PARTILHAR

Por que minha gata rejeita seus filhotes?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 2 novembro 2020
Por que minha gata rejeita seus filhotes?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Por natureza, as gatas são muito boas mães, inclusive quando têm a primeira ninhada. Faz parte do seu instinto natural de felino, pelo que é normal que saibam cuidar muito bem de seus filhotes sem a ajuda de mãos humanas.

No entanto, às vezes a mãe nega-se a cuidar de um dos seus filhotes ou da ninha completa e você pode se perguntar: por que minha gata rejeita seus filhotes? É isso que o PeritoAnimal vai te explicar neste artigo, apresentando os diferentes fatores que podem estar motivando esta situação. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Por que as gatas comem seus filhotes?

Minha gata é uma má mãe?

Muitas pessoas quando notam que uma gata rejeita os seus filhotes, interpretam como se se tratasse de uma má mãe, que a gata não quer cuidar da sua ninhada por capricho ou por falta de amor.

No entanto, embora os felinos sejam capazes de desenvolver um carinho muito profundo, não se deve esquecer que se tratam de animais que regem o seu comportamento de acordo com o instinto e que é possível que existam fatores que levem uma gata que teve filhotes recentemente a rejeitá-los. Estes fatores estão relacionados com:

  • Saúde da ninhada
  • Saúde da mãe
  • Capacidade para cuidar dos filhotes
  • Estresse

Para te ajudar na tarefa de criar um felino, no vídeo abaixo você confere dicas sobre como cuidar de um gato filhote:

Problemas com a saúde de um ou mais filhotes

Nos animais o mais importante é o instinto de sobrevivência, e os felinos não são exceção. Com este instinto a mãe é capaz de detetar se algum dos filhotes, ou inclusive a ninhada completa (algo raro, mas possível), nasceu com alguma infecção ou doença.

Quando isto ocorre, é normal que a mãe se negue a desperdiçar cuidados e leite em uma ninhada que pensa que não vai sobreviver. Ou ainda, quando se trata de apenas um dos filhotes, afasta-o dos outros para evitar contagiar a ninhada saudável, assim como para disponibilizar o seu leite apenas para os filhotes que têm mais chance de sobreviver.

Talvez isto pareça cruel, mas é assim que funciona o mundo animal. Uma gata com filhotes não quer arriscar a saúde de toda uma ninhada por um filhote que está doente e com poucas probabilidades de sobreviver. No entanto, você, como tutor, pode ajudar nesta situação. Se você suspeita que o filhote que foi rejeitado está doente, leve-o ao veterinário para que seja feito um diagnóstico e sejam dadas indicações para alimentar o gatinho recém nascido rejeitado pela sua mãe.

Por que minha gata rejeita seus filhotes? - Problemas com a saúde de um ou mais filhotes

A saúde da progenitora

É possível que a gata esteja doente ou sinta que está quase para morrer, seja por complicações que ocorreram durante o parto (algumas raças podem ter problemas durante esta fase), ou porque sofre de outra enfermidade. Quando este é o caso, a gata irá afastar-se dos seus filhotes, tanto pelo mal-estar que sente como para evitar que estes se contagiem da sua doença.

Se vir uma gata com filhotes fraca ou parecendo estar doente, leve-a de imediato ao veterinário para assegurar o seu estado de saúde, assim como o dos pequenos.

Por que minha gata rejeita seus filhotes? - A saúde da progenitora

Capacidade para cuidar da ninhada

Embora a maioria das gatas possua o instinto necessário para cuidar de sua ninhada, existem alguns casos em que a gata não sabe como cuidar deles, como alimentá-los nem como limpá-los, pelo que optará por os abandonar.

Se isto acontecer, você pode tentar mostrar-lhe o que deve fazer, aproximando-os para mamarem ou limpando-os perto dela para observar como ela deve fazê-lo. Nestes casos, é preciso ter muita paciência.

Também pode acontecer que a ninhada seja muito grande (5 ou 6 gatos mais ou menos) e que a gata sinta que não pode ocupar-se de todos ou que não tem leite suficiente para tantos filhotes, pelo que afastará aquele que lhe parecer mais fraco para cuidar dos que têm mais probabilidades de crescer.

