A hepatite em cães - Sintomas e tratamento

A hepatite em cães - Sintomas e tratamento

Cachorro tem hepatite? É contagiosa? Adotar um cão é sinônimo de adquirir uma grande responsabilidade com o nosso pet, uma vez que devemos ser conscientes da importância de lhe oferecer tudo o que precisa. Quando falamos especificamente da saúde física do peludo, temos de saber que são poucas as doenças exclusivas do ser humano, pois tal como nós, o cachorro também pode sofrer de hepatite.

Hepatite é um termo que provém das palavras gregas "hepar" (fígado) e "itis" (inflamação) e, por isso indica uma situação patológica na qual o fígado está inflamado, no entanto, a inflamação hepática pode ocorrer por diferentes causas, o que nos ajudará a distinguir os diferentes tipos de hepatite.

Neste artigo do PeritoAnimal damos-lhe a informação completa sobre esta condição e indicamos-lhe os sintomas e o tratamento da hepatite em cães.

Como ocorre a hepatite canina - Causas principais

A anatomia dos cachorros não é tão diferente da dos humanos e os órgãos vitais para nós também são importantes para o nosso pet, como é o caso do fígado. O fígado é imprescindível para o equilíbrio orgânico do nosso cachorro, uma vez que intervém no metabolismo, procura a adequada eliminação dos diferentes tóxicos, armazena energia, sintetiza proteínas, produz a bílis e participa na assimilação dos nutrientes.

Sim, cachorro tem hepatite. Mas você sabe como o cachorro pega hepatite? Bem, a hepatite em cães ocorre devido a uma inflamação do fígado, que pode se originar a partir de uma má alimentação ou por uma exposição repetida a diferentes tóxicos, o que afeta progressivamente o fígado e pode chegar a causar um dano crônico.

Quando o dano hepático afeta as funções deste importante órgão podemos observar sinais graves que indicam um mau funcionamento não apenas do fígado, mas de todo o organismo.

Tipos de hepatite em cães

Como você viu, a hepatite em cachorros pode ter diferentes causas e, dependendo de sua origem, estaremos perante um tipo de hepatite ou outro:

  • Hepatite comum: É aquela que causa uma inflamação hepática pela exposição do organismo a tóxicos e medicamentos que são capazes de causar danos no fígado. Os sintomas ocorrem quando o dano gerado é grave.
  • Hepatite autoimune: Ocorre por uma reação do próprio sistema imunitário do cachorro que ataca os hepatócitos (células do fígado) pois confunde-os com agentes patogênicos. Este tipo de hepatite em cães também se conhece como doença hepática autoimune.
  • Hepatite infecciosa: A inflamação do fígado é provocada pela adenovírus canino tipo I, trata-se de uma doença viral e aguda que se contagia através da urina, água contaminada ou objetos contaminados. Afeta sobretudo os cachorros com menos de 1 ano e a duração da doença costuma oscilar entre 5-7 dias, antes de haver uma melhoria. Esta doença também se conhece como hepatite de Rubarth.

A hepatite infecciosa canina é muito contagiosa, mas costuma ter um bom prognóstico sempre que o cachorro apresente uma forma sobreaguda, neste caso, pode morrer em poucas horas, no caso da hepatite comum ou autoimune o prognóstico dependerá de cada caso embora as lesões se tornem crônicas.

Neste outro artigo detalhamos os 5 sintomas de que o cachorro está morrendo.

Sintomas da hepatite em cães

É bom lembrar que em qualquer caso estamos perante uma inflamação do fígado, pelo que independentemente da causa, os sintomas da hepatite em cães são os seguintes:

  • Sede excessiva
  • Icterícia (coloração amarela nos olhos e mucosas)
  • Sangue nas mucosas
  • Dor abdominal que pode levar a imobilidade
  • Febre
  • Convulsões por insuficiência hepática
  • Perda de apetite
  • Aumento da secreção nasal e ocular
  • Vômitos
  • Edema subcutâneo

Um cachorro com hepatite não tem que apresentar todos estes sintomas, pelo que perante qualquer sinal que indique uma possível hepatite, devemos levá-lo de imediato ao veterinário.

O que um cachorro com hepatite pode comer?

