.
  • Sentar-se, ficar quieto e deitar-se.
  • Não saltar para cima das pessoas.
  • Permitir-lhe tocar nos seus brinquedos e comida sem mostrar agressão.

A partir das 4 ou 6 semanas desde o início do adestramento, é importante ir incluindo ordens novas, pois este cachorro precisa de ser desafiado com desafios novos para não se aborrecer.

Adestrar um Akita Americano - Começar a educar o Akita Americano

O exercício físico facilita o adestramento do Akita

O Akita Americano possui uma grande energia junto com um corpo forte e robusto, por isso precisa de muito disciplina e a melhor ferramenta para a proporcionar é o exercício físico. De

O seu Akita precisa de realizar exercício físico diariamente, isto não só facilitará o adestramento e a educação, como também ajudará o seu cachorro a ser capaz de gerir de forma saudável toda a sua energia, sem mostrar estresse, agressividade ou ansiedade.

Adestramento avançado

Uma vez que o seu Akita Americano compreenda adequadamente todas as ordens de adestramento, vai precisar que você as relembre de forma regular. Dedicar uns minutos por dia para as repetições será suficiente.

Uma vez assumida a base da sua educação, já pode começar a praticar ordens avançadas, como truques divertidos ou iniciá-lo no agility, para continuar estimulando a sua mente. Da mesma forma, pode incluir no seu dia a dia brinquedos de inteligência como o Kong.

Adestrar um Akita Americano - Adestramento avançado

Se deseja ler mais artigos parecidos a Adestrar um Akita Americano, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário sobre Adestrar um Akita Americano

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Romenia Regina Pires Lage
Minha akita esta com 45 dias não consigo ensinar ela a fazer xixi no lugar certo.Mostro o lugar mas ela sempre vai para outro lado. O que faço?
wagner
Muito bom o site, parabéns!!! Gostaria de saber mais sobre o akita americano se possivel.
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Wagner! Muito obrigada pelo seu comentário valeu! Pode encontrar mais informações sobre o Akita Americano neste link: https://www.peritoanimal.com.br/racas-de-cachorros/akita-americano.html

Adestrar um Akita Americano
1 de 4
Adestrar um Akita Americano

Voltar ao topo da página