Nestes dois últimos casos, o instinto felino indica à mãe que deve apostar em poupar toda a comida, o calor e o espaço necessário apenas para os gatos mais aptos, mesmo que isso implique deixar morrer os menos fortes.

Por que minha gata rejeita seus filhotes? - Capacidade para cuidar da ninhada

O estresse

A gata sabe que dará à luz, pelo que é normal que antes do parto tente conseguir um espaço que lhe pareça ideal para cuidar dos seus filhotes, afastando qualquer coisa que os possa machucar.

Tal como acontece com os humanos, nos últimos dias antes do parto a gata estará um pouco nervosa e, se começar a incomodá-la com carícias, mimos e atenções que ela não deseja, ou se você mudar o lugar que ela escolheu como ninho, é possível que os seus níveis de estresse aumentem e decida não se ocupar dos filhotes quando estes nascerem.

Você deve respeitar o ninho que ela escolheu e colocar algumas mantas no lugar para poder ficar mais confortável. Considere mudar de lugar apenas se lhe parecer que a família poderia correr algum risco ali e, permita que a sua gata se sinta bem com o novo espaço.

O ideal é que você dê atenção à mãe, mas permitir-lhe estar tranquila. Da mesma forma, uma vez que a ninhada nasça não é recomendável tocar muito nos gatos durante as primeiras semanas, pois o cheiro de um estranho (o dono humano) pode fazer com que a gata rejeite os filhotes.

Esperamos que estes conselhos te ajudem a compreender melhor esta situação. Se notar que a sua gata rejeita um dos filhotes ou a sua ninhada completa, não hesite em falar com o seu veterinário. Se os filhotes estiverem saudáveis, você deverá assumir a responsabilidade de se converter na sua mãe substituta durante as primeiras semanas.

Por que minha gata rejeita seus filhotes? - O estresse

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que minha gata rejeita seus filhotes?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de gestação.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
59 comentários
A sua avaliação:
Talyta
Uma gatinha deu a luz a uma gatinha na casa da minha mãe, as duas cresceram e são arisca com a gente e sempre corre da gente, a mãe teve mais uma cria, a filha dela deu a luz primeira ninhada dela a poucos dias atrás, essa era terceira cria da mãe dela mais ela rejeitou os filhotes nós tentamos fazer de tudo para ela se aproximar dos filhos, mais só chegava perto da caixa mais ela só cheirava os bebês e saia andando e não ficava com os bebês ela nem deu de mama para eles a noite inteira, então como a filha dela também tinha dado bebê nós pegamos os bebês e colocamos com a outra gatinha, a gatinha aceitou os bebês começou a lambe-los e dar de mama para elas.
A sua avaliação:
Thaina
Minha gata é a 5 vez que teve gatinho e dessa ninhada veio 2 de olho aberto e ela não quer nem fica com eles crio 4 dois de olho fechado e dois de olho aberto assustei pois nunca vi
A sua avaliação:
Valdirene batista
Tenho uma gata que adotei ela nao tem um ano ainda teve sua primeira cria, 4 gatinhos. Uma cachorra entrou na casa e pegou um gatinho na boca consegui tirar dela mas ai a gata comeu 2filhos este que salvei do cachorro e um outro da ninhada filho dela comeu a metade do corpo deixou so a cabeca e as duas patas da frente to com nojo da gata a mae muito ruim
A sua avaliação:
Jéssica Braga
Uma pergunta: Minha gata teve os filhotes já tem 3 meses, porém agora ela não aceita os filhotes em casa, fica rosnando, o que fazer pra ela aceitar as gatinhas?
A sua avaliação:
Emily
Minha gata deu cria e não quer cuidar dos filhotes. Essa é a 3° gestação dela, mas nas gestações anteriores ela dava a luz e abandonava a ninhada. A gata é pequena, tem que 2 anos, e é uma gata de rua, porém eu alimentava ela.