A alimentação de um cachorro com hepatite deve ser bem balanceada e adaptada a esta condição. Isso porque, quando o fígado é afetado, a digestão é diretamente prejudicada, especialmente a das proteínas. Por isso, você deve oferecer a ele proteínas de fácil digestão e de alta qualidade.

Uma recomendação para a alimentação do cão com hepatite é reduzir a quantidade que ele ingere de proteína de origem animal, substituindo-a pro proteínas de origem vegetal, sempre sob a supervisão de um veterinário. Também é importante retirar alimentos com altas concentrações de sódio de sua dieta. O ideal é que a alimentação do cachorro que sofre com hepatite seja composta por 20% de proteínas diárias, neste caso, de preferência vegetal, e também podemos inserir certas fontes de carboidratos, como arroz integral.

Alimentos ricos em fibra também são importantes para cães com hepatite, por isso oferecer a ele espinafre, vagem e alface podem ajudá-lo.

Já existem no mercado algumas rações com formulações próprias para cães com doenças hepáticas, por isso é importante conversar com profissões sobre a melhor opção para o seu amigo peludo.

Tratamento da hepatite canina

O tratamento da hepatite em cães dependerá do fator que tiver causado a condição.

  • Na hepatite comum o tratamento será sintomático, mas também deverá cumprir com o objetivo de modular aqueles fatores que causaram o dano hepático.
  • Na hepatite autoimune o tratamento também será sintomático, embora o veterinário avalie a possível prescrição de um medicamento imunomodulador que atue especificamente sobre o sistema de defesas prevenindo o dano hepático.
  • No caso da hepatite infecciosa ou viral, o tratamento também é sintomático uma vez que não existe cura, podem-se utilizar antibióticos para controlar infecções secundárias, soluções isotônicas para prevenir a desidratação, protetores hepáticos e uma dieta hipoproteica.

É o veterinário que deverá indicar uma dieta hipoproteica, embora esta seja benéfica nos três casos de hepatite, uma vez que perante a presença abundante de proteínas o fígado fica sobrecarregado. Lembre-se que apenas o veterinário é o profissional capacitado para prescrever qualquer tipo de tratamento ao seu cachorro.

Como prevenir a hepatite em cães?

Prevenir a hepatite comum e a autoimune é importante para que o nosso cachorro possa desfrutar de uma boa saúde e da máxima qualidade de vida, para isso devemos dar-lhe uma alimentação equilibrada que cubra todas as suas necessidades nutricionais, o afeto suficiente e o exercício suficiente ao ar livre, tudo isso contribuirá para que o seu organismo se possa manter mais facilmente em equilíbrio.

No caso da hepatite infecciosa, a vacinação é a ferramenta mais eficiente da prevenção, contamos com várias opções:

  • Vacina polivalente: Previne a curto prazo e recomenda-se quando ainda não tenha sido possível o início do programa de vacinação.
  • Vacina com vírus inativado: São precisas duas doses e o período de proteção varia entre os 6 e os 9 meses.
  • Vacina com vírus atenuado: Apenas é precisa uma dose e a proteção é tão eficaz como duradoura.

Consulte seu veterinário, uma vez que será ele que lhe indicará que tipo de intervenção é a mais adequada para o seu cachorro.

Agora que você já sabe tudo sobre a hepatite em cães, não perca este outro artigo em que falamos sobre as causas e sintomas de um cachorro com problemas no fígado.

Colaborou: Aerton Guimarães

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a A hepatite em cães - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • SOARES, RAFAELA CASTANHEIRA, et al. HEPATITE CRÔNICA ASSOCIADA A INTOXICAÇÃO POR COBRE EM CÃO-RELATO DAS ALTERAÇÕES ANATOMOPATOLÓGICAS HEPÁTICAS. Disponível em: <https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2020/CA_03328.pdf>. Acesso em 29 de setembro de 2022.
  • FRANÇA, Janine, et al. Avaliação de ingredientes convencionais e alternativos em rações de cães e gatos. Revista Brasileira de Zootecnia, 2011, vol. 40, no 1, p. 222-231. Disponível em: <http://www.sbz.org.br/revista/artigos/66277.pdf>. Acesso em 29 de setembro de 2022.