PARTILHAR

Insuficiência hepática em cães - Sintomas e tratamento

Giselly Lillmans
Por Giselly Lillmans. Atualizado: 12 dezembro 2018
Insuficiência hepática em cães - Sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O fígado é um órgão de grande importância, pois intervém em funções vitais como a eliminação de produto residuais, a desintoxicação do sangue e a produção de enzimas. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos falar sobre as consequências causadas pelas patologias que afetam o seu funcionamento, que nesse caso, causa insuficiência hepática canina. Veremos abaixo o que é insuficiência hepática em cães, sintomas e tratamento. Continue lendo!

Insuficiência hepática em cães: o que é?

O principal problema da doença hepática é que seus primeiros sintomas não são específicos, o que significa que podem ser confundidos com outras doenças, retardando assim o diagnóstico. O cachorro pode parar de comer ou passar a comer uma menor quantidade de alimento, perder peso, vomitar, ou em menor grau, ter diarreia. É importante também observar se ele bebe mais água e urina mais que o normal, neste momento você deve procurar assistência veterinária.

À medida que a doença progride, o fígado começará a inflamar e suas células começarão a morrer. Este fato faz com que sua conformação seja modificada, endurecendo de maneira irreversível. Isso é o que conhecemos como cirrose. O fígado tem a capacidade de compensar suas funções até que boa parte das células esteja morta. Neste ponto ele irá falhar e os sintomas aparecerão como veremos abaixo.

Insuficiência hepática em cães - Sintomas e tratamento - Insuficiência hepática em cães: o que é?

Doença hepática em cães: sintomas

Quais os sintomas de cachorro com problema no fígado? Os mais comuns, causados pela insuficiência hepática em cães são:

  • Icterícia: quando o fígado não realiza seu trabalho de maneira adequada, a bile se acumula no corpo e é isso que dá um tom amarelado às mucosas e aos olhos. Além disso, por esse mesmo efeito, é possível notar que a urina adquire uma coloração marrom escura.
  • Encefalopatia hepática: como o próprio nome sugere, consiste na inflamação do cérebro devido às toxinas presentes no sangue, como a amônia. Com esta alteração o cão ficará descoordenado, desorientado, fraco, notaremos mudanças em seu comportamento, hipersalivação ou estupor. Esta sintomatologia aparece e desaparece. Em casos avançados, convulsões e até coma podem ocorrer.
  • Ascite: é o acúmulo de líquido no abdômen, neste caso porque as proteínas séricas diminuem e a tensão nas veias que levam o sangue ao fígado aumenta.
  • Hemorragias: podem ocorrer espontaneamente nos casos em que a insuficiência hepática está mais avançada. Elas geralmente aparecem no estômago, no intestino ou no sistema urinário. Assim, podemos ver sangue nas fezes, vômito ou urina. Hematomas também podem aparecer em diferentes partes do corpo.
  • Edema: o edema é o acúmulo de líquido nas extremidades, também pode estar associado a um nível reduzido de proteínas séricas.

É importante saber que a insuficiência hepática tem várias causas. Portanto, devemos diagnosticar a doença de origem para tratá-la.

Doença hepática em cães: causas

Como já dissemos, diferentes problemas podem estar causando uma insuficiência hepática, como as intoxicações (por insecticidas, chumbo, fármacos como o paracetamol, etc.), hepatite, leptospirose, filariose, síndrome de Cushing, diabetes ou tumores, tanto primários como resultado de metástase.

O fígado também pode ser danificado pela presença de cálculos biliares ou pancreatite. Além disso, algumas veias anormais, conhecidas como shunt, podem impedir que o sangue chegue ao fígado, de modo que as toxinas não são eliminadas e o cão terá encefalopatia hepática. Existem diferentes tipos de shunt, alguns podem ser congênitos, enquanto outros podem surgir em um fígado cirroso.

Como tratar doença hepática em cães

Como já dissemos, o tratamento da insuficiência hepática em cães depende da causa que a origina. Para chegar ao diagnóstico, o veterinário pode recorrer a exames de sangue, ultrassonografias, tomografias computadorizadas ou biópsias. Se estivermos diante de uma infecção, deve tratá-la com os medicamentos apropriados, sempre prescritos pelo veterinário. As obstruções e alguns tumores podem ser resolvidos com cirurgia. No caso de shunt, muitas vezes, também é necessário intervir e, se isso não for possível, a encefalopatia que produz terá que ser tratada.

Em resumo, será o veterinário que decidirá o tratamento da doença, que geralmente envolvem o estabelecimento de uma dieta específica e vários medicamentos para melhorar a coagulação, prevenir convulsões ou evitar úlceras. A recuperação e o prognóstico dependerão dos danos que foram causados ao fígado.

Leia também: Hepatite em cães - Sintomas e tratamento

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Insuficiência hepática em cães - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
ALINE GAZEL
GOSTARIA DE SABER QUAL ESPECIALIDADE VETERINARIA CUIDA DESSA ÁREA.
A sua avaliação:
Miriam
Tania, me de notícias sobre seu cachorrinho. Tenho uma yorkshire com 8 meses na mesma situação. Encefalopatia hepática por shunt 😢 não aguento mais ve-la sofrendo
A sua avaliação:
Tânia
Por gentileza solicito explicação pois tenho uma shitzu com 10 meses ela realizou exames pré operatórios para castração e o exame TGP deu alteração de 295, foi realizado tratamento durante 30 dias com hepvet e ao realizar novo exame após tratamento o TGP foi pára 666. O que pode ter acontecido ?
Lea
Vc conseguiu resolver o problema Tânia?
Izabel Marçal
Seu cachorro melhorou Tânia? O meu também está dodói do fígado e ainda tá dando convulsão. Ele tem apenas 7 anos, sinceramente eu estou em desespero!
A sua avaliação:
Maria
Meu cachorro (fêmea) teve encefalopatia hepatica, pois o figado dela nao processa a proteína, e tambem as veias anormais de shunt, minha dúvida é, cães com esse tipo de doença hepática podem ter filhotes? Qual a probabilidade de os filhotes nascerem com isso tambem?
A sua avaliação:
Ana Patrícia dos Anjos Pereira
Meu rottweiler está com alterações no fígado tá 3 dias sem comer somente deitado vomitando água me ajudaaaa por favor. Já consultei o veterinário ele passou remédio mas até agora nada.
Me de dicas de uma comida pra ele que possa ser dada pela seringa
A sua avaliação:
Salvador Aluoiso Sprovieri
Boa noite. Obrigado pelo espaso .
minha cachorra Beagle de 13 anos está sofrendo muito.esta com muita dor no corpo e está inchado do pescoço até a cabeça. já levei a 4 veterinários e não tive êxito. só suspeita de etnia de disco .réceitaram gabapentina .uso contínuo.
sofro mt.me ajudem por favor.obgd .
Ana Paula
Vc já experimentou leva lo em um médico que cuida de hormônios ? .. Ele pode ter hipotiroidismo!!!!!
Philipe
Ganhei 50 capsulas de ribavirina manipulada 30mg. Meu cachorro esta com 11 kg devo dar 11 caps por dias ou qual a dosagem correta, atualmente estou dando uma de manha e uma a noite
Luísa Savala
Oi Philipe! Sem ver o seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico. O PeritoAnimal não recomenda medicar os animais sem indicação veterinária, por isso, sugerimos que você busque um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Insuficiência hepática em cães - Sintomas e tratamento
1 de 2
Insuficiência hepática em cães - Sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página ↑