Não faz muito tempo que ela sumiu, parecida bem cansada durante o parto e não queria saber dos filhotes. Minha mãe falou que ela estava se despendido, e eu creio que agora ela se escondeu no mato e não conseguiu sobreviver.... Estou muito sentida, e não sei como vou cuidar destes gatinhos!! Eu estudo de manhã e minha mãe trabalha o dia todo. Alguém poderia me dar alguma sugestão de comida para os gatinhos? Ou como fazer pra eles pararem de miar tanto??
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Emily. Neste artigo explicamos como alimentar gato filhote: https://www.peritoanimal.com.br/como-alimentar-um-filhote-de-gato-de-1-mes-23507.html.
Sobre eles estarem miando, pode ser justamente fome, já que esta é uma fase em que eles se alimentam, basicamente, do leite da mãe.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Edilene Meyer
Minha gatinha teve piometra e tive que castrar. Quando voltou para casa a mãe dela só fica rejeitando-a, querendo bater e não chega perto de jeito nenhum. É normal acontecer isso? Já se passaram 12 dias. O que faço?
A sua avaliação:
Beatriz
Olá, poderia me dar alguns conselhos ?Minha gata teve quatro filhotes, um morreu por que ficou doente, e os outros dois, um gato matou. O que sobrou ela não quer mais amamentar, parece estar triste, o que eu faço ?
A sua avaliação:
Andreia
A minha gata teve 3 filhotes, por um tempo foi uma exelente mãe, agora eles estão com mais de 3 meses e ela está rejeitando e atacando os filhos, porque será? O que devo fazer ?
ALESSANDRA
A MINHA GATA ESTA PASSANDO PELA MESMA SITUAÇAO !
claudia
exatamente a minha situação . gostaria de uma explicação.
A sua avaliação:
Miguel
Não serviu de grande ajuda já que só um veterinario pode resolver, a minha gata criou 3 filhotes a barriga dela ainda ta meio grande e ela trata os recem nascidos como se não fossem nada e eles não estão mortos pq tão se mexendo e respirando
A sua avaliação:
Mayara
A minha gata nunca foi carinhosa com os filhotes mas os dessa última ninhada ela ficou muito apegada. Levava comida pra eles, brincava, chamava pra dar mama e ela nunca tinha feito isso com os outros. Daí de um dia pra o outro ela começou a rejeitar eles, rosnava quando chegavam perto e batia por nada. A uns três dias atrás dois dos filhotes tentaram chegar perto dela e ela se estressou e saiu mas não voltou até hoje. Eu achei que ela poderia ter rejeitado eles pq achou que estava perto de morrer, mas ela não demonstrou nenhum sinal
A sua avaliação:
Angélica fabiane
Minha gata ganhou 5 filhotes hj a tarde tive q sair a noite e qnd voltei 4 filhotes tinham sumido e 1 estava morto,tem manchas de sangue no chão o q antes ñ tinha.na minha casa tbm tem outro gato q é filho dela tbm ele tem 2 anos qnd cheguei ele tava dentro de casa e fugiu qnd entrei a gata tava na caixa com o filhote morto,será que o macho comeu os filhotinhos?
abel almeida
n sou veterinario, mais as vezes a propria mae come os filhotes, minha cachorra comia os filhotes tudo dela meio estranho
A sua avaliação:
Lyn
Oi,alguém pode me ajudar. Minha gata teve os filhotes já faz uns meses e alguém da minha casa decidiu q o melhor seria doar um dos 3 gatinhos,eu discordei totalmente mas foi o q aconteceu,,depois de uns 2 dias a família q adotou o gato devolveu ele pq ele não tava se acostumando,parece q ele tava indo dormir na rua o coitado,não tava se alimentando nem nada,entt eles devolveram o gatinho,mas o problema é que agora nem a mãe e nem os irmãos tão aceitando ele de volta sabe,aí eles ficam rosnando pro coitado e eu não sei o q fazer. ALGUÉM ME AJUDA POR FAVOR!
Isabella
Aconteceu algo parecido comigo. Uma das minhas gatas ficou internada alguns dias e, quando voltou, a irmã dela não a queria por perto, rosnava, batia nela, foi um estresse daqueles. Então me indicaram colocar gotas de essência de baunilha nas costas das duas gatas, mas precisamente na região do pescoço, e massagear suavemente. Assim, elas ficariam com o mesmo cheiro e se reconheceriam. Par minha felicidade, deu certo!!!
A sua avaliação:
Ana Laura
QUANDO o filhote da minha gata chega perto da nina (a mae dele) ela começa a ficar brava. Ja faz uns dias que ela esta tendo este tipo de comportamento, e nn faço a menor ideiado que pode ser alguem poderia me explicar????
A sua avaliação:
Jerônimo Fagundes de Souza
O que significa a frase: O ideal é estar consciência da mãe, mas permitir-lhe estar tranquila? Não faz qualquer sentido!
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Jerônimo. Você percebei esse probleminha de digitação e acabamos de alterar e corrigir. Agradecemos o aviso e continue acompanhando os nossos posts! 😊
A sua avaliação:
Mayara
Os filhotes da minha gata estão com 3 meses, foi aplicada na mãe uma injeção para inibir o cio, não sei se está relacionado, mas agora ela não gosta que os filhotes cheguem ao menos perto dela.
A sua avaliação:
leticia
minha gata deu cria a 3 filhotes ela só quer cuidar de 2 e o outro fica de escanteio miando . o que posso fazer?
A sua avaliação:
Maria Jucy
Resgatei uma gatinha na rua junto com um filhote ainda mamando. Porém faz 24 horas que ela se esconde, está num local reservado mais não quer amamentar o filhote. O que faço
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Robson
Tenho uma gata que pariu a 6 meses, foi castrada agora ela briga com o filhote que ficou. Por que?
Damilly
Oi, não sou especialista, mas já tive muitos gatos e recentemente a minha está prenha. Normalmente depois de alguns meses a gata não quer mais dar de mamar e quer que o filhote se vire sozinho, por isso ela deve estar rosnando para ele. Talvez perceba que ele se aproxima e ela rosna, ou ele quer mamar e ela não deixa, examine melhor e veja se é isso. Se não for deve procurar um veterinário ou talvez seja problemas de comportamento.
A sua avaliação:
Lara
Minha gata, Ana, deu cria uma semana atrás ♥️ mas o problema é Que ela não parece ligar para eles (são 4 filhotes) os gatinhos miam de fome e ela não faz nada. Eu tenho que coloca_la dentro da caixa porque se não ela não vai. E quando vai, eu tenho ir junto, (ela não procura uma posição, simplesmente deita em cima dos filhotes, eles miam horrores) aí eu tiro eles de baixo. A irmã dela (faleceu a dois anos) quando deu cria, deu muito leite, eu lembro que os seios dela quase tocava o chão de tão cheio. Mas a Ana não. Será que tem alguma reação específica pra ajudar a aumentar quantidade de leite???
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Francisca
O perito animal não é perito, pois deve ter dado um copiar/ colar. Se posta algo assim, às pessoas esperam ao menos alguma atenção em relação ao seu peoblema.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Francisca. Nosso projeto nasceu com o objetivo de ajudar todos os tutores de animais de estimação, oferecendo os recursos necessários para que possam melhorar a qualidade de vida dos seus pets e informar o público geral sobre o mundo animal. Fazemos questão de deixar claro que em nenhum caso as informações mencionadas substituem a consulta de um médico veterinário de confiança e que, jamais, podemos diagnosticar qualquer caso sem uma consulta prévia.
Um abraço!
A sua avaliação:
Jennyfer
Boa noite, minha gata teve um filhote e sempre deu de mama, cuidava certinho. agora depois de 3 meses o gato n pode chegar perto dela que ela o ataca, rosna, as duas dormia na mesma caminha agora nem isso mais :( alguém sabe o por que ?
Por que minha gata rejeita seus filhotes?
1 de 5
Por que minha gata rejeita seus filhotes?

Voltar ao topo da página ↑